Os pontos turísticos do Ceará passam pelo litoral, serras e cidades, formando um conjunto incrível nesse que é um dos Estados mais lindos e diversificados para conhecer no Nordeste do Brasil.
Reuni aqui 13 lugares que amamos conhecer e sugerimos que você considere incluir em sua viagem, para curtir muito os pontos turísticos do Ceará e sair do óbvio.
Já moramos por muitos anos no Ceará e quando se trata de pontos turísticos sabemos bem do que estamos falando, já que viajar é a nossa vida 🙂
Se quiser assistir aos vídeos em ordem que fizemos viajando pelos pontos turísticos do Nordeste (incluindo o Ceará, é claro) clique aqui.
# Pontos Turísticos do Ceará
1) Jericoacoara
Não dá para começar a falar dos pontos turísticos do Ceará sem falar da mais queridinha pelos brasileiros nos últimos tempos: a Vila de Jericoacoara!
Jericoacoara é um dos destinos mais paradisíacos do Brasil, com suas charmosas ruas de areia, restaurantes maravilhosos e muito o que fazer no que diz respeito a praias e passeios.
Como se não bastasse, lagoas cristalinas surgem no meio dessas dunas e são pontos perfeitos para dar um mergulho (e tirar muitas fotos).
Alguns dos pontos turísticos mais famosos dessa joia do Ceará são a Duna do Pôr-do-Sol, a Pedra Furada e a Lagoa do Paraíso.
Porém uma viagem para Jericoacoara pode pesar no bolso se você não planejar bem onde vai se hospedar, quais passeios vai fazer e como vai chegar lá.
Desde que morei em Fortaleza, em 2012, já fui 7 vezes a Jericoacoara, sendo que uma delas foi para ficar morando por quase 2 meses. Tenho muitos amigos que continuam morando lá e sempre vou visitar.
Nosso guia completo de Jericoacoara está atualizado e completinho com dicas para sua viagem. Não deixe de ler clicando aqui.
Onde ficar em Jericoacoara:
- Casa Mandala, Villa Chic Hostel e Pousada e Hostel da Praça (opções econômicas – $)
- Pousada Jerimar, Villa Métisse e Mona Lisa Pousada (opções intermediárias – $$)
- Essenza Dune Hotel (opção de luxo – $$$$)
Passeios em Jericoacoara:
Leia também: as 16 melhores praias do Ceará
2) Fortaleza
Fortaleza é a capital do estado do Ceará. Terra de Fagner, Didi Mocó, Belchior, Ednardo, Falcão, Patativa do Assaré, Wesley Safadão… ai, não dá. É muita gente boa e famosa.
Fortaleza também é uma das maiores cidades do Nordeste brasileiro, e uma das mais baratas capitais do Brasil.
Tanto que nós escrevemos uma lista dos melhores barzinhos, restaurantes e barracas de praia da cidade, e nenhum deles vai te custar muito.
Possui um clima ótimo (quente, ensolarado e com vento) o ano todo, com raros dias de chuva. A gente considera que é o melhor clima do Brasil. E olha que nós já estivemos em todo lado desse país.
Se você vai viajar para o Ceará, não tem como não conhecer Fortaleza e curtir as barracas de praia e a feirinha da Beira Mar e da Praia de Iracema, comer um caranguejo e tomar um banho de mar na Praia do Futuro.
Leia também: 37 Comidas Típicas Para Provar no Ceará
Você também vai se admirar com as artes e a arquitetura do Dragão do Mar e do Centro Histórico da cidade, e no fim de tudo ver o pôr-do-sol tomando uma cerveja e comendo camarão fresquinho no Mercado dos Peixes de Mucuripe.
Ufa! É muita coisa nessa cidade maravilhosa. Tanta coisa que nós temos aqui no blog um texto mega completo com tudo que há de melhor para fazer em Fortaleza. Não deixe de ler o que fazer em Fortaleza: pontos turísticos imperdíveis.
Onde ficar em Fortaleza na melhor localização (Bairro Meireles):
- Hotel La Maison Du Monde (econômico)
- Hotel Luzeiros e Hotel Mareiro (ambos de frente para o mar)
- Oasis Atlantico Imperial (pra quem quer o máximo de conforto)
Alguns hostels muito bons na querida Praia de Iracema, ideais para mochileiros e para quem viaja sozinho:
- Albergaria Hostel e Aloha Hostel (pertinho da praia)
- Good Hostel e Bar (um pouquinho mais afastado)
- Hostel Dragão do Mar (nota altíssima dos hóspedes)
Leia dicas para escolher o melhor bairro para se hospedar: Onde Ficar em Fortaleza
3) Guaramiranga
Não só de praia vive o cearense! Você acredita que dá até para passar frio no Ceará? Pois pode acreditar!
Conhecida como a “Suíça Cearense”, Guaramiranga é um ponto turístico que guarda muitas surpresas para quem visita o Ceará.
A apenas 100km da capital, Guaramiranga é uma cidade de 5 mil habitantes. Fica a 800 metros de altitude, mas chega até a 1.115 no ponto mais alto.
Para ter a vista mais incrível da região, suba até o Mirante do Pico Alto.
Vale a pena passar um dia na região para curtir a arquitetura lindinha de Guaramiranga, tomar um banho de cachoeira e visitar alguns dos pontos turísticos de lá, como o Mosteiro dos Jesuítas, o Convento dos Capuchinhos e a Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Se viajar durante o mês de junho, voce ainda terá o bônus de ver a cidade toda decorada para São João:
E a época mais badalada para visitar Guaramiranga é no carnaval, quando ocorre o Festival de Jazz e Blues.
Onde ficar em Guaramiranga, perto do centrinho:
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
4) Redenção
Pertinho de Guaramiranga fica outra cidade cearense bastante interessante, chamada Redenção.
Redenção foi a primeira cidade brasileira a libertar 100% dos escravos, 5 anos antes da Lei Áurea. Era ponto de encontro de grandes nomes do movimento abolicionista da época.
No Sítio Livramento, na entrada de Redenção, fica o Museu Senzala Negro Liberto, com prédios e objetos antigos bem conservados.
Hoje Redenção atrai turistas por ter um clima ameno, já que também fica no alto da serra. A principal atração da cidade é o Monte das Graças, o qual é possível subir através de uma escadaria e chegar à Igreja de Santa Rita.
Perto da cidade também há boas opções para quem curte um banho de cachoeira, sendo a mais famosa a Cachoeira Paracupeba.
Assim como Guaramiranga, é bem comum fazer um bate-volta de Fortaleza para Redenção, porque as duas estão bem pertinho da capital cearense.
5) Canoa Quebrada
Até os anos 60, Canoa Quebrada era uma pequena vila de pescadores. Nessa época um grupo de cineastas franceses chegou ao local e se misturou com os moradores, criando um clima de diversão e liberdade (dá pra imaginar, né?).
Nos anos 70, viajantes “hippies” de vários países europeus descobriram o lugar e se instalaram por lá também.
O resultado dessa mistura é uma praia paradisíaca com uma vila tranquila, onde a boa energia predomina e todo mundo sorri o tempo todo. Os habitantes de Canoa são uma mistura linda de pescadores, artesãos e artistas de todo tipo.
Embora muita gente conheça Canoa Quebrada num passeio rápido de bate e volta de Fortaleza, é um desperdício não conhecer a noite doida desse lugar doido.
O clima é muito gostoso na Rua Broadway, cujo nome oficial é Dragão do Mar, em homenagem ao jangadeiro abolicionista que nasceu em Aracati (cidade à qual pertence Canoa Quebrada) e participou ativamente da abolição dos escravos no Ceará.
E em Canoa Quebrada não faltam passeios: de buggy ou a pé, não deixe de conhecer as falésias vermelhas contrastando com o céu azul pintado de parapentes.
Acho que já visitei Canoa Quebrada mais de 20 vezes, então é claro que tenho um texto mega completão aqui no blog, cheio de dicas para quem quer conhecer esse paraíso sem pressa (e gastando pouco). Clique aqui para ler.
Onde ficar em Canoa Quebrada:
- Hostel Muiraquitã (econômico)
- Pousada Alternativa, Hotel Tropicalia e Pousada do Holandês (intermediário)
- Pousada Presidente, Pousada La Dolce Vita e Pousada California (hotéis mega confortáveis)
6) Cumbuco
A Praia do Cumbuco pertence ao município de Caucaia, mas fica a uma distância bem pequena de Fortaleza, de modo que é um dos melhores passeios bate e volta pra se fazer.
Cumbuco é uma praia de areias muito brancas, ventos fortes em boa parte do ano, e um imenso playground natural de dunas e lagoas, motivo pelo qual uma ótima maneira de conhecer a região é um passeio de buggy.
Os maiores atrativos do passeio são a Lagoa do Banana e a Lagoa do Cauípe. Essa segunda tem um estreito de areia separando a areia do mar, formando um cenário incrivelmente lindo.
Cumbuco é um dos melhores locais da região para a prática de Kite Surfing, então espere encontrar o céu todo pontilhado de kites.
Para saber como chegar em Cumbuco e quais passeios fazer, leia nosso post completo sobre a praia clicando aqui.
Onde ficar em Cumbuco:
7) Ubajara
Ubajara foi um lugar que me surpreendeu bastante dentre os pontos turísticos do Ceará. A cerca de 300km de Fortaleza, Ubajara fica no alto da Serra da Ibiapaba e tem um clima ameno que mistura o calor do sertão com a umidade da mata.
A grande atração de lá é o Parque Nacional de Ubajara, o menor parque nacional do Brasil. É conhecido principalmente pela Gruta da Ubajara e pelo bondinho que cruza o parque.
O acesso à gruta é por uma trilha fácil, mas na qual a presença de um guia do parque é obrigatória. A vista desse mirante que fica no meio do caminho é de tirar o fôlego:
A gruta em si também é bastante bonita, embora o trecho aberto para visitação seja pequeno. As formações rochosas são lindas, e a iluminação instalada lá dentro deixa tudo com um ar místico.
Há várias opções de hospedagem para quem quer ter um contato íntimo com a natureza. Nós ficamos no Sítio do Alemão, e além de dormir nessas casinhas bem “roots”, ainda tínhamos acesso a um mirante maravilhoso:
Dentro do Parque Nacional de Ubajara também é possível encontrar algumas cachoeiras lindas, como a Cachoeira do Cafundó, Cachoeira do Frade e Cachoeira do Boi Morto.
Na cidade de Tianguá, bem próxima de Ubajara, fica o Parque Sítio do Bosco, que funciona como hospedagem e tem muitas opções de esporte de aventura, como rapel e voo de parapente.
Onde ficar em Ubajara ou Tianguá:
- Sítio do Alemão, Miraserra e Pousada Preocupação Zero (em Ubajara)
- Sítio do Bosco, Muda Eco Parque Hotel e Pousada Ibiapaba (em Tianguá)
8) Morro Branco
O Ceará tem um litoral incrível entre seus pontos turísticos, e Morro Branco certamente é um deles!
No meio do caminho entre Fortaleza e Canoa Quebrada, Morro Branco é o ponto perfeito para fazer uma parada e esticar as pernas caminhando pelo Labirinto de Falésias.
A grande atração ali são as areias coloridas, que se formam naturalmente no meio das falésias.
Uma boa pedida é fazer um passeio de buggy para curtir ao máximo a região e chegar à Praia das Fontes, onde fontes naturais de água jorram das falésias.
Onde ficar em Morro Branco:
9) Quixadá
Famosa por seu açude e pelas formações rochosas, provavelmente você já ouviu falar de Quixadá devido ao filme “O Cangaceiro Trapalhão”, no qual aparece a famosa Pedra da Galinha Choca, cartão postal da cidade.
Quixadá é um dos pontos turísticos do Ceará perfeitos para quem busca aventura, trilhas e escaladas.
Também é, segundo diversos relatos, um local de observação de OVNI’s! Para quem se interessa por ufologia, pode ser um local bem interessante.
Outro ponto imperdível para quem visita Quixadá é o Açude do Cedro, com seu calçadão centenário. Essa foi uma das primeiras obras conduzidas pelo governo brasileiro para combater a seca na região da caatinga.
Onde ficar em Quixadá:
10) Lagoinha
Uma das mais belas praias do Ceará, Lagoinha recebeu esse nome devido às várias lagoas de água doce próximas à costa.
Esse lindo cenário da praia com muitas palmeiras pode ser visto do alto de um mirante, parada obrigatória para quem visita esse local, que é um dos pontos turísticos do Ceará que tem atraído cada vez mais visitantes.
Como acontece em tantos lugares do litoral do Ceará, em Lagoinha uma boa pedida é fazer um passeio de buggy ou quadriciclo para conhecer todas as belezas naturais da região.
A melhor maneira de conhecer Lagoinha é em um passeio de um dia inteiro, um bate e volta de Fortaleza. Reserve com antecedência:
Outra excelente opção é passar um ou dois dias curtindo ao máximo a tranquilidade de Lagoinha.
Onde ficar em Lagoinha:
11) Camocim
Camocim é a vizinha menos famosa da belíssima Vila de Jericoacoara. Muitos não sabem, mas Camocim é um destino que guarda cenários deslumbrantes para seus visitantes.
Embora não figure normalmente entre os principais pontos turísticos do Ceará, Camocim é bastante visitada por aqueles que percorrem a Rota das Emoções, trajeto feito em 4×4 de Jericoacoara até os Lençóis Maranhenses, passando também pelo Piauí.
E o que tem para fazer em Camocim? Dunas, lagoas, praias e muita natureza nua e crua, acessível apenas de 4×4 e sem ninguém para atrapalhar a paisagem. O paraíso, né?
Onde se Hospedar em Camocim:
12) Juazeiro do Norte
Conhecida como a Capital da Fé no Ceará, Juazeiro do Norte é uma cidade famosa pela religiosidade e por ser a terra onde viveu Padre Cícero, ou como é conhecido, “Padim Ciço”.
Juazeiro é a maior cidade do interior do Ceará, e logo em sua entrada fica uma imensa homenagem ao nome mais famoso da cidade: uma estátua com 25 metros de altura de Padre Cícero, que atrai milhares de fiéis e visitantes.
Onde se Hospedar em Juazeiro do Norte:
13) Icaraizinho de Amontada
Icaraí de Amontada, também conhecida como Icaraizinho, fica no litoral oeste do Ceará.
Embora seja um destino ainda pouco conhecido e visitado por quem explora os pontos turísticos do Ceará, Icaraizinho tem ganhado fama por ser muito parecida com o que Jericoacoara era há alguns anos: deserta, tranquila e rústica.
Não há dúvidas de que seu cenário de coqueirais e praias de areias brancas em breve caírão nas graças do turismo.
Onde se Hospedar em Icaraí de Amontada:
O Ceará é parte da Rota das Emoções junto com o Piauí e o Maranhão.
Leia mais aqui no blog sobre São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, Barra Grande, Jericoacoara e Fortaleza, alguns dos principais destinos para conhecer nesse roteiro.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS LUGARES INCRÍVEIS NO BRASIL
Veja também as dicas do blog Vamos Viajar Pra Onde Agora?: Destinos Inexplorados: Maciço do Baturité
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂