Capital da Romênia e sexta maior cidade da União Europeia (é, esse dado foi surpreendente pra gente também), Bucareste é grande, um pouco bagunçada e com as atrações bem concentradas no centrinho, o que torna fácil conhecer tudo em 1 dia.
Não é a cidade que vai te dar uma ideia real da Romênia e de como os romenos vivem, mas com certeza dá pra passar um dia divertido e relativamente barato. A moeda é o leu romeno.
Não deixe de conferir nosso vídeo no Youtube, onde falamos sobre nossa viagem pela Romênia e muitas curiosidades sobre o país:
Índice
O que Fazer em Bucareste
Cidade Velha
A Cidade Velha é um conjunto pequeno de ruas de pedestres bem no centro de Bucareste. É interessante, com prédios grandes e estátuas curiosas.
Em uma caminhada você consegue andar pela região toda. Depois é só sentar num bar, comer e beber olhando o movimento. Um monte de comida gostosa pra se experimentar, com preços baixos.
A Strada Franceza é a principal rua, onde tem os bares e restaurantes mais badalados. Nessa área, os preços são bem mais altos, já mais parecidos com os de outras capitais europeias como Madri ou Lisboa.
Sentamos em um bar chamado Trinity College Pub, com uma decoração legal cheia de livros, numa ruazinha perpendicular à Strada Franceza. Era um pouco mais barato, e deu pra perceber que, a partir das 22h, as festas e baladas rolam forte por ali.
Nos recomendaram, ainda na Cidade Velha, um restaurante chamado La Mama. Com certeza era o mais barato da região, com promoção de menu de almoço por 21 lei. Muito bom.
Piata Unirii
É uma praça gigante com uma fonte no meio, ladeada por avenidas amplas. É bem bonita, principalmente à noite, quando ligam as luzes das fontes e os letreiros sobre os prédios em volta estão todos acesos.
Palácio do Parlamento
É o segundo maior edifício administrativo do mundo, com 350mil m², logo atrás do Pentágono, nos EUA. É bem próximo da Cidade Velha.
Piata George Enescu
Em volta dessa Piata (palavra em romeno pra praça) tem alguns prédios e estátuas também grandes e bonitos e, quando estivemos lá, tava tendo um festival de jazz de graça com nomes internacionais. Também é a área dos hotéis e lojas mais luxuosos.
Arco do Triunfo
Sim, Bucareste também tem um arco do triunfo, assim como Paris e muitas outras cidades europeias. Fica um pouquinho mais afastado do centro.
Chegando em Bucareste – Romênia
O sistema de transporte público na capital funciona muito bem, com ônibus, tram e metrô, apesar de ser bem complicado na hora de comprar. Existe um cartão específico para cada tipo de transporte, e às vezes cartões específicos para linhas de ônibus específicas. Confuso.
Por exemplo, nós usamos o metrô, que é a melhor forma de ir do centro para a estação de trem (Gara de Nord). O bilhete custa 5 lei por duas viagens e o cartão, não sendo possível comprar uma viagem só. Mas o cartão pode ser usado por mais de uma pessoa.
Já no ônibus, o cartão que compramos no aeroporto não servia para as linhas da cidade. Era necessário outro cartão.
Voos low cost conectam Bucareste com quase todas as capitais e principais cidades europeias, além de também terem voos para outras cidades romenas.
As low cost que voam para Bucareste (Otopeni) são Ryanair, WizzAir e Blue Air, essa última sendo a companhia local. Não tenha medo de voar para Otopeni, pois é o aeroporto principal da cidade e fica a 40 minutos do centro em ônibus comum.
A estação de trem chama-se Gara de Nord e fica bem longe do centro, mas a uns 20 minutos de metrô. Há trens conectando Bucareste com todas as cidades romenas e algumas internacionais.
Já as partidas de ônibus são em lugares variados na cidade. A sorte é que o Google Maps funciona bastante bem em Bucareste. Os ônibus são, em geral, mais baratos do que o trem.
Onde Comer em Bucareste – Romênia
Ficamos pouco tempo em Bucareste a ponto de descobrir os bons lugares. Mas é fato que os preços na Cidade Velha são inflacionados. O restaurante com preço razoável que encontramos aí foi o La Mama.
A cerveja custa em torno de 8 a 10 lei nos bares a garrafa de 350mL, e o copo de vinho da casa não sai por menos de 14 lei nessa região. Pra quem não bebe cerveja, o Aperol é bem popular, e alguns bares tem promoções especiais pra ele.
Onde Ficar em Bucareste – Romênia
Na Cidade Velha há muitas opções de hostel e hotel, e com certeza é a melhor região para se hospedar.
Os hostels mais econômicos e bem avaliados são: Sleep Inn Hostel e Hostelogy, além do Hostel Bauhaus, que é um pouquinho mais caro, porém fantástico.
Pra quem prefere a privacidade e conforto de um hotel ou pousada, há ótimas opções:
- Hights Accommodation ($$)
- Filitti Boutique Hotel ($$$)
- Hilton Garden Inn ($$$$)
- The Mansion Boutique Hotel ($$$$$) – maravilhoso, com suítes temáticas
Seguro Viagem Para a Europa
Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.
A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A ROMÊNIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂