Ícone do site Caminhos me Levem

Gastronomia e Comida Típica da Bielorrússia (Belarus)

comidas bebidas tipicas bielorrussia

A comida típica da Bielorrússia é baseada em sopas, massas, creme de leite, saladas e linguiças. Isso é o que mais se encontra, sempre preparadas de forma bem pesada, com muita gordura e caldo. E smetana (сметана)! Uma espécie de creme de leite levemente azedo que vai em absolutamente tudo.

Confira nosso vídeo no Youtube. São 2 vídeos em sequência falando dessa viagem visitando partes da ex União Soviética:

É muito interessante chegar nos restaurantes, apontar uma coisa qualquer no menu escrito em cirílico e rir quando o prato chega (será sempre gostoso, vai por mim…).

Um aviso: a gente gosta de viajar para provar comidas de rua e fuçar as prateleiras de supermercado pra encontrar coisas interessantes e diferentes. Então não espere ver pratos gourmet por aqui 😉

Se você ainda não leu, confira mais posts sobre nossa viagem pela Bielorrússia:

Gastronomia e Comida Típica da Bielorrússia

Borsch (борщ)

Sopa de beterraba com linguiça e dumplings (uma espécie de pastelzinho com carne dentro). Típico também na Rússia, Polônia e Ucrânia, essa sopa é deliciosa e cada restaurante faz a sua melhor do que a do outro.

Borsch
Image by Igor Lukin

Draniki (драники)

Uma panqueca de batata servida quente, principalmente pro café da manhã, com muita smetana. Não conseguíamos parar de comer. Até o Mc Donald’s tem um hambúrguer especial com draniki.

Draniki
Photo made by Daniel Spils and uploaded to flickr.com [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons

Nós fizemos um vídeo no nosso canal do Youtube no qual tentamos preparar draniki no Brasil, além de outras comidas exóticas. Confira:

Machanka (мачанка)

Carne de poco frita, estufada com caldo de carne, misturada com smetana e creme de farinha. Uma delícia também. Um dos pratos mais típicos do país.

Peixes

Visite qualquer mercado da capital, e você verá uma imensa quantidade de peixes frescos. Mas o mais curioso são os snacks de peixe que eles consomem. São peixinhos secos e salgados, perfeitos pra acompanhar uma cerveja.

Peixe seco
Image by Thu Truong

Bebidas Típicas da Bielorrússia

Vodka (водка)

É claro! As vodcas são maravilhosas aqui, como em todo o entorno. É fácil encontrar muitas vodcas russas também. As polonesas já não entram tanto.

Vodka russa
Image by klimkin

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Cerveja

Nos nossos dias bebemos pouca cerveja, ao contrário do que geralmente fazemos em nossas viagens.

Tem algumas poucas locais, e muitas vindas dos outros países do Leste Europeu, como Tuborg (туборг) e Baltika (балтика). Bem barata, em torno de 1,50 euro por meio litro num bar chiquezinho. É mais comum beber como chope.

Água

A água da torneira é possível de beber, apesar de a maioria das pessoas ter uma dessas garrafas com filtro embutido pra poder dar uma limpadinha.

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A BIELORRÚSSIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile