Ícone do site Caminhos me Levem

Comida Típica de Cabo Verde: 9 Melhores Pratos da Gastronomia Cabo Verdiana

gastronomia cabo verde

Cabo Verde é um país africano com muita influência portuguesa e brasileira na culinária. Só pode ser coisa boa! Nós passamos muito tempo lá e a gastronomia e a comida típica cabo verdiana ganharam nosso coração.

Um aviso: a gente gosta de viajar para provar comidas de rua e fuçar as prateleiras de supermercado pra encontrar coisas interessantes e diferentes. Então não espere ver pratos gourmet por aqui 😉

Não sabe por onde começar a montar seu roteiro por Cabo Verde? Confira As 5 Melhores Dicas Para Montar seu Roteiro de Viagem por Cabo Verde 

E se você ainda não leu, confira também:

Confira nosso vídeo no Youtube contando tudo sobre as 3 viagens que fizemos para Cabo Verde, inclusive as histórias mais engraçadas (e vergonhosas) que a gente não tem coragem de colocar aqui no blog.

Comida Típica de Cabo Verde: Melhores Pratos da Gastronomia Caboverdiana

Pode-se encontrar nos restaurantes de comida cabo verdiana muitos pratos portugueses, como Francesinha e Pastel de Belém.

Francesinha
Foto: Moisun (Diskussion) [Public domain], via Wikimedia Commons

Na maior parte dos restaurantes você encontra pratos do dia por um bom preço. Atum e cavala são os peixes mais comuns. Normalmente o acompanhamento é batata frita, além de arroz e uma saladinha de leve.

Frutos do Mar – Gastronomia de Cabo Verde

Em Cabo Verde é fácil encontrar muitos frutos-do-mar por um precinho camarada. O que mais vimos, além de todo tipo de peixe, foi polvo, lula e camarão.

Polvo inteiro
Imagem de Oksana Radul

Catxupa/Cachupa – A Principal das Comidas Típicas de Cabo Verde!

É a principal das comidas típicas de Cabo Verde para o café da manhã. Não deixe de provar! É tipo um baião de dois, mas no lugar do arroz vai milho de canjica.

Vem com ovo (gema mole, por favor!) e linguiça. Perfeito pra começar um dia com tudo, além de ser barato (em torno de 300 escudos).

Cachupa

Existe a versão mais incrementada, que é a catxupa rica. Essa é feita no fim de semana, e pra muita gente, porque é tipo uma feijoada, com uma porção de carnes (numa botaram até peixe) e o preparo leva um tempo. E tem que ser feito numa panelona, claro.

Nós fizemos um vídeo no nosso canal do Youtube no qual tentamos preparar cachupa no Brasil, além de outras comidas exóticas. Confira:

Djagacida (Prato Típico de Cabo Verde)

É uma farinha de milho muito temperada, acompanhando manteiga de garrafa, arroz, feijão e algum peixe delicioso. Esse prato também é algo mais “especial”, normalmente servido aos fins de semana.

Moreia

É um daqueles peixes que metem medo em mergulhadores. Aqui o povo come esses peixes. Empanado, como petisco de bar. É uma das delícias da gastronomia de Cabo Verde!

A graça é que os pedaços são bem grandes, o sabor é delicioso e custa só em torno de 100 escudos (menos de 1 euro). Maravilha total!

Feijoada – Comida Cabo Verdiana

Ficamos absurdamente felizes quando vimos um restaurante com uma plaquinha “prato do dia: feijoada”. 

Doce ilusão… a feijoada cabo-verdiana é uma comida que consiste em basicamente qualquer mistura de feijão com muito caldo, legumes e pedaços de carne. Parece mais uma sopa do que uma feijoada.

Tem até pedaços de frango com osso e peixe com espinho. Não chega a ser ruim, mas é decepcionante quando se é brasileiro.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Bebidas Típicas de Cabo Verde

Grogue

É um destilado de cana-de-açúcar, parecido com a nossa cachaça, porém com um sabor diferente.

É também mais forte e, de longe, a bebida mais comum do país. Tem o grogue velho e o novo, que se diferenciam pela idade. E cada bar faz o seu próprio, então só dá pra saber se é bom ou não provando o de cada lugar.

A marca mais famosa é a Tropicana, que não é um grogue muito bom, mas dá pro gasto. O grogue da ilha de Santo Antão é considerado o melhor.

Pontchi

É uma bebida feita com fruta ou mel e grogue. Algumas vezes, a fruta é destilada com o álcool, e outras, só misturada. Tem um teor alcólico entre 25% e 35%.

É muito gostoso e, servido com gelo e limão, é perfeito pra uma praia. Os mais comuns são de mel, tamarindo e calabaceira (uma fruta local meio ácida).

Cerveja

Das cervejas locais, a maior é a Estrela. Uma cerveja genérica, que é sempre a mais barata no bar, e que, além de garrafa e lata, sempre tem chopp, chamado aqui de imperial.

Meio litro de imperial custa em torno de 200 escudos. A Super Bock, de Portugal, é muito comercializada também, com o preço da garrafinha de 250mL girando em torno de 150 escudos.

Foto: Susanne Nilsson [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons

Como é a Água de Cabo Verde

A água de Cabo Verde é muito gostosa. Mesmo a da torneira tem seu valor, mas os locais recomendam não tomar. Como o país não tem rios, a água do mar passa por um processo de dessalinização.

Isso tornaria a água da torneira limpa e gostosa, mas parece que a conservação da água não é feita de forma adequada. De todo modo, eu tomei e estou vivo.

Mas, de fato, a engarrafada é mais gostosa. A Trindade é a melhor, e a Bonaqua também é bem boa.

Actimalt

Há aqui uma bebida chamada Actimalt, que os cabo-verdianos gostam muito. É um fermentado de malte que tem um gosto bem estranho. De todo modo, é popular e barato.

Dinheiro em Cabo Verde

Nome da moeda: Escudo Cado-Verdiano (CVE)

Cotação (setembro/2022): 100 CVE = R$ 4,59

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Cabo Verde o melhor é viajar com Euro, porque você provavelmente não vai encontrar Escudos para comprar antes de chegar lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa nenhuma!

Importante saber: o CVE é indexado ao euro, ou seja, se o euro sobe, ele sobe também, e vice-versa.

Por conta disso, em alguns lugares mais turísticos (principalmente na Ilha do Sal e na Ilha da Boa Vista), o euro corre fluente no comércio, na cotação de 1 euro pra 100 escudos.

Seguro Viagem Para Cabo Verde

A contratação de seguro viagem é obrigatória para entrar em Cabo Verde.

Além disso, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.

E no que se trata de Cabo Verde nós temos um motivo especial para frisar a importância do seguro: cobertura no caso de extravio de bagagem. Aconteceu com a gente.

Nós voltamos pro Brasil e nossa mala foi parar em Portugal, depois sumiu, e apareceu só semanas depois. Na época nós estávamos sem seguro e tivemos que enfrentar horas de telefonemas internacionais sem entender direito o que as pessoas estavam falando.

Esse perrengue todo podia ser evitado com um seguro (que custa bem menos do que a gente imagina).

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE CABO VERDE

Salve no seu PINTEREST:

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile