Ícone do site Caminhos me Levem

Piraju – SP: Conheça as Melhores Cachoeiras da Cidade e Muito Mais o Que Fazer!

o que fazer em piraju sp

Em nossa viagem de carro pelo interior de São Paulo nós passamos 2 dias conhecendo Piraju – SP, cidadezinha linda às margens do belo Rio Paranapanema.

Piraju é uma das 70 cidades do Estado de São Paulo que possuem o status de Estância Turística. Piraju – SP fica numa região bastante bonita, com 2 represas gigantescas e maravilhosas por perto: a Represa de Jurumirim e a Represa de Xavantes.

Se você pretende visitar a cidade, não deixe de conferir o vídeo que fizemos por lá, com cenas lindas e muitas dicas:

Em dezembro de 2020 nós iniciamos uma longa viagem de carro pelo interior de São Paulo e visitamos muitas cidades interessantes na região, como Piracicaba, Águas de São Pedro e Barra Bonita.

E não deixe de ler também nosso guia com 9 Cidades no Circuito das Águas, 8 Campings INCRÍVEIS no Interior do Estado de SP e 11 Cidades Fora do Óbvio Para Turismo no Interior de SP.

Onde Fica e Como Chegar a Piraju – SP

Piraju fica no interior de São Paulo, a 323km da capital do Estado e a 319km de Campinas.

Para quem viaja de ônibus, a empresa Princesa do Norte faz o trajeto de 6h do Terminal de Barra Funda a Piraju e também de Campinas a Piraju.

Hotéis e Pousadas em Piraju – SP

Piraju é uma cidade pequena e com poucas opções de hospedagem.

Se você está buscando uma pousada, dê uma olhada na Pousada Manacá, que fica numa parte bem tranquila da cidade e oferece wi-fi, estacionamento e café-da-manhã.

Foto: Pousada Manacá

Se você quer ficar num hotel com vista privilegiada, opte pelo Hotel Beira Rio, às margens dessa lindeza que é o Rio Paranapanema.

Foto: Hotel Beira Rio

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

O Que Fazer em Piraju – SP: Represa e Centrinho da Cidade

Além de todas as cachoeiras, sobre as quais eu vou falar mais adiante, Piraju tem um centrinho bem bonito, bem com cara de cidadezinha do interior mesmo.

Não deixe de passar pela Praça Ataliba Leonel, que é bem ampla, com diversos coretos e a Igreja de São Sebastião:

Caminhando pela cidade também reparamos nas placas dos nomes da rua, que tem formato de peixe. Isso porque “Piraju” significa peixe amarelo na língua Tupi.

Represa e Escada de Peixes do Rio Paranapanema

O lugar que nós achamos mais legal conhecer em Piraju (além das cachoeiras) foi a Escada de Peixes e a Represa do Paranapanema.

Por conta da barragem construída ali, os peixes não conseguem migrar em direção à nascente do rio na época de reprodução. Então foi construída uma escada por onde eles conseguem saltar até o topo dessa barragem, e de lá seguir até o ponto onde se reproduzem.

Os peixes sobem pulando por esses degraus!

Esse fenômeno dos peixes subindo a escada é visível durante a época da Piracema, que ocorre geralmente entre o final de um ano e início do próximo. Nós estivemos em Piraju em fevereiro e já tinha acabado, mas às vezes a época da Piracema se estende até fevereiro.

O Rio Paranapanema represado em Piraju

Além dessa construção super interessante, nós também achamos muito bonito o Rio Paranapanema do lado de cima da barragem, onde ele fica com as águas paradinhas e transparentes.

O Que Fazer em Piraju – Cachoeiras

Há várias cachoeiras em Piraju e em cidades próximas também. Estão todas marcadas aqui nesse mapa:

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Cachoeira do Cisne (ou Cachoeira do Castelo)

Uma cachoeira com uma área perfeita para tomar banho e até uma prainha de areia. A água é gelada, mas não exageradamente.

O acesso à Cachoeira do Cisne é bem fácil, por uma estradinha de asfalto. Na entrada do local nós pagamos R$10 por pessoa para entrar. Dessa portaria até a cachoeira é preciso caminhar menos de 1km (descida).

O funcionário que nos atendeu disse que dava para descer um pouco com o carro, mas ainda bem que eu não fui, porque esse caminho é bem ruim. Melhor ir andando mesmo.

Cachoeira Arco-Íris

Fica a menos de 1km da Cachoeira do Cisne. Nós estivemos lá num dia de semana e o local estava fechado, sem nenhum funcionário e com uma placa “não entre”.

Nós tentamos chegar mais perto da cachoeira por um acesso lateral, um pouco antes dessa portaria, mas o caminho deu no meio do mato e não conseguimos continuar.

Tentando chegar na Cachoeira do Arco-Íris

O dono do hotel em que nos hospedamos disse que o caminho é por ali mesmo por onde entramos quando a porteira está fechada. Mas não conseguimos encontrar mesmo o caminho pra cachoeira.

Garganta do Diabo – Parque FECAPI

Essa não é uma cachoeira propriamente dita, mas um trecho do Rio Paranapanema perfeito para a prática de canoagem, por ter as águas muito agitadas e afuniladas num pequeno cânion.

A força da água é bem impressionante, então é preciso ter cuidado ao chegar perto.

Garganta do Diabo

Ela faz parte de um trecho de corredeira conhecido internacionalmente por ser uma das melhores pistas de canoagem e rafting da América Latina.

A Garganta do Diabo fica dentro do FECAPI, um centro de eventos em Piraju. Além disso, no local há várias áreas para caminhada e prática de exercícios e um ótimo restaurante de comida japonesa, o Oishi Sushi Bar.

FECAPI

Cachoeira do Funil

Uma cachoeira próxima a uma curva do Rio Paranapanema, em Piraju. Não encontramos muita informação sobre ela, exceto de que o acesso não é muito fácil e não há nenhuma estrutura no local.

Outras Cachoeiras Próximas a Piraju

Confira outras cachoeiras que ficam próximas a Piraju e à cidade vizinha de Timburi:

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile