A comida cabo verdiana é uma mistura de influências portuguesas, brasileiras e de outros países africanos, que resulta em pratos típicos ricos em sabor e variedade.
Um aviso: a gente gosta de viajar para provar comidas de rua e fuçar as prateleiras de supermercado pra encontrar coisas interessantes e diferentes. Então não espere ver pratos gourmet por aqui 😉
Não sabe por onde começar a montar seu roteiro por Cabo Verde? Confira As 5 Melhores Dicas Para Montar seu Roteiro de Viagem por Cabo Verde
Comida Cabo Verdiana
Catxupa/Cachupa – A Principal Comida Cabo Verdiana
A Cachupa é o principal prato da comida cabo verdiana, e tem várias versões diferentes, para serem consumidas em diferentes ocasiões e momentos do dia.
A versão mais simples da Cachupa, chamada de Cachupa Pobre, é muitas vezes encontrada no café da manhã e é feita de modo similar a um baião de dois, mas leva milho de canjica no lugar do feijão.
É servida com ovo frito e fatias de linguiça defumada.
Existe a versão mais incrementada, que é a Cachupa Rica. É uma espécie de ensopado preparado com milho cozido, feijão e outros ingredientes como carne de porco, linguiça e/ou peixe.
Essa é feita normalmente aos finais de semana, e pra muita gente, porque é tipo uma feijoada, com vários tipos de carnes, e o preparo leva um tempo.
Djagacida (comida cabo verdiana)
Djagacida é outra comida cabo verdiana, que também tem o milho como base.
Ele é feito com arroz e feijão cozidos juntos, temperados com cebola, alho e azeite.
É um prato simples, mas muito saboroso, que pode ser servido como acompanhamento ou como refeição principal, dependendo de como é preparado.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Peixes e Frutos do Mar (comida cabo verdiana)
Os peixes e frutos do mar são uma parte essencial da comida cabo verdiana, graças à localização do arquipélago no Atlântico.
O atum é um dos mais consumidos, preparado de várias maneiras: grelhado, ensopado ou em conservas.
Além do atum, a lula e o polvo também são bastante populares.
O polvo é muitas vezes servido em saladas ou grelhado, enquanto a lula aparece em pratos como caldeiradas e ensopados.
Moreia Frita (comida cabo verdiana)
A moreia frita é um prato tradicional e bastante apreciado na comida cabo verdiana.
A moreia, que é um tipo de peixe com corpo fino e comprido, é cortada em pedaços, temperada com alho, sal, e pimenta, e depois frita até ficar bem crocante por fora, mas macia por dentro.
Apesar de ter uma aparência exótica (pra não esquisita), a moreia frita é uma iguaria local.
É sempre servida como petisco, acompanhada por uma cerveja ou grogue, e é comum encontrá-la em restaurantes e bares ao longo das ilhas.
Feijoada Cabo Verdiana
Ficamos absurdamente felizes quando vimos um restaurante com uma plaquinha “prato do dia: feijoada”.
Doce ilusão… a feijoada cabo-verdiana é uma comida que consiste em basicamente qualquer mistura de feijão com muito caldo, legumes e pedaços de carne. Parece mais uma sopa do que uma feijoada.
Tem até pedaços de frango com osso e peixe com espinho. Não chega a ser ruim, mas pode ser decepcionante quando se cria uma certa expectativa.
Francesinha*
A francesinha é um prato que, apesar de ser originalmente de Portugal, também pode ser encontrado em Cabo Verde, devido à forte ligação entre os dois países.
Trata-se de um sanduíche robusto, recheado com diversos tipos de carne, como linguiça, salsicha e bife, coberto com queijo derretido e banhado em um molho à base de tomate e cerveja.
É servido com batatas fritas e leva um ovo frito por cima.
Embora não seja um prato típico cabo-verdiano, a francesinha ganhou popularidade no país, especialmente em alguns restaurantes mais voltados à culinária portuguesa.
Pastel de Belém*
O Pastel de Belém, também conhecido como Pastel de Nata, é uma iguaria portuguesa que também faz sucesso em Cabo Verde.
Trata-se de um doce com massa folhada crocante e um recheio cremoso à base de gemas de ovo, açúcar e leite.
Tradicionalmente, é servido polvilhado com açúcar e canela. Embora o Pastel de Belém seja mais típico de Portugal, em Cabo Verde é comum encontrá-lo em padarias e cafés, sendo uma sobremesa muito apreciada.
Bebidas Típicas de Cabo Verde
Grogue
O grogue é a bebida alcoólica mais tradicional de Cabo Verde.
Feito a partir da destilação do caldo da cana-de-açúcar, ele é um tipo de aguardente forte, muitas vezes comparado à cachaça brasileira.
A marca mais famosa é a Tropicana, que não é um grogue muito bom, mas dá pro gasto. O grogue da Ilha de Santo Antão é considerado o melhor.
A bebida pode ser consumida pura, mas também é base para coquetéis e misturas com frutas ou mel.
Pontchi
O pontchi é uma variação mais suave e adoçada do grogue, muito apreciada em Cabo Verde.
Ele é feito com a adição de mel, frutas, ervas ou açúcar ao grogue, resultando em uma bebida mais doce e fácil de beber.
O pontchi é frequentemente preparado de forma artesanal, com cada família ou bar dando seu toque especial na mistura.
Cerveja Cabo Verdiana
Das cervejas locais, a maior é a Strela. Uma cerveja genérica, que é sempre a mais barata no bar, e que, além de garrafa e lata, sempre tem chopp, chamado aqui de imperial.
A Super Bock, que é uma cerveja portuguesa, também é muito comum em Cabo Verde.
Como é a Água de Cabo Verde
A água em Cabo Verde, especialmente nas ilhas mais secas, pode ser um pouco diferente do que você está acostumado.
A maioria das áreas depende de água dessalinizada, pois o país tem recursos hídricos naturais limitados. A água potável é tratada e filtrada para garantir a segurança e a qualidade.
Em geral, a água das torneiras é segura para beber, mas em alguns lugares, especialmente nas áreas mais rurais ou em hotéis e restaurantes, é comum oferecer água engarrafada como alternativa.
Marcas locais de água engarrafada, como a “Luso”, são bastante populares e amplamente disponíveis.
Actimalt
Actimalt é uma bebida maltada não alcoólica que é bastante popular em Cabo Verde.
Feita à base de cevada malteada, ela tem um sabor adocicado e um pouco tostado.
É uma opção refrescante e energética, consumida como uma alternativa à água ou refrigerantes.
Dinheiro em Cabo Verde
Nome da moeda: Escudo Cado-Verdiano (CVE)
Cotação (setembro/2022): 100 CVE = R$ 4,59
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Para Cabo Verde o melhor é viajar com Euro, porque você provavelmente não vai encontrar Escudos para comprar antes de chegar lá.
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Importante saber: o CVE é indexado ao euro, ou seja, se o euro sobe, ele sobe também, e vice-versa.
Por conta disso, em alguns lugares mais turísticos (principalmente na Ilha do Sal e na Ilha da Boa Vista), o euro corre fluente no comércio, na cotação de 1 euro pra 100 escudos.
Seguro Viagem Para Cabo Verde
A contratação de seguro viagem é obrigatória para entrar em Cabo Verde.
Além disso, a comida, o sol forte e até mesmo a água podem causar algum estranhamento na gente, então é bom estar preparado para alguma emergência.
E no que se trata de Cabo Verde nós temos um motivo especial para frisar a importância do seguro: cobertura no caso de extravio de bagagem. Aconteceu com a gente.
Nós voltamos pro Brasil e nossa mala foi parar em Portugal, depois sumiu, e apareceu só semanas depois. Na época nós estávamos sem seguro e tivemos que enfrentar horas de telefonemas internacionais sem entender direito o que as pessoas estavam falando.
Esse perrengue todo podia ser evitado com um seguro (que custa bem menos do que a gente imagina).
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a África.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE CABO VERDE
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂