Como Funciona o Visto Para a Bielorrússia | Brasileiros

visto bielorrussia

Desde novembro de 2016 brasileiros gozam de isenção de visto para a Bielorrússia (e vice-versa). Porém nunca é tão fácil assim nesses países que formaram a União Soviética.

Em quase todos eles, é necessário se registrar na polícia ou departamento de imigração caso vá permanecer mais de 5 dias no país

Nesse post vamos falar especificamente como foi nossa experiência viajando por fronteira terrestre e sem procedimento prévio de visto para a Bielorrússia.

Confira nossos vídeos no Youtube contando tudo sobre essa viagem:

Fronteiras Terrestres da Bielorrússia

Nós entramos de trem (vindo de Terespol, na Polônia) e saímos de ônibus (indo para Vilnius, na Lituânia). As duas passagens foram complicadas, pois os oficiais não tinham muita prática com turistas, além de não falarem quase nada de inglês.

Na entrada, a conferência do passaporte demorou um pouco. Algumas perguntas simples e básicas.

Também examinaram o documento com luzes e lentes especiais, checaram folha por folha e, após uns dez minutos, e de nos alertarem sobre a coisa do registro (o que não conseguimos entender no inglês deles), nos deixaram passar.

Passaram nossas mochilas pelo raio-X e fizeram inúmeras perguntas sobre o cavaquinho que carregávamos. A mais estranha foi “quanto custa esse instrumento no Brasil?”. Fui pego tão de surpresa que a resposta saiu meio sem jeito.

Na saída para a Lituânia, atravessamos a fronteira já de noite. De novo revista de bagagens e raio-X.

Por incrível que pareça, o tempo de exame do passaporte foi ainda maior do que na entrada. As oficiais levantavam muitas vezes para tirar dúvidas umas com as outras também.

Na entrada recebe-se um papel da imigração, que deve ser apresentado na saída.

Registro após 5 dias na Bielorrússia

Esse registro pode ser feito pelo hotel ou hostel onde se fique hospedado. Porém, com toda a hospitalidade e simpatia do povo bielorrusso, é difícil recusar um convite para se ficar na casa de alguém de lá (nós ficamos com pessoas do CouchSurfing). Então aqui vão algumas informações que conseguimos coletar nessa saga para conseguir o registro.

Primeiramente, os cinco dias não são necessariamente cinco. Se algum dos dias é um domingo, não conta. Mas sábado sim. Essa informação foi checada ligando pra lá duas vezes e em russo. Os dias de entrada e saída contam como um dia cada.

O registro pode ser feito pelo seu anfitrião, mas esse tem que ser o dono da casa ou ter o contrato de aluguel em seu nome, além de ser bondoso e paciente o suficiente para ir até lá enfrentar essa burocracia – o que normalmente os bielorrussos são. No caso de hostels ou hotéis, normalmente só é necessário pegar um carimbo deles.

Hospedagem na Bielorrússia

Em um roteiro pela Bielorrússia recomendamos reserva de hospedagem com antecedência. É bem difícil se comunicar com taxistas e motoristas de transporte público, o que dificulta a procura por hospedagem em cima da hora.

Nós sempre usamos o booking.com nas nossas viagens porque não é necessário pagar para fazer a reserva e o preço final é indicado na moeda do destino, evitando confusões.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A BIELORRÚSSIA

alfabeto cirílico, alfabeto russo, mochilão bielorrússia, mochilão leste europeu, visto para brasileiros, bielorrussia precisa de visto
Visto para Bielorrússia

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share