Bogotá é a capital e maior cidade da Colômbia. Está no alto das Cordilheiras dos Andes e possui um clima frio.
Como toda cidade grande, as dúvidas de quem planeja uma viagem para lá são imensas: onde se hospedar, como se locomover e principalmente quais os pontos turísticos que valem a pena conhecer?
Índice
O Que Fazer em Bogotá: Pontos Turísticos
2 ou 3 dias são o suficiente para conhecer os pontos turísticos de Bogotá e fazer um dos principais passeios de lá (que leva um dia inteiro) até a Catedral de Sal.
Pontos Turísticos do Centro Histórico de Bogotá: La Candelária
O principal lugar para conhecer em Bogotá é seu centro histórico, com belas construções, bons restaurantes e eventos culturais acontecendo.
- Praça de Bolívar: É o coração de tudo o que fazer em Bogotá. Uma praça imensa e cheia de vida, com construções imponentes, vendedores ambulantes, pombos e muita gente pra todo lado.
- Catedral: Primeira igreja da Colômbia, com quase 500 anos de idade. Fica na Praça de Bolívar.
- Palácio da Justiça: Fica ao lado da catedral. Se você assistiu ao seriado Narcos, vai se lembrar dele. Foi o prédio que os guerrilheiros ocuparam e o exército cercou de tanques.
- Museu Botero: um dos lugares mais legais para visitar em Bogotá, e não só para quem curte arte. Botero foi um artista com estilo muito único suas obras são fascinantes. Vale demais a visita.
- Praça Chorro de Quevedo: O centrinho dos jovens alternativos em Bogotá. Nos arredores dessa praça você encontra ruelas repletas de bares e restaurantes bem locais, perfeitos para encontrar tesouros escondidos.
Foi num desses que conseguimos tomar uma chicha colombiana, bebida fermentada nada fácil de encontrar pelo país.
Leia também: comidas típicas para provar na Colômbia
- Museu do Ouro: Um dos museus mais importantes da Colômbia, com peças muito antigas em exposição, em sua maioria feitas de ouro.
- Cerro Monserrate: Bogotá é uma cidade de elevada altitude (mais de 2.500 metros acima do nível do mar) e rodeada de montanhas. A mais alta delas é o Cerro Monteserrate, onde você pode subir (a pé ou de bondinho) para ver a cidade do alto.
ORGANIZE SUA VIAGEM:
+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++
Free Walking Tour em Bogotá
Um dos jeitos mais legais de conhecer os pontos turísticos de Bogotá (e qualquer cidade grande, na verdade) é num Free Walking Tour.
Trata-se de um tour a pé, no qual uma área da cidade é percorrida com um guia que oferece explicações e histórias sobre o local.
O tour não tem preço fixo, e ao final você paga o valor que achar justo para o guia.
Porém é preciso reservar on line para garantir sua vaga (não se preocupe, o cancelamento também é grátis).
Veja alguns free tours em Bogotá com a Civitatis:
O Que Fazer na Zona Rosa de Bogotá
Zona Rosa é a área mais moderna, rica e “chique” de Bogotá. Lá você encontra lojas de grife, restaurantes internacionalizados e uma mistura de moradores e turistas classe média/alta.
É uma área legal de passear para gastar um pouco em comprinhas e boas comidas, embora não tenha pontos turísticos de fato.
Se você busca um agito noturno, com bares animados e casas noturnas, esse é o lugar.
A Zona Rosa tem umas subdivisões, sendo a Zona G a área com mais restaurantes gourmetizados e a Zona T com uma grande área de pedestres.
Leia também: o que fazer em Cartagena, cidade colonial da Colômbia
Passeio à Catedral de Sal
Um dos principais passeios para fazer a partir de Bogotá é conhecer a Catedral de Sal que fica em Zipaquirá.
Trata-se de uma igreja construída no subterrâneo, onde funcionava antes uma mina de sal.
No início os trabalhadores construíram uma pequena capela, mas depois foi feita uma igreja mesmo.
A construção atual é mais recente e segura, visto que a original foi destruída num desmoronamento.
Zipaquirá fica a 50km de Bogotá. A visita pode ser feita por conta própria ou num passeio guiado.
Se quiser reservar on line pagando em R$, recomendamos a Civitatis, onde você tem direito a cancelamento grátis:
Moeda Usada na Colômbia
Nome da moeda: peso colombiano (COP)
Cotação (maio/2023): 1000 pesos colombianos = R$ 1,11
Em qualquer cidade média ou grande da Colômbia, o cartão de crédito é um meio bem comum de pagamento.
É bom sempre ter um pouco de peso em mãos para comprar coisas pequenas e de vendedores informais.
Para fazer saques, procure um caixa eletrônico e fique atento às taxas cobradas. O Colpatria é um banco que não cobra taxa e que dá um limite alto de saque.
Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.
Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!
Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.
Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.
Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.
Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.
Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.
Leia nosso post completo sobre qual moeda levar para a Colômbia clicando aqui.
Onde Ficar em Bogotá
Nós pesquisamos muito onde ficar em Bogotá antes de ir pra lá. Pesquisamos tanto que acabamos escolhendo errado.
Bogotá é como São Paulo: gigante e caótica. Então escolher bem onde vai se hospedar é importantíssimo!
Lembrando que Bogotá é uma cidade mais segura do que São Paulo ou Rio de Janeiro. O passado de violência ficou definitivamente para trás. Porém, ainda existem áreas que não são boas para andar de noite.
E lembre-se também que Bogotá é uma cidade super cara para os padrões da Colômbia. Então não espere preços super baixos em hospedagem, como no resto do país.
Leia também: tudo sobre San Andrés, o Caribe Colombiano
Candelária – Centro Histórico
Começando pelo óbvio, a Candelária é a região onde fica o Centro Histórico de Bogotá. Lá é possível encontrar as opções mais baratas de hostels.
Também é onde ficam quase todas as atrações turísticas para visitar durante o dia, como o Museo del Oro, a subida do Monserrate e o Museo Botero.
Ou seja, é um ótimo lugar para passar o dia. Mas de noite o ambiente muda de figura.
Com exceção à área da Plazoleta Chorro de Quevedo e dos arredores da estação Las Águas / Universidades, as ruas ficam bem pouco movimentadas.
Nós ficamos hospedados duas vezes perto da Universidad Jorge Tadeo. Apesar de as ruas terem segurança privada (com cachorro e tudo), não dava pra dizer que era um lugar super seguro, embora não tenhamos vista nada de errado por lá.
Na Candelária há vários hostels excelentes, no estilo boutique, com decorações bonitas e muito conforto. Algumas opções com ótimo custo x benefício são:
Se você tem dúvidas sobre como é se hospedar em hostel, confira nosso texto sobre o assunto clicando aqui.
Para quem prefere ficar em hotel ou pousada, num ambiente mais tranquilo e privado, os melhores da região são:
Leia também: vale a pena conhecer Medellín, na Colômbia?
Bairro El Retiro: Zona Rosa e Zona T
Aqui é onde se concentram as lojas de grife, clubes de salsa, boates, bares e restaurantes mais requintados, assim como turistas fugindo da suposta insegurança de Bogotá.
Daqui até a Candelária dá pelo menos 30 minutos de TransMilenio ou Uber. Dá para ir conhecer os pontos turísticos do Centro de Bogotá durante o dia e à noite curtir a badalação dessa área mais segura.
É um bom lugar para se hospedar caso você esteja procurando badalação ou compras.
Enquanto na Candelária tem bares frequentados mais por estudantes, aqui (especialmente na Zona T) está o pessoal com um pouco mais de dinheiro. Então espere preços mais altos, tanto em hospedagem quanto nas comidas e bebidas.
Zara, Pull & Bear, Bershka, Svarovski, Hard Rock Café e outros nomes famosos se concentram nessa área. À noite a Zona T fica muito movimentada e absolutamente segura.
Para os mochileiros, há alguns hostels na região:
Alguns dos melhores hotéis de Bogotá estão nessa localização, então vale a pena escolher uma hospedagem aqui caso você queira o máximo de conforto, comodidades e a localização mais conveniente.
Chip Internacional Para a Colômbia
Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Colômbia (e em outros países que você vá visitar na mesma viagem).
É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.
Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.
Clique aqui para ver preços e pacotes para a Colômbia.
Como Usar o Transporte Público em Bogotá (Transmilênio)
Nos hospedamos em regiões diferentes de Bogotá durante nossa viagem e usamos bastante o transporte público, tanto para chegar e sair do aeroporto e da rodoviária quanto para visitar os pontos turísticos.
O principal meio de transporte em Bogotá é o TransMilenio, um sistema de corredores de ônibus (BRT) que conecta a cidade toda.
Com certeza é o jeito mais fácil de se locomover por lá, já que evita o trânsito da cidade. Para turistas, se planejando bem, não será necessário pegar outro tipo de transporte.
Use os apps Google Maps e Moovit para ver as linhas e navegar pela cidade, e não deverá ter dificuldades.
Lembre-se que Bogotá é uma cidade gigantesca, lembrando bastante São Paulo. Ou seja, nos horários de pico, as estações estarão super lotadas.
O problema aqui, além dos ônibus virem cheios, é que em cada portinha param 2 ou 3 linhas. Todas as pessoas esperam juntas e não saem da frente quando chega o seu ônibus.
Não é uma experiência muito prazerosa, mas ainda assim é mais rápido do que entrar num Uber e encarar o trânsito da cidade.
Falando nisso, o Uber em Bogotá é bem baratinho e vale muito a pena principalmente se você viajar em 2 ou mais pessoas.
Porém espere engarrafamentos bem longos. Lembre-se que a cidade é gigante e caótica.
Voo Barato Para a Colômbia
Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.
Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.
Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:
Seguro Viagem Para a América do Sul
É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:
- Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
- Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!
Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.
O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.
O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.
Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.
Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA
Veja também as dicas do blog Let’s Fly Away: Onde Comer em Bogotá
Museu do Ouro em Bogotá – veja as dicas do blog Panorama de Viagem
Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂