Fizemos uma viagem rápida pelo Paraguai e conhecemos Encarnación, na fronteira com a Argentina, e as Ruínas Jesuítas do Paraguai, em Trinidad. Confira nossas dicas.
É fato que pouquíssimos brasileiros dedicam muitos dias de viagem para conhecer o Paraguai. A maioria apenas passa por Ciudad del Este para fazer compras ou só por curiosidade.
A verdade é que nos surpreendemos positivamente com o país. Não conhecemos a capital Asunción, mas não queríamos ir embora de Encarnación, e as Ruínas Jesuítas de Trinidad são impressionantes.
Depois de 2 meses entre Argentina e Chile, entrar no Paraguai foi um pouco como estar de volta ao Brasil. Cervejas brasileiras, farofa, tapioca e cachaça já podem ser encontradas facilmente nos supermercados.
Índice
Encarnación – Paraguai
Nosso primeiro choque foi com a beleza de toda a região da cidade que margeia o Rio Paraná em Encarnación.
Tudo é muito limpo, amplo e organizado. Nada do que vem à cabeça quando pensamos em Paraguai. Muitos bares e restaurantes arrumadinhos. A praia tem restaurantes com mesinhas pra ficar com o pé na areia.
Aproveite para provar comidas típicas do Paraguai – conheça quais são nesse outro post.
A água é de rio, então não é clarinha, mas se o calor fosse um pouquinho maior a gente teria mergulhado, com certeza. A partir da praia tem-se uma vista maravilhosa do pôr-do-sol.
Ruínas Jesuítas do Paraguai – Trinidad
É o maior e mais bem conservado conjunto de ruínas no Paraguai. Para chegar lá, vá ao terminal rodoviário de Encarnación e procure um ônibus para Ciudad del Este. Certifique-se de que ele passa pela entrada das ruínas.
Paga-se o preço equivalente ao trecho percorrido e varia de acordo com a vontade do motorista. Basta pedir para o motorista ou algum outro passageiro te avisar onde descer (é no Km 28).
Ali na beira da estrada não tem erro, basta seguir as placas pelo vilarejo de Trinidad, e após uma caminhada de uns 15 minutos já dá pra ver o acesso às ruínas.
Paga-se uma taxa de 25.000 guaranis para entrar. O ticket vale por 3 dias e lhe permite visitar as outras 2 ruínas da região, Jesús de Tavarangüé e San Cosme e Damián.
A visita às ruínas de Trinidad leva de 2 a 3 horas. Logo na bilheteria tem uma exposição com textos explicativos, bem interessante de ler antes de entrar.
Também perguntam se se quer assistir a um vídeo contando a história do lugar, que vale bem a pena pra se situar na cronologia e não percorrer as ruínas às cegas. A área toda é imensa e as ruínas estão muito bem conservadas.
Para voltar, basta ir para a estrada e parar um ônibus que esteja indo para Encarnación (praticamente qualquer um que passar).
Leia também: 12 Pontos Turísticos do Paraguai
Como Chegar em Encarnación
De Asunción ou de Ciudad del Este há ônibus muito frequentes e com preços baixos. Algumas empresas tem fama de terem os melhores ônibus, mas o que vimos foi um amontoado de ônibus velhos, com banheiro e/ou ar condicionado quebrado.
Nós chegamos em Encarnación vindo de Córdoba, na Argentina, e foi bem difícil conseguir informações sobre o ônibus que cobria esse trajeto. A empresa é a Expreso Singer, e a viagem leva cerca de 15h até Posadas.
Dali mesmo do terminal de Posadas há um ônibus que atravessa a fronteira, indo para o terminal de Encarnación.
Onde Ficar em Encarnación
Nós ficamos no Colonial Hostel e Camping e super recomendamos. Além dos dormitórios e quartos privados, eles tem um quintal para acampar, com uma árvore que faz uma sombra maravilhosa.
O vizinho do hostel tinha uma arara vermelha no seu quintal! O café-da-manhã é servido para todos os hóspedes, incluindo os do camping. Fica perto da praia, na Calle General Artigas.
Outras opções de hostel com dormitório são o Maui Waui (ótima localização) e o Lore (hostel novo, um pouquinho mais afastado).
Pra quem busca quarto privado há várias opções com preços bons, ótima localização e avaliações positivas dos hóspedes anteriores: Hotel Puesta del Sol, com uma vista linda do pôr-do-sol no rio, Mandala Hotel, bem pertinho do calçadão onde ficam os bares e restaurantes, e o Del Rio Apart Hotel, a 3 quadras da praia.
Moeda Usada no Paraguai
Guaraní Paraguayo (PYG). A conversão é de, aproximadamente, 1.000 PYG para R$0,50.
Na fronteira com o Brasil, em Ciudad del Este, o real é muito aceito. O mesmo acontece com o peso argentino, na fronteira com Posadas, em Encarnación.
Língua Falada no Paraguai
Primariamente espanhol, porém o guaraní é também uma língua oficial do país. A maioria da população fala as duas línguas, mas nas proximidades de Encarnación nos deparamos com muita gente sem fluência no espanhol.
Visto Para o Paraguai
Brasileiros são isentos de visto para turismo, podendo permanecer até 90 dias no país. É possível entrar com documento de identidade ou passaporte.
Confira outros lugares incríveis onde podemos entrar sem passaporte:
Melhor Época para Visitar o Paraguai
Estivemos no Paraguai no início de outubro e pegamos muito calor. Em Encarnación há uma praia de rio maravilhosa, que no auge do verão deve ficar lotada, e que também é famosa pela festa de réveillon.
Seguro Viagem Para a América do Sul
É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:
- Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
- Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
Leia mais:
- Mochilão Pela Argentina no Inverno
- Roteiro de Mochilão pela Bolívia
- Mochilão de 15 dias pelo Chile
- 3 Meses de Mochilão pelo Equador
- Mochilão Uruguai: 2 semanas no inverno de transporte público
- Subindo o Monte Roraima na Venezuela
- Mochilão Pela Colômbia
Veja também dicas para conhecer a capital do Paraguai com o blog Uma Viagem Diferente: O Que Fazer em Assunção
Nós visitamos Encarnación e as Ruínas Jesuíticas e depois seguimos para Ciudad del Este e Foz do Iguaçu. Recomendamos o blog D&D Mundo Afora com dicas completíssimas: O que fazer em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este: 40 atrações.
Gostou da nossa experiência nas ruínas paraguaias? Confira também o relato do blog Entre Mochilas e Malinhas nas ruínas argentinas que encaixam direitinho nesse roteiro: Minas de Wanda e San Ignácio Mini – a Argentina perto de Foz do Iguaçu
Leia também no blog Let’s Fly Away: Ciudad del Este: Ir Ou Não?
Salve esse post no seu PINTEREST:
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂
Quando fiz a viagem para o Paraguai li sobre Encarnación e deixei pra lá… #arrependida hahha
Hahaha acontece! É bom sempre ter motivo para voltar 🙂
Não imaginava que no Paraguay teriam tantas opções assim. Tenho certeza que além de Conhecer Encarnación e as Ruínas Jesuítas do Paraguai iremos querer conhecer muito mais. Muito bom saber que o país vizinho oferece tanta história.
Quando fomos para o Paraguai não visitamos Encarnación, que pena… parece interessante
O Paraguai é realmente negligenciado pelos viajantes brasileiros, né? Eu mesma nunca tinha pensado em ir, mas isso já mudou ao ler o seu post… Um mochilão por lá parece tudo de bom!
Quanto mais leio sobre o Paraguai mais percebo o quanto é injustiçado! Fiquei com muita vontade de conhecer Encarnacion e as ruínas de Trinidad. Conheço algumas ruínas jesuíticas na Argentina e são impressionantes. Ótimo post!
Nunca soube que o Paraguai tinha tantas atrações interessantes para visitar! Adorei conhecer mais sobre Encarnacion e as suas ruínas jesuíticas de Trinidad. Deu vontade de conhecer!
Bom post! Os demais que achei sobre as Missões paraguaias na internet já são meio antiguinhos… Tenho uma dúvida: quanto custou a passagem de Encarnacion a Trinidad? E como faz pra voltar, tem ônibus circulares?
As missões são um cenário lindo! Gostei muito de conhecer mais pelo seu post!!! Espero poder um dia conhecer.