Passamos 2 semanas em um mochilão pelo Uruguai no inverno e reunimos aqui dicas de roteiro (com locomoção de ônibus), hospedagem e o que esperar de cada cidade na estação baixa. Confira!
Uruguai é aquele vizinho que pode ser um psicopata louco, um traficante maníaco, ou só um cara normal, mas a verdade é que a gente não sabe nada deles. Aliás, não sabemos muito de nenhum país vizinho.
Mas o Uruguai é um caso ainda mais curioso, porque, por serem pequeninos e sem muita importância internacional, nunca se lê sobre eles, nunca se vê nada sobre eles, e por aí vai.
Depois do nosso mochilão pelo Uruguai no inverno nós nos apaixonamos pelo país e recomendamos essa viagem pra todo mundo!
Índice
- Curiosidades Sobre o Uruguai
- Roteiro do Nosso Mochilão Pelo Uruguai no Inverno
- Ônibus do Brasil Para o Uruguai
- Fronteira Chuí (Brasil x Uruguai)
- O Que Fazer em Chuy
- Punta del Diablo – Uruguai no Inverno
- Cabo Polonio – Uruguai no Inverno
- Punta del Este e Maldonado
- Piriápolis no Inverno
- Montevidéu – Uruguai no Inverno
- Colonia del Sacramento – Uruguai no Inverno
- Outros Locais Interessantes Para Visitar no Uruguai
- Moeda Usada no Uruguai
- Língua Falada no Uruguai
- Melhor Época Para ir ao Uruguai
- Camping no Uruguai
- Como se Locomover pelo Uruguai
- O que Faríamos Diferente na Viagem ao Uruguai
- Seguro Viagem Para a América do Sul
- Veja Também:
- Salve esse Post no Seu PINTEREST:
Curiosidades Sobre o Uruguai
Pra começo de conversa, a maconha é legalizada. Na rua tem vários Grow Shops, onde se vende uma infinidade de tipos de erva, com catálogo e tudo.
É proibida a venda pra turista, mas tem um monte de gente na rua que ganha a vida comprando erva pra revender pros visitantes.

Segunda coisa: tem 4 vacas pra cada indivíduo no Uruguai. E, apesar do churrasco argentino ser o famoso, no Uruguai a qualidade da carne e a habilidade no assado são bem superiores.
Além de a carne ser bem barata. Não vale a pena ser vegetariano aqui, pois os vegetais são bizarramente caros.
Terceira coisa: o penúltimo presidente deles, antes da guinada mundial à direita que não poupou ninguém, era um sujeitinho super simpático que foi guerrilheiro e, nos tempos como presidente, vivia numa casa super simples e andava num fusquinha.
Retidão em pessoa, o Mujica conquistou o Uruguai e o mundo com seu jeitinho simples e tranquilo. Mas não resistiu à nova onda conservadora mundial.

Quarta coisa: além da maconha, também são legalizados o aborto e o casamento homoafetivo. Para saber mais a respeito nós recomendamos a leitura desse ótimo texto do blog Estrangeira: Uruguai LGBT – o país mais avançado da América do Sul.
Por conta da legalização do aborto, o índice de morte durante o procedimento abortivo caiu a quase zero, além de, surpreendentemente, a taxa de desistência de aborto subiu 30%.
Aí, além disso tudo, as praias são estrondosamente lindas, e o povo… ah, o povo uruguaio… Uruguai é aquele país pelo qual apaixona-se fácil fácil, e o problema será conseguir sempre um tempinho pra fazer mais uma visita.
Leia também: 5 Roteiros Que Já Fizemos de Mochilão na América do Sul
Roteiro do Nosso Mochilão Pelo Uruguai no Inverno

Passamos 15 dias no Uruguai no inverno e gastamos R$941 cada. Se tivéssemos caronado, esse valor teria sido muito menor. E se não tivéssemos encontrado os anjos que encontramos no CouchSurfing, teríamos gastado muito mais.
Dica: se você tiver uns dias sobrando aproveite para conhecer Porto Alegre e fazer um bate e volta para Gramado. Aproveite as Dicas de Gramado do blog Lets Fly Away que nós recomendamos, e também do blog Te Vejo Pelo Mundo: O Surpreendente Mini Mundo de Gramado
Ônibus do Brasil Para o Uruguai
Muita gente desce de Pelotas para o Chuí. Seria um trajeto menor, mas nós optamos por pegar um ônibus noturno da Planalto, desde Porto Alegre, por R$135. Meio caro, mas foi perfeito, porque o ônibus era confortável e deu certinho o tempo da soneca (são entre 7 e 8 horas de viagem).
Chegamos no Chuí um pouco antes das lojas abrirem, e tivemos que ficar umas 2 horinhas por lá até o primeiro ônibus resolver sair (leia a dica logo aí abaixo sobre a fronteira).
Aqui as companhias que operam são a Cynsa e a Rutas del Sol. O preço é sempre o mesmo, então é só pesquisar os horários. Tem uns ônibus saindo pela manhã, depois um intervalo grande, daí outros saindo por volta de meio-dia, mais um intervalo grande e, então, os ônibus do fim da tarde.
Fronteira Chuí (Brasil x Uruguai)
Dica importante, caso se esteja cruzando a fronteira por terra (Chuí), é: lembre-se de avisar ao motorista do ônibus que você não é uruguaio. Caso contrário, ele não parará na fronteira. Isso acontece porque Chuy é uma cidade entre fronteiras, mas faz parte do Uruguai.
As fronteiras brasileira e uruguaia são separadas por uma cidade de distância. E os ônibus que saem daí fazem serviço nacional, presumindo (estupidamente) que só há uruguaios dentro. Tivemos que pagar outra passagem só por causa disso, e perdemos umas 2 horas à toa.
Assim como vários outros países, não é preciso ter passaporte para entrar no Uruguai. Apenas RG com menos de 10 anos de emissão. Confira:
O Que Fazer em Chuy
Uma cidade entre fronteiras, e, no nosso caso, como chegamos de manhã, até ficamos na dúvida sobre onde estávamos. O ônibus para na imigração brasileira só se tiver algum estrangeiro. Não se tem a sensação de que saiu do país. Além de que está tudo escrito também em português.
Troque seu dinheiro aqui. Se for ao supermercado, pague em reais, pois aí convertem melhor do que nas casas de câmbio. Os aparelhos eletrônicos estão num bom preço, caso necessite algo pra viagem.
Leia a seguir: 6 sugestões de roteiro Uruguai + Argentina
Punta del Diablo – Uruguai no Inverno
Praia linda e bucólica no inverno. O vilarejo está quase todo fechado, mas tem 2 ou 3 mercados abertos.
Punta del Diablo é um lugar perfeito para caminhadas longas pela praia deserta e curtir um churrasco em casa.
Um dia é suficiente pra ver tudo, mas a vibe do lugar é bem gostosa pra quem quer ficar curtindo o sossego. Nós ficamos 3 dias e ficaríamos mais.

Hospedagem boa e barata em Punta del Diablo:
Pra quem prioriza o máximo de conforto na hospedagem, os melhores hotéis são Calas del Diablo e Unique Hotel e Suites.




Cabo Polonio – Uruguai no Inverno
Ahhh que paraíso! Dentro de uma reserva nacional, com não mais que 300 moradores, o governo não permite que se construa mais em Cabo Polônio. E que bom que é assim!
Cabo Polônio fica a uns 8km da estrada por um caminho de dunas e praia, então toma-se uma jardineira pra chegar lá.

No inverno quase ninguém fica por lá e está tudo fechado. Leve comida e bebida, pois o vilarejo é mal abastecido e pode ter os preços bem inflacionados.
Além de curtir a tranquilidade de Cabo Polonio, um passeio obrigatório é caminhar por trás do farol, onde ficam os leões marinhos (MUITOS!). São lindos e violentos uns com os outros, ou seja, ficar admirando eles é um ótimo passatempo.

O céu de Cabo Polonio é um dos mais lindos que já vi, e passear pelas praias à noite é uma sensação inigualável.
Nós ficamos 2 noites em Cabo Polonio pelo mesmo motivo que em Punta del Diablo: a vibe do lugar é maravilhosa. Não tem necessariamente muita coisa pra fazer, mas só estar lá já é maravilhoso.

Nos hospedamos no Viejo Lobo e não temos do que reclamar, apesar de o local ser super rústico. Outra opção econômica é o Corazón de Ballena.
Pra quem quer mais comodidades, mesmo sabendo que em Cabo Polonio elas são limitadas: Yacaiste e Narakan são boas opções.



Punta del Este e Maldonado
Maldonado é uma das maiores cidades do Uruguai, mas sem atrativos turísticos. Punta del Este fica a um ônibus urbano de distância, e vale uma visita. Especialmente no inverno, que não está tão cheia.
Há duas praias principais em Punta del Este: de um lado é a saída do rio (Playa Mansa), de água mais escura, e do outro (Playa Brava), o mar.
O monumento da mão gigante (mais famoso do Uruguai) fica na Brava.

Para conhecer as principais atrações de Punta del Este fique pelo menos 2 ou 3 dias na cidade.
Hospedagem boa, bem localizada e barata em Punta del Este:
Pra quem busca uma experiência incrível de hospedagem: AWA Boutique Hotel e Hotel Art Design.

Leia mais no blog Cariocas sem Fronteiras: José Ignacio, o vizinho mais famoso de Punta del Este
Piriápolis no Inverno
Melhor evitar Piriápolis no inverno. Não tem absolutamente nada. Até o McDonald´s fica fechado, e todo o comércio também.
A praia é bonita, tem um hotel que já foi o mais chique da América do Sul e uns morros para subir e ter boas panorâmicas.

Piriapolis

Piriapolis
A cidade também guarda lendas sobre seu fundador, Piria, mas no inverno não terá ninguém para contá-las.
Foi um erro imenso de planejamento termos ido pra lá. Basicamente um dia desperdiçado, mas mochilar é assim mesmo.
Nos hospedamos no Hostel de Los Colores, que foi o único ponto positivo da viagem pra lá, já que era um ótimo hostel.

Montevidéu – Uruguai no Inverno
A única cidade grande dentro do que brasileiro entende por cidade grande. Agradabilíssima, mas com bares e restaurantes muito caros, o que nos impediu de curtir mais.

Montevidéu

Montevidéu
Há um lugar que não se pode deixar de ir em Montavidéu: Mercado del Puerto. O churrasco daí é delicioso demais e o clima é muito gostoso e caótico.
Os dois restaurantes grandes da entrada onde se come no balcão são os mais tradicionais e o que todos indicam. Cordeiro e Assado de Tira são os clássicos. Na dúvida, aponte uma carne e peça ela.
Nos fins de semana, mesmo no inverno, fica muito cheio o mercado inteiro. Mas vale a pena. A carne sai por 400 a 500 pesos uruguaios.

Montevidéu é o lugar certo para curtir um bom Candombe, que é uma música percussiva e usada para festas e protestos, com uma história linda e que não se parece tanto com o candomblé brasileiro, como muitos pensam.
Nós passamos um fim de semana em Montevidéu e foi o suficiente para ver tudo e curtir a cidade. O fim de semana é especialmente interessante para ver as feiras de rua da cidade, entre as quais algumas bem bizarras.

Os melhores hostels em Montevidéu, com base na avaliação dos hóspedes:
Montevidéu tem também alguns hotéis lindos e modernos, como o BIT Design Hotel e o Alma Histórica Boutique Hotel. Para ver todas as opções na cidade clique aqui.
Colonia del Sacramento – Uruguai no Inverno
Cheia de história, Colonia no inverno é calma e tranquila. A Ciudad Vieja é pequenina, e vale muito o passeio. Ruínas de muralha, um farol, ruas bem antigas no estilo português, que lembra muito as ruas mais antigas da colonização africana.

Ótima cidade pra ficar um tempo e relaxar, especialmente se há dinheiro no bolso para comer. Dois ou três dias passam voando aqui. Os restaurantes em Colonia são mais baratos do que na capital.


Colônia del Sacramento
Uma ótima ideia é combinar uma viagem a Buenos Aires, cidade linda e intensa que escrevemos a respeito aqui.
As opções de hospedagem com melhor custo x benefício em Colônia são:

Outros Locais Interessantes Para Visitar no Uruguai
La Paloma e La Pedrera
Praias de surfe entre Cabo Polonio e Punta del Este que dizem ser bem bonita.
Barra de Valizas
Ao lado de Cabo Polonio. Dá pra fazer um trekking de 7 horas pra ir e voltar.
Moeda Usada no Uruguai
Peso uruguaio (aprox. R$1 = 10 pesos uruguaios na cotação oficial). A ideia de levar real pra Montevidéu é extremamente onerosa. Ao contrário do que se diz por aí, o câmbio é muito desfavorável na capital. Rodamos o país todo, e o único lugar onde o real valia algo foi no Chuí.
Exemplificando: no Chuí a conversão era 8,6 pesos pra cada real. Já em Montevidéu isso caiu pra 7,50 pra cada real. Já o dólar em Montevidéu tinha uma cotação ótima.

Língua Falada no Uruguai
Espanhol, mas o portuñol é compreendido quase fluentemente. MUITA gente fala português ou entende muito bem.
Em alguns lugares, como Punta del Este, é bem comum encontrar brasileiros nos estabelecimentos comerciais, e somos quase maioria nas ruas.
Melhor Época Para ir ao Uruguai
Uruguai tem duas facetas: verão e inverno. Nós fomos no inverno e a verdade é que foi ótima a escolha.
No verão, pelos comentários dos locais, as praias lindas e maravilhosas ficam abarrotadas de turistas da pior espécie (argentinos e brasileiros ricos) e, como o país é chiquitito, todas as praias são tomadas por eles.


No inverno é o completo oposto. Em algumas praias não havia absolutamente ninguém. Chegamos ao cúmulo de, em Piriápolis, vermos um McDonald´s fechado com uma faixa dizendo “Até o próximo verão”. Daí tira-se muitas conclusões.
Camping no Uruguai
É bem comum encontrar espaços de camping pelo Uruguai. Como fomos no inverno e estávamos sofrendo muito com a temperatura, nem cogitamos essa possibilidade. Mas sempre havia ao menos um camping nas cidades pequenas que fomos.
Como se Locomover pelo Uruguai
O transporte principal no Uruguai é ônibus. E tem ônibus de todo lugar para todo lugar, com bastante frequência sempre.
As companhias maiores são: COT, Rutas del sol e Cynsa. Carona é totalmente a onda do Uruguai. E, como a rota turística é basicamente seguindo uma estrada só, tudo fica bem fácil.
O que Faríamos Diferente na Viagem ao Uruguai
Teríamos planejado mais tempo. 15 dias é pouco pro Uruguai. Caso tenha-se mais tempo, pode-se ir pra estrada pegar carona tranquilamente. No nosso caso, como tínhamos tempo contado, quando estava chovendo pegávamos o ônibus em vez de fazer dedo. De resto, é só felicidade.


Parece que faz parte do turismo no país passar um tempo no interior. Existem vários, e não fomos porque o tempo era apertado. Uma pena.
Seguro Viagem Para a América do Sul
É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:
- Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
- Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
Veja Também:
E não deixe de ler Pôr do sol na Casapueblo em Punta Ballena, do blog Uma Viagem Diferente, e Provando as Comidas Típicas do Uruguay, do blog 6 Viajantes.
Salve esse Post no Seu PINTEREST:

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂





Voltamos recentemente do Uruguai e fomos no inverno também. Fomos para Colonia del Sacramento, Montevidéu e Punta del Este, nessa ordem. Gostamos muito do país, ficamos 9 dias inteiros e foi uma viagem super tranquila, fizemos passeios sem pressa, alugamos um carro para irmos no nosso tempo, visitamos vinícolas. Adoramos, foi uma viagem bem surpreendente.
É uma delícia viajar pelo Uruguai né? Nós fomos em 2016 e não voltamos mais, mas a vontade é grande!
Pingback: Praias no Uruguai: um guia para o verão! - Apure Guria
Muito útil esse post! Adorei! Com certeza vou utilizar as dicas para a viagem que pretendo programar nesse inverno.
Eu adoro o Uruguai! Que país incrível! Duas semanas de mochilão devem ter sido maravilhosas! Concordo que o churrasco uruguaio é muito superior ao argentino! Adorei matar a saudade nesse post!
Gostei bastante desse roteiro pelo Uruguai no Inverno. Vocês ressaltaram algumas cidades que nunca imaginei conhecer, mas que pelas fotos me despertou o interesse.
Eu adorei o Uruguai! Quero muito voltar com calma e conhecer melhor! Esse seu post vai ajudar muito no meu planejamento!
Uruguai está nos nossos planos e pretendemos conhecer em breve, vou usar suas dicas para me guiar.
eu amei o Uruguai, quero voltar algum dia, viajei de ônibus por lá também, na segunda vez voltei de Montevidéu até São Paulo de ônibus, foi uma longa viagem, mas muito legal! Morando no Sul é bem mais tranquilo!