Visitamos Kazan na Rússia durante nossa viagem pela Transiberiana e nos apaixonamos perdidamente pela cidade. Leia mais a seguir para saber o que fazer, onde ficar e mais dicas para conhecer esse lugar incrível.
Índice
Kazan – A Capital do Tartaristão (Rússia)
A República do Tartaristão é uma das regiões da Rússia e sua capital se chama Kazan. O Tartaristão é um Estado independente dentro da Federação Russa, com presidente e parlamento próprios.
A ideia de um presidente dentro de um país e submisso a outro presidente é bem estranha. A questão é muito complexa, especialmente porque, dentre as repúblicas que compõem a Rússia, o Tartaristão ainda por cima goza de um estatuto completamente à parte.
O Tartaristão é a república autônoma mais importante dentre as 21 que compõem a Federação Russa. Kazan, sua capital, é uma das cinco maiores cidades desse país continental.
Portanto, nesse post a gente não vai tentar explicar toda essa confusão, e sim falar de como Kazan é uma cidade linda demais pela qual nos apaixonamos completamente e a qual ninguém deveria deixar de fora de um roteiro pela Rússia.
Mesmo que o Tartaristão não seja propriamente a Rússia, mas sim uma república à parte.
Mas podemos explicar sobre os tártaros, etnia que sempre foi maltratada na literatura russa.
Eles vem originalmente das terras do leste asiático, e, por conta da sua relação íntima com o Império Mongol de Genghis Khan, o nome tártaros se espalhou pela Europa e pela Rússia Ocidental como sinônimo de bárbaros, ladrões e assassinos.
De acordo com os livros russos, não se pode deixar seu cavalo solto perto de um tártaro que ele o rouba. E Deus nos ajude se um tártaro pegar uma arma.
Nas tramas russas de antigamente, se um personagem tártaro aparece, é certo que ele será humilhado e tratado como lixo.
Estávamos curiosos para conhecê-los, mas com a certeza de que a fama não condizia com a realidade. E encontramos uma Kazan lindíssima e sua gente tranquila e afável.
Influências em Kazan – Rússia
Ao chegar em Kazan já se nota a grande influência asiática e islâmica.
A religião majoritária é o islamismo, porém, ao contrário do que se espera de países islâmicos, em Kazan as mulheres se vestem livremente e o consumo de álcool é liberado.
A corrente majoritária do islamismo aqui é mais flexível.
Kazan tem uma população de mais de um 1,5 milhão de habitantes e, como se espera de uma cidade desse tamanho, há muita coisa pra se fazer nela.
E pras pessoas mais sentimentais, foi em Kazan que a seleção brasileira perdeu para a Bélgica e foi eliminada da Copa do Mundo de 2018.
Se você ainda está meio perdido tentando organizar sua viagem pela Rússia, leia nossos textos. Passamos quase 3 meses no país e explicamos tudo direitinho:
- Turismo na Rússia: 11 Coisas Que Você Precisa Saber
- Rússia: Pontos Turísticos e Roteiros de Viagem
- Transiberiana – Planejamento de Viagem
O Que Fazer em Kazan – Rússia
A atração principal e mais citada na internet de Kazan é o Kremlin, tal qual boa parte das cidades da parte europeia da Rússia.
Porém há outras atrações muito interessantes por lá e outras atividades para mergulhar na cultura tártara.
Kremlin de Kazan (Казанский кремль)
Primeiro o mais imponente e com certeza o mais imperdível em Kazan. O Kremlin de Kazan fica sobre uma colina, com uma vista lindíssima para os rios Volga e Kazanka e também para o pôr-do-sol.
Logo na entrada do Kremlin está uma dessas estátuas de traços soviéticos que sempre nos deixam admirados pela força da imagem.
Nessa estátua (Памятник М. Джалилю) está Musa Jalil, um poeta e um herói da resistência soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Na estátua o poeta está se libertando das amarras, de peito estufado e fúria nos olhos.
A estátua fica no topo da colina, o que só deixa a imagem ainda mais impactante.
Dali vê-se a torre do relógio, e por debaixo dela entra-se no Kremlin. A visitação ao Kremlin é gratuita, apesar de volta e meia ter fila na entrada. São pessoas pagando por excursões e tours.
Mesquita Kul-Sharif (Мечеть Кул Шариф)
Com certeza o edifício mais impressionante dentro do Kremlin, a Mesquita Kul-Sharif é uma dessas construções que dá vontade de sentar ao lado e ficar só olhando os detalhes e a lindeza. Some-se a isso o sol resplandecente nas suas paredes e domos.
A visita à mesquita é livre, mas aqui sim as vestes devem ser apropriadas. Na entrada há véus e capas para aqueles que estavam desavisados.
A primeira sala, no térreo, já mostra que valeu a pena entrar. Dali pode-se ir para qualquer uma das laterais, onde sobe-se para o último andar da mesquita, o único aberto à visitação de turistas.
No subsolo está o Museu da Cultura Islâmica, com entrada paga.
Torre Söyembikä (Башня Сююмбике)
Acredita-se que a Torre Söyembikä foi construída em torno do século 17 e 18, mas não se sabe ao certo. É uma das estruturas mais altas de Kazan e, curiosamente, ela está torta. Tipo a Torre de Pisa.
A lenda diz que Ivan, o Terrível, chegou em Kazan e resolveu casar com a mulher que mandava no local, a rainha Söyembikä.
A rainha então disse que se casaria com ele caso ele construísse uma torre de sete andares em sete dias.
Então o czar construiu e, no último dia, eles se casaram. Nesse mesmo dia, a rainha se jogou do último andar da torre e morreu.
No entanto, essa história não tem um pingo de verdade. Aparentemente ela nunca casou com o czar, além de ela ter morrido numa prisão em outra cidade. Mas a lenda é sempre mais legal do que a história real.
Ao lado da torre há uma igreja ortodoxa e alguns palácios. O curioso é ver uma igreja e uma mesquita tão próximas. Isso mostra como em Kazan essas religiões convivem tão harmoniosamente.
Bauman Street (ул. Баумана)
Em frente ao Kremlin, do lado de fora, está a Bauman Street. É uma rua de pedestres que se estende por 2 km e onde a vida noturna e diurna de Kazan acontecem.
Está repleta de bares, restaurantes, músicos de rua, museus pega-turista e estátuas com histórias e lendas por trás.
Monumento aos Gatos de Kazan (Памятник Коту Казанскому)
A estátua mais curiosa é o Monumento aos Gatos de Kazan. Um gato enorme deitado de barriga numa cama de barriga pra cima.
Supostamente, uma imperatriz russa, ao saber que em Kazan não tinha ratos por conta da grande habilidade dos gatos em caçá-los, ordenou que 30 deles fossem levados a São Petersburgo.
Lá, os 30 gatos acabaram com todos os ratos da cidade.
Claro que é só uma lenda, mas Kazan é assim. Tudo é fantasioso e lindo.
Monumento à Carruagem da Rainha (Памятник карете Екатерины II)
Ainda na Bauman Street está o Monumento à Carruagem da Rainha, carruagem essa que pertenceu à rainha Catarina II. O legal é que dá pra entrar na carruagem de fato.
Old Tatar Quarter (Старо-татарская слобода)
O Old Tatar Quarter é uma região onde podem ser vistas muitas casas de madeira de cores vivas e duas mesquitas, sendo a Mesquita Marzhani a primeira que teve sua construção autorizada após a domínio da Rússia sobre Kazan.
Também é a única mesquita que permaneceu aberta durante o período soviético.
Hoje em dia, é a mesquita mais antiga em atividade em Kazan – Rússia.
As principais ruas do Old Tatar Quarter são a Ulitsa Kayuma Nasyri (улица Каюма Насыри), onde estão as mesquitas e as casas mais bonitas, e a Ulitsa Shigabutdina Mardzhani (улица Шигабутдина Марджани), na beira do Lago Kaban. Note que “ulitsa” significa “rua” em russo.
O Old Tatar Quarter é sem dúvidas um dos melhores lugares para experimentar as delícias da cozinha tártara.
Recomendamos o Tatarskaya Usadba (Татарская Усадьба), restaurante dentro de um complexo turístico-hoteleiro que prepara os pratos com um toque gourmet e tem bons preços para a qualidade apresentada. Almoçamos lá por pouco mais de R$35 o prato.
Parque da Vitória (парк победы)
Um parque memorial em homenagem aos combatentes tártaros na Segunda Guerra Mundial. Apesar de ficar um pouco afastado do centro da cidade, é um local interessante para ver como os russos e os tártaros lidam com o tema.
Tudo é ao ar livre. Já na entrada há um monumento imenso e ouvem-se músicas soviéticas no sistema de som, dando um clima bem legal ao lugar. Guardas (às vezes estudantes) guardando a chama eterna.
E atrás disso, na extensão do parque, tanques, canhões, caminhões e aviões, quase todos reais. Passeio legal pra quem tem um tempo sobrando na cidade.
Centro da Família de Kazan – Rússia
Até agora nós não entendemos bem qual o propósito dessa construção, mas nós avistamos ela do ônibus e paramos pra olhar.
O prédio é redondo e dá para subir no topo, mas quando estivemos lá estava fechado.
O que achamos mais lindo foram as estátuas em volta dele.
Vale a pena ir até lá também para caminhar um pouco na margem do rio e ver o Kremlin lá do outro lado.
Monumento a Todas as Religiões (Храм всех религий)
A nossa atração preferida de Kazan, na Rússia, é também uma das menos badaladas. E sem razão nenhuma. O Monumento a Todas as Religiões é um templo não-religioso com torres referenciando todas as maiores religiões do mundo.
Foi idealizado pelo artista Ildar Khanov, falecido em 2013. Ildar ajudava pessoas com problemas de alcoolismo e vício em outras drogas. Em 1992, iniciou a construção desse templo com a ajuda dos seus “pacientes”.
O templo ainda está em construção, mas a parte pronta e o atual canteiro de obras já valem muito a pena serem visitados.
Há muito o que ver lá dentro, tanto na estrutura do templo quanto nos quadros de Khanov e de todas as pessoas que doaram suas artes.
Está claro desde o início que o templo não tem nenhum cunho religioso, sendo apenas um símbolo para que as pessoas se lembrem de estarem unidas, independente de ideologia religiosa.
O motivo do local da construção é porque Kazan representa bem essa união das religiões, além de ali o templo estar visível para qualquer pessoa que passe, tanto de carro quanto de trem ou barco pelo rio.
A entrada custa 100 rublos. Para chegar, as linhas 2 e 45 de ônibus chegam lá. Fica a uns 8km da cidade. Nem todas as informações estão em inglês, mas tem pouco pra ler e muito pra ver.
Bate e Volta de Kazan
Nós não fomos nesses destinos, mas pesquisamos a respeito e compartilhamos aqui a informação.
Bolgar (Болгар) – Antiga capital da região do Tartaristão e, outrora, uma das cidades mais importantes da Rússia.
Hoje em dia há ali um complexo que inclui mesquitas e um museu do islamismo, com informações em inglês.
É considerada uma espécie de “Meca do Norte” e parece ser interessante pra gente que sabe pouco sobre essa religião e os povos islâmicos.
Para chegar, há barcos saindo de Kazan no verão. De ônibus fora do verão, só encontramos opções nos fins de semana.
Ilha de Sviyazhsk (Свияжск) – Uma ilha que foi fortificada no século 16. Hoje em dia, há aí um monastério ortodoxo. Pareceu muito com um kremlin qualquer da Rússia.
Onde se Hospedar em Kazan – Rússia
Em Kazan tivemos uma experiência nova e muito diferente em hospedagem. Encontramos um hotel-cápsula e não pensamos duas vezes em reservá-lo. Curtimos tanto que fizemos um post só sobre isso:
Chama-se Caps Lock Hostel e, apesar de ser um pouco afastado do centro da cidade, perto do Parque da Vitória, há ônibus e tram ligando rapidamente às atrações turísticas.
A melhor região da cidade para se hospedar é nas proximidades do Kremlin e da Bauman Street. Atente-se para o fato de que a Profsoyuznaya Ulitsa e o Kremlin são no alto de uma colina.
Caso você fique para o norte deles, próximo ao Chornoye Ozero (Чёрное озеро), terá que subir e descer sempre que for à Bauman Street.
Uma boa opção de hostel para quem quer gastar pouco é o Wings Hostel, super bem localizado e confortável.
Pra quem prefere ficar em hotel, uma opção baratinha é o Kazantel ou o Giuseppe Hotel.
Onde Comer em Kazan
Uma vez em Kazan, é obrigatório experimentar a famosa cozinha tártara. E aqui vão as dicas testadas e aprovadas de onde comer o melhor do Tartaristão.
Tatarskaya Usadba (Татарская Усадьба) – Restaurante dentro de um complexo turístico-hoteleiro na região do Old Tatar Quarter que prepara os pratos com um toque gourmet e tem bons preços para a qualidade apresentada. Já falamos dele ali mais acima.
Stolovaya Nº 1 (Столовая № 1) – Stolovaya (em russo, “sala de jantar”) é um tipo de restaurante estilo bandejão. O que é perfeito para turistas, já que basta apontar e pronto.
O cardápio muda a cada dia e tem muita comida tártara, assim como alguns outros pratos asiáticos. E o preço assusta de tão barato. Espere muitos locais nesses restaurantes. Procure pelo nome столовая.
O Stolovaya Nº 1 é um pouco mais caro, mas o ambiente é mais tranquilo, a comida é muito boa e está tudo em inglês também. Na parte da frente tem uma parte de doces que dá água na boca.
Ali almoçamos por uns R$15 cada um. Fica bem na Bauman Street, próximo ao Monumento à Carruagem da Rainha (ele não aparece no Google Maps).
Nessa stolovaya comemos o tão famoso chak-chak (чак-чак). É um doce feito com mel que surpreendentemente não é tão doce e com certeza é muito bom.
Gubadya (губадия) e Pirozhok (пирожок), dois salgados famosos do Tartaristão, também estão presentes nas stolovayas.
Old Amber – Esse restaurante faz parte de uma rede e tem ótimos pratos, tártaros, russos e da cozinha do Leste Europeu, com cardápio em inglês.
Ótimos preços nas bebidas, com diversos coquetéis e shots diferentes. De todo modo, o restaurante é bem para família.
Nós comemos um joelho de porco que estava divino.
Dobraya Stolovaya (добрая столовая) – também na Bauman Street, é bem mais popular. Está sempre cheio, mas a comida é deliciosa e ridiculamente barata. Sério! Almoçamos lá por menos de R$8 (fora do horário da promoção).
As duas stolovaya tem promoção para horário de almoço. Procure pela palavra бизнес ланч, que significa business-lunch, ou prato executivo em português.
Onde Beber em Kazan
Apesar de ter muitos bares na Bauman Street, a rua onde os locais bebem até de manhã é a paralela Profsoyuznaya Ulitsa (Профсоюзная улица). São vários bares ali, mas aqui falaremos dos que a gente testou.
Bunker (Бункер) – O bar é dentro de um buker de verdade. Tem que descer uma escadona pra chegar onde vende cerveja. O Bunker Bar é pequeno e sempre movimentado. Vende apenas cerveja e uns snacks secos.
Não deixe de experimentar a Atomnaya Prachechnaya (Атомная Прачечная), cerveja que nos foi apresentada como “a legendária IPA da Rússia”. Isso porque ela tem um IBU tão alto que ninguém sabe quanto tem ao certo.
No rótulo está escrito 101 IBU, em tom zombeteiro. Essa IPA não é do Bunker Bar, mas lá com certeza eles vendem. O Bunker foi nosso favorito na cidade, além de ter sido um dos mais baratos.
Pyatnitsa (пятница) – Com o sugestivo nome de “sexta-feira”, o Pyatnitsa é um bar básico de biritagem e narguilé. Ambiente agradável e preços razoáveis.
Volna Рюмочная – No dia em que fomos lá, era um bar de metal repleto de estudantes. Porém passamos mais cedo e parecia um bar de música pop. Ficamos sem entender muito bem, mas é certo que fica cheio de gente até o amanhecer, com cerveja a 100 rublos e vodka a 90.
Sol’ (Соль) – Fomos para um show de indie-rock-industrial ou algo assim, mas o som estava ruim, cobravam 300 rublos por pessoa e a cerveja era mais cara do que nos outros bares. Desistimos e voltamos mais tarde, no fim do movimento, mas ainda não parecia um bar interessante.
Transporte Público em Kazan
Kazan possui metrô, ônibus, tram e trolleybus. No entanto, o metrô não é muito funcional, já que tem somente 10 estações.
Já os outros funcionam muito bem. Utilize o Google Maps para saber como chegar nos lugares, pois em Kazan ele funciona perfeitamente.
Nos pontos tem um letreiro digital mostrado quanto tempo falta para seu ônibus ou tram chgar.
Custa 27 rublos a passagem no ônibus e no tram. Basta entrar e esperar que virá uma pessoa te cobrar.
Quantos Dias em Kazan
Honestamente, Kazan é uma cidade que merece muitos dias, pois o clima é muito gostoso. A comida tártara tem sempre uma novidade e as pessoas são muito simpáticas e conversadoras.
Nos bares, após algumas bebidas, estão sempre puxando assunto, caso ouçam você falando em inglês.
Mas, num roteiro apertado, 2 dias para Kazan é o mínimo. Um dia para conhecer o centro, e outro dia para visitar o Monumento a Todas as Religiões, pois fica a mais de meia hora da cidade.
Se quiser fazer um bate e volta, inclua mais um dia. Talvez dê para combinar com um trem noturno saindo da cidade, para não precisar pagar mais uma noite de estadia.
Seguro Viagem Para a Rússia
A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.
Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂