Viajar pelo Panamá é promessa de paisagens inesquecíveis. O país é banhado pelo Oceano Pacífico de um lado e pelo Mar do Caribe do outro. Já dá pra imaginar que lá se come muitos frutos do mar, né? Confira a seguir o que você não pode deixar de provar de comida típica no Panamá.
Um aviso: a gente gosta de viajar para provar comidas de rua e fuçar as prateleiras de supermercado pra encontrar coisas interessantes e diferentes. Então não espere ver pratos gourmet por aqui 😉
Se você ainda não leu, confira mais posts sobre nossa viagem pelo Panamá:
- Panamá: O Que Saber Antes de Viajar
- O Que Fazer na Cidade do Panamá
- O Que Fazer em Bocas del Toro
- Como Conhecer San Blas de Modo Econômico
Não deixe de conferir nosso vídeo no Youtube falando mais sobre esse destino, com muitas histórias e perrengues que passamos:
Comida Típica do Panamá
A principal comida típica do Panamá é, sem dúvidas, o ceviche. São frutos do mar crus curtidos em limão e cebola e outros temperos mais. É servido geladinho, perfeito pras tardes quentes panamenhas, acompanhando uma cerveja gelada.
No Mercado dos Mariscos, um dos nossos locais favoritos na Cidade do Panamá, o ceviche é servido num copinho de isopor e acompanha biscoito água e sal.
Outros pratos com frutos do mar também podem ser encontrados pra todo lado. Na rua, um prato de lagosta ou camarão vai sair uns $12. Já os de peixe, dá pra comer por $5.
Outra comidinha que nós curtimos muito por lá foi manga verde com sal e limão. Nas ruas da capital é possível encontrar gente vendendo porções prontas. Delícia total.
O café-da-manhã tipicamente panamenho sempre tem uma porção de Gallo Pinto, uma misturinha de arroz e feijão que lembra muito o baião de dois. Geralmente é servido com ovos, queijo branco, banana ou plátano frito e tortilha de milho.
Bebidas do Panamá
O rum é o destilado mais popular no Panamá. Experimentei o Abuelo, indicado por todos a quem perguntei, e é bem bom. Lembra o whisky um pouco.
As cervejas locais são 4 principais: Panamá, Balboa, Atlas e Soberana. Todas do tipo lager, ou seja, com o gosto um pouco mais forte que as pilsen do Brasil. Mas, devido ao calor intenso, eles preferem com um pouco menos de álcool. O normal é 3,8%. Pelo que vi, Panamá e Balboa são as mais populares.
Pra se divertir, a onda é o happy hour no fim da tarde. Nem sempre o preço é tão bom assim, mas é a única hora que dá para se beber relativamente barato. Os drinks mais comuns são caipirinha, mojito e daiquiri.
No Casco Viejo, na Cidade do Panamá, há muitos bares legais, a maioria no estilo pub inglês ou boate. Não encontramos nenhum da nossa modalidade favorita: botecão.
O lugar que mais gostamos foi o Mercado de Mariscos, bem pertinho do Casco Viejo a pé mesmo. Reggaeton, salsa, barchatta e tudo o mais em volumes altíssimos, ceviche e cerveja baratos ($1 a lata) e TV passando futebol.
A conta no Panamá sempre vem com 7% de taxa, e a gorjeta normalmente é opcional. Alguns bares já dão o preço diminuindo os 7%, pro valor ficar redondinho quando a conta vier.
A água de torneira no Panamá é surpreendentemente boa. Na capital, a água da torneira era maravilhosa. A Brisa foi uma marca de água bem boa que tomamos.
Seguro Viagem Para a América Central e Caribe
O seguro viagem não é um documento obrigatório para viajar para todos os países da América Central, mas nós recomendamos fortemente a contratação de um mesmo assim.
Os valores são beeem mais baixos do que a gente imagina. O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América Central.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A AMÉRICA CENTRAL
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂