Conheça a Linda Cidade de Sucre – Bolívia

sucre bolivia

Sucre é uma cidade toda bonitinha na Bolívia. Todas as construções são brancas ou variam em tons de amarelo e vermelho, o que dá um efeito visual bem agradável. Tem muitos prédios históricos e a Plaza de Armas é uma das mais lindinhas do país.

Passear por Sucre dá a sensação de mergulhar num livro de história. Nesse post falo o que fazer em Sucre de acordo com minha experiência na cidade.

Sucre foi a primeira cidade boliviana e ainda hoje é a capital do país. Todo o poder administrativo está em La Paz, mas oficialmente a capital é Sucre.

Se você ainda não leu, confira também nosso guia completão para organizar todos os detalhes e montar seu roteiro de mochilão pela Bolívia:

E leia também sobre os outros destinos que conhecemos nessa viagem:

O que Fazer em Sucre – Bolívia

Embora a altitude ainda seja bem menor que as cidades mais encravadas nas cordilheiras, já se sente um mal estar de leve.

Eu sofri muito com enxaqueca e tive que pegar leve, então meu roteiro foi só caminhando (bem devagarinho) pela cidade:

Clique aqui para abrir o mapa com legenda

Centro Histórico (Casco Viejo)

Toda a região em volta da Plaza de Armas, chamada Plaza 25 de Mayo. Perca-se sem muito critério e dificilmente algum prédio interessante vai ficar de fora.

sucre bolivia
Plaza de Armas de Sucre – Bolívia

Mercado Central

O Mercado Central de Sucre é bem caótico. Além de artesanato, vende comidas, bugigangas e muambas de todo tipo.

Plaza de Armas de Sucre

Dispensa apresentações. O centrinho do centro histórico. Banquinhos e sombras para relaxar e apreciar a calma da cidade. Vários bares e restaurantes em volta, com preços bem razoáveis.

Cementerio General de Sucre

Espetacular, principalmente ao fim do dia. Às vezes eles fecham o portão de acesso e você fica com uma cara de “meu deus, tô preso no cemitério”, mas logo em seguida eles abrem de novo. Não entendi muito bem essa onda.

sucre bolivia
Cemitério de Sucre – Bolívia

La Recoleta

Um passeio imperdível em sucre é subir até a Recoleta. Trata-se de uma praça com um mosteiro, mas o mais interessante é a vista lá de cima. Há vários mirantes para a cidade.

sucre bolivia
Mirante em La Recoleta – Sucre – Bolívia

Por ali também tem uma feirinha de artesanato das chollas, mas tudo é bem mais caro que na cidade.

sucre bolivia
La Recoleta
sucre bolivia
La Recoleta

Onde Ficar em Sucre

A cidade não é muito grande, e a maioria das hospedagens ficam próximas ao Centro Histórico. E é bom ficar lá mesmo, porque quanto mais você se afasta, maior as chances de ter que encarar uma ladeira. E com a altitude isso é algo que você quer evitar a todo custo!

Os melhores hostels (quartos compartilhados) são o badalado Imaynalla Hostel e o Colors House.

Foto: Imaynalla Hostel
Foto: Imaynalla Hostel

Pra quem prefere um quarto privado baratinho, o Hostal Sucre e o Casa Solariega tem boas opções.

Agora se você quer ter uma experiência inesquecível, a pedida é ficar no maravilhoso San Marino Royal Hotel ou no Hotel Boutique La Posada.

Foto: Terraço do San Marino Royal Hotel

Locomoção em Sucre – Bolívia

Para sair da rodoviária o melhor é pegar um micro, já que é fácil e barato. Pra ir a algum lugar um pouco mais distante, dá pra pegar táxi e combinar o preço antes. Também não é caro.

Quando estiver na rodoviária aproveite para comprar a passagem para o seu próximo destino. Sempre tem várias empresas que fazem o mesmo trecho.

Vale a pena perguntar em todas pra ver qual está saindo mais em conta. Mas não deixe de pesquisar um pouquinho sobre a qualidade dos ônibus da empresa, porque um ônibus muito ruim na Bolívia é um ônibus realmente assustador.

Como Chegar em Sucre – Bolívia

De Santa Cruz de la Sierra partem ônibus noturnos que vão até Sucre. Embora seja uma viagem de 16h, é muito comum não ter banheiro e as poltronas serem extremamente desconfortáveis. Vale pesquisar um pouco sobre a empresa antes de fazer a viagem.

Depois de umas 3h de viagem começa-se a subir as cordilheiras. Aqueles penhascos são de apavorar quem tem qualquer vestígio de medo de altura. A velocidade que o motorista dirige também não ajuda muito.

É bem difícil conseguir dormir. Depois que você se convence que não vai cair dos penhascos, dá pra curtir demais o visual. Chega-se em Sucre pela manhã do dia seguinte.

Onde Comer em Sucre

Basicamente em volta da Plaza de Armas. Vale a pena dar uma olhada no Mercado Central também. Nas ruas é fácil encontrar Mocochinchi, uma bebida de pêssego deliciosa e geladinha.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A BOLÍVIA

altitude, cidade colonial, mochilão américa do sul, mochilão bolívia, bolívia, sucre, la recoleta sucre, plaza de armas sucre, cementerio general sucre

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share