Belo Horizonte é uma cidade incrível, com muito o que fazer, pontos turísticos para visitar e bares para se divertir. Se você tem dúvida se vale a pena ou não conhecer BH, não pense duas vezes: compre sua passagem, reserve seu hotel e esteja preparado para se apaixonar!
Nós passamos meses viajando por Minas Gerais e conhecemos várias cidades, sobre as quais você pode ler clicando aqui, ou então veja os vídeos dessa viagem em ordem clicando aqui.
Índice
- História, Fatos e Curiosidades Sobre Belo Horizonte – MG
- Onde Fica e Como Chegar a Belo Horizonte – MG
- Onde se Hospedar em Belo Horizonte – MG
- O Que Fazer em BH: Principais Pontos Turísticos
- O Que Fazer em Cidades Próximas de Belo Horizonte – MG (Turismo)
- Melhores Bares em Belo Horizonte Para Conhecer à Noite e no Final de Semana
- O Que Fazer em Belo Horizonte no Domingo
História, Fatos e Curiosidades Sobre Belo Horizonte – MG
Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e a sexta maior cidade do Brasil, com uma população de 2,5 milhões. É a segunda capital mais próxima do Distrito Federal, a apenas 700km de Brasília (a primeira é Goiás).
Por ser uma cidade que se desenvolveu com bastante planejamento, hoje Belo Horizonte é uma das melhores cidades para se viver no país, e já foi eleita como a número um em qualidade de vida na América Latina.
Para quem vai a Belo Horizonte a turismo, não faltam pontos turísticos para conhecer, bares para tomar umas e provar a deliciosa culinária mineira e museus para conhecer sua história e cultura.
E falando em tomar umas, se liga nessa curiosidade impressionante:
A Cidade Com Mais Bares no Mundo
Se você ama uma boa cerveja ou cachacinha, esteja preparado para uma viagem ao paraíso: BH é a capital brasileira dos bares!
Estima-se que existem 14 mil bares em Belo Horizonte, isso sem incluir restaurantes, cafés e outros estabelecimentos do tipo. É o maior número de bares per capita do país!
Quanto a ser a cidade com o maior número de bares no mundo, acho que ninguém realmente parou para fazer essa conta. Algumas fontes dizem que Londres é a campeã, mas com menos de 2 mil bares. Tem algo suspeito aí!
Para nós, que já viajamos para mais de 60 países e sempre fazemos questão de conhecer bons bares, Belo Horizonte é a campeã absoluta!
Tanto que no vídeo que gravamos na cidade a gente se empolgou e acabou indo a muitos deles!
Clube da Esquina
Em uma esquina do bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte, Milton Nascimento se reuniu com Lô Borges, Beto Guedes e outros artistas na década de 60 para mudar o curso da música.
Desses encontros nasceram dois discos premiados mundialmente e reconhecidos até hoje como alguns dos mais importantes da nossa música.
Os álbuns Clube da Esquina (1 e 2) são verdadeiras obras primas da música brasileira. Passeando pelo bairro de Santa Tereza é possível visitar essa esquina e absorver a atmosfera boêmia do local, que é lotado de ótimos bares.
Tem até um bar que funciona como museu do Clube da Esquina e tem música ao vivo de altíssima qualidade. Mais adiante falamos mais sobre ele e como visitá-lo.
Onde Fica e Como Chegar a Belo Horizonte – MG
Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, no Sudeste do Brasil.
Fica a 592km de São Paulo, trajeto que pode ser percorrido pela Rodovia Fernão Dias, duplicada e em boas condições. Do Rio de Janeiro são 441km, passando por Petrópolis e Juiz de Fora. Já de Vitória – ES a Belo Horizonte são 515km.
Uma boa opção é viajar para Belo Horizonte de ônibus. Para consultar passagens, tempo de viagem e preços clique aqui.
Nós viajamos com nosso carro desde o interior de SP, passando por outros lugares no caminho, mas em Belo Horizonte ele não saiu da garagem, já que foi mais fácil conhecer a cidade a pé ou usando transporte público.
Alugar um carro é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora em Belo Horizonte. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.
Uma outra opção para quem viaja entre Belo Horizonte e Vitória é o trem de passageiros da Vale, que percorre o trecho (o ponto final é Cariacica – ES) em cerca de 13 horas.
Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui.
Onde se Hospedar em Belo Horizonte – MG
Belo Horizonte é uma cidade imensa, muito bem desenvolvida e com diversas regiões que são boas para se hospedar.
Se você quer fazer turismo em Belo Horizonte, hospede-se da região Centro-Sul da cidade.
Os bairros Savassi, Lourdes e Funcionários são os melhores para ficar. Piratininga, Floresta, Santa Efigênia e Santa Tereza também são boas opções.
Para ver todos os hotéis da cidade e reservar on line clique aqui. Faça sua pesquisa filtrando pelas comodidades que você busca (exemplo: banheiro privativo, café da manhã, ar condicionado, piscina, etc.) e pela faixa de preço que deseja pagar.
Hostel em Belo Horizonte – MG
Quer se hospedar em Belo Horizonte gastando pouco? Escolha um dos ótimos hostels que a cidade possui. Para ficar bem localizado e com muito conforto, os melhores são:
Se você nunca se hospedou em hostel e não sabe bem como funciona, leia nosso guia onde explicamos tudo e te ensinamos a escolher o melhor.
Hotel Barato em Belo Horizonte – MG
Se você quer economizar, mas prefere ficar em um hotel ou pousada com quarto privado, café da manhã e mais comodidades, escolha uma dessas opções mais baratas e com ótima localização:
Melhores Hotéis de Belo Horizonte – MG
Se você quer a melhor experiência em Belo Horizonte, com ótima localização e estrutura incomparável, escolha um dos melhores hotéis da cidade:
O Que Fazer em BH: Principais Pontos Turísticos
É muito fácil passar todo seu tempo nos bares e restaurantes de Belo Horizonte, mas saiba que a capital mineira tem muitos pontos turísticos para visitar.
Nas redondezas da cidade também há lugares que merecem ser visitados e que rendem passeios de um dia inteiro (como Ouro Preto e o Instituto Inhotim, em Brumadinho), então vale a pena planejar sua viagem para ter esse tempo.
Uma boa opção para conhecer a cidade com praticidade e conforto, principalmente para quem tem só um dia, é fazer um tour guiado. Você pode reservar on line com a Civitatis, que é de nossa confiança, e tem opção de cancelamento grátis se for necessário:
Os principais pontos turísticos de BH estão no mapa abaixo para te ajudar a decidir o que fazer na cidade:
E vamos começar por esse que é o nosso lugar favorito quando o assunto é o que fazer em Belo Horizonte:
Mercado Central de Belo Horizonte
Construído em 1929, o Mercado Central de Belo Horizonte ocupa um quarteirão inteiro no centro da cidade. Lá dentro você encontra dezenas e mais dezenas de lojas que vendem queijos, molhos, especiarias, doces, cachaças, artigos de decoração e mais um pouco de tudo.
É impossível sair do Mercado Municipal de Belo Horizonte sem um saco de compras para levar para casa.
Além de fazer comprinhas, também é possível comer algumas coisas lá no mercado mesmo, como o famoso fígado com jiló (que também vem com pimenta biquinho, alho e cebola) acompanhado de uma cervejinha gelada.
Algumas dicas do que comprar: especiarias e pimentas em conserva, cachaças mineiras (destaque para as sempre boas Seleta e Salinas), doce de leite (nós amamos o Viçosa) e queijo canastra.
Onde Ver o Pôr do Sol em Belo Horizonte: Praça do Papa
Praça situada a mais de 1.100 metros acima do nível do mar, de onde se tem uma vista panorâmica de Belo Horizonte. O melhor horário para visitá-la é no fim do dia, para assistir ao pôr do sol. Leve um agasalho, pois fica frio lá em cima.
A praça tem esse nome pois foi o local onde João Paulo II celebrou uma missa para 2 milhões de pessoas no ano de 1980.
Além da vista muito bonita, há um local bem curioso para ver perto da Praça do Papa, que é a Rua do Amendoim.
Nessa famosa rua ocorre uma ilusão de ótica (ou fenômeno sobrenatural, se você acreditar) onde tem-se a impressão de que os carros que estão descendo a ladeira na verdade estão subindo.
Funciona assim: você para o carro no meio da ladeira e deixa em ponto morto. Ao invés de descer a ladeira, por conta de alguma inclinação específica do terreno, você tem a impressão de que o carro está subindo sozinho. É bem bizarro!
Ainda pertinho da Praça do Papa fica um mirante que também vale a pena conferir, o Mirante de Mangabeiras. A vista de lá é incrível no pôr do sol, com as luzes da cidade se acendendo.
O Que Fazer na Lagoa da Pampulha – Belo Horizonte
Localizada na parte Norte da cidade de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha possui 18km de extensão e faz parte de um conjunto de monumentos arquitetônicos projetados por Oscar Niemeyer quando o prefeito do município era Juscelino Kubitschek.
Toda essa região é bem ampla e é bom reservar boa parte do seu para visitá-la, principalmente se você quiser ver tudo. Os principais pontos turísticos dessa região de Belo Horizonte são:
- Estádio Mineirão e Museu do Futebol
Lembra do 7×1 que o Brasil levou da Alemanha na Copa de 2014? Ele aconteceu no Estádio Mineirão!
Para os amantes de futebol, é possível fazer uma visita guiada percorrendo os vestiários e arquibancadas. Ou então, com sorte, assistir uma partida da qual seu time seja campeão 🙂
Outra atração da visita é o Museu do Futebol, com uma ampla exposições de troféus, camisas, bolas e todo tipo de objeto relevante para a história desse esporte.
- Igreja de São Francisco de Assis
Essa pequena igreja é o principal destaque arquitetônico da Lagoa da Pampulha. Por ter sido construída num estilo tão diferente e moderno, após sua construção na década de 50 passou alguns anos fechada antes de começar a ser usada para a realização de missas.
O lado de fora da igreja é todo decorado com azulejos azuis e brancos do artista Cândido Portinari que lhe conferem um visual ainda mais único.
- Parque de Diversões Guanabara
Antigo parque de diversões com muitos brinquedos (para crianças e adultos).
Para acessar o parque é cobrado um valor simbólico somente de adultos (R$3,00) e você paga para ir em cada brinquedo que escolher. Os preços ficam por volta de R$7,00.
(Preços de agosto/2022)
- Casa do Baile
Projetada na década de 40 para ser uma casa noturna, com restaurante e pistas de dança, hoje funciona como local de exposições temporárias.
- Museu de Arte da Pampulha
Importante museu que conta com um amplo acervo de obras de arte contemporânea brasileira. Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e conta com jardins da autoria de Burle Marx. Durante muito tempo funcionou com um cassino.
O Que Fazer na Praça da Liberdade – Belo Horizonte
Belo Horizonte começou como uma cidade planejada para ser a capital do Estado de Minas Gerais, e na época (anos 1890) a Praça da Liberdade ocupava a área central e mais elevada do município.
O centro da Praça da Liberdade é tomado por belas palmeiras e chafarizes imensos.
Com o passar dos anos a Praça da Liberdade recebeu diversas construções imponentes, de estilos arquitetônicos variados.
A maioria desses prédios funciona hoje como museus e sedes para eventos e exposições culturais. São eles:
- Memorial da Vale: exposições sobre a história da mineração e cultura mineira;
- Centro Cultural Banco do Brasil: conta com exposições de arte, filmes e peças;
- Museu das Minas e do Metal: grande exposição imersiva de minérios;
- Espaço do Conhecimento UFMG: museu de ciências com um planetário;
- Palácio da Liberdade: antiga sede do Governo de Minas Gerais.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
O Que Fazer em Cidades Próximas de Belo Horizonte – MG (Turismo)
Belo Horizonte tem uma localização privilegiada em Minas Gerais, com muitas cidades próximas que são interessantes para conhecer por conta de sua história, arquitetura e natureza.
Separamos aqui os principais passeios que podem ser feitos em um dia a partir de BH, sem ter quer dormir em outra cidade:
Instituto Inhotim em Brumadinho (66km de Belo Horizonte)
Considerado o maior museu a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim possui um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil.
Situado numa área de Mata Atlântica na cidade de Brumadinho – MG, o Instituto Inhotim pode ser visitado em um dia de passeio, mas se você realmente quiser ver todas as exposições e espaços, o ideal são dois dias.
É possível ir ao Inhotim de carro, ônibus ou com excursões guiadas. Os ingressos devem ser adquiridos com antecedência no site oficial, visto que o número de visitantes por dia é limitado.
O Que Fazer em Ouro Preto (100km de Belo Horizonte)
Ouro Preto fica em Minas Gerais, não muito longe de Belo Horizonte. Tem uma população de cerca de 74 mil habitantes. Sua altitude é de 1.179 metros acima do nível do mar.
No auge de sua riqueza Ouro Preto chegou a ter a maior população da América Latina. A cidade se desenvolveu tanto que era dez vezes maior que Nova York naquela época!
Conhecida por suas igrejas e ladeiras sem fim, Ouro Preto pode ser visitada em um dia de passeio. Há muita coisa para ver, incluindo antigas minas de extração de ouro.
Ouro Preto é um verdadeiro museu a céu aberto e é difícil caminhar pelo meio de tantas construções incríveis e não se perder em suas histórias.
Falando em dificuldade, ela não é só metafórica, visto que é complicado caminhar pelas ruas íngremes de paralelepípedos escorregadios. Entenda a dificuldade no nosso vídeo, onde percorremos tudo que conseguimos a pé.
Para quem não gosta de visitar os lugares com pressa, nós recomendamos dormir pelo menos uma noite em Ouro Preto. Confira algumas ótimas opções de hospedagem:
- Brumas Ouro Preto Hostel (hostel econômico)
- Varanda Hostel E Galeria De Arte (hostel econômico)
- Pousada São Francisco de Paula (pousada econômica)
- Caminhos da Liberdade (pousada econômica)
- Hotel Solar do Rosário (hotel luxuoso)
- Vila Relicário (hotel luxuoso)
Cachoeiras Perto de BH
Tem cachoeiras lindas perto de BH que valem a pena a visita para um dia de mais aventura e contato com a natureza.
Listamos as melhores em outro post do blog, não deixe de ler clicando aqui.
Outros Passeios Para Fazer Perto de BH
Tem muitos lugares legais para conhecer em passeios de um dia a partir de Belo Horizonte. Separamos aqui os mais interessantes:
Melhores Bares em Belo Horizonte Para Conhecer à Noite e no Final de Semana
Afinal de contas você não vai visitar a cidade com mais bares no mundo sem conhecer ao menos um deles, não é?
Praça da Savassi e os Melhores Bares de BH
A região mais boêmia de BH, e que conta com muitos bares e o que fazer, é a Praça da Savassi.
Além de ser bem central e próxima de outros pontos turísticos, a Savassi é super agradável, com uma grande área de pedestres e bares com as mesinhas nas calçadas. O lugar é um charme que só!
Para tomar umas no fim do dia nós escolhemos o bar Baiana do Acarajé, que tem bebidas com bom preço e um cardápio com muitas comidas, sendo que é destaque é, é claro, o acarajé.
Ali perto fica A Pão de Queijaria, local tradicional para provar uma delícia mineira. Mas não espere um simples pão de queijo!
O destaque aqui são os sanduíches feitos com o pão de queijo, sendo que o recheio pode ser doce ou salgado. Nossos favoritos são o de pernil desfiado e o de doce de leite 🙂
Bares em BH: Bairro de Lourdes
Outra região animada e repleta de bares em Belo Horizonte é o Bairro de Lourdes.
As ruas desse bairro são uma graça e uma delícia para caminhar. Os bares aqui são mais arrumadinhos e tem menos cara de “boteco”. Tudo tem um certo estilo “gourmetizado” e os preços também são mais altos.
Os bares se concentram ali por perto do Tizé Bar e Botequim, que por sinal é um dos menos chiques da região e foi onde nós conseguimos tomar umas por um preço mais camarada.
Bares da Rua Sapucaí (Floresta) – BH
Um amigo nos levou para conhecer a Rua Sapucaí, no Bairro Floresta em BH, e lá nós encontramos bares mais tranquilos onde bebemos e comemos muito bem!
O destaque fica para o Botequim Sapucaí, que tem cervejas artesanais maravilhosas e um torresmo de rolo tão bom que dá vontade de chorar só de lembrar dele.
Condomínio do Edifício Arcângelo Maletta
Buscando um lugar animado, com gente jovem e bares com precinho camarada para curtir a noite em BH? Vá para o Condomínio do Edifício Arcângelo Maletta!
Nesse antigo prédio você encontra vários bares com mesas nas calçadas e também dentro do edifício, com mesas nas varandas e com vista para o Museu da Moda, que funciona num prédio neogótico muito bonito.
Bares em Santa Tereza – Belo Horizonte
Região tradicionalmente boêmia em Belo Horizonte, o Bairro de Santa Tereza é mais um local para visitar à noite e conhecer alguns bons bares.
O mais famoso deles é o Bar e Museu Clube da Esquina, com muita comida, bebida e música boa.
O Que Fazer em Belo Horizonte no Domingo
Se você tiver a sorte de estar em Belo Horizonte num domingo, não deixe de conhecer uma das atrações mais interessantes e imperdíveis da cidade:
Feira Hippie de BH
A Feira Hippie de Belo Horizonte tem esse nome que nos faz imaginar uma feirinha de artesanato, mas não é nada disso.
Todos os domingos, das 7h às 14h, cerca de 1.400 barracas compõem a Feira Hippie de BH e recebem os milhares de visitantes.
Quando você perguntar para qualquer mineiro de BH “o que fazer em Belo Horizonte no domingo?”, pode ter certeza absoluta de que a resposta vai ser a Feira Hippie!
As barracas são organizadas em setores e lá você compra de tudo! Também há barracas de comida, e não se surpreenda ao encontrar (muita) gente mandando ver na cerveja e no sanduíche de pernil já bem cedo.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Passei apenas um fim de semana em BH e fiquei com gostinho de quero mais, especialmente para conhecer mais barzinhos haha Consegui conhecer alguns pontos turísticos mas quando fui alguns ainda estavam com restrições por conta da pandemia, então acabei não indo. Preciso voltar!!
Volta sim que é só sucesso.
Quero muuuito conhecer Belo Horizonte, tenho uma simpatia pela cidade só de ver fotos e ler a respeito.
Belo Horizonte é sempre amor à primeira vista! Você vai amar
Adorei sua seleção de pontos turísticos de Belo Horizonte. Que saudade me deu da minha terrinha!
Eu vivo com saudade de BH! Lugar especial 🙂
Morei dois anos em Belo Horizonte e se não fosse pela distância do mar poderia morar lá a vida inteira. Adoro. E sua postagem só me faz sentir saudade.
Que delícia ter morado em Belo Horizonte! Mas entendo, ficar longe do mar é difícil mesmo rsrs
Eu ainda não conheço BH e isso me dá até vergonha, além de frustração. Preciso ir lá e conferir tudo isso que você falou, inclusive, o número de bares na cidade. Eu não sabia dessa quantidade!!!! Incrível.
Pois é Sonia, melhor resolver isso aí! Belo Horizonte é uma cidade boa demais pra passear, comer e beber, não pode ficar de fora de uma boa viagem por Minas Gerais!
Quantas fotos lindas e dicas maravilhosas do que fazer em Belo Horizonte, a capital dos mineiros. Adorei as dicas dos pontos turísticos e dos bares para frequentar no final de semana e pela noite.
Belo Horizonte é bom demais né? Amo essa cidade
Tenho uma grande amiga que mora em BH e conheço a maioria das atrações que vc lista no artigo. Amo Inhotim, por exemplo. Mas do que tenho realmente saudades, é da comida mineira… ah deu água na boca
Confesso que a primeira coisa que me faz falta de Minas é a comida rsrs mas é verdade, Belo Horizonte tem muitos lugares legais 🙂
BH é uma cidade boa demais! Acho que conheço todos esses pontos turísticos e a Praça da Liberdade continua sendo meu lugar preferido!
Belo Horizonte é bom demais né? Dá vontade de voltar o tempo todo pra lá 🙂
Adoro B.H. e já estive por lá algumas vezes. Por incrível que pareça nunca consegui ver onde fica a Casa do Baile embora saiba que é na Lagoa da Pampulha. Da última vez nos hospedamos no bairro Savassi e gostei bastante. Como não bebo acabei não conhecendo os bares mas sei que esse roteiro é bem famoso. Parabéns pelo post.
Se hospedar na Savassi é a melhor pedida em Belo Horizonte né? Fica perto de tudo 🙂 Sobre os bares, vale a pena conhecer mesmo que seja só pela comida rsrs
Que saudades que bateu de BH! Já estive na cidade uma dúzia de vezes nas duas últimas décadas, mas sempre é uma boa ideia voltar para um fim de semana prolongado! Saudades dos achadinhos na feira da Afonso Pena, dos ipês na Praça da Liberdade, do mercadão, do Mirante das Mangabeiras etc Já até fiz bate-volta uma vez pra ver um jogo da Copa das Confederações no Mineirão! rs
Meninaaa sonho de consumo viajar tantas vezes para Belo Horizonte! Amo essa cidade, tenho vontade de voltar sempre também!
Ótimas sugestões de pontos turísticos pra conhecer em Belo Horizonte, mas não sabia que era a cidade com mais bares no mundo. Acho que eu ficaria emocionada no Bar Clube da Esquina. Quantos dias você sugere pra ficar em BH?
Belo Horizonte é uma cidade muito gostosa para passear, e realmente a questão dos bares é impressionante. Sugiro pelo menos 2 dias para conhecer a cidade, e mais se for para Inhotim e Ouro Preto, por exemplo.