Ícone do site Caminhos me Levem

Sergiev Posad: O Vaticano da Rússia!

segiev posad rússia

Num dos dias que passamos em Moscou, a capital da Rússia, fizemos um passeio bate e volta à pequena cidade de Sergiev Posad para conhecer seus mosteiros.

Sergiev Posad é uma cidade a 75km de Moscou. Ela faz parte do Golden Ring, um conjunto de cidades muito antigas que ficam pertinho da capital.

A história dessas cidades se entrelaça fortemente com a religião ortodoxa russa, portanto, para fins turísticos, o principal atrativo da região são as igrejas, as catedrais e os mosteiros.

A mais importante dessas cidades é Sergiev Posad, por abrigar a Troitse-Sergieva Lavra, um conjunto de mosteiros que é a sede espiritual da religião ortodoxa russa no país.

Isso é o equivalente ao papel do Vaticano na igreja católica romana.

Sergiev Posad – Rússia

A fundação do mosteiro data de 1345 e se deu pelas mãos do próprio São Sérgio, um dos mais importantes santos russos (daí Sergiev, o nome da cidade).

Suas relíquias estão em uma das catedrais do complexo.

Sergiev Posad – Rússia: Vale a Pena?

Quando estávamos em Moscou, calmos e tranquilos, a preguiça bateu forte e quase não fomos a Sergiev Posad. Do nada resolvemos ir, e que surpresa boa!

Com certeza vale a pena. Foi o complexo religioso mais bonito que visitamos em toda a Rússia.

Ainda que o interesse não seja a religião em si, as edificações e assistir a um coral dentro de uma das igrejas de lá vale muito a pena.

Sergiev Posad – Rússia

Por ficar tão perto de Moscou, o jeito mais fácil é fazer um passeio de bate e volta, então não precisa dormir em Sergiev Posad.

Em Moscou nós ficamos no Strawberry Duck e achamos tudo simplesmente perfeito. Falamos mais sobre hospedagem em Moscou e damos outras dicas da cidade aqui:

E se você ainda não leu, nós temos MUITOS posts super completos com dicas para quem vai viajar pela Rússia. Nós passamos mais de 2 meses viajando a Transiberiana, então reunimos muita informação mesmo. Comece por aqui:

Dicas Para a Visitação de Sergiev Posad – Rússia

Vista-se respeitosamente (calças ou saias compridas e camisa fechada) e, no caso das mulheres, levem um lenço para cobrir a cabeça. Sem isso, sua entrada em alguns prédios pode ser barrada.

Qualquer lenço levinho serve para demonstrar respeito

O complexo está aberto de segunda a sexta. Aos finais de semana é fechado e não recebe visitantes.

Não pagamos nada para entrar nem para tirar fotos.

Sergiev Posad – Rússia

Como Chegar em Sergiev Posad (Сергиев Посад) – Rússia

Na estação Yaroslavsky (Ярославский вокзал), em Moscou, os trens saem a cada meia hora. As passagens podem ser compradas no guichê e custam 186 rublos (maio/2019).

A frequência dos trens é a cada meia hora, mais ou menos. Há dois tipos: os suburbanos, que são mais lentos (porque fazem muitas paradas) e os expressos.

Nós sinceramente não entendemos muito bem em qual nós viajamos, mas a viagem durou menos de 2h e foi confortável, embora fosse um trem antigo.

Trem rápido e vazio

Para comprar o bilhete, caso você não fale russo, leve escrito em cirílico e mostre para o atendente: станция Сергиев Посад (que quer dizer estação de Sergiev Posad).

Fique atento às estações, pois a sua não é necessariamente o ponto final do trem. Nós acompanhamos o trajeto no app Maps.Me, que funciona off-line, para saber onde descer do trem.

Ao chegar em Sergiev Posad, dê uma olhada na placa com os horários de retorno (ou pesquise de antemão no site da RZD, companhia responsável pelos trens no país, já que lá na estação estará tudo em cirílico).

Chegamos!

O Que Fazer em Sergiev Posad -Rússia

Chegando na estação, nós caminhamos uns 15 minutos até os mosteiros. O trajeto está indicado no mapinha aqui embaixo.

No caminho tem alguns pontos legais para tirar foto. A área dos mosteiros é toda cercada por um muro imenso e já dá pra ver de longe.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

A entrada é pela igreja de São João Batista, que forma um arco pelo qual passamos por dentro. Nós passamos cerca de 1h30 caminhando pelo local. Entramos em algumas igrejas e vimos alguns ritos.

Havia muitos fiéis rezando e celebrações religiosas acontecendo. Nós tentamos nos misturar e ficamos quietos observando tudo, então ninguém reclamou.

Não somos muito entendedores da religião ortodoxa russa, por isso vamos tentar explicar só o básico da história de cada um dos prédios. As igrejas e demais construções são essas:

Natividade de São João Batista (Церковь Рождества Иоанна Предтечи)

Igreja da entrada, que forma um arco. As torres são douradas e o prédio é cor-de-rosa. No interior do arco há várias pinturas muito bonitas.

Natividade de São João Batista

Dukhovskaya (Духовская церковь)

Construção mais simples com um único domo azul. É a única igreja que tem uma torre de sino.

Na igreja ortodoxa russa normalmente as torres e as igrejas são 2 prédios separados.

Dukhovskaya é a da direita

Miheevskaya (Михеевская церковь)

A mais bonita, pelo menos por dentro. Os detalhes são incríveis e, pra quem nunca viu muitas igrejas ortodoxas na vida, é bem impressionante.

Foi construída em homenagem a um monge que era discípulo e atendente pessoal de São Sérgio.

O interior impressionante da Miheevskaya

Catedral da Trindade (Троицкий собор)

Embora não seja a construção mais alta nem a mais cheia de detalhes, a Catedral da Trindade é a mais importante da Lavra.

Na hora nós não sabíamos disso, mas de fato tinha uma fila bem grande de fiéis esperando pra entrar no prédio.

Catedral da Trindade

Conseguimos espiar um pouquinho de fora quando estava rolando um rito religioso lá dentro, com muitos cantos.

O eco que as vozes fazem lá dentro é algo encantador demais.

Capela e Fonte da Assunção

Uma capelinha cor-de-rosa com uma fonte de água milagrosa (dizem) lá dentro.

A água é potável e você pode encher sua garrafinha lá, ou comprar uma garrafa vazia para enchê-la.

Nós enchemos a nossa e a água era bem boa e geladinha.

Capela da Assunção

Ao lado dessa capelinha tem uma pequena construção azul que também é uma fonte de água. Funciona da mesma maneira.

Fonte da Assunção

Torre do Sino (Колокольня)

A construção mais alta de todo o conjunto é apenas a torre do sino, e não uma igreja. A parte de baixo é uma loja de souvenir.

Torre do Sino

Catedral da Dormição (Успенский собор)

A igreja branca, grandona com domos azuis, que foi construída há quase 500 anos. Seu interior pareceu ser bem bonito, mas quando tentei entrar tinha um rito religioso acontecendo e estava muito cheia.

Catedral da Dormição

Por fim entramos também em um prédio comprido, atrás dessa catedral. Ele é todo cercado, mas o portão estava aberto e muitos fiéis estavam entrando, então lá fomos nós.

Subimos uma escada e nos deparamos com um salão onde monges bem mais jovens cantavam. Devia ser uma escola ou algo assim. Ficamos um tempo assistindo, mas não fotografamos lá dentro, por respeito.

Monge ortodoxo todo vestido de preto

Seguro Viagem Para a Rússia

A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.

Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile