Ícone do site Caminhos me Levem

O Que Fazer em São Thomé das Letras MG – Com Fotos, Dicas & Lendas

o que fazer em são thomé das letras

Entre quedas d’água deslumbrantes, grutas misteriosas e um centro histórico pra lá de charmoso, tem muito o que fazer em São Thomé das Letras, um dos destinos mais cobiçados do interior de Minas Gerais.

A história e as lendas de São Thomé das Letras despertam a curiosidade acerca de suas construções e formações naturais. Lugares como a Gruta do Carimbado, a Ladeira do Amendoim e a famosa Casa da Pirâmide são cercadas de histórias místicas e esotéricas.

Muita gente viaja para São Thomé das Letras buscando contato com a natureza (e com seu eu interior), enquanto outros vão à procura de festas e agito. A boa notícia é que você encontra ambas essas coisas na cidade, onde há espaço para todas as tribos.

São Thomé das Letras é uma cidade pequenina (cerca de 7 mil habitantes), isolada no alto de uma montanha (1.227 metros de altitude), então apesar de ter muito o que fazer na cidade, o que reina por lá é a tranquilidade.

Especialmente durante a semana, é fácil achar um local onde ficar em silêncio, ouvindo o canto dos pássaros e fazendo amizade com cachorrinhos que andam livremente pela cidade.

Antes de viajar para São Thomé das Letras e saber o que fazer por lá, é importante saber o que esperar da cidade, qual a melhor época para ir, como chegar, onde ficar e quais são os melhores bares e restaurantes.

A seguir nós damos todas essas dicas, te contamos o que fazer em São Thomé das Letras e narramos uma ou outra das muitas lendas desse destino enigmático.

Nós passamos meses viajando por Minas Gerais e conhecemos várias cidades, sobre as quais você pode ler clicando aqui, ou então veja os vídeos dessa viagem em ordem clicando aqui.

Lendas e Curiosidades de São Thomé das Letras – MG

Conhecida como a Cidade de Pedra, a Montanha Mágica e um dos Pontos Energéticos do Planeta Terra, além de vários outros sinônimos místicos, São Thomé das Letras é rodeada de lendas, curiosidades e histórias interessantes.

A história da cidade remonta aos anos 1700, quando um escravo chamado João Antão fugiu da fazenda onde era mantido e se refugiou em uma pequena gruta no alto de uma montanha.

Segundo a lenda, João recebeu a visita de um senhor muito educado nessa gruta, o qual lhe entregou uma carta para ser levada ao dono da fazenda, com a promessa de que ele seria compreensivo com a fuga.

O fazendeiro fica impressionado com a escrita e pede para João levá-lo até a gruta. Chegando lá eles não encontram mais o senhor que escreveu a carta, mas sim uma estátua de São Thomé.

Gruta de São Thomé das Letras

O fazendeiro então ordena a construção de uma capela para São Thomé (das Letras, por conta da carta bem escrita) ao lado da gruta, onde posteriormente veio a ser construída a principal igreja da cidade – a mesma que está lá até hoje.

Estátua de São Thomé em frente à igreja

Toda a região é de extração de pedras, essas mesmas que são usadas na construção das casas e pavimentação das ruas. É impossível caminhar pela cidade sem reparar em suas construções com estilo único.

Uma curiosidade é que as casas são construídas só com o encaixe das pedras umas nas outras, sem cimento entre elas.

Casa típica de São Thomé das Letras

Tem até uma praça com um monumento em homenagem ao extrator, classe de trabalhadores muito importante por ali.

Praça do Extrator

Por ser considerado um dos lugares de maior energia e um dos chakras do planeta, dia a lenda que São Thomé das Letras atrai muitos alienígenas.

Só para você ter uma ideia, ali pertinho fica a famosa cidade de Varginha.

Eles estão por todos os lados

Nos anos 80 ocorreu o auge das aparições na cidade, período em que um rapaz da cidade supostamente foi abduzido. Esse acontecimento inclusive apareceu em documentários internacionais sobre o assunto.

Até mesmo a prefeitura usa os alienígenas e os seres místicos em suas campanhas. Por exemplo, nós estivemos lá durante a pandemia, e os avisos pedindo distanciamento social eram todos ilustrados com ETzinhos:

Desde os anos 60 São Thomé das Letras atrai hippies e pessoas que acreditam em lendas místicas, o que influenciou a maneira como o turismo foi desenvolvido por ali.

Hoje em dia, caminhando por São Thomé das Letras, encontramos muitas referências a bruxas, magos e duendes.

Um mago em São Thomé das Letras

Nas lojinhas de artesanato, um dos itens mais populares, junto com os cristais, são os duendes dentro de garrafas.

A construção mais famosa da cidade é, sem dúvidas, a Casa da Pirâmide, localizada no alto no Parque Municipal Antônio Rosa e um dos principais pontos quando a questão é o que fazer em São Thomé das Letras.

A Pirâmide de São Thomé das Letras foi construída entre os anos 70 e 80. Um dos motivos para sua construção foi a preservação da área contra a extração de pedras.

A casa acabou se tornando um dos maiores atrativos da cidade e hoje em dia é ponto de encontro dos visitantes para assistir ao pôr do sol.

A famosa Pirâmide de São Thomé das Letras

Em 2021 a Pirâmide, que é propriedade particular, porém situada em área de controle do município, foi colocada a venda por mais de 1 milhão de reais.

Esse fato fica tanto como uma curiosidade quanto como um aviso aqui: há muitos cachorrinhos (e cachorrões) andando livremente pelas ruas de São Thomé das Letras.

Eles são simpáticos e adoram guiar os visitantes de um lado para outro em troca de carinho. Esses cachorrinhos tem dono e não são cachorros de rua, então nem pense em levar um para casa.

Um dos muitos cachorrinhos simpáticos de São Thomé das Letras

Numa ruazinha de terra, aparentemente sem nada de especial, ocorre uma ilusão de ótica (ou fenômeno sobrenatural, se você acreditar), onde tem-se a impressão de que os carros que estão descendo a ladeira na verdade estão subindo.

A Ladeira do Amendoim em São Thomé das Letras

Funciona assim: você para o carro no meio da ladeira e deixa em ponto morto. Ao invés de descer a ladeira, por conta de alguma inclinação específica do terreno, você tem a impressão de que o carro está subindo sozinho. É bem bizarro!

Uma das maiores lendas de São Thomé das Letras é a da Gruta do Carimbado, de onde supostamente parte um túnel, com mais 4 mil quilômetros de extensão, que leva até a cidade inca de Machu Picchu, no Peru.

Chico Taquara é o personagem de uma das histórias envolvendo essa gruta. Ele foi um andarilho que viveu em São Thomé das Letras e era muito conhecido entre os moradores por ser um poderoso curandeiro.

Estátua de Chico Taquara em São Thomé das Letras

Ele se comunicava com os animais, que obedeciam ao seu chamado. Os pássaros pousavam em seus ombros por espontânea vontade.

Dizem que Chico Taquara viveu na Gruta do Carimbado, até um dia em que sumiu e nunca mais foi encontrado. Acredita-se que ele atravessou o túnel e foi parar em Machu Picchu.

Foto tirada em nossa visita a Machu Picchu

Clima e Previsão do Tempo Para São Thomé das Letras – MG (Melhor Época Para Visitar)

A melhor época para visitar São Thomé das Letras depende muito da experiência que você quer ter na cidade.

Se você busca sossego, com pouca gente em volta e um clima gostoso, então o inverno pode ser ótimo. Foi quando nós estivemos por lá e amamos a experiência. O ponto negativo é não conseguir aproveitar muito as cachoeiras, que ficam com suas águas congelantes.

Se você prefere agito, muita gente lotando as ruas, bares e festas, então vá para São Thomé das Letras no verão.

Inverno em São Thomé das Letras

Esteja ciente também que São Thomé das Letras sempre fica cheia aos finais de semana e feriados, motivo para reservar sua hospedagem com uma boa antecedência.

São Thomé das Letras – MG: Onde Fica e Como Chegar

São Thomé das Letras fica no Sul de Minas Gerais, a 306km de Belo Horizonte, 349km de São Paulo e 344km do Rio de Janeiro.

Onde fica São Thomé das Letras

Para quem vem da Rodovia Fernão Dias, o acesso se dá por uma estrada asfaltada, passando pela cidade de Três Corações.

Se você tiver tempo, vale a pena dar uma paradinha na cidade, onde nasceu o jogador de futebol Pelé, e visitar a casa de sua infância. Falamos mais sobre ela em outro post aqui do blog.

Também vale a pena encher o tanque do seu carro em Três Coração ou até antes, porque em São Thomé das Letras o combustível é bem mais caro.

Estrada chegando em São Thomé das Letras

Para quem chega pelo outro lado, passando por Cruzília, espere encontrar uma estradinha de terra que pode estar bem ruim caso tenha chovido.

Nós viajamos com nosso carro desde o interior de SP, passando por outros lugares no caminhos, então tivemos a ótima experiência de poder ir para qualquer lugar com muita liberdade, inclusive para conhecer as cidades próximas.

Alugar um carro é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.

Para consultar passagens de ônibus para São Thomé das Letras, tempo de viagem e preços clique aqui.

Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui ou abaixo:

Como se Locomover Por São Thomé das Letras – MG

Se você vai viajar com seu carro e pretende fazer os passeios com ele, se prepare para muitas estradas de terra. Dependendo da cachoeira que você escolher visitar, o acesso pode ser difícil, principalmente se for época de chuva.

Uma das estradas para as cachoeiras de São Thomé das Letras (no inverno, época de seca)

Se você preferir fazer os passeios com guias, na praça principal ficam estacionados vários carros que fazem esse serviço. Se você não tiver feito agendamento prévio (que pode ser acertado com sua hospedagem, por exemplo), é só chegar ali e procurar algum carro.

Estacionamento na praça de São Thomé das Letras

Se seu grupo for pequeno (só um casal, por exemplo) ainda dá para se juntar com outras pessoas para fazer o passeio junto e economizar um pouco.

Quantos Dias e Onde Ficar em São Thomé das Letras – MG

Embora dê para conhecer os principais pontos turísticos e fazer tudo o que há em São Thomé das Letras em 1 ou 2 dias, nós recomendamos pelo menos 3 dias para curtir a cidade e as cachoeiras das redondezas com calma.

Um exemplo que funciona bem do que fazer em São Thomé das Letras em 3 dias:

Quando o assunto é onde ficar em São Thomé das Letras, a resposta depende do que você espera dessa viagem.

Se você quer ficar perto do agito noturno, com bares e restaurantes, e também de boa parte dos pontos turísticos da cidade, fique no centrinho de São Thomé das Letras.

Clique no nome da pousada para conferir preço, datas e reservar on line com segurança:

Clique aqui para ver preços e disponibilidade

Se você quer o máximo de sossego e contato com a natureza, opte por um dos muitos chalés ou campings que ficam fora da cidade.

Clique no nome da pousada para conferir preço, datas e reservar on line com segurança:

Clique aqui para ver preços e disponibilidade

Clique aqui para ler nosso guia completo de onde se hospedar em São Thomé das Letras, com opções para todos os bolsos e gostos.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

O Que Fazer em São Thomé das Letras – MG

Além das muitas cachoeiras que ficam nos arredores da cidade, aqui listamos o que fazer na própria cidade, tanto em seu centro histórico lindíssimo quanto nos mirantes que dão a melhor vista para o pôr do sol.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Também falamos um pouco sobre o que fazer em São Thomé das Letras quando está frio, no inverno (mês de julho), com chuva, à noite e no final de semana.

O Que Fazer em São Thomé das Letras: Curtir as Cachoeiras

Um dos principais motivos pelos quais os turistas vão até a cidade são suas cachoeiras e poços perfeitos para banho.

Cachoeira Vale das Borboletas
Cachoeira Véu de Noiva

Além dessas cachoeiras, que são as mais famosas de São Thomé das Letras, também falamos de outras que podem ser visitadas aqui no nosso blog. Não deixe de ler o post completo clicando aqui.

Veja nosso vídeo mostrando as cachoeiras que visitamos (Véu de Noiva, Cachoeira do Flávio e Vale das Borboletas) clicando aqui. Tentamos visitar a Eubiose, mas estava fechada.

O Que Fazer em São Thomé das Letras – MG: Ver o Pôr do Sol

São Thomé das Letras fica no alto de uma montanha, a mais de 1.000 metros acima do nível do mar, então você já deve estar imaginando que o pôr do sol é lindo lá do alto.

E como se não bastasse a beleza do cenário, em volta da cidade há vários locais pra lá de especiais para ver o espetáculo no fim do dia – todos acessíveis a pé:

A Pirâmide é o lugar mais famoso para ver o pôr do sol na cidade. Nos dias de maior movimento, espere encontrar uma verdadeira multidão por lá, com muita música, vendedores de artesanatos, comida e bebida (além do infame brisadeiro, sobre o qual eu falo mais adiante).

Pôr do sol na pirâmide de São Thomé das Letras

Além do espaço amplo que tem na frente da pirâmide, é possível subir no teto e entrar nos 3 andares da casa, por onde você tem acesso a um mirante com vista pro outro lado da cidade.

O lado de dentro da pirâmide de São Thomé das Letras

Fica ao lado da pirâmide e é um pouco menos movimentado. Na nossa opinião a vista de lá é bem mais bonita, pois não tem tantas antenas impedindo a visão do pôr do sol.

Pôr do sol no Mirante do Cruzeiro em São Thomé das Letras

O nome do mirante é esse porque tem uma imensa cruz no topo.

Mirante construído não muito longe do Morro do Cruzeiro, de onde se tem uma vista incrível, emoldurada pela construção de pedras.

Mirante de São Thomé das Letras no fim do dia

Ponto mais alto do Parque Municipal Antônio Rosa (onde também ficam todos os mirantes anteriores), de onde se tem uma visão de 360 graus de São Thomé das Letras e dos arredores.

Vista dos arredores de São Thomé das Letras

Para quem não quiser subir até os mirantes, dá para ver o pôr do sol do centrinho de São Thomé das Letras, mais especificamente do teto da gruta.

A vista é linda, com a igreja e a praça bem ali ao lado.

Pôr do sol no teto da gruta de São Thomé das Letras

O Que Fazer em São Thomé das Letras: Pontos Turísticos

Muita gente visita São Thomé das Letras sem tempo para conhecer seus pontos turísticos além das cachoeiras e dos mirantes para o pôr do sol, mas nós recomendamos muito que você separe um tempo para explorar mais dessa cidade incrível:

Na entrada de São Thomé das Letras (para quem vem de Três Corações) há um letreiro lindo e que vale a parada para fotos.

Letreiro “Eu Amo São Thomé das Letras”

Pertinho do letreiro fica o portal da cidade, com uma estátua de São Thomé.

Portal de São Thomé das Letras

O coração de São Thomé das Letras, onde está a maior parte dos bares e restaurantes. O interior da igreja também é muito bonito, mas em nossa estadia na cidade nunca a vimos aberta para visitação.

Igreja de São Thomé das Letras

Aos finais de semana e feriados há uma feirinha de artesanato na praça, que fica bem movimentada.

Praça central de São Thomé das Letras

Nos anos 1800 a igreja de pedra começou a ser construída por escravos de uma fazenda da região, porém depois de uma revolta, a obra foi interrompida.

Igreja de pedra de São Thomé das Letras

Foi só em 1995 que os moradores da cidade decidiram terminar a construção da igreja, o que fizeram seguindo os planos originais e usando as pedras da própria cidade.

Se você tiver um tempo para explorar São Thomé das Letras a pé, não deixe de subir até o Parque Municipal e passar pelos mirantes, onde você também vai observar algumas formações curiosas, como a Pedra da Bruxa.

Pedra da Bruxa

Essa pedra imensa leva esse nome porque, de certo ângulo, se parece com a silhueta de uma bruxa. Vai da imaginação de cada um.

Mais uma dessas formações de pedra curiosas de São Thomé das Letras. Ao lado dela há uma estátua bem curiosa de um ET com vários braços.

ET na entrada da Toca do Leão

Nem dá para caminhar pela cidade sem reparar nos imensos casarões históricos de pedra. Na rua de trás da praça estão alguns dos mais bonitos e bem preservados.

Casarões históricos em São Thomé das Letras

Também há muitas construções decoradas com fadas, ETs, gnomos e etc, então vale a pena caminhar prestando atenção nos detalhes.

Arte pelas ruas de São Thomé das Letras

O Que Fazer em São Thomé das Letras no Frio (Julho/Inverno)

A pedida quando está frio em São Thomé das Letras é passear pela cidade, conhecer os arredores e caminhar bastante pela área dos mirantes. As pedras ficam quentinhas com o sol e é uma delícia ficar por lá quando está frio.

Nós passamos parte do mês de julho em São Thomé das Letras e pegamos o maior frio do ano, mas mesmo assim não deixamos de visitar algumas cachoeiras para apreciar sua beleza.

Sem falar que a maior parte delas tem bares e restaurantes, então dá para passar um dia muito gostoso, mesmo sem ter condições de se banhar.

Mas o que é mais legal de fazer no inverno em São Thomé das Letras é caminhar pela cidade e conhecer suas construções e pontos turísticos. Com os dias frios é bem agradável andar de um lado pro outro, enquanto no verão o melhor mesmo é ir para as cachoeiras se refrescar.

Passeando por São Thomé das Letras no inverno

Outra atividade muito legal em São Thomé das Letras, e que encaixa perfeitamente no inverno, é comprar roupas, acessórios e enfeites nas lojinhas da cidade.

Tem muita coisa criativa por lá, dessas que a gente não encontra em qualquer lugar. Para que curte roupas indianas e qualquer coisa num estilo mais “hippie”, é o paraíso.

Camiseta do alienígena: “Eu não acredito em humanos

E por fim, uma das coisas mais gostosas de fazer em São Thomé das Letras, seja no inverno ou no verão, é provar as delícias da comida mineira nos restaurantes da cidade:

Onde Comer em São Thomé das Letras – MG: Bares e Restaurantes

Tem muitos bares e restaurantes bons em São Thomé das Letras. Boa parte deles se concentra em volta da praça central da cidade e na Rua Plínio Pedro Martins.

Dica: quanto mais afastado dessa região, maiores chances de encontrar preços melhores.

Como nós ficamos algumas semanas na cidade, acabamos provando muitos:

Pizza na pedra (O Alquimista)
Caldo de mandioca e de feijão (Monalisa)
Primeiro bar de São Thomé das Letras (Sô Jura)
Bares na praça de São Thomé das Letras (Caverna e Tio Eli)
Pertinho da pirâmide de São Thomé das Letras (Bar do Mago)
Bar mais gourmetizado em São Thomé das Letras (Jardim Secreto)
Melhor lugar para uma comidinha rápida (Bar da Praça)
Típico fogão a lenha de Minas Gerais
Estátua do artista Ventania (Bar do Jhonny)
Tomando cachaça no bambu
Tomando uma de leve na pirâmide de São Thomé das Letras

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile