Ícone do site Caminhos me Levem

Bielorrússia: Dicas de Viagem e Turismo

bielorrussia turismo

Estávamos desenhando nosso roteiro pela Europa e sempre dávamos com a Bielorrússia pelo caminho. Não sabíamos nada sobre o turismo na Bielorrússia (ou Belarus), mas sim que era um dos países mais fechados da Europa, vivendo uma “ditadura”.

Confira nosso vídeo no Youtube contando tudo sobre essa viagem, com 2 vídeos em sequência falando dessas partes da ex União Soviética:

Se você pensa em viajar pela Europa, não deixe de ler também:

Turismo na Bielorrússia

Passamos apenas 5 dias fazendo turismo na Bielorrússia, mas já nos sentimos totalmente imersos na cultura e hábitos locais.

As cidades da Bielorrússia são superinteressantes, os monumentos são lindíssimos e os locais turísticos são vazios e tranquilos, sem tumulto de turistas.

A tal ditadura praticamente não existe, apesar de o presidente ser o mesmo desde 1994.

Redes de fast-food já entraram no país, as grandes companhias de celular e de refrigerante também estão lá.

E tudo é muito barato. A Bielorrússia com certeza foi um dos países mais baratos que visitamos na vida!

Igreja ortodoxa perto da Fortaleza de Brest, Bielorrússia

Por ser tudo muito mais simples do que nos seus vizinhos europeus, Belarus (o nome oficial da Bielorrússia) vale muito uma visita. 

É uma espécie de viagem no tempo da qual só sai coisa boa.

Visto Para a Bielorrússia

Brasileiros são isentos de visto por até 90 dias, mas a fronteira pode ser um pouco complicada, e é preciso fazer um registro se for ficar mais de 5 dias no país. 

Temos mais informações sobre a fronteira e outros detalhes aqui: Visto Para a Bielorrússia Para Brasileiros

Mural em Brest, Belarus

Como São as Pessoas da Bielorrússia

Os bielorrussos merecem um parágrafo pelo menos. As pessoas são muito simpáticas. Apesar de não sorrirem muito (eles acham isso um hábito muito estranho nosso), eles são bem conversadores e abertos para conhecer gente nova.

No Couchsurfing, quando botamos uma viagem pública pra lá, apareceram muitos convites. O curioso é que, mesmo no Couchsurfing, não há muita gente que domine o inglês. Mas a simpatia supera essa barreira facilmente.

Roteiro de Viagem Pela Bielorrússia

Visitamos a capital Minsk e a segunda maior cidade do país, Brest.

Minsk com certeza é a cidade mais visitada do país, embora não tenha sido nossa favorita. Leia mais:

Igreja em Minsk
Imagem de Ирина Кудрявцева

Nossa cidade favorita foi Brest, na fronteira com a Polônia. Vale demais a pena conhecer esse lugar! Leia mais:

Fortaleza de Brest

Hospedagem na Bielorrússia

Em um roteiro pela Bielorrússia recomendamos reserva de hospedagem com antecedência. É bem difícil se comunicar com taxistas e motoristas de transporte público, o que dificulta a procura por hospedagem em cima da hora.

Nós sempre usamos o booking.com nas nossas viagens porque não é necessário pagar para fazer a reserva e o preço final é indicado na moeda do destino, evitando confusões.

Onde Ficar em Minsk

Minsk tem boas opções de hostel com bom custo x benefício e notas altas de avaliação pelos clientes:

Foto: Stary Minsk

Quanto a hotéis, Minsk é uma cidade muito grande e diversificada. Há vários tipos de hotéis, mas aqui selecionamos as opções de quarto duplo mais econômicas, bem localizadas e com nota alta de avaliação:

Foto: Grand Inn

Em Minsk também há muitas opções de apartamentos a ótimo preço, até mais do que hotéis. Clique aqui para conferir uma lista de resultados e filtrar por número de hóspedes e demais preferências.

Onde Ficar em Brest

Para quem gosta de privacidade em conforto, Brest tem algumas opções de hospedagem com bom custo-benefício.

Os melhores hostels que encontramos em nossas pesquisas foram:

Também encontramos apartamentos baratinhos com banheiro privativo e boas avaliações (quase todos com nota máxima!). Há mais apartamentos do que hotéis em Brest:

Foto: Brest Central Apartment

Listamos também algumas excelentes opções de Hotéis com diária abaixo de R$200 (valor do dia em que pesquisamos, pode variar):

Foto: Intourist Hotel

Moeda Usada na Bielorrússia

Rublo bielorrusso (BYR). Muito cuidado ao converter a moeda, porque em 2009 eles cortaram alguns zeros.

Consultando na internet, talvez apareçam números absurdos, mas o novo rublo bielorrusso vale 2 pra 1 euro. O antigo seria tipo uns 20.000 pra 1 euro.

Os preços são bem baixos no país, e algo curioso que notamos é que os preços sempre são quebradinhos, tipo 0,87 BYR uma sopa. Dá a sensação de que eles valorizam bastante cada moedinha.

Corça na Floresta Belozhevzkaya Pushcha, perto de Brest

Língua Falada na Bielorrússia

Russo e bielorrusso. Os dois idiomas são escritos em cirílico e muito próximos entre si.

O bielorrusso é o oficial, usado em placas do governo e documentos oficiais, e os próprios locais reclamam de ser ainda mais complicado do que o russo, que é o idioma usado por todo mundo no dia-a-dia.

Inglês não é suficiente para sobreviver no país, sendo falado apenas em redes de fast-food e em alguns poucos lugares turísticos.

Acreditamos que esse cenário mude com a (lenta) abertura do país, mas agora (2017) a nossa sugestão é que pelo menos aprenda-se a ler o cirílico

Muito importante poder emitir os sons com alguma coerência, além de baixar o teclado Touchpal e o Google Tradutor. O conhecimento do alfabeto e esses aplicativos nos salvaram algumas muitas vezes por lá.

Melhor Época Para Visitar a Bielorrússia

Pensa em Rússia no inverno, a Sibéria dos filmes e tal. A Bielorrússia é bem parecida. Muita neve, algumas estradas fechadas e bastante frio. Mas fica tudo extremamente lindo.

Como o país é quase inteiro plano, o horizonte branquinho das paisagens se mistura com o céu invernal. Muito lindo mesmo. Já no verão é quente à beça.

Sugerimos o inverno como melhor época pra ir, porque fica ainda mais com cara dessa União Soviética que a gente vê nos filmes, deixando a sensação de viagem no tempo ainda mais forte.

Como Chegar na Bielorrússia

Existem três fronteiras terrestres bem usadas: Terespol (Polônia) – Brest; uma na floresta Bielovezkaya, também com a Polônia; e a de Vilnius, na Lituânia.

Não nos informamos sobre as fronteiras com a Ucrânia e com a Rússia, pois não estava no nosso roteiro. Além disso, ao contrário do que se pensa, voos são bem frequentes pra muitas capitas europeias, assim como para Moscou.

O mais comum, para mochileiros, é vir da Polônia. A fronteira da floresta Bielovezkaya (Bialowieza, em polonês) é mais próxima de Varsóvia, mas provavelmente será necessário dormir uma noite nas hospedagens do parque, o que pode sair mais caro.

Já pela Terespol-Brest é mais fácil. Toma-se um trem de Varsóvia até Terespol pela manhã e será possível trocar pro trem das 15:12. Tem também o das 19:15. O site oficial dos trens bielorrussos é o rw.by.

O país é bem conectado de trem e as passagens são bem baratas.

Trem de Terespol para Brest

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. Embora raramente esse documento seja solicitado na fronteira, é altamente recomendável contratar um seguro para alguns países da Europa.

A dificuldade de comunicação com as pessoas é considerável, então imagine o desespero em caso de emergência médica. Com o seguro a comunicação fica muito mais fácil.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A BIELORRÚSSIA

Confira também as dicas do blog Na Proa da Vida: Castelos na Bielorrússia: Dicas e Informações Úteis

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Sair da versão mobile