Brasileiros podem visitar Cabo Verde sem burocracias por até 30 dias, mas o visto para Cabo Verde envolve um pré-registro e pagamento de taxa, sobre o qual vamos falar mais a seguir.
Já estivemos em Cabo Verde 3 vezes e o procedimento sempre foi simples, mas em 2019 algumas coisas mudaram, então fomos atrás da informação para manter esse texto sempre atualizado.
Em uma de nossas viagens ficamos mais de um mês em Cabo Verde, e sobre esse processo de estender o visto também falaremos a seguir.
Não sabe por onde começar a montar seu roteiro? Leia tudo sobre turismo em Cabo Verde e tire suas dúvidas.
Índice
Como Tirar o Visto Para Cabo Verde
Desde janeiro/2019 o governo de Cabo Verde instituiu um processo on line de pré registro para os visitantes, que deve ser feito até 5 dias antes da viagem.
O site é o ease.gov.cv e você deve preencher as informações de sua viagem na seção “Pré-Registro de Viajantes”. O último passo é o pagamento de uma taxa.
Para entrar em Cabo Verde você vai precisar do Comprovante Internacional de Vacinação Contra a Febre Amarela e de COVID com 3 doses.
Esses comprovantes geralmente são exigidos antes do embarque no Brasil. Ou seja: se não tiver você nem vai entrar no avião.
Oficialmente eles também exigem comprovante de reserva de hospedagem, voo de retorno, seguro viagem e uma foto 3×4. Esses documentos nem sempre são solicitados na imigração, mas por ser exigência oficial, você não deve viajar sem eles.
Fora isso, eles só vão perguntar o motivo da viagem. Todos falam português em Cabo Verde, então a comunicação não é um problema na imigração.
Informações reunidas em agosto/2022 desses sites: condições de entrada, período de permanência e documentos exigidos.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Como Ficar Mais de 30 Dias em Cabo Verde
É difícil querer ficar só 30 dias nesse país bonito e gostoso demais. Nós fizemos esse procedimento em 2017 pra conseguir prolongar por mais 30 dias a estadia.
Não perguntamos, mas ouvimos a policial dizer pra outras pessoas que é possível estender por no máximo até 6 meses. Enfim, pra estender o visto em 2017, precisamos de (cópia e original):
- Passagem de avião para outro país (para comprovar que você vai embora de Cabo Verde)
- Passaporte (cópia da identificação e do carimbo de entrada no país)
- 1 foto 3×4
- Comprovante de estadia (detalhes mais abaixo)
- Comprovante de que tem dinheiro pra bancar a estadia (pela lei, são 10mil escudos, ou algo em torno de 100 euros, por dia – mais detalhes abaixo também)
- Taxa de 600 escudos
Quando chegamos para pegar essas informações na polícia, dissemos que estávamos na casa de uma amiga, e eles então pediram uma declaração feita por ela, com firma reconhecida, e uma cópia de seu bilhete de identidade.
No caso de se estar num hostel ou hotel, eles mesmos fornecem esse documento.
Mas na hora de comprovar que tínhamos dinheiro – 100 euros por dia pra cada um – era demais. Quando perguntamos pra policial como poderíamos comprovar isso, ela disse “Ah! Isso é só na lei! Vocês já tem onde ficar e onde comer! Só precisam de dinheiro pro ônibus e pra beber mesmo!”. Então não foi preciso comprovar nada.
Aliás, quando perguntei “Mas e se o visto não for concedido?” ela olhou com uma cara tipo “Cara, isso nunca vai acontecer”.
Enfim, o procedimento parece complicado, mas é extremamente simples. Foi bem rápido. Nos deram 3 dias pra voltar lá e buscar os passaportes (mesmo sendo alguns dias depois do nosso visto inicial já ter expirado).
Dinheiro em Cabo Verde
Nome da moeda: Escudo Cado-Verdiano (CVE)
Cotação (setembro/2022): 100 CVE = R$ 4,59
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Cabo Verde o melhor é viajar com Euro, porque você provavelmente não vai encontrar Escudos para comprar antes de chegar lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Importante saber: o CVE é indexado ao euro, ou seja, se o euro sobe, ele sobe também, e vice-versa.
Por conta disso, em alguns lugares mais turísticos (principalmente na Ilha do Sal e na Ilha da Boa Vista), o euro corre fluente no comércio, na cotação de 1 euro pra 100 escudos.
Seguro Viagem Para Cabo Verde
A contratação de seguro viagem é obrigatória para entrar em Cabo Verde.
Além disso, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.
E no que se trata de Cabo Verde nós temos um motivo especial para frisar a importância do seguro: cobertura no caso de extravio de bagagem. Aconteceu com a gente.
Nós voltamos pro Brasil e nossa mala foi parar em Portugal, depois sumiu, e apareceu só semanas depois. Na época nós estávamos sem seguro e tivemos que enfrentar horas de telefonemas internacionais sem entender direito o que as pessoas estavam falando.
Esse perrengue todo podia ser evitado com um seguro (que custa bem menos do que a gente imagina).
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE CABO VERDE
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir algum serviço através de um dos links afiliados nesse post nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog.

