Ícone do site Caminhos me Levem

Roteiros Argentina: O Que Fazer em 7 Dias de Viagem

roteiros argentina o que fazer em 7 dias

Se você tem 7 dias para explorar a Argentina, trazemos aqui 11 (sim, ONZE) opções de roteiros que rendem viagens perfeitinhas!

Com paisagens variadas e uma rica cultura, a Argentina tem uma combinação de cidade, natureza e gastronomia que vai te encantar.

Desde a agitação de Buenos Aires, passando pelas vinícolas de Mendoza até as maravilhas da Patagônia, há muito o que descobrir em 7 dias.

Parece pouco? Pois continue lendo e perceba que 7 dias rendem roteiros incríveis pela Argentina.

Roteiros Argentina: Buenos Aires + Uma Cidade

Esse roteiro de 7 dias (+ 1 dia de ir embora) é perfeito para quem quer conhecer algum lugar de beleza natural na Argentina, mas também não quer deixar Buenos Aires de fora do roteiro, seja porque é mais conveniente voar para a capital ou porque está com o roteiro flexível.

A ideia é passar os primeiros dias explorando os principais pontos turísticos da capital, aproveitando os maravilhoooosos restaurantes de Buenos Aires, a cultura, o aspecto histórico e a animada vida noturna, e depois pegar um voo para um destino mais voltado à natureza.

Buenos Aires

A combinação de cidade grande com um lugar de contato com a natureza – como montanhas, glaciares ou vinhedos – torna esses roteiros pela Argentina perfeitos, com experiências completas da diversidade do país.

Algumas cidades que encaixam direitinho nesse roteiro são:

Leia também: O Que Fazer em Buenos Aires em 5 Dias – Roteiro Passo a Passo

Roteiro 1: Buenos Aires + Mendoza

Para quem quer conhecer um destino não tão distante de Buenos Aires, com um voo curto no meio do roteiro, Mendoza é a pedida.

Mendoza é famosa por seus vinhedos e pela produção de vinhos, especialmente o Malbec. Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, a cidade combina o turismo enológico com paisagens incríveis.

O visual dos Andes perto de Mendoza

Além das visitas às bodegas, você pode explorar a região fazendo passeios pela montanha, como o Parque Provincial Aconcágua, ou relaxar nas termas de Cacheuta.

É um destino ideal para quem gosta de boa comida, ótimos vinhos e quer curtir a natureza em um clima mais tranquilo.

Roteiro 2: Buenos Aires + Bariloche

Se o seu negócio é viajar para ver neve, mas não quer pegar um voo muito longo no meio do roteiro, Bariloche é o destino ideal para combinar com Buenos Aires.

Bariloche é um dos destinos mais populares da Patagônia argentina, conhecida pelas paisagens de montanhas, lagos e florestas.

Esse é o nível de beleza de Bariloche

Situada à beira do Lago Nahuel Huapi, a cidade é charmosa, e nos arredores quem manda são as estações de esqui no inverno e as trilhas pelas montanhas no verão.

Bariloche tem um charme europeu, com arquitetura em estilo suíço e uma deliciosa cena gastronômica, que inclui chocolates e fondues.

Roteiro 3: Buenos Aires + Ushuaia

Para quem quer ver neve e está disposto a encarar um voo mais longo (quase 4h), viajar de Buenos Aires até Ushuaia é a boa.

A cidade do fim do mundo é perfeita para ver neve e conhecer a natureza em passeios fáceis, sem necessidade de muitas caminhadas.

Ushuaia

Rodeada por montanhas e às margens do Canal de Beagle, a cidade oferece atividades ao ar livre, como caminhadas no Parque Nacional Tierra del Fuego e passeios de barco para observar a vida selvagem, como pinguins, lobos marinhos e baleias.

Ushuaia também é a porta de entrada para a Antártica, o que a torna um ponto de partida interessante para expedições (só no verão).

Além disso, a cidade possui um centro histórico charmoso, com restaurantes que servem pratos típicos da região, como o famoso king crab.

Roteiro 4: Buenos Aires + El Calafate

Por fim, esse último roteiro combina Buenos Aires com El Calafate numa viagem cheia de paisagens maravilhosas, com chance de ver neve e montanhas.

El Calafate é a porta de entrada para o deslumbrante Parque Nacional Los Glaciares, famoso pelo Glaciar Perito Moreno, um dos poucos glaciares do mundo que ainda está em crescimento.

Glaciar Perito Moreno

A cidade, com seu clima patagônico e atmosfera acolhedora, oferece uma infraestrutura turística completa, com hotéis, restaurantes e lojas de artesanato.

Leia nossas dicas para planejar sua viagem:

Veja também nosso vídeo de Buenos Aires (clique aqui para abrir no youtube), de Ushuaia (clique aqui para abrir no youtube) e da Patagônia (clique aqui para abrir no youtube).

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Roteiros Argentina: Norte do País

O norte da Argentina tem paisagens e uma vibe bem diferente do resto do país.

A região é marcada por montanhas coloridas e vilarejos com muita influência da cultura andina.

As cidades são menores, com clima mais calmo, e têm tradições bem fortes, que você vê na comida, nos mercados de artesanato e nas festas locais.

Além disso, é lá que ficam as famosas Salinas Grandes, um grande deserto de sal. É um ótimo destino para quem curte explorar lugares mais autênticos e com muito contato com a natureza.

Roteiro 5: Norte da Argentina – Salta, Purmamarca e Iruya

A viagem começa em Salta, cidade com arquitetura colonial, antes de seguir para os vilarejos de Purmamarca e Iruya.

Durante o percurso, o contraste das cores das montanhas, a tranquilidade das cidades pequenas e o contato com a natureza tornam essa viagem muito especial.

Foto: Diegoarielvega

O voo de ida e volta para a mesma cidade (Salta) facilita a logística de planejar esse roteiro para a Argentina, permitindo aproveitar ao máximo cada destino da região norte do país.

Roteiros Argentina: Patagônia

Esses roteiros pela Argentina todos se concentram no extremo sul do nosso continente, e as paisagens são algumas das mais lindas que já vimos na vida.

Apesar de serem lugares de contato com a natureza, muitos dos passeios são acessíveis, embora também tenha como fazer trilhas de vários níveis de dificuldade.

Roteiro 6: Patagônia – El Calafate + Ushuaia

Esse é o roteiro mais clássico pela Patagônia, no qual você vai ter a oportunidade de conhecer o Glaciar Perito Moreno, que tem um visual único, e ainda vai até Ushuaia, o fim do mundo (quase literalmente).

El Chaltén

Leia também: Roteiro Ushuaia e El Calafate – passo a passo

Roteiro 7: Patagônia – El Calafate + Torres del Paine (Chile)

Tem um pouquinho de Chile nesse roteiro pela Argentina – mas tá tudo bem!

Além de ser tranquilo atravessar a fronteira entre os dois países (só precisa de RG), a gente gosta de pensar na Patagônia como uma grande região sem fronteiras.

Afinal, Torres del Paine é um lugar simplesmente absurdo de lindo, e ir lá pertinho sem conhecer seria uma pena.

Torres del Paine

Esse roteiro é ótimo para quem curte bastante trilha e caminhada, mas também pode ser feito em passeios com guia e veículo.

Leia nossas dicas para planejar sua viagem:

Leia também: Mochilão América do Sul – 5 Roteiros Que Já Fizemos (e recomendamos)

Roteiros Argentina + Uruguai

Este roteiro de 7 combina Argentina e Uruguai e é perfeito para quem quer conhecer 2 países sem percorrer nenhuma distância muito grande.

Começando pela capital argentina, você terá a chance de entender porque todo mundo se apaixona por Buenos Aires.

Em seguida, a aventura continua no Uruguai, onde você explorará a charmosa Colônia del Sacramento e a capital Montevidéu, conhecida por seu ambiente descontraído e belas vistas à beira-mar.

Colonia del Sacramento

Para completar a experiência, uma visita a Punta del Este, famosa por suas praias e vida noturna animada, traz um toque de glamour ao roteiro.

Roteiro 8: Buenos Aires + Uruguai

Leia nossas dicas para planejar sua viagem:

Roteiros Argentina + Paraguai

Este roteiro de 7 dias por Foz do Iguaçu, Argentina e Paraguai é ideal para conhecer as Cataratas do Iguaçu e se aventurar pela história e cultura da região.

Começando em Foz do Iguaçu, você poderá aproveitar a beleza natural das cataratas, conhecer a usina de Itaipu e o Templo Budista.

No lado argentino as cataratas são ainda mais bonitas, com mirantes e passarelas que dão uma experiência diferente do lado brasileiro.

Cataratas do Iguaçu

Depois, atravesse a fronteira para o Paraguai e visite as ruínas jesuíticas de Trinidad, finalizendo com compras em Ciudad del Este.

Roteiro 9: Argentina + Paraguai

Leia nossas dicas para planejar sua viagem:

Leia também: 9 Países Que Não Precisam de Passaporte Para Viajar

Roteiros Argentina + Chile

Nós já fizemos esses 2 roteiros pela Argentina e Chile e ambas foram viagens inesquecíveis. Cruzar a Cordilheira dos Andes é sempre uma experiência diferente, que marca a gente.

Nesses roteiros que combinam Chile e Argentina a ideia é aproveitar o tempo curto (7 dias) para conhecer um pouquinho de cada um.

Roteiro 10: Mendoza + Santiago

Esse roteiro de 8 dias por Mendoza e Santiago é perfeito para quem quer curtir bons vinhos e a vibe animada da capital chilena.

Começando em Mendoza, você vai se deliciar com as vinícolas e aprender um monte sobre vinhos (ou só degustar e relaxar, como preferir).

Depois, é só pegar um ônibus para Santiago, atravessando os Andes por uma das estradas mais bonitas do mundo.

Dia de neve em Farellones

Santiago é um destino completo, com passeios tanto na cidade quantos nos arredores que são uma maravilha. Viña del Mar, Valparaíso e Valle Nevado são só alguns dos lugares para conhecer.

Leia também: 19 Curiosidades Culturais e Turísticas da Argentina

Roteiro 11: Bariloche + Puerto Varas

Esse roteiro de 8 dias por Bariloche e Puerto Varas é perfeito para quem ama montanhas, lagos e natureza.

Começando em Bariloche, você vai se apaixonar pelas paisagens e pelas opções de atividades ao ar livre.

Depois, é só pegar um ônibus para Puerto Varas, no Chile, e desfrutar da beleza da região dos lagos e do Vulcão Osorno.

Vulcão Osorno

Outra opção é atravessar os Andes de barco, no fantástico Cruce Andino.

Leia nossas dicas para planejar sua viagem:

Leia também: Melhores Destinos da América do Sul – 9 Lugares

Qual Moeda Levar Para a Argentina

A cotação do peso argentino muda constantemente devido à crise econômica e à alta inflação no país. Para obter informações atualizadas, recomendamos acompanhar grupos de Facebook voltados para esse tema.

Em geral, enviar dinheiro pela Western Union e sacar no destino costuma ser vantajoso. O ponto negativo é a necessidade de retirar valores altos de uma vez e carregar muitas notas pequenas, já que a maior cédula disponível é de 2.000 pesos.

Complicado viajar carregando isso, mas é o jeito…

De qualquer modo, foi a melhor alternativa que encontramos e foi o que fizemos para os maiores gastos.

Em nossa viagem mais recente (2024) também utilizamos um pouco o cartão Wise, mas ele nem sempre é aceito e, quando funciona, o câmbio costuma ser um pouco menos favorável.

De qualquer modo, vale a pena levar na viagem, para usar em casos de emergência. Abra sua conta usando nosso link para ganhar desconto nas primeiras transferências.

Para quem sai do Brasil, a opção mais econômica costuma ser levar reais e trocar no câmbio paralelo, especialmente na Calle Florida em Buenos Aires.

No entanto, isso exige fazer vários cálculos, já que a cotação varia o tempo todo, além de lidar com a informalidade.

Internet na Argentina

Vale a pena comprar um chip local, principalmente se você for ficar vários dias e viajar para outras cidades além de Buenos Aires.

Em nossa viagem nós compramos um chip da Movistar e outro da Claro. Fomos perguntando em diversos quiosques e lojas pequenas de celular até encontrar, e não foi difícil. Outra opção é procurar lojas oficiais, mas elas são menos comuns.

A ativação é um pouco burocrática. É necessário enviar uma foto do documento antes de escolher um plano. Na Claro, o processo foi um pouco mais simples, mas ainda assim demorou bastante e precisou de contato pelo WhatsApp. A recarga pode ser feita nos quiosques.

Os dois chips funcionaram bem em Buenos Aires, Ushuaia, Rio Gallegos e El Calafate. Em El Chaltén, a Movistar não teve sinal, mas a Claro funcionou.

Para facilitar sua viagem, também é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Argentina (e em outros países da América do Sul que você vá visitar na mesma viagem).

Uma opção que recomendamos é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços bons para receber em casa.

Dicas Para Viajar à Argentina

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Ao final de 7 dias explorando qualquer um desses roteiros na Argentina, você vai perceber que cada lugar tem seu charme único.

Então, prepare-se para compartilhar histórias e se inspirar a descobrir ainda mais dessa terra incrível!

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ARGENTINA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile