Saiba como visitar a famosa e lindíssima Gruta do Anjo (ou Gruta dos Anjos) em Socorro, no interior de São Paulo, que já foi cenário de novelas e garante fotos maravilhosas!
Veja também nossas dicas com outros 8 lugares incríveis para conhecer em Socorro além da Gruta do Anjo.
Socorro é uma cidade rodeada pela natureza, aos pés da Serra da Mantiqueira no Circuito das Águas Paulista, ou seja: garantia de lindos cenários!
Se você planeja conhecer Socorro e a Gruta do Anjo não deixe de ler também nosso guia de hospedagem na cidade, com sugestão de campings perfeitinhos, hotéis, pousadas, chácaras e casas de campo para aluguel de temporada:
E não deixe de ler também:
- Circuito das Águas Paulista: 9 Cidades Para um Roteiro Perfeito!
- 11 Cidades Fora do Óbvio Para Turismo no Interior de São Paulo
- 8 Campings INCRÍVEIS no Interior do Estado de São Paulo
Socorro tem muitas atrações em meio à natureza, e foi isso que nos levou a fazer essa viagem para a cidade.
Já na estrada, antes de chegar a Socorro de fato, o cenário é lindo, com montanhas ao redor e muito verde. No meio disso tudo há tesouros escondidos, como é o caso da Gruta dos Anjos.
Índice
Gruta do Anjo – Socorro: Preço e Dicas Para Visitar
O lugarzinho mais famoso de Socorro é uma gruta artificial, que surgiu devido à exploração de minerais entre os anos de 1960 e 1995.
A água se infiltrou na gruta devido à grande quantidade de nascentes na região, o que resultou num cenário bem bonito, que fica completo com as paredes e colunas de pedra.
A profundidade máxima na gruta é de 4m e o ambiente é bem mais fresco que o exterior, mantendo-se por volta dos 10 graus.
A visita à Gruta do Anjo (ou Gruta dos Anjos) é rápida, porém muito bonita e divertida. Incluído no valor da entrada está o passeio de pedalinho no interior da gruta. Veja o valor atualizado no site oficial.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Nós chegamos lá no sábado pela manhã e assim conseguimos evitar o horário de pico, quando a quantidade de pessoas é maior.
Outra vantagem de ir cedo é ver alguns raios de sol incidindo diretamente na água e causando um efeito bem bonito.
Nós fomos de carro próprio, mas vimos muitas excursões guiadas passando por nós. Não passamos por nenhum ônibus público pela estrada.
Como é a Visita à Gruta do Anjo em Socorro
Primeiro paramos na recepção e compramos nossos ingressos. Recebemos uma pulseira por pessoa. Seguimos com o carro por uma subida bem íngreme até outro estacionamento na entrada da gruta.
Ali esperamos menos de 10 minutos na fila, de frente para uma plataforma específica para tirar fotos, com iluminação especial. Então recebemos os coletes e um pedalinho para 2 pessoas.
Só o “motorista” tem que pedalar, o que deixa a outra pessoa bem folgada para tirar fotos e apreciar o passeio. Nós esbarramos muitas vezes em outros pedalinhos e nas paredes da gruta, porque é estreitinha a passagem. Mas a velocidade é tão baixa que não teve problema.
A gruta não é muito extensa, mas ainda assim há um trecho de total escuridão. Só depois de acender a lanterna do celular foi que percebemos um paredão na nossa frente, onde demos meia volta e retornamos ao ponto de partida dos pedalinhos.
Depois ainda ficamos um tempo caminhando pelas margens da água e curtindo a gruta. A visita não tem limite de tempo, mas no máximo em 1h (sem filas) você vê tudo.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Outros Locais Para Visitar em Socorro Além da Gruta dos Anjos
Cachoeira Camanducaia do Meio
Ainda na ideia de visitar lugares com pouca gente, seguimos a recomendação de uma funcionária do nosso camping e dirigimos por uma estradinha de terra até a Cachoeira Camanducaia do Meio.
Levamos um susto quando chegamos lá: muitos carros estacionados, música alta e um bar cheio de gente.
Pagamos R$5 por pessoa para entrar, passamos direto pela aglomeração no barzinho e seguimos pela curtíssima trilha até o rio e as quedas d’água. O acesso é bem fácil, com escada e corrimão.
Lá embaixo o clima estava mais tranquilo, com as pessoas espalhadas pelas margens do rio. Tentamos nos refrescar um pouco, mas devido à falta de chuvas na região a água estava bem rasa e lamacenta.
Mesmo assim achamos a cachoeira bonita e o local agradável.
Na saída, ainda podemos ouvir o começo de um MPB ao vivo. Para mais informações da programação, consulte o Instagram do bar:
Cachaçaria Santo Mé
Um lugar que eu encontrei meio por acaso em Socorro foi a Cachaçaria Santo Mé, na estrada para Munhoz – MG.
A Cachaçaria Santo Mé tem uma lojinha com mais de 50 variedades de cachaças e vinhos artesanais, doces, compotas, geleias, queijos e pimentas, além de mesinhas com uma vista belíssima para a região onde você desfruta tudo isso e mais um monte de comida gostosa da cozinha.
Ficamos muito felizes ao chegar e sermos os únicos clientes. Fomos recebidos por um funcionário que nos explicou sobre a degustação das cachaças: recebemos um copinho cada para provar no máximo 5 cachaças. O limite, segundo eles, é para que ninguém se acidente ao descer as ladeiras para ir embora de lá.
Depois da degustação escolhemos uma mesa do lado de fora e curtimos aquela vista maravilhosa com uma porção de panceta (que estava deliciosa) e uma Ecobier, cerveja produzida na cidade de Socorro-SP.
Saímos de lá muito satisfeitos por ter incluído essa parada em nosso passeio e ainda trouxemos 5 garrafas de cachaça para casa!
Mirantes em Socorro – SP
Há 3 mirantes lindos em Socorro: o Pico da Cascavel, o Mirante da Pedra Bela Vista e o Mirante do Cristo.
Pedra Bela Vista: dá para chegar de carro e conta com um pequeno bar no topo, a 1.250m de altitude. Muito popular para assistir o pôr-do-sol.
Pico da Cascavel: é um dos pontos mais altos da cidade e muito procurado por quem quer saltar de asa-delta ou paraglider. Dá para chegar de carro.
Mirante do Cristo: fica pertinho do centro de Socorro e oferece vista privilegiada da cidade.
Turismo de Aventura em Socorro – SP
Socorro também tem muitas opções para quem curte turismo de aventura. Dá para fazer rapel, arvorismo, tirolesa, rafting e mais uma infinidade de atividades por lá.
Os locais mais famosos para quem busca esse tipo de atração são:
Parque de Aventura Monjolinho: conta com parque de aventuras, restaurante e pousada. Fica bem cheio nos finais de semana.
Parque dos Sonhos: oferece mais de 50 atividades, incluindo uma tirolesa que começa em SP e acaba em MG.
Onde Fica e Como Chegar a Socorro e à Gruta do Anjo
Socorro fica no Circuito das Águas Paulistas, a 130km de São Paulo.
O caminho mais rápido é seguir até Bragança Paulista pela Rodovia Fernão Dias, e depois continuar pela BR-146.
Do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, são 129km via Jaguariúna ou 134km via Bragança Paulista (estradas melhores).
Se você viaja de ônibus, é possível chegar em Socorro saindo de São Paulo com a Viação Bragança, ou de Campinas com a Viação Metrópolis.
Nós visitamos muitas cidades na região do Circuito das Águas Paulista e escrevemos guias completos e gratuitos de viagem para todas elas. Confira nossos guias:
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Outra cidade muito interessante para conhecer no interior de São Paulo é Salto. O casal que escreve o blog World By 2 é de lá e escreveu um guia bem legal sobre as atrações da cidade. Confira: Estância Turística de Salto/SP – Brasil
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂