Turismo na Finlândia: Dicas Essenciais de Viagem + Pontos Turísticos

finlandia turismo

Viajamos durante 11 dias pela Finlândia e curtimos muito o país. Reunimos aqui informações sobre roteiro, locomoção, hospedagem, como economizar e muito mais sobre turismo na Finlândia. Confira!

finlandia turismo
Lapônia, Região no Norte da Finlândia

A Finlândia é um país muito diferente, e nós pudemos observar várias curiosidades enquanto fazíamos turismo pelo país: ela fica lá longe, com boa parte do país no Pólo Norte. As frutas são diferentes, os animais são lindos e o povo tem um comportamento radicalmente distinto do nosso.

Por essas e outras que a Finlândia é um país que merece muito uma visita!

Leia todas as curiosidades que observamos em nossa viagem pela Finlândia aqui no blog.

Informações Gerais Sobre Turismo na Finlândia

Idioma Falado

A língua oficial da Finlândia é o finlandês. Mas o país tem uma segunda língua oficial, que é o sueco. Porém fique tranquilo caso você não fale nenhum desses dois idiomas.

finlandia turismo
Idiomas da Finlândia

A Finlândia é um dos países do mundo com maior número de habitantes que conseguem se comunicar em inglês. Isso inclui cobrador de ônibus, caixa de supermercado, garçons e todas essas pessoas que tornam nossa viagem mais fácil.

Visto e Turismo Para a Finlândia

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Finlândia, pois o país faz parte da Zona Schengen.

Se você não está familiarizado com as regras do visto para a Zona Schengen nós aconselhamos a leitura desse post: Como Funciona o Visto Schengen Para Brasileiros.

Moeda Usada na Finlândia

Desde 1999 a Finlândia usa o euro como moeda oficial. Cartões de crédito são amplamente aceitos.

Nome da moeda: Euro

Cotação (setembro/2022): 1 euro = R$ 5,05

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Internet na Finlândia

Na Finlândia nós encontramos wi-fi aberto tanto nos ônibus quanto nos trens e até no meio da cidade. É raro não ter um wi-fi público para acessar na Finlândia. Entretanto, nas rodoviárias e estações de trem não costuma haver nenhuma rede.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

PASSEIOS

VÔO BARATO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Roteiros de Turismo na Finlândia

Os roteiros de viagem que normalmente incluem a Finlândia são:

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

De qualquer modo a Finlândia merece muito entrar nos seus planos de viagem e turismo. A gente não cansa de dizer, mas o próprio Papai Noel mora lá!

Helsinki, capital da Finlândia

Pontos Turísticos na Finlândia

Muita gente conhece apenas a capital do país, Helsinki. Mas há muitas outras cidades interessantes e lugares incríveis de turismo na Finlândia, e aqui falaremos sobre algumas.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Nosso Roteiro de Turismo na Finlândia

Começamos nossa viagem por Helsinki, a capital do país e onde provavelmente seu roteiro começará. Clique aqui para ler nossas dicas de Helsinki.

turismo finlandia
Helsinki

Rumamos para o Norte da Finlândia para explorar a região da Lapônia e começamos pela belíssima cidade de Kemi, onde passamos um dia, mas não chegamos a dormir.

finlandia turismo
Kemi

De Kemi seguimos direto para Rovaniemi, a capital da Lapônia e onde nós passamos quase uma semana. A partir de lá conhecemos um zoológico incrível de animais do Polo Norte e a fofa Vila do Papai Noel, por onde passa o Círculo Polar Ártico!

turismo finlandia
Ranua Zoo – Rovaniemi

Você pode ler sobre todos esses destinos da Lapônia aqui no nosso blog – aproveite, pois escrevemos tudo bem detalhadinho!

Também passamos por Oulu, cidade de pouco interesse turístico, porém que funciona como um bom ponto de conexão entre o sul do país e a Lapônia.

Em uma outra viagem que fiz à Finlândia, daquela vez no verão, também visitei Tampere, a terceira maior cidade do país, numa região repleta de lagos e belos visuais.

Mais Destinos Para Turismo na Finlândia

Turku: Segunda maior cidade do país, bastante boêmia e com um rio charmoso.

Lappeenranta: no caminho entre Helsinki e São Petersburgo, um dos lugares preferidos dos finlandeses no verão, por conta do Lago Saimaa.

Savonlinna: Outra cidade rodeada de lagos no caminho para a Rússia. Além disso, é a sede do bizarríssimo campeonato mundial de arremesso de celular (pesquise na internet, pois isso é mesmo uma modalidade esportiva!).

Hanko: ponto mais ao sul da Finlândia e, por conseguinte, com uma das melhores praias do país.

Mariehamm: a capital da Alanda, uma ilha autônoma entre a Finlândia e a Suécia. Apesar de haver mais gente falando sueco lá, faz parte do território finlandês.

turismo finlandia
Lapônia

Passeios na Finlândia

Embora dê para fazer muitos passeios por conta própria na Finlândia, os mais famosos e que atraem grande parte das pessoas que visitam o país a turismo necessitam de guia, veículo, roupas ou equipamentos.

Esses passeios podem ser bastante caros, então fica aqui uma dica para economizar. Nesse site você consegue reservar on line e pagar em reais, ou seja, não paga os 6,38% de IOF. Confira alguns dos passeios disponíveis:

Turismo na Finlândia – Inverno ou Verão?

A Finlândia tem climas bem extremos, especialmente na Lapônia. No verão, as temperaturas chegam até os 30 graus, tendo picos de quase 40! Já no inverno, não se espante se a temperatura lá fora estiver em 30 graus negativos.

finlandia turismo
Primavera na Lapônia

“Não existe temperatura ruim. Você que está malvestido”, já disse algum sábio por aí. Basta estar preparado para o clima que você vai pegar. Mas a principal questão da época para visitar a Finlândia, na verdade, é a duração dos dias.

No verão, por volta do dia 22 de junho, ocorre o chamado Midnight Sun (Sol da Meia-Noite). Esse fenômeno se dá quando o sol não se põe em nenhum momento do dia.

Isso mesmo: luz do dia por mais de 24 horas seguidas. É bem difícil de dormir e se acostumar a isso. Mas, por outro lado, os dias são longos e a temperatura é agradável a maior parte do tempo, então dá para fazer muita coisa.

Já no inverno é o contrário. Os dias são curtíssimos, chegando a ter apenas 2 horas de luz do sol. Entretanto, é quando há mais opções de atividade na neve, e esse sim é o forte do turismo na Finlândia.

Nós fomos para a Finlândia em abril, começo da primavera. Ainda tinha neve e estava tudo lindo. A parte ruim foi que, com o fim da temporada, muitas das atividades já tinham se encerrado ou já tinham derretido.

finlandia turismo
Primavera na Finlândia

A Finlândia vale a pena ser visitada durante todo o ano, pois é um país diferente a cada estação.

Se o objetivo é visitar a Lapônia, com certeza os meses de fevereiro e março são os melhores.

A temporada altíssima já acabou, os dias já estão voltando a ter duração normal, os preços já começaram a cair, a temperatura já não está tão baixa, mas ainda tem neve pra todo lado.

E ainda há ótimas chances de ver a Aurora Boreal, que nós não tivemos em abril.

Transporte na Finlândia

Nós nos locomovemos pela Finlândia usando trens, ônibus e barcos. As empresas principais de transporte no país são:

Ônibus: as empresas são a Onnibus e um combinado de empresas que vendem junto pelo site da Matkahuolto. Vale a pena sempre pesquisar antes no Matkakeisari.

Trem: Somente a VR opera trens no país.

Trem na Finlândia

Ferry Boat: você encontra informações sobre os barcos para Tallin, Rússia e Suécia nesses sites:

Hospedagem na Finlândia

Nós usamos Couchsurfing e Booking.com na Finlândia. O primeiro, já teve seus dias de glória. Hoje em dia anda bem difícil conseguir uma hospedagem na Finlândia através dele.

O booking.com, como sempre, mostra as melhores opções de hotéis para todos os gostos e bolsos. A dica é: leia as avaliações de quem já se hospedou lá, escolha bem a localização e se tiver dúvidas, entre em contato com a hospedagem.

Onde Ficar em Helsinki

A hospedagem em Helsinki é cara e não tem muito pra onde fugir. A dica é reservar com MUITA antecedência (meses) para garantir as melhores opções.

Fizemos aqui uma seleção com melhor localização e custo x benefício:

Hostels em Helsinki:

Foto: EuroHostel

Hotéis em Helsinki:

Como sempre, selecionamos os hotéis com melhor avaliação, bem localizados e com preço justo.

Foto: Hellsten Helsinki Senate

Nós ficamos na região de Kalio, bem aos pés da Kalio Church. O lugar é tranquilo, à beira de um lago bem bonito. Porém essa região é mais afastada do centro, tendo que andar pelo menos 2km pra chegar na parte mais turística.

Por outro lado, os bares são mais baratos e a zona mais “boêmia” da cidade fica lá. Você não verá turistas nesses bares, só locais mesmo.

Indo no verão, ou sendo um pouco mais resistente ao frio do que nós, é possível acampar. Tem camping pra todo lado na Finlândia, pois os finlandeses adoram montar suas barracas na natureza.

Inclusive, na Finlândia existe uma regra que qualquer pessoa pode acampar no mato. Existem algumas restrições, e falamos delas no post de curiosidades sobre o país. Mas é bom saber que dá pra economizar bem e ainda se divertir com a sua barraca.

Onde Ficar em Rovaniemi (Lapônia)

A acomodação em Rovaniemi é igualmente cara ao resto do país. Existem muitas opções de camping, mas sem um sistema de aquecimento, só no verão mesmo seria possível montar uma barraca.

Quanto à localização, qualquer acomodação entre a estação de trem e o Arktikum Museum estará bem localizada. De preferência do lado direito da estrada E75 no mapa, pois ali é o centro da cidade (arredores do shopping Sampokeskus).

Algumas opções com bom custo x benefício são:

Agora se você vai viajar para a Lapônia e quer viver experiências incríveis, existem hospedagens que são um verdadeiro sonho.

  • Por exemplo, no Glass Resort você dorme nesse chalé que parece um iglu com teto de vidro para ver a aurora boreal:
rovaniemi laponia finlandia
Clique aqui para ver preço e disponibilidade
  • Em Kemi dá para se hospedar nessas cabines à beira mar com teto de vidro, também para tentar ver a sonhada aurora boreal, no Seaside Glass Villas.
rovaniemi laponia finlandia
Clique aqui para ver preço e disponibilidade

Voos Para a Finlândia

Nós pegamos um voo bom com a Norwegian Airlines desde o Rio de Janeiro. A Norwegian é uma low cost, ou seja, tem que pagar para despachar mala e ter comida a bordo. Paramos primeiro em Londres e de lá pegamos uma conexão para Helsinki.

Atenção aqui, pois a Inglaterra não faz parte do Schengen. Os documentos exigidos são diferentes e os oficiais ingleses da imigração são conhecidos pela sua rigidez.

Também é possível voar para a Finlândia a partir de muitos países europeus. Os mais econômicos que vimos foram pela Finnair, Norwegian e AirBaltic.

Transporte Terrestre e Barcos Para a Finlândia

Ferries saem de Tallinn (Estônia) e Estocolmo (Suécia) em direção a Helsinki o tempo todo. Eles são bem confortáveis, com lojas duty free, cassino, música ao vivo e até show de mágica.

É possível também chegar por terra no país. A fronteira com a Rússia pode ser cruzada de ônibus (na verdade são umas vans) ou de trem.

turismo finlandia
Helsinki

Seguro Viagem Para a Europa

Em alguns países do mundo a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Europa.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A FINLÂNDIA

Booking.com

Leia também esse post do blog Travel Tips Brasil: Cruzeiro Noruega: Uma Viagem com a Princess

finlandia turismo

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

29 comentários em “Turismo na Finlândia: Dicas Essenciais de Viagem + Pontos Turísticos”

  1. Pingback: Eurotrip: planejamento, roteiros e dicas para economizar

  2. Analuiza Carvalho

    Que sensacional!!!! Todos os que eu conheço que visitaram o país ficaram apenas em Helsinki. Como eu só gosto de visitar um país a cada viagem, para explorar com gosto e sem pressa, ficava sempre a pensar que tinha que pesquisar Finlândia para ver se havia algo além de Helsinki e esse texto respondeu às minhas perguntas. 🙂 Finlândia, me aguarde!

  3. Já visitei a Finlândia três vezes a trabalho mas, infelizmente, só fiquei na área de Helsinki, que já adorei! Um dos lugares que está na minha lista de desejos é a ilha de Suomenlinna. Quem sabe na próxima visita não consigo seguir as dicas de viagem de vocês 🙂

    1. Tomara que dê certo de seguir nossas dicas de turismo na Finlândia e conhecer mais um pouquinho! Suomenlinna é linda, vale a pena conhecer!

  4. Nossa, que libertador saber que até o motorista de ônibus fala inglês na Finlândia! Sem contar com o wifi no ônibus.. muito legal! Já fui em alguns lugares no Brasil que há wifi no ônibus, como interior de São Paulo e Maricá (região dos lagos RJ).
    Fiquei bem curiosa em saber que pagaram em reais a hospedagem. O airbnb sempre tem a forma de pagamento em nossa moeda? ou o dono do apto aceitou dessa forma?

  5. Adorei suas dicas de viagem para a Finlândia!

    Nem sei ao certo porque, mas desde pequeno é um país que tenho vontade de conhecer!

    Bom saber que com 11 dias dá pra fazer um baita roteiro… =)

    Abração

    1. Que legal que você tem vontade de conhecer a Finlândia. É um país do qual mochileiros fogem por conta dos preços, mas vale a pena fazer um esforço!

  6. A Finlândia está nos meus planos para uma próxima viagem, vou guardar esse post para o futuro!! Bom saber que eles se comunicam tão bem em inglês já que eu não entendo nada de finlandês 😅.

  7. Ai casal, estou amando tanto essa volta ao mundo de vocês! Conhecer a Finlândia nunca esteve nos meus projetos mas, realmente, é algo para se repensar, sobretudo para mim que amo conhecer coisas e lugares que diferem bastante do nosso! Adorei as dicas! Beijos!

    1. Que bom que você curte acompanhar nossa viagem! A Finlândia foi dos destinos mais caros, mas também surpreendentes que conhecemos! Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share