Ícone do site Caminhos me Levem

Lapônia [Finlândia]: Conheça Rovaniemi e a Cidade do Papai Noel no Polo Norte

rovaniemi finlandia

Rovaniemi é a capital da Lapônia, região da Finlândia que fica acima do Círculo Polar Ártico. Em outras palavras, o próprio Polo Norte! Para você ter uma ideia, é lá que vive oficialmente o Papai Noel!

Além de visitá-lo, também rola presenciar a Aurora Boreal, fazer passeios em trenós puxados por renas de verdade e até ver ursos polares! Que lugar especial!

Nós estivemos em Rovaniemi e a partir da cidade exploramos bastante a região da Lapônia. Reunimos aqui todas as dicas para você também curtir muito sua viagem em qualquer estação do ano.

Curiosidade: Rovaniemi é uma cidade que foi quase completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, tanto pelos nazistas quanto pelos russos.

Hoje em dia Rovaniemi possui mais de 60 mil habitantes e figura como o principal destino turístico da Finlândia após Helsinki, a capital do país.

Rovaniemi

Quando estávamos pesquisando sobre o que fazer na Finlândia e na Lapônia, descobrimos que havia muitas paisagens e animais completamente diferentes para ver em Rovaniemi.

Daí descobrimos que, apesar de viajarmos na primavera, os rios e o mar ainda estariam ainda congelados na Lapônia. Isso somado à remota chance de ver Aurora Boreal nos convenceu a explorar essa parte tão distante do mundo, literalmente no Polo Norte.

Incluímos Rovaniemi no nosso roteiro, foi absolutamente lindo e inesquecível, e vamos contar tudinho aqui sobre a cidade pra vocês.

Se você ainda não leu, confira também as maiores curiosidades que observamos sobre a Finlândia e nosso guia completo de turismo na Finlândia.

E já que estamos falando de um lugar caro, fizemos um textão detalhando todos os gastos que tivemos por lá. Leia quanto custa viajar para a Finlândia.

Como Chegar a Rovaniemi – Finlândia

Se você busca uma opção econômica, há um trem noturno de Helsinki para Rovaniemi que dá pra comprar até por 30 euros. Entretanto, é necessário comprar com uns 3 meses de antecedência. O nome do trem é Santa Claus Express, mas apesar do nome é só um trem normal mesmo.

O site para comprar bilhetes de trem é esse. A viagem demora em torno de 9 horas. Como resolvemos tudo em cima da hora, a passagem já tinha subido para 80 euros, preço muito acima do nosso orçamento.

Trem na Finlândia

Daí descobrimos um site chamado Matkakeisari que dá todos os preços de ônibus e trem dentro da Finlândia. Os preços não são exatos, mas já dá pra ter uma ideia.

O ônibus de Helsinki para Rovaniemi demora em torno de 12 horas. Porém o preço varia de um dia pro outro, e nos dias que queríamos a passagem já estava custando 50 euros. O preço normal é menos de 30.

Aqui também economiza quem se planeja com antecedência, pois os preços das passagens são dinâmicos, mudando conforme a demanda (e ficando mais caro quanto mais perto do dia da viagem).

No fim das contas, pegamos um ônibus noturno indo para a cidade de Kemi, na costa finlandesa, e que se revelou um lugar lindo demais e quase que imperdível no roteiro. Chegamos lá de manhãzinha, rodamos tudo e pegamos o trem Santa Claus Express indo para Rovaniemi no fim do dia.

Essa viagem durou 21 horas ao todo, porém com um dia inteiro para explorar Kemi. Logo mais eu te falo melhor sobre isso.

Outra opção de conexão para baratear a viagem é a cidade de Oulu. Bem menos turística e maior que Kemi, mas com ótimas opções de transporte para seguir viagem rumo ao Norte. O tempo de viagem é basicamente o mesmo, já que Kemi é no meio do caminho entre Oulu e Rovaniemi.

Há também a possibilidade de ir de avião, já que Rovaniemi conta com um aeroporto. As empresas que voam para lá são a FinnAir e a Norwegian Airlines, ambas desde Helsinki. Atenção para as restrições de bagagem dessas empresas, já que não dá pra viajar leve indo para o frio do Polo Norte.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Melhor Época Para Visitar a Lapônia e Rovaniemi na Finlândia

A cidade de Rovaniemi é extremamente turística, especialmente no período entre dezembro e fevereiro. É nessa época que as pessoas vão pra lá ver o Papai Noel, a Aurora Boreal e fazer muitos tours na neve.

Existe também algum movimento turístico no verão, mas parece ser bem desinteressante. A graça do Polo Norte é a neve!

Rovaniemi em abril (primavera)

Conversando com as pessoas, parece ser um consenso que entre o fim de fevereiro e o fim de março é a melhor época para fazer todas as coisas legais que a cidade oferece, com menos gente, melhores preços e mais chances de ver a aurora boreal.

Nós fomos em abril e, apesar de ainda ter neve e os dias serem longos, muitas das atrações já tinham encerrado as atividades. Recomendamos mesmo assim, pois presenciamos cenários lindos.

Dinheiro na Finlândia

Nome da moeda: Euro

Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Onde se Hospedar em Rovaniemi e Região da Lapônia na Finlândia

A acomodação em Rovaniemi é igualmente cara ao resto do país. Existem muitas opções de camping, mas sem um sistema de aquecimento, só no verão mesmo seria possível montar uma barraca.

Quanto à localização, qualquer acomodação entre a estação de trem e o Arktikum Museum estará bem localizada. De preferência do lado direito da estrada E75 no mapa, pois ali é o centro da cidade (arredores do shopping Sampokeskus).

Algumas opções com bom custo x benefício são:

Agora se você vai viajar para a Lapônia e quer viver experiências incríveis, existem hospedagens que são um verdadeiro sonho.

Clique aqui para ver preço e disponibilidade
Clique aqui para ver preço e disponibilidade

O Que Fazer em Rovaniemi – Finlândia

Rovaniemi funciona como base para explorar a Lapônia da Finlândia. Existem inúmeras agências de turismo em Rovaniemi oferecendo safaris no Polo Norte e outras atividades na neve.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

As opções são inúmeras:

E essa lista não esgota todas as possibilidades. Ainda há muitas atividades a serem feitas em Rovaniemi e arredores. Claro que todas elas custam muito dinheiro, pois sempre envolvem agência de turismo, equipamento, transfer etc.

Preços na Santa Claus Village

Quando chegamos na cidade, estávamos perdidos no meio dessas opções todas. Então fomos ao Centro de Informações Turísticas, do lado de fora do shopping Sampokeskus. Lá nos deram muitas informações sobre os eventos da semana na cidade, mapas, horários de ônibus e indicações do que fazer.

Arktikum Museum (Entenda a Lapônia e o Polo Norte!)

Um dos passeios que fizemos em Rovaniemi foi uma visita ao Museu Arktikum. A gente nunca se interessa muito por museus em nossas viagens, mas esse fez a gente enxergar a Lapônia e a região do Polo Norte de uma forma completamente nova.

O que a gente pensou foi: “Estamos numa parte completamente diferente do mundo e não sabemos quase nada dela. Precisamos entender onde estamos pra depois poder explorar a região direito”.

E realmente nos ajudou muito a compreender os arredores. Afinal, não é todo dia que a gente tem a chance de conhecer tão bem o Polo Norte!

O Arktikum é um museu e centro de ciências na cidade de Rovaniemi, capital da Lapônia, focado em assuntos da região, assim como em explicar sobre o Polo Norte e todas as formas de dilapidação da cultura e do ecossistema dessa zona bastante ignorada do mundo.

Foi uma grande surpresa pra gente. Não imaginávamos que havia tantos povos diferentes no Polo Norte, não fazíamos ideia de como era a vida ali, das dificuldades e processos adaptativos que tanto os humanos quanto os animais da região precisam e precisaram passar para continuar vivendo ali.

De quebra, ainda há uma seção inteira sobre a história da Lapônia e regiões polares da Finlândia durante a Segunda Guerra Mundial.

Afinal, a Finlândia resolveu ficar do lado dos nazistas por um bom tempo, depois indo pro lado dos russos.

O resultado disso foi duas guerras sanguinárias internas e a destruição quase total das cidades na Lapônia, tanto por parte dos alemães quanto pelos russos.

Rovaniemi teve que ser reconstruída quase do zero. O museu conta sobre esse esforço pós-guerra também. Além disso, há também explicações sobre a aurora boreal, sobre os dias e noites longuíssimos da Finlândia, e outras exibições temporárias.

Roupas típicas da Lapônia

O Museu Arktikum fica em Rovaniemi, a uma distância curta a pé de qualquer ponto do centro. Inclusive a praia atrás do museu é considerada o melhor ponto para avistar a aurora boreal de dentro da cidade.

A entrada é 13 euros para um dia. Um pouco salgado, principalmente nesses tempos de desvalorização da nossa moeda.

Existe também um passe chamado Culture Pass que dá acesso ao Artkikum, ao Pike Science Center e ao Korundi House, que são os 3 principais museus da cidade, por 20 euros. Ele é válido por 7 dias.

O Culture Pass pode ser comprado na bilheteria de qualquer um dos 3 museus. O site oficial do museu é o www.arktikum.fi/

Santa Claus Village – A Cidade do Papai Noel na Lapônia!

Esse é com certeza o destino de todos os turistas que visitam Rovaniemi. Afinal, é lá a residência oficial do Papai Noel, com a agência postal natalina oficial, oficina dos elfos, passeio de rena, de husky, pista de snowmobile, casa da Mamãe Noel (que por algum motivo não vive com o Papai Noel) e outras atrações.

Vila do Papai Noel

A gente não curtiu tanto, porque TUDO lá é extremamente caro e mega turístico, mas vale a pena ir porque a visita é rápida, o lugar é muito lindinho, de fácil acesso e é inegável que tem uma certa magia no ar.

250 dias para o Natal

O encontro com o Papai Noel é de graça, dentro do escritório dele. Mas a foto tirada pelos elfos é vendida pela bagatela de 30 euros. Não é permitido tirar fotos com sua própria câmera ou celular na salinha do bom velhinho.

Também é na Santa Claus Village que você oficialmente cruza o Circulo Polar Ártico, pois a linha passa dentro da vila. Eles vendem (claro) o certificado de que cruzou a linha, assim como carimbam seu passaporte (também pago).

Círculo Polar Ártico – Polo Norte!

Na agência postal do Papai Noel é possível enviar uma cartinha para o bom velhinho e até receber um presente dele no Natal. Tudo pago, como de costume.

Aliás, as cartas escritas em quase todo o canto do mundo endereçadas ao Papai Noel ou Polo Norte são remetidas a esta agência.

Para chegar na Santa Claus Village, basta pegar a linha 8 de ônibus, que custa 3,50 euros, ou o ônibus Santa Claus Express, que custa o mesmo.

Para saber os horários, entre nesse site e busque o link para a Santa Claus Village. Na descrição você encontra os links para “Santa´s Express bus timetable” e “Local bus number 8 timetable”.

Ônibus

Se preferir, você pode contratar passeios ou se juntar a excursões para realizar diversas atividades na Vila do Papai Noel. Confira algumas opções para reservar on line e pagar em reais:

Ounasvaara Hill – Trilha (Fácil) na Neve de Rovaniemi – Lapônia

O Ounasvaara é um monte com menos de 300m de altura situado bem na saída da cidade, do outro lado do rio (atravessando pela ponte Jätkänkynttilä). É uma ótima opção para uma trilha no meio da natureza da Lapônia. Dá para ir andando desde o centro da cidade.

Após atravessar a ponte, você já verá placas indicando o caminho. Siga a Winter Hiking Trail, trilha essa toda sinalizada.

Trilha em Rovaniemi – Finlândia

No caminho há um mirante, de onde tem-se uma vista linda da cidade Rovaniemi com os rios ao redor. Aí também é possível parar e fazer um churrasco na cabaninha que tem ali. Ou só se proteger um pouco da neve mesmo.

Vista do Mirante

Seguindo pela trilha, chega-se na estrada dos carros. Daí há duas opções: seguir pela trilha à direita, que se estende por mais uns 6km dando a volta no monte; ou ir para a esquerda, em direção ao topo do Ounasvaara e da estação de esqui (virando à direita assim logo após a antena de rádio, depois que a estrada de carros acabar).

Da estação de esqui, é possível descer o monte direto pela estrada e voltar pra cidade, passando pela Lappi Arena, onde acontecem jogos de hóquei no gelo.

Trilha em Rovaniemi

Ranua Zoo – Passeio Imperdível a Partir de Rovaniemi na Lapônia!

Existe um zoológico na região da Lapônia, no Norte da Finlândia, com animais que habitam o Polo Norte e regiões mais frias. Ele se chama Ranua Zoo e, apesar de ser um pouco afastado de Rovaniemi, a oportunidade de ver bichos completamente diferentes para nós, habitantes dos lugares mais quentinhos, é imperdível.

Urso pardo no Ranua Zoo

O zoológico acolhe animais em risco de extinção e trabalha para a preservação das espécies. Animais que foram encontrados feridos também são acolhidos.

Gato selvagem

A maneira mais econômica de visitar o Ranua Zoo é de ônibus. Os horários mudam sazonalmente, mas é possível consultá-los no site da Matkahuolto. Basta escolher Rovaniemi como cidade de origem e Ranua Zoo como destino.

O melhor é não comprar por esse site, pois sai mais barato direto no ônibus. Exceto se você estiver indo na temporada alta na Lapônia (entre dezembro e meio de março). Daí é capaz de esgotarem os lugares.

No nosso caso, pagamos 31 euros ida e volta cada um. Eu disse que era caro. Comprando pela internet sairia a 36 euros. Para ganhar esse desconto, é preciso pedir ao motorista pelo “return ticket”. Comprando ida e volta sai mais barato.

O ônibus sai da rodoviária de Rovaniemi mesmo (procure por “bus station rovaniemi” no Google Maps), que fica a menos de 15 minutos andando de qualquer ponto do centro da cidade.

Já o Ranua Zoo fica a 1:10h de distância de Rovaniemi. O acesso de carro também é muito fácil e tranquilo, por uma estrada em ótima qualidade e bem sinalizada.

A entrada custa 17 euros na temporada que a gente foi, mas tem épocas que o preço cai pra 15 euros. Consulte no site deles para ter certeza (em inglês).

Renas fofinhas

A opção menos econômica, porém mais confortável, é ir de excursão. Dá para reservar on line e pagar em reais, tudo com cancelamento gratuito:

O zoológico está aberto o ano todo, de 10h às 16h, mas claro que faz muita diferença em qual estação do ano você vai visitá-lo.

A temporada altíssima é durante o inverno, pois coincide com o Natal em Rovaniemi, a residência do Papai Noel. No resto do ano há movimento, mas pouco, com um pequeno pico no verão, entre julho e agosto.

No Ranua Zoo cada animal tem seu hábito próprio. Por exemplo, no inverno você não verá o urso pardo, porque ele estará hibernando. Assim como vários outros bichinhos estarão menos ativos.

Em contrapartida, verá o urso polar no seu auge, assim como animais de hábitos noturnos (já que no inverno quase não tem luz do dia).

Lontra

No verão, alguns animais estarão mais ativos, os ursos pardos estarão no seu auge, mas talvez o urso polar já não esteja tão à mostra.

Nós fomos em abril (primavera) e os animais menores estavam bem calmos, quase sempre dormindo. Mas os ursos estavam bem ativos (e absurdamente fofos).

Ao pagar a entrada, você ganha um mapinha e quaisquer informações úteis no momento. No nosso caso, calhou de estarmos lá num dia de Feeding Show, que é quando um cuidador alimenta alguns animais, dá informações, tira dúvidas e até às vezes deixa alguém da plateia jogar a comida aos bichinhos.

Nós conseguimos pegar justamente um dia de alimentação da atração principal do parque: o urso polar!

O mais fofo de todos

Para mais informações e datas sobre os Feeding Shows, acesse essa página e lá entre no link para os shows.

Já falando no urso polar, ele está para o Ranua Zoo assim como a Mona Lisa está para o Louvre. Na entrada, você já vê um montão de placas sobre ele. Com toda a certeza ele é a atração principal do zoológico.

E com razão, pois o Ranua Zoo é o único lugar da Finlândia onde pode-se ver ursos polares.

Urso polar

Rota de Visita Dentro do Ranua Zoo

A rota indicada para ver as atrações é sinalizada com setas azuis. O caminho é um circuito, começando dos animais menores, como lontra (otter, em inglês), castor (beaver), visão (mink) e uns ratinhos muito pequeninos (mole, lemmings e outros, todos eles fofos demais!).

Castor dorminhoco

Depois passando para as aves, como corujas (owl, lindíssimas), águias (eagle, uau!), falcões (hawk, maravilhosos), cisnes (swan), corvos (raven), garças (crane), patos (duck) e gansos (goose); chegando nos animais de médio porte, que são o ponto alto do passeio.

Coruja esplendorosa

Nessa parte estão os gatos-de-pallas (Pallas´ cat), javalis selvagens (wild boar), lobos (wolf), linces (lynx), carcajus (que deram o nome ao personagem Wolverine), e os ursos polares (polar bear) e pardos (brown bear).

Wolverine
Urso pardo

Depois os animais vão aumentando de tamanho: veados (deer), alces (moose), o guaxinim (racoon), a raposa vermelha (red fox) e a lindíssima raposa-do-ártico (arctic fox) aqui no meio por algum motivo, bois-almiscarados (musk ox) e, para finalizar, as singelas e graciosas renas (reindeer).

Boi almiscarado

Nós demoramos mais de quatro horas passeando no zoológico. Porém, só o Feeding Show durou meia hora. Mas os bichos são muito lindos mesmo. Então não dá pra passar correndo por eles.

O circuito tem 2,8km e no inverno pode estar bem escorregadio. Talvez isso retarde um pouco. Não planeje menos de três horas por lá, se não fará tudo correndo.

Na entrada do parque você recebe uma pulseirinha para poder entrar e sair do zoológico quando quiser e quantas vezes quiser. Só não pode mesmo é voltar no dia seguinte.

Passeio de Um Dia a Kemi, Cidade Linda na Lapônia

Quando estávamos organizando nossa viagem para Rovaniemi, nos deparamos com a pequena Kemi no meio do nosso caminho. Depois de algumas pesquisas, dentre as quais uma revelou que essa era uma das cidades mais bonitas do país, nós decidimos dedicar um dia do nosso roteiro pela Finlândia a ela – e te recomendamos fortemente que faça o mesmo!

Kemi pode ser visitada como um passeio de bate e volta a partir de Rovaniemi. O trajeto entre as duas cidades é feito em 1h30 de trem ou de ônibus. Consulte os horários e preços de trem no site oficial da VR e de ônibus no site Matkakeisari.

Outra opção para visitar Kemi é a que nós escolhemos: pegamos um ônibus noturno de Helsinki a Kemi e, chegando lá, deixamos as malas no bagageiro da estação. Passamos algumas horas em Kemi e seguimos viagem para Rovaniemi no fim do dia.

Foi um pouco cansativo porque não conseguimos dormir tão bem no ônibus, mas mesmo assim valeu muito a pena.

Kemi – Finlândia

O Que Fazer em Kemi – Finlândia

A maior parte dos passeios em Kemi fica no centrinho da cidade. Você não vai precisar se preocupar com transporte para conhecer Kemi. Nós fizemos um roteiro que ficou ótimo, então vamos colocar aqui na sequência.

Começamos o dia na Estação de Trem de Kemi e fizemos tudo a pé.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Rua de Pedestres – Valtakatu

A Valtakatu é uma rua de pedestres no centro de Kemi. Tem bastante comércio de todo tipo, mas quando passamos por lá boa parte dos estabelecimentos estava fechada.

Prefeitura de Kemi (Mirante do Panorama Café)

No topo do prédio da prefeitura de Kemi tem um café, chamado Panorama Café, de onde dá pra ter uma vista incrível da cidade e das redondezas.

É só entrar na recepção do prédio e perguntar pelo elevador para o café. Lá em cima tem uma área aberta, tipo um terraço. Estava muito frio, então todos os clientes estavam do lado de dentro.

Vista do Panorama Café

Do terraço do Café Panorama nós conseguimos ver a igreja de Kemi e o marzão congelado logo ali na frente, com vistas até pro icebreaker, um desses navios que viajam quebrando o gelo à sua frente. Muito legal mesmo!

Vista do Panorama Cafe

Nós não consumimos nada do Café para ir até o terraço, simplesmente fomos lá fora, tiramos nossas fotos, curtimos a vista e fomos embora, sem ninguém olhar de cara feia pra gente.

Igreja de Kemi

Uma igrejinha cor-de-rosa no meio de um terreno coberto de neve. Foi assim que conhecemos a igreja luterana de Kemi, pois era o início da primavera e tudo estava branquinho da neve. A construção tem mais de 100 anos e é em estilo gótico.

Igreja de Kemi

Museu de Diamantes de Kemi

Um museu de diamantes, pedras preciosas e joias antigas. A entrada custa 10 euros e te dá acesso a 2 exposições. As descrições e histórias dos artigos expostos estão em 4 línguas, incluindo inglês.

Sinceramente não foi algo que despertou nosso interesse, mas as avaliações dos visitantes são bem positivas.

Caminhada Sobre o Mar Congelado de Kemi

Esse sim foi o ponto alto da nossa visita a Kemi. Caminhar sobre o mar congelado era algo que a gente queria muito fazer.

Caminhando sobre o mar congelado

Chegamos ao litoral descendo a rua da igreja (Meripuistokatu) e “entramos” na água por um estacionamento. O dia estava lindo e tinha muita gente pescando com buracos no gelo e esquiando.

Pescador no gelo

Encontramos uma espécie de caminho, com marcas de pneus e tudo, indo para a ilha em frente. Para ir até lá e voltar a gente deve ter demorado quase 2h, mas foi ótimo!

Tiramos muitas fotos e nos divertimos deveras, mas também ficamos com medo de algumas rachaduras imensas no gelo. Imagina a temperatura da água. Brrr!

Kemi – Finlândia

Castelo de Neve de Kemi – Finlândia

Nossa última parada em Kemi foi o Castelo de Neve. Para chegar lá, seguimos por um caminho de pedestres, apontado no mapa como Rantabulevardi. Passamos pelo meio de uma espécie de bosque bem bonitinho. Não deu pra saber exatamente o que era, porque tinha muita neve mesmo.

Caminho para o Castelo de Neve

Chegamos ao Centro de Informações Turísticas do Castelo de Neve e ficamos surpresos com a estrutura. Além do castelo ali também há SPA, restaurantes, um hotel e uma área de trailers com o teto de vidro, onde é possível se hospedar e observar a aurora boreal.

Recepção do Centro de Informações Turísticas

Infelizmente o Castelo de Neve em si já estava sendo desmontado, pois a neve derreteu. A outra atração era o Castelo de Gelo, mas é apenas uma estrutura dentro do prédio com um restaurante dentro. E custava 17 euros apenas para entrar.

Quando o Castelo de Neve está funcionando, o passeio inclui os dois castelos. Para saber datas e preços, o site é esse aqui.

Nos contentamos em caminhar lá por fora e ver as ruínas do castelo de neve, que parece ser realmente muito legal.

Ruínas do Castelo de Neve em Kemi – Finlândia

Icebreaker em Kemi – Finlândia

Um dos grandes destaques na região é passear num navio do tipo Ice Breaker. O passeio nesse navio imenso funciona assim: te dão uma roupa especial e, à medida que o icebreaker vai navegando e quebrando o gelo, você flutua na água pelo meio do gelo já quebrado. A temperatura da água é obviamente baixíssima.

Os passeios podem incluir também andar de snowmobile pelo gelo. É possível contratar esses passeios tanto em Kemi quanto em Rovaniemi.

Bares e Restaurantes em Kemi – Finlândia

Como nós estivemos um dia inteiro passeando em Kemi, acabamos reunindo algumas informações sobre onde comer por lá. A cidade é bem pequena e a impressão era de que muita coisa estava fechada por já não ser mais temporada alta.

Assim que chegamos, bem cedinho, nós fomos a um café ao lado da estação de trem para “acordar” da viagem longa de ônibus. E que surpresa! Era um café super fofinho, com várias opções legais de comida (sanduíches, saladas e doces) e um cafezinho bom. O nome do lugar é Café Hertta e certamente recomendamos.

Como tínhamos planejado um dia de muita caminhada pela cidade, passamos no supermercado Lidl (uma rede bem econômica de supermercados da Europa) e compramos água e mais algumas coisinhas. Lá tem também saladas e sanduíches prontos.

Mais pro fim do dia, quando a fome apertou, nós fomos conhecer um restaurante que tinha sido recomendado a nós: a pizzaria Puistopaviljonki. Trata-se de um restaurante numa localização bem especial, pertinho do mar e no alto de uma colina.

Puistopaviljonki – comida boa em Kemi

O restaurante é um casarão antigo e nós tivemos um pouco de medo de ser muito caro (padrão Finlândia), mas não foi. Pedimos uma pizza de carne de rena que custou 12 euros. Foi o suficiente para nós 2 almoçarmos e estava deliciosa.

Pizza de carne de rena

Nós terminamos de explorar Kemi ainda faltando muito pro horário do nosso trem para Rovaniemi, então fomos procurar um bar pra tomar uma cerveja e nos esquentarmos.

O resultado: só encontramos o bar da rodoviária aberto, e totalmente deserto. Até tomamos uma cerveja, mas estava um clima tão estranho, por não ter mais ninguém lá, que fomos esperar na estação mesmo.

Para saber mais sobre as comidas e bebidas típicas (e super exóticas) do país, leia nosso post Comidas e Bebidas Típicas da Finlândia.

Bares e Restaurantes em Rovaniemi

Os restaurantes e bares de Rovaniemi seguem a linha finlandesa: são caríssimos! Meio litro de cerveja não sai por menos de 5 euros. Não espere pagar menos de 15 euros numa refeição.

Nós recomendamos fazer compras no K-Market, supermercado dentro do shopping Rinteenkulma. Muitas opções de comida e bebida, além de vender carne de rena (Poro), de alce (Hirvi) e de urso (Karhu).

Carne de Rena

Se a vontade de um bar apertar, um que nos pareceu ter uma onda boa e preços acessíveis (ao menos no happy hour entre 18h e 21h) foi o Rock Ravintola Grande, bem na entrada do shopping Sampokeskus.

Há também alguns bares de gelo ou de neve espalhados em algumas atrações da cidade. Não conseguimos pegar nenhum aberto, mas parece ser algo bem diferente.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A FINLÂNDIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile