Nesse texto reunimos informações sobre um dos lugares mais lindinhos que visitamos na Colômbia: o Deserto de Tatacoa. Aqui você vai saber como chegar no deserto, onde se hospedar, quanto gastar e quais passeios fazer.
Sempre antes de viajar para um país a gente abre o google maps e vai marcando os locais interessantes que já ouvimos falar, que encontramos em roteiros e guias ou que outros blogueiros recomendaram.
Daí a gente pesquisa um pouco a fundo sobre cada um desses lugares: vale a pena ir? É nosso tipo de lugar?
Antes de visitar o Deserto de Tatacoa nós fizemos exatamente isso, e temos aqui uma listinha com os motivos pelos quais resolvemos que vale e muito a pena ir para lá.
E vamos aos 6 motivos para conhecer o Deserto de Tatacoa:
Índice
- 1) É um dos Lugares mais Instagramáveis da Colômbia
- 2) Observação do Céu Noturno no Deserto de Tatacoa
- 3) O Deserto de Tatacoa é Fácil de Conhecer Por Conta Própria
- 4) Hospedagem Barata com Piscina no Deserto de Tatacoa
- 5) Comidas Gostosas (Típicas do Deserto de Tatacoa)
- 6) É Uma Viagem Barata
- Moeda Usada na Colômbia
- Chip Internacional Para a Colômbia
- Seguro Viagem Para a América do Sul
1) É um dos Lugares mais Instagramáveis da Colômbia
Tá, foi a gente quem elegeu, mas é verdade! O Deserto de Tatacoa sai muito bem nas fotos!
O deserto é composto por duas regiões bem distintas: uma de terra vermelha, chamada El Cuzco, e uma de terra branca, chamada Los Hoyos. As duas são lindas!
Além disso, se você manjar de fotografia noturna, toda noite rola uma palestra no observatório (ao ar livre) e dá para tirar fotos maravilhosas de constelações, planetas e da lua com ajuda dos palestrantes.
Leia também: o que fazer em Cartagena, cidade colonial da Colômbia
2) Observação do Céu Noturno no Deserto de Tatacoa
O Deserto da Tatacoa é um local especial para observação do céu noturno porque conta com pouca poluição luminosa.
Isso porque ele está a uma distância razoável das grandes cidades. No horizonte dá pra ver duas regiões fracamente iluminadas, que são Cali e Bogotá.
Devido a sua posição geográfica, do Deserto da Tatacoa é possível ver o Cruzeiro do Sul e a Ursa Maior ao mesmo tempo.
Toda noite acontece uma palestra bem legal e descontraída (em alta temporada mais de uma), no fim da qual todos os presentes podem olhar pelo telescópio.
Se puder escolher, não viaje para lá na lua cheia. A lua prejudica a visibilidade das constelações e dos planetas.
Leia também: tudo sobre San Andrés, o Caribe Colombiano
3) O Deserto de Tatacoa é Fácil de Conhecer Por Conta Própria
Esse é um fator que a gente leva muito em conta antes de visitar um lugar. Sempre preferimos explorar uma cidade ou região com nossas próprias pernas e com um lanchinho na mochila.
E o Deserto de Tatacoa é assim! Tanto El Cuzco quanto Los Hoyos são grátis e bem sinalizados, e a observação do céu noturno é bem baratinha.
Se você se hospedar no “centrinho” de Tatacoa, você estará bem ao lado do El Cuzco. Em 2h no máximo dá para percorrer a trilha toda.
Já para chegar a Los Hoyos são 7,5 km. Muita gente vai com bicicleta alugada, mas o calor estava a ponto de nos fazer mal, então fomos de tuk tuk.
Custou 20.000 COP pra ir e 20.000 COP pra voltar e o motorista fez várias paradas em mirantes para nos explicar sobre a região.
Dica: faça as trilhas bem cedinho, porque o calor no Deserto da Tatacoa é surreal! Passe o resto do dia relaxando na piscina do seu hostel e à noite vá ao observatório.
Leia também: vale a pena conhecer Medellín, na Colômbia?
4) Hospedagem Barata com Piscina no Deserto de Tatacoa
Se você estiver com pouco tempo dá para conhecer tudo no Deserto de Tatacoa em um dia: El Cuzco de manhã, Los Hoyos à tarde e o Observatório à noite.
Nós ficamos 3 dias lá e achamos muito gostoso, graças ao lugar onde ficamos: Hostal Noches de Saturno.
O mais essencial na hora de escolher hospedagem é: uma piscina!
Se você pretende passar parte do dia no seu hostel, se prepare para o calor. E nada melhor que uma piscina, né?
O melhor de tudo é que ela é coberta, então o sol não incomoda tanto.
Leia também: o que fazer em Bogotá
O Noches de Saturno é o hostel mais movimentado da Tatacoa, então ficando lá (ou por perto) pelo menos você terá mais gente com quem conversar.
Mais abaixo vamos falar das opções de hospedagem e dos preços. Infelizmente não encontramos a opção de fazer reserva pela internet, chegamos lá e contamos com a sorte para ter uma vaga.
No booking.com tem uma hospedagem com o nome de Sol de Verano Doña Lilia que parece MUITO ser o Noches de Saturno, mas com as poucas fotos disponíveis não consegui ter certeza.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
5) Comidas Gostosas (Típicas do Deserto de Tatacoa)
A gente não abre mão de provar comidas típicas dos lugares que visitamos. No Deserto de Tatacoa nós comemos em 2 restaurantes:
1) No restaurante do Noches de Saturno nós tomamos café-da-manhã, que foi bem básico (pão, ovos e café), e almoçamos.
O almoço foi uma surpresa! Comida bem caseira, muito saborosa e bem servida.
As opções sempre eram carne de frango, porco ou vaca, e sempre eram servidas porções imensas, acompanhadas com arroz, feijão, salada e patacón (banana frita), além de sopa (entrada) e suco.
Dica: almoce bem e coma só um lanchinho mais tarde. O almoço é tão bem servido que dificilmente você vai ter fome.
Leia também: comidas típicas para provar na Colômbia
2) No restaurante El Rincón del Cabrito nós almoçamos um dia. Lá é um lugarzinho bem especial para provar comidas típicas.
Como prato principal nós comemos cabrito assado com pipitórea, que é um refogado de miúdos com arroz.
Para sobremesa nós compramos cocadas de doce de leite de cabra, que estavam simplesmente maravilhosas. Eles vendem vários doces feitos com leite de cabra, dá vontade de comprar tudo.
Dica: peça somente um prato de cabrito com pipitórea para duas pessoas. A gente é gordinho e adora comer, mas as porções de comida são tão imensas que nós dois acabamos desperdiçando.
6) É Uma Viagem Barata
Nós anotamos todos nossos gastos e dividimos em transporte, hospedagem, passeios e alimentação:
- Transporte – Como Chegar ao Deserto de Tatacoa
Chega-se ao Deserto de Tatacoa a partir de uma cidade chamada Neiva. Nós acabamos dormindo uma noite em Neiva antes de ir para o deserto porque tínhamos coisas para resolver por lá e pagamos 50.000 COP num quarto privado em um hotel no centro da cidade.
Nós falamos mais sobre Neiva em outro post, pois passamos as festas de São João por lá. Clique aqui para ler.
Do centro de Neiva paga-se 5.000 COP num táxi para ir até o terminal de ônibus (2018). No terminal você precisa ir até o cantinho esquerdo, de onde saem as vans para Villavieja. São 7.000 COP por pessoa pela viagem de carro ou van, que dura 50 minutos.
Chegando em Villavieja você já vai encontrar vários tuc tuc esperando. São 15.000 COP para ir até o deserto (máximo 3 pessoas).
Para ir embora foram os mesmos gastos.
Se você ainda não tem sua passagem para a Colômbia, busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.
Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.
Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:
- Hospedagem no Deserto de Tatacoa
No Noches de Saturno nós pagamos 10.000 COP por pessoa para acampar (com barraca própria).
Se você não tiver barraca são 15.000 COP por pessoa para ficar em uma deles. Há também uma área com redes, custa 12.000 COP pra dormir em uma.
O Noches de Saturno também tem muitos quartos, custa cerca de 70.000 COP o quarto de casal.
Além disso são 5.000 COP por pessoa para usar a piscina (mesmo não hóspedes podem pagar para usar). Nós curtimos demais ficar na piscina, que era só nossa pela maior parte do tempo.
(preços de 2018)
Outras opções legais, próximas ao Noches de Saturno e que permitem fazer reserva on line (recomendado em temporada alta) são:
- Star Lounge Hotel (com cabanas tipo chalé muito lindas)
- Payande (um pouco mais caro e mais confortável)
- Refeições no Deserto de Tatacoa
No restaurante do Noches de Saturno pagamos 13.000 COP pelo almoço completo (com sopa, suco e prato principal) e 7.000 COP o café-da-manhã (com pão, ovo, arepa e café).
No Rincón del Cabrito pagamos 20.000 por pessoa pelo almoço típico da região (com sopa e suco).
A água por lá é bem cara: 4 mil COP a garrafa de um litro. Garrafinhas de suco ou refrigerante custam entre 2.000 e 4.000 COP.
- Passeios no Deserto de Tatacoa
Pagamos 10.000 COP por pessoa para entrar no observatório e assistir 1h de palestra, com direito a olhar pelo telescópio do final.
Também gastamos 40.000 COP para ir e voltar de Los Hoyos com um tuk tuk.
No final da trilha em Los Hoyos há um restaurante com várias piscinas. Você paga 8.000 COP e pode usar pelo dia todo. Nós não ficamos por lá porque as piscinas não eram cobertas (e o sol era muito forte) e porque tínhamos piscina no hostel.
No total gastamos cerca de 300.000 COP para 3 dias (2 pessoas).
Moeda Usada na Colômbia
Nome da moeda: peso colombiano (COP)
Cotação (maio/2023): 1000 pesos colombianos = R$ 1,11
Em qualquer cidade média ou grande da Colômbia, o cartão de crédito é um meio bem comum de pagamento.
É bom sempre ter um pouco de peso em mãos para comprar coisas pequenas e de vendedores informais.
Para fazer saques, procure um caixa eletrônico e fique atento às taxas cobradas. O Colpatria é um banco que não cobra taxa e que dá um limite alto de saque.
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Leia nosso post completo sobre qual moeda levar para a Colômbia clicando aqui.
Chip Internacional Para a Colômbia
Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Colômbia (e em outros países que você vá visitar na mesma viagem).
É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.
Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.
Clique aqui para ver preços e pacotes para a Colômbia.
Seguro Viagem Para a América do Sul
É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:
- Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
- Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂