Visitamos Vladimir, uma cidade da Rússia não muito longe de Moscou, e reunimos aqui os detalhes para que você também faça essa viagem.
Vladimir é a única cidade do Golden Ring que também é uma das paradas da Transiberiana. Se você ainda não sabe o que são esses nomes, leia esses posts antes de continuar:
- Turismo na Rússia: 11 Coisas Que Você Precisa Saber
- Rússia: Pontos Turísticos e Roteiros de Viagem
- Transiberiana – Planejamento de Viagem
Por conta disso, Vladimir acaba por ser o ponto de partida ou último destino para quem está viajando no Golden Ring.
A cidade de Vladimir foi a capital da Rússia entre os séculos 12 e 13, e muitos edifícios importantes sobreviveram desde essa época.
Há alguns pontos turísticos interessantes, além da proximidade com Suzdal (clique aqui para ler sobre Suzdal), outra cidade do Golden Ring. Hoje em dia serve como capital do Oblast de Vladimir, uma das divisões administrativas da Rússia.
Nós resolvemos parar durante 5 dias em Vladimir para dar uma relaxada durante nosso roteiro pela Transiberiana.
Aqui vamos falar do que tem de interessante na cidade, já que é bem difícil encontrar informação boa e atualizada na internet.
Como em todos os posts da Rússia, aqui colocamos sempre os nomes em cirílico para facilitar a pesquisa.
Índice
O que Fazer em Vladimir – Rússia
Há edifícios históricos, igrejas, monastérios, ruas e praças bonitas para se visitar em Vladimir – Rússia.
A cidade é bem facilmente explorada, já que basicamente tudo fica na rua principal, a Bolshaya Moskovskaya (ул. Большая Московская).
Catedral da Dormição (Свято-Успенский Кафедральный собор)
Com certeza a Catedral da Dormição é o principal ponto turístico da cidade. Data do século 12 e é Patrimônio Mundial da UNESCO, fazendo parte de um conjunto de edifícios chamados Os Monumentos Brancos de Vladimir e Suzdal.
O acesso é livre em temporada baixa. Há um caixa por ali, então é provável que algumas datas tenham entrada paga.
Bul´var Im. Pushkina (Бульвар им.Пушкина)
Os arredores da Catedral da Dormição são lindos.
Há um parque chamado Bul´var Im. Pushkina (a tradução é algo como “O bulevar nomeado em homenagem a Pushkin”, jeito bem comum de dar nome aos lugares na Rússia) com vista ampla para o rio e a estátua opulenta em homenagem ao fundador da cidade, Vladimir Monokamh, e São Feodor.
Na verdade, há algumas controvérsias sobre a fundação de Vladimir, mas a estátua está lá de todo modo.
Park Kul’tury I Otdykha “Lipki” (Парк Культуры и Отдыха “Липки”)
O nome desse parque seria traduzido para Parque da Cultura e Relaxamento Lipki.
Além de ser um parque muito agradável, cheio de sombra, ali ainda estão a Catedral de São Demetrius (Дмитриевский Собор), de onde se tem uma vista ampla dos arredores da cidade, e o bonito palácio do Museu de Vladimir e Suzdal.
Foto: Alexxx1979 [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
Rua Georgiyevskaya (Георгиевкая ул.)
A Rua Georgiyevskaya é a mais bonitinha e charmosa da cidade. Trata-se de uma rua de pedestre que sai da rua principal.
Nela, há várias estátuas referente a profissões e histórias da cidade, com legenda em inglês em algumas delas, o prédio da primeira farmácia de Vladimir, e até uma bomba d´água que dá para brincar e se refrescar ao mesmo tempo.
Staryy Vladimir (Старый Владимир)
O Staryy Vladimir é um museu no fim da Rua Georgiyevskaya (que nesse ponto já mudou o nome para Rua Spasskaya). O tema do museu é a vida na província de Vladimir antes da Revolução Russa.
No entanto, a grande atração dele, para nós, foram os arredores. Um belo jardim com um monumento à cereja, fruta tradicional da região.
Portão Dourado (Золотые ворота)
O Portão Dourado, chamado de Golden Gate em inglês, é um monumento em arco no meio da avenida principal.
É possível subir nele para uma vista aérea da cidade, mas não parece ser melhor do que a vista do parque Pushkin ao lado da Catedral da Dormição.
Praça do Teatro (Театральная плошадь)
A Praça do Teatro tem esse nome por conta do Teatro Acadêmico de Drama, prédio que chama mais atenção no lugar. Além dele, há também cafés, lojas, a Igreja Troitskaya e uma fonte onde as crianças brincam no verão.
Bem ao lado dela há um amontoado de terra chamado Kozlov Val onde é possível subir para ter uma vista panorâmica da praça e do Portão Dourado.
Monastério de Vladimir (Рождественский Владимирский мужской монастырь)
Apontado no mapa como Vladimir Christmas Monastery, o Monastério de Vladimir é um prédio branco bem perto de uma das descidas para a estação de trem.
Nós só passamos em frente, mas deu para notar que lá de dentro há uma vista ampla também, além de outras igrejas para ver.
Bate e Volta: Suzdal
Uma das principais atrações em Vladimir é o bate e volta para Suzdal, cidade a poucos quilômetros de distância. Fizemos um post específico sobre a cidade para você decidir se vale a pena ir até lá:
Onde se Hospedar em Vladimir
Se você estiver viajando no modo econômico, uma boa opção é o Vozduh MiniHotel é uma ótima opção, com boa localização.
E se você prefere ficar em hotel, dê uma olhada no Hotel Panorama e no Orion Hotel que são umas lindezas.
Como Chegar em Vladimir
Desde Moscou demora-se entre 2 a 3 horas de trem para chegar a Vladimir. Nesse post ajudamos a comprar as passagens on line no site da RZD, companhia de trem da Rússia:
A outra cidade grande próxima de Vladimir é Nizhny-Novogorod, de onde a viagem de trem demora entre 2 e 3 horas e meia. Leia mais:
Caso se esteja fazendo o Golden Ring inteiro e tendo Vladimir como a última parada, a cidade interessante mais próxima é Suzdal, de onde há ônibus frequentes para Vladimir.
Quantos Dias em Vladimir
Se você não está parando em Vladimir para relaxar, como nós, a cidade certamente não merecerá mais do que uma ou duas noites no seu roteiro. Vladimir é pequena e sem tantas atrações.
Importante aqui decidir se você vai incluir no roteiro uma visita à Suzdal, pois isso tomará boa parte do dia. A viagem desde Moscou demora entre 2 e 3 horas até Vladimir, então é pouco provável que se consiga fazer tudo no mesmo dia.
Seguro Viagem Para a Rússia
A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂