Ícone do site Caminhos me Levem

Araraquara e Bueno de Andrada – SP: Melhores Pontos Turísticos

o que fazer em araraquara e onde fica bueno de andrada

Em nossa viagem pelo interior de São Paulo passamos alguns dias em Araraquara e nos deliciamos com as fantásticas coxinhas douradas de Bueno de Andrada, além de conhecer vários lugares legais para passear na cidade.

Araraquara significa “Morada do Sol” na língua Tupi, e o calor da cidade faz jus ao nome. Ela é a cidade mais quente da região.

Nesse post vou te contar quais são os lugares mais interessantes para conhecer em Araraquara e também em Bueno de Andrada. Eu morei por 5 anos na cidade, então conheço bem os cantinhos mais legais.

Onde Fica e Como Chegar a Araraquara e Bueno de Andrada

Araraquara fica no interior de São Paulo, a 277km da capital do Estado. As estradas até lá são excelentes, sendo a maior parte do caminho pela Rodovia Washington Luís.

Se você vai viajar de ônibus, quem faz o trajeto de aproximadamente 4h30 entre Araraquara e São Paulo são as seguintes empresas:

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

O Que Fazer em Araraquara e Bueno de Andrada – Pontos Turísticos e Passeios

Araraquara não é necessariamente uma cidade turística, porém surpreende por ter lugares interessantes, ser bastante arborizada e ter um centro bem bonitinho. Um clima tranquilo e gostoso pra dar uma relaxada de cidades grandes.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

As Famosas Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada

Se você for visitar somente um lugar em sua passagem por Araraquara, que seja esse! Bueno de Andrada é um distrito a 15km de Araraquara e é puro charme!

Suas poucas ruas ficam ao redor da antiga estação de trem, que é hoje um ponto de encontro para pessoas que praticam ciclismo na região.

Mas o que mais atrai pessoas a Bueno de Andrada é, sem dúvida alguma, o Bar e Mercearia Freitas, também conhecido como Coxinhas Douradas.

Esse pequeno negócio familiar ganhou fama quando um jornalista publicou um artigo contando pra todo mundo toda a delícia que ele tinha encontrado por lá.

Desde então o Bar e Mercearia Freitas vende não só a tradicional coxinha, mas diversos salgados e bebidas para acompanhar. Em frente ao local há mesinhas e uma pracinha repleta de árvores. Perfeito para passar a tarde batendo papo e comendo.

Infelizmente nós estivemos por lá no início de 2020, durante a pandemia de COVD-19, e não pudemos desfrutar totalmente do ambiente. Mas comemos a coxinha e comprovamos o que eu bem lembrava: essa é a melhor coxinha do Brasil e, por consequência, do mundo!

Como Chegar a Bueno de Andrada

A estrada que vai de Araraquara para Bueno de Andrada já conta como parte do passeio, pois é bem bonitinha. É toda asfaltada e em boas condições.

A partir do centro da cidade é só seguir pela Rua Nove de Julho até o Jardim Botânico, e de lá pegar a Rua José Barbieri Neto.

Boulevard dos Oitis (Rua 5)

Depois de encher a pança de coxinha, é hora de um passeio pelo centro de Araraquara. Comece pela rua mais bonita da cidade, o Boulevard dos Oitis, também conhecido como Rua 5.

As ruas de Araraquara são numeradas, sendo que as ruas mais baixas (0, 1, 2…) ficam mais perto do centro, e as mais altas (15,16…) ficam mais afastadas.

A Rua 5 fica bem perto do centro, mas basta começar a caminhada por ela e você se sente teletransportado para outro lugar. No lugar do asfalto você encontra paralelepípedos, e a rua é todinha coberta por belas árvores, os Oitis.

Essa é uma rua majoritariamente residencial, então é super calma e silenciosa. Um verdadeiro refúgio.

Igreja Matriz de São Bento

Ainda no centro de Araraquara, não deixe de passar pela Igreja Matriz de São Bento, a maior da cidade, com sua imponente cúpula amarela.

Essa igreja fica numa praça bem bonita, com muitos detalhes nas construções e até no chão:

Prédios Antigos

Quando eu morava em Araraquara nunca tinha prestado atenção, mas há alguns prédios bem bonitos no centro da cidade. Nessa visita recente nós reparamos em 4 deles:

Outros locais interessantes que você pode visitar em Araraquara são:

Arena Fonte Luminosa

Para aqueles que gostam de futebol, em Araraquara você pode visitar a Arena Fonte Luminosa, como é conhecido o Estádio Doutor Adhemar de Barros, que é sede do time da cidade, o Ferroviária.

O Que Fazer em Araraquara: Parques Para Passear

Como já mencionei anteriormente, nós estivemos em Araraquara durante a pandemia, e infelizmente os parques e espaços públicos de lazer estavam fechados.

Porém nós deixamos aqui para você essa dica de lugares gostosos para passear e caminhar em Araraquara:

O Que Fazer em Araraquara à Noite

Araraquara é uma cidade universitária, então pode esperar encontrar muito agito mesmo nos dias de semana.

Há muitos bares nas proximidades da Faculdade de Odontologia, especialmente na Rua Expedicionários do Brasil e na Rua Humaitá.

Outra região bem animada são os arredores da Igreja do Carmo, com destaque para o Sakaná, que vende bebidas e comida japonesa de ótima qualidade.

Hotéis e Pousadas em Araraquara

Araraquara conta com bons hotéis. Se você busca uma opção econômica e bem avaliada, dê uma olhada nesses:

E se você quer garantia de conforto e comodidades, como uma boa piscina para refrescar o calor da cidade, opte por um desses:

Foto: Gran Hotel Morada do Sol

Nós ficamos uma noite no Gran Hotel Morada do Sol, quando nosso carro quebrou indo embora da cidade, e mostramos o quarto e a piscina nesse vídeo:

O Que Fazer Perto de Araraquara – Cidades e Passeios

Nós visitamos Araraquara em uma longa viagem de carro que fizemos pelo interior de São Paulo. Visitamos lugares pouco turísticos, porém muito gostosos de passear, como é o caso da vizinha São Carlos, outra grande cidade universitária da região.

A menos de 150km de Araraquara fica Piracicaba, com sua charmosa Rua do Porto e deliciosos restaurantes de peixe na brasa. É imperdível conhecer e passear às margens do rio.

Outro lugar que pode ser visitado a partir de Araraquara num passeio de um dia é a menor cidade do Estado de São Paulo, a linda Águas de São Pedro.

Outros destinos como Barra Bonita (para conhecer o Rio Tietê limpo), Avaré (com a belíssima Represa Jurumirim) e Piraju (a cidade das cachoeiras) são opções para quem pode tirar um ou dois dias de viagem a partir de Araraquara.

E se você tem interesse em conhecer mais lugares no interior de São Paulo, não deixe de ler nosso guia com cidades turísticas fora do óbvio e 9 cidades para conhecer no Circuito das Águas Paulista

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile