Passamos mais de 2 meses percorrendo a transiberiana e reunimos aqui um monte de curiosidades sobre a Rússia que você nunca imaginou antes.
Um país que viveu cerca de 80 anos sob uma diferente forma de organização econômica, que se tornou tão importante a ponto de dividir o mundo em dois.
Esse mesmo país é o mais extenso do planeta, e olha que já foi bem maior. Também já foi um dos principais polos tecnológicos da Terra.
Dentro desse país está a região mais gélida do mundo e boa parte do seu gigantesco território é desértica ou coberta por florestas.
Difícil considerar a Rússia um país inexpressivo e sem graça no cenário mundial. Mas certamente depois de ler esse post de curiosidades sobre a Rússia você verá o país com outros olhos.
As curiosidades sobre a Rússia estão expostas aqui sem nenhuma ordem, pois seria complicado escolher qual é a mais bizarra.
E se você ainda não leu, confira também mais curiosidades sobre a Rússia em nossos outros artigos aqui no blog, incluindo tudo sobre a culinária russa, a ferrovia transiberiana e o que saber antes de viajar para o país.
1) Curiosidades Sobre a Rússia: Cidades Fechadas
Uma das maiores curiosidades sobre a Rússia é que ela possui o maior número de cidades fechadas para visitantes no mundo!
Atualmente, a Rússia possui 42 cidades fechadas. Ao menos oficialmente, já que o país é gigante e é difícil saber o que se passa em todo canto dele.
Boa parte delas foi fechada por conta dos testes nucleares e desenvolvimento de armas.
Essas cidades fechadas estão espalhadas pelo país todo. Em algumas, cidadãos russos podem entrar; em outras, até os russos precisam de uma permissão.
Na época da União Soviética (URSS), o número de cidades fechadas era bem maior.
Algumas delas são hoje em dia bem conhecidas, como é o caso de Samara, que sediou jogos da Copa do Mundo de 2018, e Perm, cidade onde se passa o famoso romance Doutor Jivago.
Leia sobre Perm e a Caverna de Gelo de Kungur aqui no nosso blog.
2) Curiosidades Sobre a Rússia: O Lugar Mais Frio do Planeta
Muitas questões climáticas estão entre as curiosidades sobre a Rússia, inclusive o local mais frio do planeta.
O lugar mais frio do mundo se chama Oymyakon, e fica dentro da República da Iacútia, na Sibéria.
A temperatura chega a 71 graus celsius abaixo de zero por lá!
A população está em torno de 500 habitantes e, curiosamente, as pessoas vivem bastante por lá. Já houve caso de um habitante chegar a 120 anos de idade.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
3) Curiosidades da Rússia: Repúblicas Dentro do País
Já que falamos na República da Iacútia, falemos de outras repúblicas da Rússia.
O Brasil é uma república. Já na Rússia, há 21 repúblicas. São 22, se considerarmos a Crimeia.
As repúblicas são partes do território russo que gozam de certa autonomia política, e em geral abrigam minorias étnicas ou grupos minoritários, como os tártaros ou os povos indígenas da Iacútia.
Cada república dessa tem um presidente próprio, poder legislativo próprio e até uma constituição só delas. Dá pra imaginar a confusão política.
Na República do Tartaristão, por exemplo, a constituição local diz que o presidente do Tartaristão será eleito pela população local.
Entretanto, a constituição russa diz que os governantes dos territórios serão eleitos pelo parlamento local. Ou seja, as repúblicas gozam de certa autonomia, pero no mucho.
Nós visitamos 3 dessas repúblicas: o Tartaristão, a República do Altai e a Buriácia. Opinião sincera? Vale muito a pena visitar todas elas. Aqui temos alguns posts:
As outras divisões políticas da Rússia (cada um com suas curiosidades) são os krais, os oblasts, as cidades federais, oblasts autônomos e okrugs autônomos.
É como se o Estado do Rio de Janeiro tivesse uma importância política diferente do Estado do Maranhão.
4) Curiosidades Sobre a Rússia: República Anexada à Força
Já que citamos a Crimeia, falemos aqui rapidinho dela, pra não dar discussão.
A República da Crimeia fazia (ou faz) parte da Ucrânia. A região tem boa parte da sua população de etnia russa, e então foi realizado um referendo em 2014 para decidir sobre a anexação da Crimeia à Rússia.
No referendo, a maioria absoluta votou a favor da anexação pela Rússia. No entanto, a ONU considerou ilegal. Sem falar nos rumores de compra de voto, proibição de certas pessoas de votar, e todas essas confusões que a gente já conhece.
O resultado é que até hoje ninguém está certo sobre a quem a Crimeia pertence. Olha lá no Google Maps e você vai ver que as fronteiras da região são pontilhadas, e o Google nem arrisca dizer o país onde ela está.
5) Curiosidades Sobre a Rússia: Ondas Congeladas
O Lago Baikal é o mais profundo do mundo, e contém cerca de 20% da água potável do planeta inteiro.
Isso por si só já seria uma baita curiosidade, mas recentemente se tornou viral na internet um vídeo mostrando o fenômeno das ondas congeladas.
É curioso ver as pedras de gelo passando uma por cima da outra na beira do lago. Nós escrevemos um post sobre a Ilha Olkhon, lugar onde é possível avistar o dito fenômeno.
Claro que é preciso ir no inverno ou bem no comecinho da primavera. Mas, se você for em outra época do ano, não tem problema, porque o Lago Baikal e a Ilha Olkhon são lindos de morrer o tempo todo.
O Lago Baikal é o mais incrível e rodeado de curiosidades sobre a Rússia, não deixe de visitá-lo se tiver a chance!
6) Curiosidades Sobre a Rússia: A Cidade Que Vai Pelo Buraco
Nós quase incluímos a cidade de Berezniki no nosso roteiro, para podermos ver uma das maiores curiosidades sobre a Rússia ao vivo.
O motivo: estava ali pertinho, no Krai de Perm, onde nós passamos 4 dias, e lá poderíamos ver os famosos buracos que estão engolindo a cidade.
E por que nós desistimos de ir? Por causa dos buracos que estão engolindo a cidade! Eles realmente aparecem do nada, então o risco de cair em um é real.
Os buracos estão surgindo por conta dos túneis de mineração que foram abertos por baixo da cidade. Em 2007 surgiu o sumidouro conhecido como “O Avô”, o maior sumidouro feito pelo homem.
Surgiu com 200 metros de profundidade e 80 metros de comprimento, mas hoje em dia já ultrapassa os 400 de comprimento por mais de 300 de largura.
Evacuações nessa cidade são algo normal. Berezniki fica 24 horas sob vigilância de vídeo, pois os sumidouros podem surgir a qualquer momento. Foi melhor a gente não ir mesmo.
7) Curiosidades Sobre a Rússia: Mina Gigante de Diamantes
Voltando à República da Iacútia, lá está uma mina de diamantes que pode ser vista desde o espaço, e é usualmente incluída entre as principais maravilhas naturais da Rússia.
Uma mina natural?
Bem, ela foi construída pelo homem, mas a natureza fez o papel de expandí-la e deixá-la do jeito que é hoje em dia. Passeios de helicóptero são proibidos por conta dos ventos que vem da mina.
8) Curiosidades Sobre a Rússia: Superstições
Apesar de as superstições terem perdido bastante do seu apelo no nosso mundo globalizado, tal qual no Brasil, na Rússia ainda se vê muitas delas.
Sente numa mesa com um russo e puxe o assunto para você ver. Uma parte delas é justamente o contrário das nossas.
Um anfitrião nosso deixou cair o garfo e disse que era sinal de que receberia a visita de uma mulher. Quando fiz menção de jogar sal por sobre meu ombro pra espantar o coisa-ruim, ele não entendeu nada.
Para eles, se cai uma faca, vem de visita um homem, e se cai uma colher, então quer dizer que um hóspede está chegando.
Essa é só uma de inúmeras superstições às avessas que eles tem. O gato preto, por exemplo, pode ser sinal de boa sorte, se ele cruza o caminho de um homem (tem que ser homem) da esquerda para a direita.
As curiosidades sobre a Rússia não acabam!
9) Curiosidades Sobre a Rússia: O Metrô Que Nunca Existiu
Na cidade de Barnaul, no Krai de Altai, uma passagem subterrânea numa das praças principais originou uma brincadeira sobre um fictício sistema de metrô.
Um morador local resolveu criar um site com itinerários do metrô, estações e tudo o mais.
A brincadeira foi longe, pois o metrô de Barnaul ganhou depois perfil no Twitter e em outras redes sociais.
Um dia uma ex-moradora da cidade levou uns amigos de Nova Iorque para lá, toda orgulhosa do metrô.
Como o metrô não existia, ela enviou uma carta muito raivosa para o presidente Vladimir Putin. Sim, para o presidente!
Daí que todas as menções ao metrô de Barnaul foram retiradas da internet.
Falamos mais sobre a cidade de Barnaul aqui no blog, onde passamos uma semana, com mais detalhes sobre a história do metrô falso.
10) Curiosidades Sobre a Rússia: Russos Não Bebem Tanta Vodka Assim
A Rússia é um dos maiores consumidores de álcool do mundo.
Ainda assim, o viajante chega lá pensando em tomar diversos tipos de vodka, mas quando chega no primeiro bar, vê que no cardápio tem duas ou três variedades, quando muito.
Não adianta ir para o próximo bar, porque será igual.
A verdade é essa: os russos não bebem vodka! Isso pra mim foi a maior das curiosidades que vi na Rússia.
Os números oficiais de consumo de vodka são altíssimos, porém é proibido beber na rua e, aparentemente, a vodka é associada com bebida de pobre.
Os jovens de classe média ou alta não tomam vodka, a menos que seja misturada em coquetéis.
Vimos muitos mendigos e moradores de rua com uma garrafinha na mão ou escondida em copos de restaurante fast-food, mas em bares só dá cerveja artesanal mesmo.
Inclusive todos os russos com quem conversamos sobre isso (e eu puxava esse assunto com absolutamente todos) reconheciam que as vodkas russas não são as melhores.
Sugestão minha: se quer tomar vodka, vá pra Polônia, Ucrânia ou Mongólia.
11) Curiosidades Sobre a Rússia: Álcool Banido na União Soviética
O álcool foi um dos responsáveis pela quebra da União Soviética.
Claro que é discutível isso, mas muitos historiadores apontam o álcool como um dos motivos para a quebra da União Soviética.
Em 1985, o então presidente Mikhail Gorbatchov, aquele do sinal esquisito na cabeça, lançou uma campanha contra o alcoolismo.
Pensava ele que, deixando o povo russo menos bêbado, eles produziriam mais e salvariam o país da crise econômica.
Porém o erro foi não lembrar que o mercado do álcool era responsável por cerca de 40% do PIB interno.
Ao elevar em 45% o preço do álcool, a balança econômica do país se alterou abruptamente, levando a um colapso financeiro.
Houve aumento no desemprego, além da falta de produtos como açúcar nos mercados, pois toda matéria-prima usada para produzir álcool estava sendo desviada para a produção clandestina de bebidas.
Os russos trocaram a vodka pelo perfume, químicos caseiros, inseticidas e até anticongelante usado em aviões militares, pois eles eram mais baratos do que a vodka.
Mas o que de mais engraçado ficou dessa época sombria para os bebedores foram os cartazes do governo contra o álcool.
Aqui nesse site pode-se ver alguns deles, e de quebra ainda tem uma entrevista com o autor do livro que reúne esses cartazes.
12) Curiosidades Sobre a Rússia: Os Romanov
A família Romanov, que foi Russa, vem ganhando algum destaque na mídia, principalmente por conta de uma web série estadunidense que foi lançada em 2018.
Os Romanov também foram tema, apesar de não terem sido diretamente citados, da animação Anastasia, da Disney.
Hoje em dia a importância deles é pouca, mas os Romanov já foram uma das famílias mais poderosas do mundo, e que dominou a Rússia por 300 anos.
A sua história terminou com um fuzilamento às pressas efetuado pelo Exército Vermelho, na época da revolução bolchevique.
Estivemos em Ecaterimburgo, cidade onde eles foram assassinados, e contamos tudo em outro texto aqui do blog – clique para ler.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
13) Curiosidades Sobre a Rússia: Literatura
A literatura clássica russa é uma das mais ricas do mundo. São muitos nomes famosos, como Dostoievsk, Tchekhov, Tolstoi, Pasternak (autor do livro Doutor Jivago) e Pushkin.
Apesar de a literatura russa moderna não chamar tanta atenção, livros como Irmãos Karamazov, Anna Karenina e diversos contos do Tchekhov valem muito a pena serem lidos.
Eu particularmente adorei um livro chamado Nova Antologia do Conto Russo, uma coletânea de textos russos famosos, e outros nem tanto, do final do século 19 e começo do século 20.
Só conto gostoso de ler, mas o maior destaque é certamente do conto O Sonho de Makar, de Vladimir Koriolenko. Não sei se Ariano Suassuna reconhece ter se inspirado nele para escrever O Auto da Compadecida, mas a similaridade é óbvia.
A Rússia venera tanto seus escritores que não tem cidade russa que não tenha uma rua ou um parque que leva o nome do Pushkin, poeta maior da literatura daquele país.
14) Curiosidades Sobre a Rússia: Estátuas de Lenin
Só quem ganha do Pushkin em popularidade pelas cidades da Rússia é o Lenin mesmo.
Em quase todas as cidades russas que passamos na nossa viagem (umas 20 mais ou menos) tinha pelo menos uma estátua do Lenin, tanto nas cidades pequenas quanto nas médias e grandes.
Essas estátuas são comuns também fora da Rússia, nos países ex-URSS.
É curioso observar que cada estátua tem um estilo diferente e também uma pose diferente. Tem Lenin caminhando, Lenin com cara de sério, Lenin apontando pra frente, Lenin pra todo gosto.
Foi durante o período stalinista que erigiram quase todas elas, mas com o fim da URSS boa parte das estátuas foi posta abaixo.
Mas certamente o destaque das estátuas do Lenin vai para a da cidade de Ulan-Ude, na República da Buriácia, pertinho da Mongólia já. Uma baita cabeçorra, reconhecidamente a maior cabeça de Lenin no mundo.
15) Curiosidades Sobre a Rússia: A Guerra Fria Foi Perdida de Lavada
É fato que a Rússia perdeu a Guerra Fria e a revolução bolchevique fracassou no seu objetivo de levar o comunismo ao mundo.
Mas o que o viajante nota quando visita cidades como Moscou e São Petersburgo é que essa derrota foi de lavada.
Pelas ruas dessas cidades é possível ver carrões chiques, propagandas de empresas como Coca-Cola e Levi´s, e KFC´s e McDonald´s espalhados por todos os lados.
Sobre o McDonald´s, tenho que fazer um adendo aqui para falar sobre a entrada do restaurante na Rússia após a abertura econômica da Rússia.
Recepções de casamento eram agendadas com meses de antecedência para ocorrer dentro dos McDonald´s. As filas eram gigantescas, e até hoje uma das filiais em Moscou é uma das mais movimentadas do mundo.
Mas são dois fatos que chama mais a atenção do viajante: um deles é a quantidade de museus e lojas de souvenir vendendo artigos da época soviética.
A pessoa coleta um monte de bugiganga soviética, como medalhas, carteirinha de escola, crachás do partido comunista, brinquedos e utensílios domésticos, amontoa tudo numa sala e abre um museu soviético.
A ideologia que moveu um país por 80 anos sendo motivo de escárnio. Ponto para o capitalismo aqui.
O outro fato é a própria Praça Vermelha. Onde antes foi o centro de tomada de decisões da URSS, de onde o comunismo seria levado ao mundo, hoje em dia tem um shopping de altíssimo luxo, com as maiores grifes internacionais.
E bem na entrada da Praça Vermelha está um hotel Four Seasons, da rede canadense de mesmo nome, que tem entre seus acionistas majoritários Bill Gates e um príncipe saudita, que detêm 95% da empresa.
A Rússia perdeu e perdeu feio.
Você conhece mais alguma curiosidade sobre a Rússia? Conte pra gente mais abaixo, nos comentários!
Seguro Viagem Para a Rússia
A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂