O que fazer em Monte Alegre do Sul – SP a turismo? Em uma viagem pelo Circuito das Águas Paulista, a cidade é parada obrigatória! Confira a seguir nosso guia.
Monte Alegre do Sul conta com menos de 8 mil habitantes, mas tem muito o que fazer por lá. A cidade foi elevada ao status de Estância Hidromineral pelo governo de São Paulo por conta de suas fontes de água natural.
Além das fontes de água mineral e da arquitetura colonial bem preservada, a cidade atrai muitos turistas no mês de julho para participar da Festa do Morango.
Se você pretende conhecer Monte Alegre do Sul, não deixe de conferir nosso vídeo da cidade.
Índice
O Que Fazer em Monte Alegre do Sul – SP a Turismo
Em poucas horas você consegue ver e fazer tudo o que há de legal em Monte Alegre do Sul.
Porém, se você quer curtir o clima de interior e caminhar sem rumo pelas ruas de paralelepípedo, o ideal é dormir uma noite na cidade.
Mais adiante eu dou dicas de onde se hospedar, seja no centrinho ou em locais que são verdadeiros santuários em meio à natureza.
1) Portal de Monte Alegre do Sul
Primeira parada para quem chega a Monte Alegre do Sul, o portal da cidade dá as boas vindas ao turismo, é bem bonitinho e rodeado de natureza.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
2) Cidade das Artes
Logo depois do portal de Monte Alegre do Sul fica a Cidade das Artes.
A Cidade das Artes é uma mini cidade que reproduz o centro histórico de Monte Alegre do Sul.
As casinhas e pracinhas dentro da Cidade das Artes são dedicadas à exposição de obras tanto de artistas locais quanto de artistas renomados, como uma maneira de estimular o contato da população e dos turistas com a arte, além de receber excursões escolares.
Nós achamos bem divertido passear pelo meio das casinhas e descobrir alguns artistas locais, como o Sr. José Roberto.
Conhecido como Silvassauro, ele faz esculturas bem diferentes usando reciclagem. Alguns de seus trabalhos estão expostos na Cidade das Artes.
Em Águas de Lindóia nós tivemos o prazer de conhecê-lo e visitar seu ateliê. Leia nosso guia da cidade para não perder a chance de conhecer esse artista extremamente carismático:
3) O Que Fazer em Monte Alegre do Sul: Santuário do Senhor Bom Jesus
Partindo para o centrinho da cidade você encontra uma pracinha cercada de restaurantes e bares.
Lá fica também um coreto e a igreja matriz da cidade, o Santuário do Senhor Bom Jesus.
4) O Que Fazer em Monte Alegre do Sul: Mirante do Cruzeiro
Do lado direito da igreja você encontra uma escadaria que leva até o Mirante do Cruzeiro.
Durante o caminho é retratada a Via Sacra de Jesus em 14 etapas, o que atrai muitos religiosos ao local.
A subida é intensa por uma escadinha de pedra, e em dias de chuva é preciso ter muito cuidado.
Quando nós estivemos lá, no mês de dezembro, encontramos o portão bloqueado por uma quantidade imensa de terra, resultado de um deslizamento que desceu pela escada por conta de tempestades recentes.
5) Trem da Mogiana
Pertinho do centro da cidade você tem a chance de visitar uma locomotiva original da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que foi criada em 1872 para o transporte de café por São Paulo.
É possível entrar no Trem da Mogiana e ver fotos da época em que ela operava, tanto para transporte de café quanto de passageiros. Um passeio bem interessante num país onde trens de passageiros são pouco comuns.
6) O Que Fazer em Monte Alegre do Sul: Memorial Mauro Silva
Ao lado do Trem da Mogiana você encontra uma pequena exposição dedicada ao jogador de futebol Mauro Silva, campeão do mundo pela Seleção Brasileira em 1994, e que começou sua carreira nos clubes de Monte Alegre do Sul.
7) Balneário Municipal de Monte Alegre do Sul
Sendo parte do Circuito das Águas Paulista, é claro que Monte Alegre do Sul tem um balneário municipal aberto ao turismo.
Nele os moradores e turistas podem se banhar em águas medicinais e relaxar em saunas e banheiras, como se fosse um spa.
Nós viajamos durante a pandemia do COVID-19 e não tivemos chance de visitar o local, que se encontrava fechado.
Confira as atividades oferecidas e os valores cobrados no Balneário Municipal no site oficial da prefeitura da cidade clicando aqui.
8) O Que Fazer em Monte Alegre do Sul: Fonte Bom Jesus e Fonte da Índia Obirici
Em Monte Alegre do Sul, assim como em todas as cidades do Circuito das Águas Paulista, você encontra diversas fontes de água mineral.
Aqui as mais famosas são a Fonte Bom Jesus, em frente ao Balneário Municipal, e a Fonte da Índia Obirici, que fica na estrada para Socorro.
9) Adega Peterlini
Viajar pelo interior paulista e não conhecer nenhuma fazenda, adega ou vinícola é quase impossível.
Na zona rural de Monte Alegre do Sul a pedida é visitar a Adega Peterlini a turismo, estabelecida em uma antiga fazenda de café com mais de 130 anos de história.
Nós tivemos a chance de visitar duas fazenda muito legais no Circuito das Águas Paulista, sobre as quais você pode ler aqui no blog:
- Em Amparo conhecemos a Fazenda Atalaia, que produz laticínios com foco nos queijos maturados, dentre os quais um já ganhou prêmios internacionais. Leia mais clicando aqui.
- Em Serra Negra estivemos na Vinícola da Família Silotto, que produz vinhos e cachaças nas instalações de mais de 140 anos. Leia mais clicando aqui!
10) Cachoeiras em Monte Alegre do Sul
Para os amantes da natureza, há duas pequenas cachoeiras na cidade.
A Cachoeira das Andorinhas fica no Rio Camanducaia, perto da estrada para Socorro, e pode ser vista de um mirante no acostamento. Há relatos de que é perigoso tomar banho no local, então seja muito cuidadoso caso resolva se arriscar.
Ainda no Rio Camanducaia você encontra a Cachoeira do Distrito de Mostardas, que é pequena mas conta com uma prainha para banhistas.
Essas cachoeiras são passeios que eu só recomendo a quem realmente queira conhecer mais a fundo o local, pois não são lugares de fato imperdíveis.
Para ver cachoeiras, e até uma gruta lindíssima, sugiro que você viaje até Socorro, outra cidade que fica ali pertinho. Leia nossas dicas aqui:
Onde se Hospedar a Turismo em Monte Alegre do Sul
Para passar a noite com todo conforto em Monte Alegre do Sul, perto da cidade você encontra opções de hospedagem com conforto e contato com a natureza:
- A Pousada da Cachoeira tem piscinas e muitas opções de lazer para casais, com um clima romântico:
- Na Chácara Dona Eulália você pode alugar uma suíte e ainda curtir a propriedade que é linda, com jardins, um rio e construções muito bem cuidadas:
Você também pode alugar uma chácara inteira para passar o fim de semana em Monte Alegre do Sul.
- A Quinta dos Paiva acomoda até 7 pessoas, é bem equipada e tem até uma horta.
- O Sítio Maranata acomoda até 18 pessoas e tem uma estrutura maravilhosa, com muitas áreas de lazer e piscinas:
Restaurantes em Monte Alegre do Sul
Monte Alegre do Sul é uma cidade pequenina, e como se espera a comida por lá tem aquele sabor bom do interior.
Alguns dos restaurantes mais recomendados de Monte Alegre do Sul:
- Tote’s Bar – pizza, petiscos e chopp
- Rede Tedeschi – comida caseira no self service
- Farinheira Pizzaria e Forneria – pizza da melhor qualidade
- Café, Pão e Prosa – o nome já diz tudo, né?
- Doçaria Peschiera – doces muito bons, principalmente os de morango
- Gelateria Conti – sorvete do tipo gelato simplesmente maravilhoso
Onde Fica e Como Chegar a Monte Alegre do Sul
No coração do Circuito das Águas Paulista, Monte Alegre do Sul fica bem pertinho de Holambra, Amparo, Serra Negra, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, todas partes do mesmo circuito turístico.
Monte Alegre do Sul fica a 130km da cidade de São Paulo. O melhor caminho para chegar lá é passando por Atibaia e Bragança Paulista.
Nós viajamos com nosso carro desde o interior de São Paulo, então tivemos a ótima experiência de poder ir para qualquer lugar com muita liberdade.
Para quem viaja sem carro, infelizmente não há ônibus direto de São Paulo para lá.
Portanto, para chegar à cidade usando transporte público, é necessário ir para Amparo, e depois pegar um ônibus local ou um táxi para percorrer os 13km até seu destino final.
Para consultar passagens de ônibus, tempo de viagem e preços clique aqui.
Para ir a Monte Alegre do Sul do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, são 98km pela estrada que passa por Jaguariúna.
Alugar um carro é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.
E se você vem de mais longe, para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui.
Nós visitamos muitas cidades na região do Circuito das Águas Paulista e escrevemos guias completos e gratuitos de viagem para todas elas. Confira:
E não deixe de ler também:
- Circuito das Águas Paulista: 9 Cidades Para um Roteiro Perfeito!
- 11 Cidades Fora do Óbvio Para Turismo no Interior de São Paulo
- 8 Campings INCRÍVEIS no Interior do Estado de São Paulo
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Que fofa a cidade de Monte Alegre do Sul, não conhecia mas confesso que agora já quero (rs), sou dessas. Estava procurando o que fazer em São Paulo fora capital e achei seu post, e amei!
Ah, tem tanta coisa para conhecer no interior de SP! Na própria região de Monte Alegre do Sul tem um monte de cidadezinha 🙂 você vai adorar!
Amei o post, vcs são um casal muito simpático! Mas qual o nome da sorveteria? Fiquei curiosa. Vou na festa do morango e quero passar pra tomar esse sorvete.
Oi Silvia. Se não me engano é Gelateria Conti. Fica bem numa esquina em frente à praça, não tem como errar. Boa viagem e curta muito a festa! Depois conta pra gente como foi 🙂
Que cidade simpática de SP! Não conhecia Monte Alegre do Sul. Adorei esse Guia Completo.
Monte Alegre do Sul é uma gracinha, realmente uma cidade muito simpática! Que bom que você curtiu nosso post 🙂
Já estive uma vez em Monte Alegre do Sul por causa da Feira do Morango. Não sabia que tinha tudo isso pra fazer por lá. Obrigada pela dica. Vou de novo para conferir. bjs
A festa do morango é uma delícia de época pra conhecer Monte Alegre do Sul!
Nunca tinha ouvido falar dessa cidade. Mas já quero conhecer Monte Alegre do Sul. Adorei essas dicas
É uma gracinha de cidade no interior para quem quer relaxar! Nós adoramos Monte Alegre do Sul
Que simpática Monte Alegre do Sul e todas as suas atrações. Adorei o trem museu e a gruta, passeios que certamente entrariam no nosso roteiro do que fazer na cidade.
Monte Alegre do Sul é uma gracinha, principalmente pra quem viaja com crianças é um prato cheio!
Ah eu fiquei encantada de saber sobre essa cidade. Adorei saber o O Que Fazer em Monte Alegre do Sul em SP. Amo destinos bucólicos e tranquilos. Ótimo lugar prara ir nas férias. Amei.
É uma gracinha Monte Alegre do Sul, né? A gente adorou conhecer, sem dúvidas!
Quem diria que há tanto o que fazer em uma cidade pequenininha de tudo como Monte Alegre do Sul? Adorei saber mais sobre ela e fiquei curiosa para ver as esculturas do Sr. Silvassauro.
Monte Alegre do Sul é uma gracinha mesmo, cheia de arte e o clima gostoso de cidade do interior!
Monte Alegre do Sul é um verdadeiro paraíso.
É mesmo, um lugar muito bom para relaxar!
Pingback: O Que Fazer em Holambra, Cidade das Flores [Atualizado 2021]
Estou bravíssimo porque só descobri agora que tem tanta coisa legal para fazer em Monte Alegre do Sul.
Tenho uma amiga que mora na cidade, e já fui várias vezes para lá e ela nunca me levou para visitar estas atrações.
Quando a pandemia passar vou me convidar para ir na casa dela, mas dessa vez, vou com este roteiro em mãos! hahaha
Obrigado!
Haha normal, Murilo. Eu cresci do lado do circuito das águas e só agora fui conhecer as cidades de fato
Me pergunto como conheci Lindoia, Águas de Lindoia, Holambra, mas não fui a Monte Alegre do Sul. Espero poder voltar e conhecer, porque é uma graça.
Acho que Monte Alegre é tão pequena e tranquila que as pessoas esquecem dela kkk
Nossa, adorei seu post de O QUE FAZER EM MONTE ALEGRE DO SUL, NO CIRCUITO DAS ÁGUAS PAULISTA. Já estou programando para visitar essa cidade. As fotos estão linda, parabens.
Oii! Que bom que você gostou do post. Você vai amar Monte Alegre!
Eu tô amando essa série sobre o Circuito das Águas paulista e tô salvando todos os posts para poder consultar quando for seguro viajar novamente.
Monte Alegre faz jus ao nome com essas casinhas coloridas. Adorei!
Que legal que você tá curtindo! São muitas cidades lindinhas mesmo. Monte Alegre é a mais tranquila de todas
Eu conheço Monte Alegre do Sul, é uma cidade muito fofinha e linda. Passei um carnaval por lá uns anos atrás e me diverti muito. Adorei o texto, abraços!
Monte Alegre do Sul é uma graça mesmo. Acho que já estive em algum carnaval por lá quando era criança, minha cidade é muito próxima. Que bom que você gostou do texto :*