Está em dúvida se vale a pena viajar para Taganga, a praia hippie de Santa Marta, na Colômbia? Leia nosso texto e tenha certeza de que irá se apaixonar por esse lugar incrível.
Taganga é demais e qualquer pessoa que falar o contrário não tem noção do que tá dizendo!
Hehehe, isso é só pra dizer o tanto que a gente gostou de Taganga. Fomos para lá meio receosos, porque há muitos relatos um pouco “estranhos” na internet.
Mas a gente gostou tanto que ficou um mês naquele paraisinho, então resolvemos escrever aqui alguns bons motivos pelos quais você tem que ignorar os relatos ruins, ir pra Taganga e talvez gastar o resto da sua viagem na Colômbia só lá.
Índice
- 1) A praia de Taganga é uma piscininha
- 2) Comida boa e barata
- 3) O pôr-do-sol no bar
- 4) E sucos…
- 5) Taganga é seguro
- 6) O clima hippie de Taganga…
- 7) E o clima de vila de pescador
- 8) Taganga não é tão isolada assim
- 9) Não tem tanto mosquito em Taganga quanto a gente esperava
- 10) Acesso ao Parque Tayrona pros mais aventureiros
- 11) E outros passeios (mergulho, stand-up, praias etc.)
- Voo Barato Para a Colômbia
- Moeda Usada na Colômbia
- Chip Internacional Para a Colômbia
- Seguro Viagem Para a América do Sul
1) A praia de Taganga é uma piscininha
Sim, e de frente pro pôr-do-sol. Visual incrível demais mesmo. Nesse um mês que ficamos por lá, até vimos o mar agitado umas três ou quatro vezes.
O normal lá é sempre estar uma calmaria que só, o que é perfeito pra stand-up. Todo dia nós descíamos a rua, íamos em direção aos bares e ficávamos por ali.
É o melhor lugar da praia, até porque o outro lado é repleto de barcos de pescadores, impossibilitando o banho.
Leia também: o que fazer em Cartagena, cidade colonial da Colômbia
2) Comida boa e barata
A comida super típica do Caribe Colombiano é o peixe frito acompanhado de arroz de coco e patacón.
Confesso que depois de um mês em Taganga (sem contar o outro mês que já tínhamos passado no Caribe Colombiano) a gente enjoou bem do arroz de coco. Mas as primeiras semanas foram deliciosamente repletas desse prato.
Leia também: comidas típicas para provar na Colômbia
Os quiosques da praia vendem o almoço com bebida e sopa. Bem, a sopa no calor parece estranho, mas rapidinho você se acostuma e já começa a desejar a sopinha pra abrir o apetite.
O preço é entre COP 8.000 e COP 12.000, o que é um ótimo preço na Colômbia (2018).
Há outros restaurantes, lanchonetes, vendas de frango assado (é o que mais se vê no país inteiro) e hamburguerias em Taganga, de diversos preços e qualidades.
Os peixes do almoço barato eram basicamente dois: o pargo e um outro que era mais seco. Pagando mais, dá para conseguir outros tipos de peixe, assim como lagosta e camarão.
3) O pôr-do-sol no bar
Como já disse, o pôr-do-sol é na água, bem de frente pra praia mesmo. O sol descendo entre os dois morros que delimitam a baía de Taganga é uma cena linda demais.
Melhor ainda porque os bares todos tem uma vista perfeita e aberta pra essa cena, por um preço justíssimo.
As mesas do bar, as árvores, as pessoas, até mesmo o seu drinque… Tudo ficando dourado e preto. Os banhistas passeando e aquela sensação de estar num sonho tropical.
Leia também: tudo sobre San Andrés, o Caribe Colombiano
4) E sucos…
Vendinhas de suco de fruta estão espalhadas por todo lado. Apesar de não serem tão baratos quanto no resto da Colômbia, são tão deliciosos quanto. A fruta vai depender da estação, mas sempre tem muitas.
Leia também: vale a pena conhecer Medellín, na Colômbia?
5) Taganga é seguro
Aqui está o ponto polêmico. Muita gente relata experiências de violência em Taganga, porém nós não vimos nada disso. Claro que, depois de ler os relatos dessas pessoas, fomos atrás de informação.
A questão principal é onde você se hospeda: a primeira parada de ônibus de Taganga é em frente à delegacia de polícia. Essa é como se fosse a área central do vilarejo. E sim! Aí é super seguro.
Não se assuste com os moto-taxistas mal-encarados e os vendedores levemente hostis. Na Colômbia é sempre assim em todo lado.
Depois que você se der conta que as pessoas nem sempre são muito amigáveis e que se acostumar com o assédio dos vendedores, vai perceber que o lugar é seguro.
Nós nos hospedamos no Hostel Casa Graffiti, nessa área, e super recomendamos no quesito segurança.
Na verdade, em todos os outros, porque o pessoal é muito bacana, os preços são ótimos e os quartos arrumadinhos.
Não encontramos o link para reserva on line do Casa Graffiti, mas ali ao redor tem algumas outras ótimas opções de hospedagem:
Todos esses estão super bem localizados, possuem ótimas avaliações dos hóspedes e cobram preços justos. Não recomendamos outra localização além dessa em Taganga.
Leia também: o que fazer em Bogotá
6) O clima hippie de Taganga…
Taganga era uma vila de pescadores onde hippies do resto da Colômbia e de outros países sul-americanos começaram a ir morar.
Então você vai vê-los o tempo todo vendendo artesanato ou fazendo música nas ruas e bares.
Por conta disso, muitos mochileiros mais alternativos estão colocando Taganga no roteiro também. E normalmente fazem como nós: ficam por lá muitos dias. Há bastante trabalho voluntário em hostels para quem quiser esticar sua estadia.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
7) E o clima de vila de pescador
Quer comprar um peixe fresquinho? Basta subir a rua da praia em direção ao morro que lá no finzinho tem peixe o dia inteiro. Há outras casas pelo vilarejo que também vendem pescado.
8) Taganga não é tão isolada assim
Apesar de ser um paraisinho cercado por morros altos e montanhas, o acesso à Santa Marta é bem simples: há uma estrada que em menos de 20 minutos conecta o centro da cidade à Taganga, com uma vista maravilhosa da baía.
Como Taganga só tem mercadinho pequeno, com os víveres básicos (arroz, comida enlatada, álcool, biscoitos e essas coisas), para encontrar produtos mais específicos, tem que descer pra Santa Marta mesmo.
Para Santa Marta tem ônibus toda hora, até bem tarde. A passagem custa COP 1.600 (mais barata no domingo).
Ah, e não se preocupe que em Taganga tem caixa eletrônico. São dois: um do Davivienda e um do Bancolômbia. Quem leu nosso post sobre dinheiro na Colômbia sabe qual o melhor.
9) Não tem tanto mosquito em Taganga quanto a gente esperava
Pra uma praia na Colômbia no meio do mato, realmente esperávamos uma enxurrada de mosquito. Até tem alguns, mas é de boa.
O motivo pra não gostar aqui é só frescura mesmo. Um repelentezinho de leve já dá conta do recado, quando muito.
10) Acesso ao Parque Tayrona pros mais aventureiros
O mar é muito brabo entre Taganga e o Parque Tayrona, mas mesmo assim é possível fazer a viagem de barco entre os dois lugares. Dizem que é lindo demais esse caminho. Só tem que ter estômago.
11) E outros passeios (mergulho, stand-up, praias etc.)
Taganga não se resume só à praia principal. Lá no fim do vilarejo, tem uma estrada que dá acesso a mais duas praias.
Pra ser sincero, ficamos de tamanha preguiça no lugar que nem essa trilha pegamos. Mas todos ficavam encantados com o lugar.
Mas, além dessa trilha, tem muitas outras opções: como o mar é uma piscininha e o sol se põe de frente, é o paraíso para o pessoal do stand-up paddle. A água tem boa visibilidade, o que atrai muita gente do mergulho também.
Voo Barato Para a Colômbia
Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.
Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.
Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:
Moeda Usada na Colômbia
Nome da moeda: peso colombiano (COP)
Cotação (maio/2023): 1000 pesos colombianos = R$ 1,11
Em qualquer cidade média ou grande da Colômbia, o cartão de crédito é um meio bem comum de pagamento.
É bom sempre ter um pouco de peso em mãos para comprar coisas pequenas e de vendedores informais.
Para fazer saques, procure um caixa eletrônico e fique atento às taxas cobradas. O Colpatria é um banco que não cobra taxa e que dá um limite alto de saque.
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Leia nosso post completo sobre qual moeda levar para a Colômbia clicando aqui.
Chip Internacional Para a Colômbia
Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Colômbia (e em outros países que você vá visitar na mesma viagem).
É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.
Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.
Clique aqui para ver preços e pacotes para a Colômbia.
Seguro Viagem Para a América do Sul
É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:
- Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
- Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂