Que Dubai é um lugar cheio de curiosidades, onde encontramos aspectos culturais diferentes do que estamos acostumados na América Latina, Estados Unidos e Europa, todo mundo já sabe.
Mas antes de viajar para Dubai e passar 2 semanas conhecendo a cidade nós nem imaginávamos que algumas dessas curiosidades existissem ou fossem possíveis.
Antes de começar, vamos esclarecer aqui uma coisa que muita gente confunde:
- Dubai é o nome de uma cidade/emirado, não de um país;
- Dubai fica num país chamado Emirados Árabes Unidos, ou EAU;
- Dubai não é a capital dos EAU – a capital é a cidade de Abu Dhabi.
Sabendo disso, vamos explicar melhor essa coisa de “emirados”
Índice
- 1) “Emirados” no lugar de “Estados”
- 2) Os Recordes Mundiais de Dubai e Suas Curiosidades
- 3) Uma Grande Mistura Cultural (mas sem misturar demais)
- 4) O Islamismo, Uma Das Curiosidades de Dubai
- 5) As Regras de Conduta em Dubai
- 6) A Dubai Antiga Anda Existe
- 7) A Culinária de Dubai
- 8) A Vida Noturna de Dubai e Suas Curiosidades
- 9) Os Idiomas Usados em Dubai
- 10) O Esporte Nacional dos EAU
- 11) Cachorros Não São Bem Vindos
- 12) O Lado Espetacular de Dubai
- Onde Ficar em Dubai
- Moeda dos Emirados Árabes Unidos
- Preciso de Chip de Internet em Dubai?
- Preciso de Seguro Viagem Para Dubai?
1) “Emirados” no lugar de “Estados”
Os EAU são um país dividido em Emirados, e não em Estados como é o caso do Brasil.
Um Emirado é um território administrado por um Emir, título dado a uma pessoa da classe dominante.
Os EAU são divididos em 7 Emirados, sendo que um deles é Dubai e outro é Abu Dhabi.
Cada Emirado tem regras diferentes e autonomia para governar.
Por exemplo, Dubai é bem mais liberal e ocidentalizada do que sua vizinha Sharjah, onde as regras são mais estritas e a população é mais árabe.
2) Os Recordes Mundiais de Dubai e Suas Curiosidades
Se você entra no site do Guinness Book, o livro dos recordes, e pesquisa a palavra “Dubai”, você encontra mais de de 1300 resultados!
Será que Dubai é a cidade com mais recordes do mundo? Eu não duvido!
Enquanto muitos desses recordes são coisas abstratas e desinteressantes, também há um grande número deles que são atrações turísticas.
Alguns dos recordes que nós vimos em Dubai:
- Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo
- Dubai Frame, a maior moldura do mundo
- Candylicious, a maior loja de doces do mundo
- Metrô de Dubai, o maior não tripulado do mundo
- Roda Gigante Ain Dubai, a maior do mundo
- Um anel de ouro com mais de 60kg, o maior do mundo
Em nossa viagem nós gravamos 6 vídeos mostrando a realidade de Dubai, não deixe de ver todos em ordem clicando aqui.
3) Uma Grande Mistura Cultural (mas sem misturar demais)
Umas das curiosidades que chama a atenção em Dubai é a imensa mistura de pessoas com roupas, feições e idiomas diferentes nas ruas.
Nossa primeira impressão da cidade foi de uma imensa mistura cultural e nós achamos isso muito legal!
Porém depois de alguns dias em Dubai, conhecendo bairros diferentes, nós percebemos que na verdade a cidade é bem dividida.
No bairro onde nós nos hospedamos (Deira), que é um dos lugares mais legais e econômicos para ficar em Dubai, nós percebemos que as pessoas que vivem ali são oriundas principalmente de países africanos árabes, do sudeste asiático e do subcontinente indiano.
Já nos bairros mais “chiques” de Dubai, como Dubai Marina e Downtown, nós vimos uma predominância de Europeus, Norte Americanos e Árabes de países vizinhos ou dos EAU mesmo.
Essa segregação existe de fato em Dubai e nós até notamos um fato bem curioso de alguns termos sendo usados de maneira racista:
- Normalmente os Europeus e Norte Americanos são chamados de “expats” (expatriados) ali em Dubai, que é um nome bonitinho para quem vem de fora e passa a viver no lugar;
- Já os Africanos e Asiáticos são chamados de imigrantes, termo usado de maneira um tanto perjorativa, principalmente depois das tão noticiadas crises na Europa.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
4) O Islamismo, Uma Das Curiosidades de Dubai
A religião oficial do país é o islamismo, mas tem as regras bem frouxas em Dubai.
A população da cidade tem mais de 80% de estrangeiros, pessoas de religiões variadas, então o islamismo acaba perdendo espaço.
Sem falar que Dubai recebe milhões de turistas todo ano, pessoas que querem se divertir sem ter que pensar em restrições.
Por exemplo, por mais que o islamismo proíba o consumo de álcool, é totalmente possível beber em bares de hotéis e casas noturnas.
Em alguns ambientes de Dubai (praia, balada…) você também vai encontrar pessoas vestidas com roupas curtas e provocantes, sendo que isso é totalmente contra as regras do islamismo de se vestir com modéstia e discrição.
5) As Regras de Conduta em Dubai
Dependendo do ambiente que se está frequentando em Dubai, é possível perceber as pessoas mais conservadoras ou mais liberais ou seu redor.
Porém não importa o local, algumas regras sempre são válidas.
Uma das principais é que casais não devem demonstrar afeto em público. É bom evitar até mesmo andar de mãos dadas ou tirar fotos muito juntinhos.
O normal num casal islâmico é que eles mal toquem um no outro em público, então é aconselhado que turistas façam o mesmo.
Outra regra é sobre a vestimenta das mulheres, que deve ser modesta e discreta. Falamos muito sobre isso no nosso post sobre Como se Vestir em Dubai, não deixe de ler.
Se Dubai tem essas regras, dependendo do emirado que o turista visitar, terá que prestar ainda mais atenção. Por exemplo: Sharjah, que é o emirado vizinho, é bem mais conservador.
Por outro lado, existem algumas coisas que os visitantes (principalmente mulheres) presenciam em Dubai e que viola regrinhas bem básicas de conduta em público.
Por exemplo: uma mulher usando biquíni vai atrair olhares, e talvez ela até perceba alguém tirando fotos dela.
Os estrangeiros (estou falando especificamente de homens) que vem de países onde não é normal usar biquíni costumam andar em grupinhos pela praia, totalmente vestidos, filmando e fotografando as mulheres de biquíni.
Não vale a pena arrumar briga no meio da sua viagem, então se você se deparar com essa situação é melhor só ir pra longe deles, por mais injusto e desagradável que seja.
6) A Dubai Antiga Anda Existe
Dubai é toda moderna, mas ainda é possível visitar onde a cidade nasceu, antes do petróleo tornar os EAU um lugar rico.
Esse lugar é a vizinhança chamada Bur Dubai. Trata-se de um bairro bastante turístico e com muita coisa interessante para ver.
Fica às margens do Dubai Creek, um imenso canal famoso por passeios de barco e um pôr do sol pra lá de lindo.
O grande destaque dessa parte da cidade são os Souqs, que são mercados árabes, lojas e bazares de vários produtos, mas principalmente de tecidos, perfumes e especiarias.
Quem vai fazer compras deve se lembrar sempre de negociar, pois essa maneira de comércio é bem tradicional na cultura árabe, e sempre é possível baixar o primeiro preço oferecido.
7) A Culinária de Dubai
Enquanto a culinária tradicional de Dubai (comida árabe) é mais difícil de ser encontrada por um viajante comum, a oferta de comidas internacionais, dos lugares mais variados, é imensa!
Em Dubai é possível comer o melhor da culinária tailandesa, filipina, indiana, coreana, chinesa, e por aí vai.
Isso porque os estrangeiros que vivem em Dubai acabam criando essa demanda por restaurantes com a comida de seus próprios países.
E pode comer sem medo: a comida é sempre boa, mesmo nos restaurantes mais baratinhos e simples.
Rola até uma piada sobre a comida indiana em Dubai ser melhor do que na própria Índia, porque é feita com higiene, ao contrário do que acontece no país de origem.
Nós viajamos para a Índia logo depois de ter visitado Dubai e podemos dizer que isso é a mais pura verdade!
Se você é amante de gastronomia, Dubai pode ser uma ótima opção de viagem. Você vai encontrar restaurantes com chefs renomados, vistas incríveis e experiências inesquecíveis.
E uma última curiosidade sobre a culinária de Dubai é que no país você quase não encontra carne de porco. Por ser um país muçulmano, essa carne é proibida.
Mas nós vimos vendendo no supermercado, em uma seção específica, bem sinalizada para ninguém comprar sem querer.
Leia mais sobre as comidas típicas de Dubai
8) A Vida Noturna de Dubai e Suas Curiosidades
Umas da curiosidades sobre Dubai é que o país fica no meio do deserto. Por isso, não é nenhuma surpresa que o clima de lá seja de calor intenso.
É realmente insuportável sair na rua embaixo do sol, então durante o dia as ruas ficam bem vazias.
Como turistas nós acabamos andando de um lado pro outro durante o dia, e era bem curioso ver aquelas avenidas imensas com carros passando, mas nenhum pedestre.
E olha que nós viajamos no inverno, quando o clima é mais ameno!
Porém quando o sol vai embora, as ruas de Dubai se transformam. Nos bairros comerciais e turísticos rola muito movimento de pessoas passeando e indo jantar em restaurantes até bem tarde.
Em nossa viagem nós ficamos alguns dias na rua até 2h ou 3h da manhã sem nem perceber, porque as ruas estavam cheias até mesmo com famílias passeando.
9) Os Idiomas Usados em Dubai
O idioma oficial de Dubai (e de todo o país) é o árabe, e realmente vê-se e ouve-se a língua o tempo todo, com seu alfabeto próprio.
Porém na prática quem manda em Dubai é o inglês. Com uma população composta por mais 80% de estrangeiros, não tem como esperar que todos saibam árabe. E nem é preciso mesmo.
No quesito comunicação Dubai foi um dos países mais fáceis de viajar para nós, pois todo mundo fala inglês e as sinalizações estão em inglês, sem mistérios.
10) O Esporte Nacional dos EAU
O esporte nacional dos EAU é também uma das maiores curiosidades sobre Dubai: a corrida de camelos!
Foi um dos eventos que nós mais curtimos presenciar no Deserto de Dubai.
A corrida de camelos acontece sempre no inverno, visto que no verão os bichinhos não aguentam correr por causa do calor.
São centenas e mais centenas de camelos com no máximo 2 anos de idade, todos reunidos com seus treinadores e equipados com jóqueis eletrônicos.
É muito interessante ver os camelos reunidos e entender como funciona a corrida (e o tanto de dinheiro que os sheiks investem naquilo).
Mas a maior de todas as curiosidades é essa: conforme as regras do islamismo, qualquer tipo de aposta é proibida, então a corrida de camelos acontece só pelo esporte mesmo.
11) Cachorros Não São Bem Vindos
Mais uma curiosidade de Dubai que tem relação com a religião oficial dos EAU: cachorros não são um animal muito querido ou bem visto.
Isso porque são considerados animais espiritualmente impuros e que transmitem doenças para os humanos.
Os cachorros não são proibidos em Dubai, mas é raro avistar algum nas ruas.
Mesmo em dos bairros residenciais mais ocidentalizados de Dubai não se vê gente levando os amigos de 4 patas para passear. Depois que vimos essa placa nós entendemos:
12) O Lado Espetacular de Dubai
Todo mundo sabe que Dubai é uma cidade espetacular, com seus arranha-céus, ilhas artificiais e programas de luxo.
Em adição a isso, quem visita Dubai é constantemente surpreendido com espetáculos de todo tipo: show de drones, fogos de artifícios, fontes musicais, e por aí vai.
O que você achou dessas curiosidades sobre Dubai? Se tiver mais alguma para acrescentar na lista, deixe seu comentário abaixo!
Onde Ficar em Dubai
Em outro post aqui do blog nós já falamos sobre as melhores opções de hospedagem em Dubai.
Não deixe de ler, pois a cidade é imensa e sua localização tem um grande impacto em como vai ser a viagem e em quanto ela vai custar.
Algumas opções infalíveis são:
- City Avenue Al Reqqa Hotel e J5 RIMAL Hotel Apartments (econômicos em Deira)
- DoubleTree by Hilton, Vida Downtown e Ramada Downtown (5 estrelas na Downtown)
- Rove Dubai Marina, Mövenpick Hotel e Nuran Marina (perto da praia na Dubai Marina)
Para encontrar voos baratos nós usamos o Skyscanner, pois dá para pesquisar com flexibilidade de datas, voos com escala ou direto, além de buscar vários aeroportos de uma só vez. Faça uma busca clicando aqui ou abaixo:
Se você está meio perdido tentando planejar sua viagem para Dubai (bem normal isso), leia nosso guia completo e aproveite nossos resuminhos:
DICAS RÁPIDAS DE DUBAI
Melhor época para viajar: Novembro a fevereiro, quando o clima de deserto está mais ameno. É o inverno de Dubai.
Como se locomover em Dubai: Metrô e ônibus funcionam bem, são baratos, limpos e fáceis de usar. Táxi e Uber não são muito caros.
Onde ficar em Dubai: Downtown é o centro de Dubai, a melhor localização; Dubai Marina é na praia, região animada de dia e de noite; Deira é a área mais diversificada e com hospedagens econômicas.
Visto para Dubai: Não é necessário. No aeroporto você ganha um carimbo no passaporte que é válido para 90 dias de estadia.
Voo para Dubai: Há voos diretos do Brasil para Dubai saindo de São Paulo – veja promoções aqui.
Como se vestir em Dubai: Evite roupas coladas, decotadas ou muito curtas. Vestidos, calças e camisas soltinhas e um lenço nos ombros são o ideal.
Vale lembrar: Demonstrações de afeto em público são proibidas, então nada de beijos e abraços.
ROTEIRO DE DUBAI – 1 A 6 DIAS (RESUMO)
Dia 1) Dubai Downtown (Burj Khalifa, Dubai Mall e Dubai Frame) [dia inteiro]
Dia 2) Miracle Garden [manhã] + Passeio ao Deserto de Dubai [tarde/noite]
Dia 3) Praia em Dubai (The Palm Jumeirah, Dubai Marina e Jumeirah Beach) [dia inteiro]
Dia 4) Dubai Antiga (Gold Souq de Deira, Bur Dubai e Dubai Creek) [manhã/tarde] + Global Village [noite]
Dia 5) Passeio a Abu Dhabi (Mesquita Sheikh Zayed + Atrações) [dia inteiro]
Dia 6) Mesquita Jumeirah e La Mer Beach [manhã] + Mall of The Emirates, Souk Madinat Jumeirah e Burj Al Arab [tarde/noite]
Moeda dos Emirados Árabes Unidos
Nome da moeda: Dirham dos Emirados Árabes (AED)
Cotação (janeiro/2024): 1 AED = R$ 1,33
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Dubai o melhor é viajar com Dólar, porque você não vai encontrar Dirham para comprar antes de chegar lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Em Dubai a imensa maior parte dos lugares aceita cartão, mas sempre tem uma coisinha ou outra que é só no dinheiro, então é melhor fazer um saque pequeno para não ser pego de surpresa.
Preciso de Chip de Internet em Dubai?
Por ser uma cidade tão moderna e com estrutura turística maravilhosa, nós esperávamos mais disponibilidade de redes de wi-fi em locais públicos em Dubai.
Porém não é assim tão fácil ficar on line em Dubai sem ter um chip. Além do mais, muitas redes, exigem que você receba um SMS para se conectar, o que não é possível sem um chip internacional ou um chip de lá mesmo.
Em nossa viagem nós ganhamos um chip no aeroporto de uma empresa chamada DU. Fizemos uma recarga de 49 AED que nos deu dados suficientes para 13 dias de viagem.
No aeroporto de Dubai você consegue comprar um chip dessa ou de outra empresa (a mais conhecida é Etisalat). Mas saiba que não vai ser baratinho. Nem o chip, nem a recarga.
Outra opção, até mais cômoda, é sair do Brasil com um chip internacional. Embora normalmente seja mais caro do que um chip local, para Dubai acaba saindo bem parecido o preço.
Nós trabalhamos em parceria com a empresa O Meu Chip e recomendamos. Já testamos o chip deles em nossas viagens e foi ótimo, inclusive para resolver questões com o suporte técnico.
Use nosso cupom CAMINHOSMELEVEM para ter 15% de desconto.
Preciso de Seguro Viagem Para Dubai?
O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para Dubai. Apesar disso, é importante saber que o sistema de saúde do país é privado, e cobra preços altíssimos de visitantes.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para Dubai.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS DE DUBAI E DOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂