Comida Finlandesa: Conheça a Exótica Culinária da Finlândia

comidas tipicas da finlandia

A comida finlandesa é bem específica: muitos peixes e frutos do mar, carnes exóticas e frutos silvestres. Confira o que nós provamos de comidas e bebidas típicas da Finlândia nos nossos passeios pelos mercados e feiras de rua do país.

Se você ainda não leu, veja também nosso guia de turismo na Finlândia, com tudo que você precisa saber, e confira também quanto custa viajar para a Finlândia e as maiores curiosidades sobre o país.

Salmão

Vamos começar pela melhor parte da culinária finlandesa: nós vimos muito salmão no país! Ele é vendido fresco, em filés grandes de dar água na boca, ou defumado a frio, com um sabor bem suave. Embora não tenhamos provado, um dos pratos mais típicos é a sopa de salmão.

comida finlandesa
Salmão da Finlândia

Você pode provar salmão em todas suas formas no Central Market Hall, em Helsinki. Falamos mais sobre esse lugar e a cidade aqui: O Que Fazer em Helsinki.

comidas e bebidas típicas da finlândia
Sanduíche de salmão defumado a frio
comidas e bebidas típicas da finlandia
Barbatana de salmão

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Outros Peixes (Comida Finlandesa)

Provamos alguns outros peixes deliciosos na Finlândia. Um deles foi o Muikku, um peixinho pequeno que é consumido frito inteiro. Compramos um copo com o peixinho e limão pra comer andando por Helsinki, uma delícia!

comida finlandesa
Muikku

Outros peixes interessantes que nós provamos na Finlândia foram comprados no supermercado. E as opções são de enlouquecer qualquer um!

As prateleiras de peixes são infinitas, com todo tipo de opção: filé defumado, pedaços grandes em conserva e filés super temperado numa marinada. Nós provamos um pouco de cada um e adoramos todos, principalmente esses filés temperados. Perfeitos pra fazer sanduíches!

comida finlandesa
Filé de peixe temperado

Curiosidade: um tempo depois dessa viagem à Finlândia, de volta ao Brasil, descobrimos que esse peixe também é consumido em Curitiba, com o nome de Rollmops. Leia mais sobre ele no nosso texto sobre as comidas típicas do Paraná.

Caviar (Comida Finlandesa)

Consome-se muito caviar na Finlândia. Nós nunca tínhamos provado nenhum tipo dessas ovas, então escolhemos uma versão econômica: as ovas de Rainbow Trout. São ovas grandes e vermelhas, enquanto o caviar verdadeiro é preto e em bolinhas pequenas.

comida finlandesa
Ovas de Rainbow Trout

Mesmo assim curtimos bastante. Comemos conforme recomendação do vendedor: com smetana (uma espécie de creme de leite russo) e pão escuro adocicado. Ele sugeriu também um pouco de cebola roxa, mas não estávamos na onda de cebola crua no dia.

comidas e bebidas típicas da finlandia
Ovas de Rainbow Trout

Outra versão de caviar mais econômico que nós vimos foi esse pretinho de alga (seaweed caviar), mas não chegamos a provar.

comidas e bebidas típicas da finlandia
Seaweed caviar

O caviar verdadeiro nós não experimentamos no fim das contas porque o preço é muito absurdamente alto, na faixa dos 80 euros um potinho minúsculo. Não é pro nosso bolso!

Frutos do Mar (Comida Finlandesa)

Como se os peixes maravilhosos e o caviar não fossem o suficiente, na culinária finlandesa ainda encontramos muitos frutos do mar: polvo, camarão, mariscos e lula em molhos de dar água na boca.

comida finlandesa
Polvo
comida finlandesa
Camarão com alho (olha o precinho do quilo)

Carne de Rena, de Urso e de Alce (Comida Finlandesa Exótica)

Pois é, nem só de peixes e frutos do mar é que vive um finlandês. No país nós também encontramos carnes muito exóticas, como rena, urso, alce e até cavalo.

Pelo que entendemos, elas não são consumidas com muita frequência, mas é verdade que a oferta é grande nos mercados.

Provamos a carne de rena em duas ocasiões: a primeira foi em uma pizza com queijo, cebola e abacaxi, que estava muito boa, mas não deu pra sentir direito o gosto da carne.

comida finlandesa
Pizza de carne de rena (a rena é isso que parece carne moída aí no meio)

Depois compramos a carne de rena defumada e comemos acompanhada de uma boa cerveja. O sabor é muito bom, incrivelmente mais suave do que imaginávamos. Aprovado!

comida finlandesa

Já a carne de alce nós experimentamos em uma receita típica finlandesa (que eu mesma achei na internet e preparei): a carne refogada com cogumelos e cerveja preta, acompanhada de purê de batatas.

comida finlandesa
Carne de alce do supermercado (dentro da embalagem só veio a carne mesmo, o resto foi por nossa conta e criatividade)

Assim como a carne de rena, achamos a de alce super suave. A receita ficou ótima, mas ficamos imaginando como seria comer num bom restaurante. Deixamos pra próxima, pois é necessária uma preparação orçamentária para isso.

comida finlandesa
Carne de alce com purê

A carne de cavalo comemos em forma de salame. O salame estava delicioso, mas a concentração de sal e temperos não deixou sentirmos muito o gosto da carne em si.

A única carne que não provamos foi a de urso, porque só encontramos enlatada e custava uma pequena fortuna: pelo menos 25 euros a latinha.

comida finlandesa
Carnes exóticas da Finlândia

Lingonberry

Dentre todos os frutos silvestres que são abundantes na Finlândia, o mais típico é o Lingonberry. Encontramos a fruta fresca e em forma de geleia no mercado e resolvemos provar essa segunda.

lingonberry comida finlandesa
Lingonberry

A geleia é uma delícia, principalmente no pão com um queijo suave, como o brie. Sugerem também comer com blue cheese.

comida finlandesa
Geleia de lingonberry

Falando em queijo, tem muitas opções maravilhosas nos mercados da Finlândia, mas são os mesmo que a gente encontra em qualquer lugar da Europa. Nada que tenha nos chamado muito a atenção.

comida finlandesa
Queijos

Os outros frutos silvestres que estão por todos os lados na Finlândia são: framboesa, morango, mirtilo, cassis, oxicoco, amora e cereja.

Leia também: 14 Queijos Franceses Que Provamos em Nossa Viagem

Fast Food na Finlândia

A gente provou tudo que teve vontade na Finlândia, mas também tivemos aqueles momentos de comer qualquer coisinha rápida e barata. O que não é assim tão fácil de encontrar na Finlândia, porque tudo é bem caro.

A opção mais barata de fast food que encontramos foi o cheeseburguer do McDonald’s, de 1 euro. O subway conta com um preço razoável também.

Além dessas redes internacionais, provamos o Fish n’Chips finlandês na praça de alimentação do shopping e estava bem bom, como era de se esperar. Esse povo entende muito de peixe!

comida finlandesa
Finsh n’Chips finladês

A comida asiática também é comum no país, e encontramos refeições num preço razoável (em torno de 10 euros):

comidas e bebidas tipicas da finlandia
Comida asiática na Finlândia

Bebidas da Finlândia

Nós não frequentamos muitos bares na Finlândia, mas provamos algumas bebidas compradas no supermercado.

Lonkero

É uma bebida típica da Finlândia feita com gin e refrigerante de grapefruit. Ele é mais puxado pro amargo do que pro doce, bem gostosinho. Nos bares, é mais comum encontrar o tradicional, de grapefruit, mas no mercado encontramos de várias frutas diferentes.

comida finlandesa
Lonkero

Cervejas

A cerveja mais comum, que você encontra em todos os bares da Finlândia, é a Lapin Kulta. É uma pilsen bem basicona, então depois de provar uma vez não perdi mais meu tempo com ela.

comidas e bebidas tipicas da finlandia
Lapin Kulta

Já nos mercados, há várias opções de cervejas artesanais, a maioria finlandesa ou estoniana.

comida finlandesa

Água

A água da torneira é potável na Finlândia. E é ótima mesmo, sem nenhum saborzinho residual. Pode beber sem medo! Não comprar água significa uma boa economia na Finlândia, já que até isso é caro no país.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Organize Sua Viagem Para Helsinki

Melhores Hotéis:

Uma boa opção para facilitar seus passeios por Helsinki é o ônibus turístico que roda a cidade. Clique aqui para ver preço e itinerário.

Outra opção, que é muito comum em cidades da Europa e a gente adora, é o Free Walking Tour. Nele você se junta a um grupo com um guia e caminha ouvindo explicações sobre os lugares por onde passa.

Embora o passeio seja grátis, espera-se uma contribuição para o guia (não obrigatória). Clique aqui para reservar sem pagar nada.

Dinheiro na Finlândia

Nome da moeda: Euro

Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A FINLÂNDIA

Booking.com

comida finlandesa

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

15 comentários em “Comida Finlandesa: Conheça a Exótica Culinária da Finlândia”

    1. Costumo ir a trabalho pra lá, lugar maravilho. tive a oportunidade de provar a carne de cavalo (preparada por um local), muito boa mesmo, e o salame de rena, bem suave… só não tinha visto essa de urso, espero poder provar em uma próxima viagem. ótimos posts sobre a Finlândia, recomendo mesmo o pais

  1. Adorei o post sobre comidas típicas da Finlândia. Quanta coisa diferente! O que mais fiquei com vontade de experimentar foi o ligonberry.

  2. Nossa, eu amei demais esse post. Nunca imaginaria que carnes de Alce e de Rena seriam suaves. Fiquei com vontade de experimentar tudo, acredito que provar as comidas locais faz parte demais da viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share