Ícone do site Caminhos me Levem

Interior de São Paulo: Cidades Turísticas e Lugares Para Conhecer a Turismo em SP

LUGARES PARA CONHECER NO INTERIOR DE SÃO PAULO SP ESCONDIDOS TURÍSTICOS

Você sabia que o interior do Estado de São Paulo [SP] tem lugares muito interessantes, desenvolvidos e até escondidos para conhecer a turismo? Reunimos aqui as 15 cidades turísticas e pontos turísticos que valem (e muito) a pena uma viagem pelo interior de SP!

Nós fizemos uma longa viagem de carro a turismo pelo interior de SP e passamos por mais de 20 cidades turísticas e lugares para conhecer. Você pode acompanhar nossas andanças nessa playlist do Youtube.

E aqui no blog também escrevemos guias detalhados de muitos lugares que conhecemos a turismo no interior de São Paulo. Veja todos clicando aqui.

E nem só de lugares incríveis para conhecer no interior vive o Estado de São Paulo, então confira também essa lista com 11 praias para conhecer no Litoral Sul de SP.

Mapa de Cidades Turísticas e Lugares Para Conhecer a Turismo no Interior de São Paulo (SP)

Nesse post vamos falar de 15 cidades e lugares interessantes para conhecer a turismo no interior de São Paulo, e todas estão marcadas nesse mapa aqui:

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Se você observar, verá que tentamos fugir de destinos óbvios, como Campos do Jordão – SP, e ressaltamos lugares e cidades menos conhecidos para turismo no interior do São Paulo, não somente próximos à capital.

Se você quer conhecer lugares incríveis para turismo no interior de São Paulo, não deixe de ler também nosso guia sobre o Circuito das Águas Paulista e uma listinha perfeita com 8 Campings INCRÍVEIS no Interior do Estado de São Paulo.

Interior de São Paulo: Cidades Turísticas e Lugares Para Conhecer em SP

1) Holambra

Holambra é uma cidade com menos de 15 mil habitantes. O apelido de “Cidade das Flores” foi ganho por ser a maior produtora de plantas ornamentais da América latina.

O nome Holambra é formado pela junção das palavras “Holanda”, “América” e “Brasil”. Esse nome foi dado à cidade devido à sua origem como uma colônia de holandeses em 1948.

Moinho Povos Unidos em Holambra

O auge do turismo em Holambra se dá em setembro, quando acontece a Expoflora, maior exposição de flores da América Latina.

Holambra é uma cidade pequena e super agradável para passear. Dá para ver tudo em um dia de turismo, mas para curtir ao máximo o clima de interior de SP e os restaurantes maravilhosos, vale a pena passar um fim de semana.

Resumo dos Pontos Turísticos de Holambra (Interior de SP):

Orelhão de Tamanco Holandês e Rua Coberta de Guarda-Chuva em Holambra

Melhores hotéis em Holambra:

Leia mais em nosso guia completo sobre O Que Fazer em Holambra.

E assista nosso vídeo:

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

2) Represa de Jurumirim (Avaré/Itaí)

Avaré é uma das 70 cidades turísticas do Estado de São Paulo que possuem o status de Estância Turística.

Embora a cidade não tenha muitos atrativos e pontos turísticos como outras cidades do interior de SP, a Represa de Jurumirim garante a viagem de quem vai à região, com seus 1800km de praias formadas pelas águas cristalinas do Rio Paranapanema.

Represa de Jurumirim vista do Camping da AABB

Em uma dessas praias fica o Camping da AABB, e embora seja uma prainha de rio no interior do Estado de São Paulo, ela não decepciona quem vai até buscando um local agradável para turismo! É de longe um dos lugares mais bonitos do interior de São Paulo!

Represa de Jurumirim vista do Camping da AABB

Como na praia não há quiosques nem qualquer outro tipo de comércio, é importante viajar com algum equipamento básico, como cadeiras e guarda-sol. Do camping dá para descer com seu carro para a areia, o que torna tudo mais fácil.

Leia mais informações de onde fica, como é a Represa Jurumirim, como chegar e o que fazer por lá.

Melhores Hotéis em Avaré:

E assista nosso vídeo:

3) Barra Bonita

Já imaginou conhecer o Rio Tietê limpo, com praia e tudo, e ainda de quebra navegar por ele, com direito a passeio de barco subindo e descendo por uma eclusa?

É isso e muito mais que você encontra em Barra Bonita, no interior de São Paulo. Uma cidadezinha cheia de charme e contato com a natureza e que tem tudo para ser um dos principais pontos turísticos do interior de SP.

Prainha Maria do Carmo em Igaraçu do Tietê

Eu já sabia que o Rio Tietê tinha trechos limpos fora da cidade de São Paulo, mas não imaginava que ele fosse tão lindo e com um volume tão grande de água!

Ele é o maior do Estado de São Paulo e uma das mais importantes rotas fluviais do Brasil, formando com o Rio Paraná um caminho de acesso também para fora do país.

Sem dúvidas ele é a maior atração de Barra Bonita, e é imperdível fazer um passeio de barco passando pela eclusa da hidrelétrica próxima da cidade.

Além disso, logo ao lado de Barra Bonita fica Igaraçu do Tietê, outra cidade com locais interessantes, incluindo uma prainha maravilhosa às margens do rio.

Resumo dos Pontos Turísticos de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê (Interior de São Paulo):

Ponte Campos Salles sobre o Rio Tietê

Melhores Hospedagens em Barra Bonita:

Leia mais em nosso guia completo para conhecer o Rio Tietê Limpo em Barra Bonita.

E assista nosso vídeo:

4) Socorro

Socorro é uma cidade rodeada pela natureza, aos pés da Serra da Mantiqueira no Circuito das Águas Paulista, ou seja: garantia de lindos cenários!

O lugarzinho mais famoso de Socorro é uma gruta artificial, que surgiu devido à exploração de minerais, chamada Gruta do Anjo. A água se infiltrou na gruta devido à grande quantidade de nascentes na região, o que resultou num cenário bem bonito, que fica completo com as paredes e colunas de pedra.

Gruta do Anjo em Socorro

A visita é rápida, porém muito bonita e divertida. Incluído no valor da entrada está o passeio de pedalinho no interior da gruta.

Socorro é um dos principais lugares para conhecer no interior de SP, especialmente para turismo de aventura, então se você busca emoções em meio à natureza, esse é o lugar!

Resumo dos Pontos Turísticos de Socorro (Interior de São Paulo):

Cachoeira Camanducaia do Meio em Socorro

Melhores Hotéis em Socorro:

Leia mais em nosso guia completo de como visitar a Gruta do Anjo + 8 Locais Incríveis em Socorro.

E assista nosso vídeo:

5) Águas da Prata

Águas da Prata é uma das 11 cidades turísticas do interior de SP que possuem o status de Estância Hidromineral, e por isso é um dos principais lugares para conhecer. Fica aos pés da Serra da Mantiqueira, não muito longe da divisa com Minas Gerais e da famosa cidade de Poços de Caldas.

A cidade apresenta uma boa estrutura turística, com hospedagem, restaurantes e muitas atrações naturais.

Cachoeira Pé Vermelho em Águas da Prata

Um lugar muito gostoso por lá é o Camping do Paiol, que tem um restaurante e piscina abertos para não-hóspedes. Se você viaja no verão, aproveite para se refrescar por ali depois de conhecer as atrações da cidade.

Camping do Paiol em Águas da Prata

Resumo dos Pontos Turísticos de Águas da Prata (Interior de SP):

Centro de Águas da Prata

Melhores hotéis e camping na região de Águas da Prata:

Leia mais sobre o camping e a cidade de Águas da Prata e assista nosso vídeo.

6) Piracicaba

Piracicaba é uma cidade grande, com mais de 400 mil habitantes. Porém, às margens do famoso e super caudaloso Rio de Piracicaba, eternizado na canção de Tião Carreiro e Pardinho, tudo é tranquilo e a vida e o turismo acontecem no ritmo do interior de SP.

Pássaros no Rio Piracicaba

Se você vai viajar para Piracicaba, saiba que o mais imperdível a fazer na cidade é comer um bom peixe na brasa na Rua do Porto. 

Os peixes mais comuns na Rua do Porto em Piracicaba são o Tambaqui, o Filhote e o Pintado. Curiosamente, nenhum deles é do Rio Piracicaba, informação que nos surpreendeu! Mas são deliciosos de qualquer maneira. Peixe na brasa é um negócio maravilhoso demais!

Peixe assado na Rua do Porto em Piracicaba

Além disso, Piracicaba tem muitas atrações nas proximidades do rio e conta com uma ampla rede hoteleira e estrutura preparada para o turismo no interior de São Paulo.

Resumo dos Lugares Para Conhecer em Piracicaba (Interior de São Paulo):

Ponte e Engenho Central de Piracicaba

Melhores Hotéis de Piracicaba:

Leia mais sobre a cidade e o melhor restaurante da Rua do Porto aqui no nosso blog.

E assista nosso vídeo:

7) Piraju

Piraju é uma cidade do Estado de São Paulo que possui o status de Estância Turística, porém onde o turismo está ainda começando a se desenvolver. Ela fica numa região bastante bonita, com 2 represas lindíssimas por perto: Represa de Jurumirim e Represa de Xavantes.

Além de ser rodeada de cachoeiras, Piraju tem um centrinho muito charmoso. Lá nós sentimos um clima de interior muito forte e gostoso.

Cachoeira do Castelo em Piraju

O Rio Paranapanema corta Piraju e é represado bem no meio da cidade, onde ele fica com as águas calmas e transparentes. É muito bonito!

Resumo dos Lugares Para Conhecer em Piraju (Interior de São Paulo):

Represa de Barra Bonita no Rio Paranapanema

Melhores Hotéis de Piraju:

Leia mais sobre O Que Fazer em Piraju e Conheça as Melhores Cachoeiras!

E assista nosso vídeo:

8) Serra Negra

Serra Negra possui cerca de 25 mil habitantes e é uma das Estâncias Turísticas Hidrominerais do estado de São Paulo. Fica no Circuito das Águas Paulista, próxima a muitas cidades turísticas do interior de SP.

Dá para conhecer tudo que há de interessante em 1 ou 2 dias. É um destino perfeito para passar um fim de semana em família ou em casal.

Cristo Redentor de Serra Negra

Há lugares muito legais para conhecer durante um dia de turismo, e um centrinho perfeito para fazer compras e curtir um happy hour no fim da tarde, com um jantar típico do interior de SP logo em seguida.

Resumo dos Lugares Para Conhecer em Serra Negra (Interior de São Paulo):

Vinícola Família Silotto em Serra Negra

Melhores Hotéis em Serra Negra:

Leia mais sobre a Belíssima Serra Negra, no Circuito das Águas Paulista, e assista nosso vídeo onde mostramos o lugar em que nos hospedamos, os lugares que visitamos, o que comemos, etc.

9) Águas de São Pedro

Você sabia que Águas de São Pedro é a menor cidade em território do Estado de São Paulo, mas ainda assim tem um monte de coisas para fazer e curtir num passeio por lá?

Estátua de Santiago em Águas de São Pedro

Nós achamos bem gostoso caminhar pela cidade, que é cheia de casas bonitas com jardins bem cuidados, árvores cheias de flores e frutas nas calçadas e muitos pássaros cantando, além de uma calma impressionante.

Resumo dos Pontos Turísticos de Águas de São Pedro (Interior de São Paulo):

Escadão das Águas em Águas de São Pedro

Melhores hotéis de Águas de São Pedro:

Leia tudo sobre a cidade no nosso guia do que fazer em Águas de São Pedro.

E assista nosso vídeo:

10) Bueno de Andrada (Araraquara)

Se você for visitar somente um lugar em sua passagem por Araraquara, que seja Bueno de Andrada, um distrito a 15km da cidade que é puro charme!

Suas poucas ruas ficam ao redor da antiga estação de trem, que é hoje um ponto de encontro para pessoas que praticam ciclismo na região.

Estação de Bueno de Andrada em Araraquara

O que mais atrai pessoas a Bueno de Andrada é, sem dúvida alguma, o Bar e Mercearia Freitas, também conhecido como Coxinhas Douradas. Esse pequeno negócio familiar ganhou fama quando um jornalista publicou um artigo contando para todo mundo toda a delícia que ele tinha encontrado por lá.

Araraquara significa “Morada do Sol” na língua Tupi, e o calor da cidade faz jus ao nome. Ela é a mais quente da região.

Não é necessariamente uma cidade turística, com muitos pontos turísticos, porém Araraquara surpreende por ter lugares interessantes no interior de SP, ser bastante arborizada e ter um centro bem bonitinho.

Resumo do que fazer em Araraquara (além de Bueno de Andrada):

Boulevard dos Oitis em Araraquara

Melhores Hotéis em Araraquara:

Leia tudo sobre os Pontos Turísticos em Araraquara e Bueno de Andrada no interior de SP.

11) Águas de Lindóia

Talvez a cidade menos “fora do óbvio” da lista, Águas de Lindóia é uma das cidades mais turísticas que menciono aqui. Fica no coração do Circuito das Águas Paulista e conta com ótima estrutura turística, tais como hotéis, bares, restaurantes e locais interessantes para conhecer.

O centrinho de Águas de Lindóia é dominado pela Praça Adhemar de Barros, que tem uma área verde muito bonita, com um laguinho cheio de aves diferentes e de capivaras.

Centro de Águas de Lindóia

Águas de Lindóia também tem um comércio intenso de coisas gostosas do interior (roupas de malha, cachaça, doces, queijos…), um Cristo Redentor com uma vista maravilhosa da cidade e uma fazenda cheia de animaizinhos lindos. O melhor é que todas as atrações são grátis!

Resumo do Turismo em Águas de Lindóia (Interior de São Paulo):

Fazenda do Morro Pelado em Águas de Lindóia

Melhores hotéis de Águas de Lindóia:

Leia tudo sobre a cidade em nosso guia detalhado clicando aqui, e não deixe de assistir o vídeo que gravamos por lá mostrando tudo.

12) Monte Alegre do Sul

Monte Alegre do Sul conta com menos de 8 mil habitantes e foi elevada ao status de Estância Hidromineral pelo governo de São Paulo por conta de suas fontes de água natural.

Além das fontes de água mineral e da arquitetura colonial bem preservada, a cidade atrai muitos turistas no mês de julho para participar da Festa do Morango.

Centrinho de Monte Alegre do Sul

Resumo do Que Fazer a Turismo em Monte Alegre do Sul – Interior de São Paulo

Cidade das Artes

Melhores Hotéis de Monte Alegre do Sul:

Leia nosso guia completo de Monte Alegre do Sul e não deixe de assistir o vídeo que gravamos na cidade clicando aqui.

13) São Carlos

Em nossas viagens pelo interior do Estado de São Paulo passamos alguns dias em São Carlos – SP, cidade agradável e com alguns pontos turísticos interessantes para conhecer. São Carlos não é uma cidade turística, embora a gente tenha curtido nossos dias por lá.

Estação Ferroviária de São Carlos

São Carlos fica no interior de São Paulo, a 239km da capital do Estado. As estradas até lá são excelentes, sendo a maior parte do caminho pela Rodoviária Washington Luís.

Resumo do Que Fazer em São Carlos (Interior de São Paulo):

Campus da UFSCar

Melhores Hotéis de São Carlos:

Leia nosso guia completo de São Carlos, com dicas sobre o que fazer à noite, e não deixe de ver nosso vídeo meio perdidos na cidade:

14) Amparo

Sabia que o melhor queijo do Brasil e um dos melhores do mundo é produzido em uma fazenda no interior de São Paulo?

A Fazenda Atalaia foi fundada em 1870 na cidade de Amparo voltada para a produção de café. Em 1940 foi adaptada para a produção de cachaça, com a construção de um alambique, e mais tarde passou a ser dedicada somente à produção de laticínios.

Em 2016 o Queijo Tulha, um dos queijos produzidos na Fazenda Atalaia, ganhou medalha de ouro no World Cheese Awards, uma premiação internacional de queijos.

O premiado Queijo Tulha

A família que administra a Fazenda Atalaia atualmente preza pela preservação dos prédios centenários e pelo bom atendimento aos turistas que visitam a região, oferecendo degustação de queijos, lojinha de produtos orgânicos e refeições no local.

Resumo do Que Fazer em Amparo – SP

Fazenda Atalaia

Melhores Hotéis de Amparo – SP:

Confira nosso post completo sobre como foi a visita à Fazenda Atalaia clicando aqui e assista nosso vlog que gravamos por lá clicando aqui.

15) Lindóia

Já conhece a pequena e bela cidade de Lindóia no interior de SP, que conta com muitos pontos turísticos interessantes para um passeio? Não confunda com Águas de Lindóia, cidade vizinha e mais conhecida.

Lindóia é uma das 11 cidades de São Paulo que possuem o status de Estância Hidromineral, e, além desse título, ainda tem um número impressionante: ela é responsável por 40% de toda a água mineral do Brasil!

Centro de Lindóia

A cidade de Lindóia fica no coração do Circuito das Águas Paulista e conta com estrutura turística, tais como hotéis, bares, restaurantes e pontos turísticos interessantes para conhecer.

Resumo de Lugares Para Conhecer em Lindóia (Interior de São Paulo):

Monumento Garrafa D’água

Melhores Hotéis de Lindóia:

Leia nosso guia completo de Lindóia para saber o que mais fazer por lá e como encaixar uma visita à cidade com outras do Circuito das Águas.

E não deixe de conferir o vídeo que fizemos de nossa visita à cidade clicando aqui.

Leia também: TOP 15 Melhores Cachoeiras de Minas Gerais (de Norte a Sul!)

Como Conhecer Esses Lugares no Interior de São Paulo [SP]

Nós viajamos com nosso carro pelo o interior de São Paulo [SP] a turismo, então tivemos a ótima experiência de poder ir para qualquer lugar com muita liberdade.

As estradas do interior de São Paulo [SP] são ótimas, de um modo geral, principalmente para quem está a turismo, sem pressa de nada. As maiores dificuldades são estradinhas simples e muitas vezes precárias para chegar a lugares mais escondidos, como cachoeiras.

Mas isso é parte do charme, não é? Pelo menos a gente acha que sim. É muito cômodo conhecer o interior de São Paulo [SP] de carro a turismo.

Mas mesmo quem estiver de ônibus vai conseguir viajar entre os locais, pois as cidades costumam ser bem conectadas.

Outra opção é alugar um carro, que é bem fácil e econômico. Dá para reservar on line, pagar parcelado e pegar o carro sem burocracias na locadora. Clique aqui para consultar preços e modelos disponíveis.

Para consultar passagens de ônibus, tempo de viagem e preços clique aqui.

E se você vem de mais longe, para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile