Ícone do site Caminhos me Levem

Conhecendo Encarnación e as Ruínas Jesuítas do Paraguai

ruinas jesuitas paraguai

Fizemos uma viagem rápida pelo Paraguai e conhecemos Encarnación, na fronteira com a Argentina, e as Ruínas Jesuítas do Paraguai, em Trinidad. Confira nossas dicas.

É fato que pouquíssimos brasileiros dedicam muitos dias de viagem para conhecer o Paraguai. A maioria apenas passa por Ciudad del Este para fazer compras ou só por curiosidade.

A verdade é que nos surpreendemos positivamente com o país. Não conhecemos a capital Asunción, mas não queríamos ir embora de Encarnación, e  as Ruínas Jesuítas de Trinidad são impressionantes.

Depois de 2 meses entre Argentina e Chile, entrar no Paraguai foi um pouco como estar de volta ao Brasil. Cervejas brasileiras, farofa, tapioca e cachaça já podem ser encontradas facilmente nos supermercados.

Leia mais:

Encarnación – Paraguai

Nosso primeiro choque foi com a beleza de toda a região da cidade que margeia o Rio Paraná em Encarnación.

Tudo é muito limpo, amplo e organizado. Nada do que vem à cabeça quando pensamos em Paraguai. Muitos bares e restaurantes arrumadinhos. A praia tem restaurantes com mesinhas pra ficar com o pé na areia.

Encarnación – Paraguai

A água é de rio, então não é clarinha, mas se o calor fosse um pouquinho maior a gente teria mergulhado, com certeza. A partir da praia tem-se uma vista maravilhosa do pôr-do-sol.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Ruínas Jesuítas do Paraguai – Trinidad

É o maior e mais bem conservado conjunto de ruínas no Paraguai. Para chegar lá, vá ao terminal rodoviário de Encarnación e procure um ônibus para Ciudad del Este. Certifique-se de que ele passa pela entrada das ruínas.

Paga-se o preço equivalente ao trecho percorrido e varia de acordo com a vontade do motorista. Basta pedir para o motorista ou algum outro passageiro te avisar onde descer (é no Km 28).

Ali na beira da estrada não tem erro, basta seguir as placas pelo vilarejo de Trinidad, e após uma caminhada de uns 15 minutos já dá pra ver o acesso às ruínas.

Ruínas Jesuítas do Paraguai

Paga-se uma taxa de 25.000 guaranis para entrar. O ticket vale por 3 dias e lhe permite visitar as outras 2 ruínas da região, Jesús de Tavarangüé e San Cosme e Damián.

A visita às ruínas de Trinidad leva de 2 a 3 horas. Logo na bilheteria tem uma exposição com textos explicativos, bem interessante de ler antes de entrar.

Ruínas Jesuítas do Paraguai

Também perguntam se se quer assistir a um vídeo contando a história do lugar, que vale bem a pena pra se situar na cronologia e não percorrer as ruínas às cegas. A área toda é imensa e as ruínas estão muito bem conservadas.

Para voltar, basta ir para a estrada e parar um ônibus que esteja indo para Encarnación (praticamente qualquer um que passar).

Como Chegar em Encarnación

De Asunción ou de Ciudad del Este há ônibus muito frequentes e com preços baixos. Algumas empresas tem fama de terem os melhores ônibus, mas o que vimos foi um amontoado de ônibus velhos, com banheiro e/ou ar condicionado quebrado.

Nós chegamos em Encarnación vindo de Córdoba, na Argentina, e foi bem difícil conseguir informações sobre o ônibus que cobria esse trajeto. A empresa é a Expreso Singer, e a viagem leva cerca de 15h até Posadas.

Dali mesmo do terminal de Posadas há um ônibus que atravessa a fronteira, indo para o terminal de Encarnación.

Onde Ficar em Encarnación

Nós ficamos no Colonial Hostel e Camping e super recomendamos. Além dos dormitórios e quartos privados, eles tem um quintal para acampar, com uma árvore que faz uma sombra maravilhosa.

O vizinho do hostel tinha uma arara vermelha no seu quintal! O café-da-manhã é servido para todos os hóspedes, incluindo os do camping. Fica perto da praia, na Calle General Artigas.

Nossa barraca no Colonial Hostel e Camping

Outras opções de hostel com dormitório são o Maui Waui (ótima localização) e o Lore (hostel novo, um pouquinho mais afastado).

Pra quem busca quarto privado há várias opções com preços bons, ótima localização e avaliações positivas dos hóspedes anteriores: Hotel Puesta del Sol, com uma vista linda do pôr-do-sol no rio, Mandala Hotel, bem pertinho do calçadão onde ficam os bares e restaurantes, e o Del Rio Apart Hotel, a 3 quadras da praia.

Moeda Usada no Paraguai

Guaraní Paraguayo (PYG). A conversão é de, aproximadamente, 1.000 PYG para R$0,50.

Na fronteira com o Brasil, em Ciudad del Este, o real é muito aceito. O mesmo acontece com o peso argentino, na fronteira com Posadas, em Encarnación.

Língua Falada no Paraguai

Primariamente espanhol, porém o guaraní é também uma língua oficial do país. A maioria da população fala as duas línguas, mas nas proximidades de Encarnación nos deparamos com muita gente sem fluência no espanhol.

Visto Para o Paraguai

Brasileiros são isentos de visto para turismo, podendo permanecer até 90 dias no país. É possível entrar com documento de identidade ou passaporte.

Confira outros lugares incríveis onde podemos entrar sem passaporte:

Melhor Época para Visitar o Paraguai

Estivemos no Paraguai no início de outubro e pegamos muito calor. Em Encarnación há uma praia de rio maravilhosa, que no auge do verão deve ficar lotada, e que também é famosa pela festa de réveillon.

Ruínas Jesuítas do Paraguai

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Leia mais:

Veja também dicas para conhecer a capital do Paraguai com o blog Uma Viagem Diferente: O Que Fazer em Assunção

Nós visitamos Encarnación e as Ruínas Jesuíticas e depois seguimos para Ciudad del Este e Foz do Iguaçu. Recomendamos o blog D&D Mundo Afora com dicas completíssimas: O que fazer em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este: 40 atrações.

Gostou da nossa experiência nas ruínas paraguaias? Confira também o relato do blog Entre Mochilas e Malinhas nas ruínas argentinas que encaixam direitinho nesse roteiro: Minas de Wanda e San Ignácio Mini – a Argentina perto de Foz do Iguaçu

Leia também no blog Let’s Fly Away: Ciudad del Este: Ir Ou Não?

Salve esse post no seu PINTEREST:

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile