Ícone do site Caminhos me Levem

Conheça o Castelo Urquhart no Lago Ness – Escócia

Viajamos para as Terras Altas da Escócia e fizemos uma visita ao Castelo Urquhart, que fica às margens do Lago Ness.

Nesse texto reunimos dicas de como chegar lá e procurar pelo lendário Monstro do Lago Ness – se você tiver coragem, é claro!

Vai viajar para a Europa? Então não deixe de ler:

A Lenda do Monstro do Lago Ness

O Monstro do Lago Ness – ou somente “Nessie”, como ele é carinhosamente chamado – é um ser lendário que supostamente vive no Lago Ness, nas Terras Altas da Escócia (as famosas Highlands escocesas).

O primeiro avistamento do Monstro do Lago Ness foi registrado por um escritor no ano 565 D.C.. Ele alega que salvou uma pessoa das garras do monstro no meio do lago. Será verdade?

Nos últimos séculos, várias pessoas alegaram ter visto o Monstro do Lago Ness. A descrição é sempre a mesma: uma espécie de serpente imensa, nadando e às vezes saltando para fora da água como um golfinho.

Em um dos avistamentos mais recentes, em 2007, um senhor filmou o monstro nadando no lago. Biólogos alegam que a imagem é real e o animal em questão é um réptil marinho imenso e desconhecido.

Em 2016 um drone marinho encontrou uma réplica de 9 metros do Monstro do Lago Ness nas profundezas da água. Depois descobriram que era um boneco que foi usado nas filmagens do filme The Private Life of Sherlock Holmes e que afundou.

A lenda do Monstro do Lago Ness atrai muitos turistas para essa região da Escócia. Eu mesma só soube que era um lugar bonito porque o nome era familiar e resolvi pesquisar a respeito.

Castelo Urquhart no Lago Ness – Escócia

A melhor maneira de conhecer o Lago Ness é visitando o Castelo Urquhart, que fica bem na margem do lago. A cidade base para chegar lá é Inverness.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Como Chegar em Inverness

Inverness fica pertinho do Lago Ness e é a capital e principal cidade das Terras Altas da Escócia, as Highlands.

É possível chegar em Inverness de ônibus ou de trem, saindo tanto de Glasgow quanto de Edimburgo.

De ambas as cidades a viagem de trem dura cerca de 3h30 e a de ônibus cerca de 4h. A maior diferença é o preço: a passagem de ônibus custa quase metade da passagem de trem.

Clique aqui para acessar o site oficial de trens na Escócia e aqui para consultar ônibus.

O Que Fazer e Onde Ficar em Inverness

Inverness é uma cidade antiga e pequena, com menos de 50 mil habitantes. Tem um centro histórico bem conservado e bonito às margens do Rio Ness, que sai do lago de mesmo nome.

Para quem viaja gastando pouco, como nós, os melhores hostels da cidade são o Bazpackers e o Black Isle Hostel.

Nós ficamos no Bazpackers e gostamos bastante de lá. É bem estruturado e tem um clima super gostoso, além da vista maravilhosa para o rio lá embaixo.

Foto: Bazpackers

Para quem prefere um pouco mais de comodidade e comforto, mas ainda por um preço bom, tem a Guesthouse Ardentorrie e o Pentahotel Inverness.

Foto: Pentahotel Inverness

Em Inverness dá para conhecer tudo de interessante a pé. É bem gostoso caminhar pela beira do rio à noite, com as luzes da cidade deixando tudo mais bonito.

Não deixe de passar pelo Castelo de Inverness e pela Ponte Ness, a maior e mais iluminada de todas.

Ponte Ness

Se tiver um tempinho sobrando durante o dia, não deixe de visitar a Leakey’s Bookshop, uma livraria de segunda mão montada no prédio de uma antiga igreja, e o Victorian Market, um mercadão antigo de produtos locais.

Leakey’s Bookshop
Victorian Market

Mas se você tem pouquinho tempo em Inverness, dedique-se exclusivamente a conhecer o Lago Ness. A melhor maneira é visitando o Castelo Urquhart.

Como Visitar o Castelo Urquhart e o Lago Ness

O Castelo Urquhart fica a 30 km de Inverness.

Há ônibus saindo de Inverness para lá, mas eles são pouco frequentes. O ideal é perguntar na recepção do seu hotel quais são os horários. As linhas que passam pelo Castelo Urquhart são a 917 e a 919.

Consulte o preço da entrada, as regras e horários de visitação ao Castelo Urquhart clicando aqui.

Castelo Urquhart – Lago Ness – Escócia

A visita começa em um centro de informações, onde você pode (e deve) assistir a um vídeo curto explicando a história do castelo.

O Castelo Urquhart na foi um dos maiores da Escócia. Seu domínio passou várias vezes para as mãos dos ingleses, que também foram responsáveis por bombardear e destruir partes dele.

Depois é possível caminhar pelas ruínas. A maior parte do caminho é bem demarcado e pavimentado, mas também é possível subir nas torres e ver o Lago Ness lá do alto.

Na parte mais baixa dá para descer até a margem do lago, onde você encontra algumas pequenas praias de pedras.

Praia no Lago Ness

O clima nas Terras Altas da Escócia é bem instável, então nossa visita incluiu um longo tempo esperando uma chuva ir embora e o sol voltar.

Nós não tivemos a sorte (ou azar) de ver o Monstro do Lago Ness na Escócia, mas certamente curtimos bastante o passeio! E você? Tem coragem de andar pelas ruínas e de repente dar de cara com o monstrão?

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Confira Outros Destinos e Passeios Inusitados:

São muitas as cidades que têm cemitérios super bonitos e interessantes. Olha só que maneiro o post do blog Expedições em Família: Cemitério da Recoleta – Turismo Inusitado em Buenos Aires.

E que tal fazer um passeio inusitado em sua viagem a Montevidéu? Nós adoramos as dicas do blog 6 Viajante: A Casa De Um Alquimista: Castillo Pittamiglio em Montevidéu.

A natureza também nos reserva locais e passeios totalmente inusitados. Olha só essa experiência do blog Viajante Móvel: Rifugio Delle Odle: A Espetacular Caminhada Pelas Dolomitas, Itália e essa outra do blog Let’s Fly Away: Jalapão Trilhas Incríveis! Nascer do Sol na Trilha da Serra do Espírito Santo.

O ser humano é muito criativo e se adapta a qualquer local, né? No Salar do Uyuni, que fica na Bolívia, foram construídos hotéis de sal, já que essa é a matéria prima mais abundante do local. Leia sobre a experiência de ficar em um no blog Uma Viagem Diferente: Como é se Hospedar em um Hotel de Sal em Uyuni.

Se você está gostando dessas dicas de destinos inusitados, aproveite as dicas do blog Viajante Econômica para conhecer vários em sua viagem: Lugares Inusitados Para Visitar na Europa.

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile