Ícone do site Caminhos me Levem

Qual o Custo de Uma Viagem Para Aruba? Confira Nossos Gastos Detalhados!

custo viagem aruba

O custo de uma viagem a Aruba são altos, e não há como fazer essa viagem de forma super barata. Mas não se desespere: vamos explicar aqui como é possível economizar um pouco. Afinal, quanto custa viajar para Aruba?

Se você ainda não leu, confira nossas dicas essenciais para visitar Aruba. Nós falamos sobre qual moeda levar, onde se hospedar, quais são as praias imperdíveis, como conseguir voos baratos e muito mais.

Nós conhecemos vários países caribenhos de forma econômica. Veja nosso comparativo entre eles clicando aqui.

Qual o Custo de Uma Viagem Para Aruba?

Passagens Aéreas para Aruba

Um gasto que varia muito dependendo de onde você começa sua viagem é o preço da passagem. Eventualmente é possível encontrar voos promocionais saindo do Brasil por valores ao redor de R$1.500 ida e volta (fique de olho no site do Melhores Destinos, que sempre anuncia as promoções).

Nós viajamos para Aruba a partir de Bogotá – Colômbia e pagamos USD 106 por pessoa (só ida). Depois de Aruba nós seguimos viagem para Curaçao, e a passagem para lá foi USD 116 por pessoa (só ida).

Nosso voo de Aruba para Curaçao

Hospedagem em Aruba

A opção mais econômica que encontramos de hospedagem em Aruba foi USD 17 por noite para um casal. Isso é MUITO barato para Aruba.

Aliás, essa foi a única hospedagem que encontramos num valor tão baixo. Há boas opções por até USD 40 por noite para um casal.

Esse ponto vale muita atenção, pois a hospedagem é um dos fatores que mais pesam em quanto custa viajar para Aruba.

Explicamos sobre qual a melhor praia para ficar em Aruba, inclusive para quem quer economizar, nesse outro post.

Comida, Bebida e Locomoção em Aruba

Nós passamos 14 dias em Aruba e não alugamos carro, conhecemos tudo usando transporte público. Não pegamos táxi nenhuma vez!

Nós comemos e bebemos bastante em bares e restaurante (principalmente bebemos), mas também cozinhamos algumas vezes. Por exemplo, nunca tomamos café-da-manhã na rua.

Seguindo esse estilo de viagem gastamos USD 30 por pessoa por dia.

Leia mais sobre as comidas de Aruba e seus preços: Restaurantes, Bares e Comidas Típicas de Aruba

Passeios em Aruba

Não fizemos nenhum passeio em Aruba, então aqui nosso gasto foi USD 0. Os mais populares na ilha são passeios de barco, esportes aquáticos (kite surfing, flying board, jet sky…) e visita à praia privada do Renaissance, onde ficam os famosos flamingos.

Nós não gostamos muito da história de como os flamingos foram removidos do seu habitat natural e levados para lá, e mantidos com as asas cortadas para não fugirem, então nem cogitamos apoiar esse tipo de turismo.

Se você não abre mão desses passeios, espere gastar uma média de 100 dólares cada um. Com certeza vai aumentar muito o custo de sua viagem a Aruba.

Confira alguns que podem ser reservados on line e pagos em reais:

Como Diminuir o Custo de Uma Viagem Para Aruba

Encontre Hospedagem com Cozinha

Dizem por aí pela internet que em Aruba é mais barato comprar um pacote all inclusive num resort do que viver de comprar comida no mercado ou cozinhar. Total balela!

A comida é cara num mercado, mas é impossível gastar mais de 100 USD/pessoa num dia com comida e bebida (que é o preço de um all inclusive infantil).

Mesmo fazendo duas refeições por dia na rua fica mais barato. Comendo café da manhã e jantar em casa então, nem se fala. Diminui muito o custo da sua viagem a Aruba!

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Compre em Mercados Menores

Por algum motivo obscuro, em Aruba os mercados menores tem preços melhores. A grande maioria é de dono chinês. Não há uma variedade muito grande.

Vegetais e legumes são bem caros. O que se pode esperar de uma ilha né? A maioria dos produtos são enlatados ou congelados. Nossa dieta foi majoritariamente arroz, feijão, macarrão, atum e frango.

Os mercados maiores normalmente são acessíveis só de carro. E mais caros. Na hospedagem que ficamos tinha dois mercadinhos de chinês perto.

No centro de Oranjestad tem um chinês grande chamado Kong Hing, com preços razoáveis para Aruba.

Não Ande de Táxi em Aruba

Uma corrida de táxi começa aí pelos 10 USD, se for pra ir de uma praia à praia vizinha, no máximo. Já a passagem de ônibus custa 2,60 USD (as vans custam ainda menos). Olha só a diferença que isso faz no custo de sua viagem para Aruba!

Ao contrário do que dizem, ônibus e vans são uma ótima opção para conhecer Aruba, chegando a praticamente todos as praias do país. A ilha é pequena e dá pra visitar tudo que é interessante em 5 dias, num ritmo bem tranquilo e só de ônibus.

Alugar um carro pode ser uma saída pra uma viagem bem curta de um fim de semana ou para visitar algum canto muito remoto num dia. O aluguel de carro é pelo menos 30 USD, mais gasolina.

Fast-food e Snacks de Bar

Há muitos restaurantes fast-food de rede em Aruba, e eles são uma boa opção para economizar. Há McDonald´s, Burger King, KFC, Wendy´s em vários pontos da ilha, e até mesmo um Taco Bell´s perdido numa avenida acessível só de carro.

Se você quiser algo mais local, na avenida que liga Oranjestad à Druif Beach tem barraquinhas e restaurantes com preços bem bacanas.

Outro aspecto que pode ajudar no seu orçamento aqui são os petiscos de bar (snacks, em inglês) e sanduíches. Na maioria das vezes é o suficiente pra duas pessoas ficarem de boa, gastando menos de 15USD.

“Petisco”

Um detalhe: em Aruba tudo é bem norte-americanizado

Lá nos EUA a refeição da tarde chama-se lunch. Apesar de a gente traduzir pra almoço, na verdade eles comem algo mais leve nesse horário da tarde, como um sanduíche ou um snack mesmo.

E dinner, que nós traduzimos geralmente para jantar, na verdade significa uma refeição mais pesada, não importa o horário. Em Aruba, muitos restaurantes tem um lunch menu e um dinner menu. Nesse segundo tem muitos platters, que são nossas refeições.

Se o objetivo for só comer um negócio pra sobreviver, prefira o lunch menu, pois os preços são muito menores. É aí que estão os snacks, normalmente muito bem servidos.

Trenzinho de Oranjestaad

Tem um trenzinho de graça que roda o centrinho de Aruba! Lembrando a época dos bondes no Brasil, só que grátis. Ele roda desde o comecinho da Main Street, passando pelo terminal de ônibus e parando no terminal de cruzeiros.

O trajeto tá no Google Maps. Quase 1,5km indo mais devagar do que uma pessoa caminhando, mas é de graça, na sombra e charmoso. Ainda tem dois andares.

Vem em três cores o trenzinho: azul, laranja e vermelho. Achamos o azul o mais difícil de pegar. Eles fazem sempre o mesmo trajeto e só pode subir e descer nas paradas. Demoram a passar, então só espere por ele se o cansaço for grande de fato.

Aluguel de Bicicletas em Aruba

Existem alguns terminais de bicicletas espalhados por Aruba, notavelmente só no litoral norte e em Oranjestad. Essas bicicletas se chamam Green Bike.

Na real elas são bem caras, custando 18 USD/dia ou 40 USD por 3 dias. Parece que alugar em agências é mais barato. Não é bem uma dica para economizar, mas fica aqui o registro de que elas existem.

Se você é do tipo que pedala bastante, dá pra conhecer muitas praias num só dia. E de certo modo diminui o custo de sua viagem para Aruba.

Água de Aruba

Aruba tem a segunda maior usina de dessalinização de água no mundo. Isso significa que a água na ilha não é importada, mas retirada do mar.

Após um processo de retirada do sal, e outros processos mais que podem ser aprendidos numa visita à usina, o resultado é uma água limpa e super segura para consumo humano, além de ser deliciosa.

É sério! Água dessalinizada é muito boa. Já tínhamos provado em Cabo Verde e comprovamos aqui. Pena que é cara para os locais, já que esse processo é bem custoso.

Mas beba água da torneira sem medo, leve uma garrafinha para encher em banheiros e peça um copo d´água nos bares e restaurantes, porque eles dão de graça com maior prazer.

A água engarrafada é bem cara, então beber da torneira diminui muito o custo da sua viagem para Aruba.

Levar Canga e Comida à Praia

Dica óbvia de novo. Mas essa entra aqui pra chamar atenção pra um fato: em Aruba, pra você se deitar numa espreguiçadeira, irá pagar caro. Até tem uns guarda-sóis de palha espalhados por algumas praias, mas eles são dos resorts. Se não tiver ninguém olhando, use e dê uma de joão-sem-braço se vierem cobrar.

Os resorts também pegam as melhores sombras naturais para chamar de deles. Então leve a canga, pra não ter que enfiar a bunda na areia.

É muito prático levar um sanduíche para a praia, porque é exorbitante o preço cobrado pelos restaurantes e bares de resort (que são os que ficam de frente pro mar), e é bem chato ter que sair da praia e andar embaixo do sol quente atrás de alguma coisa pra comer.

Dinheiro em Aruba

Nome da moeda: Florim Arubano (AWG)

Cotação (agosto/2024): 1 AWG = R$3,02

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Aruba o melhor é viajar com Dólar, porque você não vai encontrar Florim para comprar antes de chegar lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Importante saber: para se proteger economicamente, Aruba indexou sua moeda a uma moeda forte, no caso o Dólar. Ou seja, se o Dólar sobe, o Florim sobe proporcionalmente.

Em Aruba todos aceitam dólar, inclusive ônibus, táxis e restaurantes. Mas sempre com um percentualzinho de perda pro consumidor.

Seguro Viagem Para a América Central e Caribe

O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.

Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE ARUBA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile