Conheça Salento e o Vale de Cocora na Colômbia

Salento é um cidade pequenina mas que entra no roteiro de cada vez mais viajantes pela Colômbia.

Além de ser parte do roteiro tradicional pelo “Eje Cafetero”, o eixo cafeteiro da Colômbia, Salento chama atenção pela sua bela arquitetura colonial e pelo cada vez mais famoso Vale do Cocora, com suas palmeiras gigantes.

Todas as cidades que tínhamos visitado até então na Colômbia tinham poucos turistas. Foi assim em Ipiales, Popayan, Cali e, principalmente, La Barra.

Mas ao chegar em Salento, demos de cara com a realidade: esse país é muito turístico! Só tem gringo aqui! E daqui para o norte vai ter cada vez mais, não há dúvidas! 

De todo modo, a cidade é super agradável. Tivemos dúvida se iríamos pra lá ou não, porque “a cidade do café” não é lá um título que nos atrai muito.

Mas olha, Salento é muito mais que isso! Passamos 4 dias lá e tomamos 2 cafés, se tanto. Os atrativos de Salento vão bem além disso. Em relação à expectativa que tínhamos da cidade, a realidade superou muito!

salento colômbia
Salento, Colômbia

O grande charme de Salento é que a cada esquina há um barzinho ou restaurante rústico. Aliás, um não, uns 3 ou 4.

Sempre tem música típica rolando num volume bem alto, barraquinhas de comida e artesanato pra todo lado, e um clima bem gostoso, nem frio nem quente.

Isso tudo torna muito agradável caminhar pelas ruas cheias de casarões coloniais. Salento tem só 8 mil habitantes (metade na zona rural), e ainda assim é super agitada!

O Que Fazer em Salento

Se você estiver em uma viagem com os dias contados, um dia será o suficiente para conhecer Salento. Aliás, vimos muita gente conhecendo a cidade num passeio rápido, sem nem dormir lá.

Dá, inclusive, para caminhar pela cidade, tomar um café, fazer umas comprinhas e partir para o Vale do Cocora no mesmo dia.

Bem, esse não é nosso tipo de viagem, e seria realmente uma pena não vivenciar a tranquilidade agitada de Salento.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Casarões Coloniais

Salento é uma cidade muito colorida, até parece de brinquedo. As casas são grandes e antigas, porém a manutenção é impecável. Há flores e decorações pra todo lado.

A rua onde se encontram mais casarões é a Carrera 6.

salento colômbia

Plaza de Bolivar

Fica no começo da Carrera 6 e marca o centro de Salento. Lá você encontra uma igreja, vários restaurantes, barraquinhas de comidas e artesanato, e muita vida.

No fim da tarde nós sempre nos surpreendíamos com a quantidade de gente nas ruas, impressionante para uma cidade tão pequena.

salento colômbia
Salento, Colômbia

Cafés de Salento

O motivo de muita gente ir até essa cidade. Em Salento você encontra café de várias regiões da Colômbia.

Muitos estabelecimentos oferecem o “café do dia”, com uma explicação da origem da semente. Também há várias lojinhas onde comprar café e levar para casa.

E se o assunto é compras, Salento tem muito artesanato e muitos doces típicos. Dá vontade de comprar tudo.

vale do cocora salento colombia
Café secando ao sol em Salento, Colômbia

Leia também: o que fazer em Bogotá

Mirantes em Salento – Colômbia

Salento é uma cidade no alto de uma montanha, e cheia de ladeiras por si só. E é no final da Carrera 6 que você encontra uma escadaria imensa que te leva aos mirantes da cidade.

O primeiro é o Mirador Alto de la Cruz, de onde se tem uma vista incrível da cidade. Dá pra ver o vale do outro lado também, mas não tão bem.

salento colômbia
Salento visto do alto

A partir desse mirante você pode seguir um caminho pelo alto até o outro mirante, o Mirador do Vale del Cocora. De lá a vista da cidade não é tão boa, mas em compensação a vista para o vale é incrível.

salento colômbia
Mirador do Vale do Cocora

Compramos aí um doce de leite com macadâmia que estava divino. Em todo canto na cidade tem alguém vendendo em carrinhos um doce delicioso, um buñuelo caseiro (bolinho típico colombiano que não é nem doce nem salgado) e café, claro!

Leia também: comidas típicas para provar na Colômbia

Entre os dois mirantes há um caminho, bem íngreme e com lama, caso tenha chovido, que te leva até as margens do rio Quindio. Nós não encaramos a caminhada, porque a altitude de Salento diminuiu consideravelmente nosso fôlego. Descer é fácil, mas subir não parece legal.

Vale do Cocora

Chegamos ao famoso Vale do Cocora! É lá que ficam as palmeiras mais altas do mundo (com até 60m), e são a árvore símbolo da Colômbia.

O nome delas é Palmeiras de Quindio, e elas são o motivo de o Vale do Cocora receber muitos turistas todo dia.

salento colômbia vale cocora

É bonito? É bonitinho. As árvores são altas e ficam amontoadas em cima das colinas de um jeito engraçado.

Mas achamos mais legal ver de longe do que lá do meio delas de fato.

E a quantidade de turista subindo as colinas a cavalo, deixando nuvens de poeira e outros presentinhos pelo caminho, não acrescentam muito charme ao passeio. 

salento colômbia vale cocora
Vale do Cocora, Colômbia

Então se Salento superou nossas expectativas, o Vale do Cocora nos decepcionou bastante.

Mas a gente acredita que todo viajante deve ser por si próprio e decidir se um lugar te agrada ou não, então vamos aos detalhes práticos do passeio:

  • Como Chegar ao Vale do Cocora

A partir de Salento: na praça central você irá encontrar carros (tipo jipe) para 10 pessoas. Eles saem mais ou menos de hora em hora (a partir das 6h30), ou na hora em que o carro encher.

São 30 minutos de percurso por uma estradinha em meio à mata fechada. Custa COP 8.000 por pessoa ida e volta. Guarde o ticket para poder voltar!

Leia também: vale a pena conhecer Medellín, na Colômbia?

  • O Que Fazer no Vale do Cocora

O jipe te deixa na entrada do complexo turístico, mas você vai continuar andando pela estrada para chegar à parte que interessa.

Muita gente aluga cavalo, mas a parte que essa cavalgada te poupa de caminhar é bem pequena. E a parte mais íngreme só pode ser feita a pé, de qualquer maneira.

Além do sofrimento dos cavalinhos carregando turistas pra lá e pra cá o dia inteiro, coisa que a gente não apoia.

salento colômbia vale cocora

Para entrar no bosque das palmeiras paga-se COP 3.000 por pessoa. O funcionário que trabalha ali vai te explicar qual o melhor caminho e te mostrar um mapa.

Há basicamente 2 caminhos para subir a colina onde estão as palmeiras: um mais íngreme e curto, e um menos íngreme e mais longo.

salento colômbia vale cocora
Vale do Cocora, Colômbia

Nós subimos pelo mais longo e foi uma boa escolha. Devido à altitude, é bem fácil perder o fôlego, então um caminho menos inclinado te ajuda a caminhar sem tanta dificuldade.

salento colômbia vale cocora
Vale do Cocora, Colômbia

A subida é bem bonitinha, dá pra ver as árvores de longe em cima da colina. Quando você chega ao mirante, tem uma vista legal do rio lá embaixo e das árvores na colina um pouco abaixo de você.

A partir daí você pode seguir para o segundo mirante ou descer a colina e voltar. Foi o que nós fizemos, e a descida foi bem difícil.

Leia também: tudo sobre San Andrés, o Caribe Colombiano

A colina do bosque de palmeiras é bem inclinada, fácil, fácil de levar um tombo. Ali você caminha no meio das árvores.

Um pouco abaixo é onde os cavalos ficam “estacionados” esperando as pessoas voltarem. O caminho de volta à portaria é lado a lado com os cavalos, e eles parecem sofrer bastante com aquilo.

Clique aqui para abrir o mapa com legenda
  • Trilha do Vale do Cocora

Existe uma trilha mais longa, seguindo em frente depois do segundo mirante, que passa por fazendas, uma reserva de colibris e depois acompanha o rio.

O total é de 12km, com a promessa de muita lama e poucos locais interessantes de fato. Pesquise bem antes de ir pra ver se realmente vale a pena. A gente achou que não.

Cascata de Santa Rita

Uma trilha que se faz a partir de Salento. Infelizmente não tivemos energia pra isso, mas no mapa abaixo você consegue algumas informações.

Powered by Wikiloc

Bares e Restaurantes em Salento

À primeira vista os bares e restaurantes de Salento parecem pequenos, mas a maioria deles tem um quintal grande nos fundos, com vista para os arredores.

Ao passar pela frente de um bar a gente sempre tinha a impressão de estar vazio, mas depois que entrávamos víamos que estava cheio de gente nos fundos, em mesinhas ao ar livre.

Um bar que curtimos muito foi o Danúbio. Lá locais e estrangeiros se misturam em volta das mesas de sinuca e bilhar. Bebidas a preço bom: cerveja a COP 4.000 e rum a COP 7.000.

O Café de la Esquina é o mais antigo de Salento e visitá-lo é uma viagem no tempo.

Em exposição encontram-se máquinas antigas de preparo de café, e o próprio café que é servido aos clientes é preparado em uma dessas máquinas.

Além disso, eles vendem buñuelos muito gostosos feitos pela mãe da dona do café.

Em frente ao Café de la Esquina, com a frente virada pra praça, fica um bar chamado La Fuente. Esse tem um clima bem local mesmo: música colombiana (bachatas e boleros) tocando bem alto e um garçom trazendo bebidas, mais nada.

As refeições em Salento podem sair mais caras do que a média na Colômbia, mas há um restaurante que serve pratos deliciosos no almoço por COP 8.000, chamado El Rincon de Lucy, subindo um pouco Carrera 6. Delicioso mesmo, com um peixinho divino.

Somos Beer é um bar com mais cara de pub e tem cerveja artesanal. É um pouco caro, mas no happy hour vale a pena (COP 20.000 por 2 chopes de meio litro).

Não deixe de comer truta com patacón gigante nas barraquinhas da praça (entre COP 12.000 e 20.000). É uma das principais atrações gastronômicas de Salento e de fato é de lamber os beiços.

Toda hora dá pra ver alguém sentado numa esquina comendo numa quentinha. Eles pegam a truta e enchem de molho, principal com base de alho.

Leia também: o que fazer em Cartagena, cidade colonial da Colômbia

Onde se Hospedar em Salento – Colômbia

Dependendo de onde escolher se hospedar, você terá que encarar algumas ladeiras bem íngremes. Quanto mais perto da praça, melhor.

Nós ficamos no Hostel la Churrita (COP 42.500 quarto privado), que é de um casal argentino, e curtimos bastante, principalmente porque eles fizeram um churrasco delicioso enquanto estávamos lá.

Para ver todas as opções de hostel e pousadas em Salento clique aqui.

Como Chegar em Salento: Ônibus de Pereira – Colômbia

Os ônibus de Pereira a Salento rodam desde cedo (6h da manhã) de hora em hora, e o último é antes das 19h. A empresa é a Expresso Alcala (nível 1 do terminal).

Se não tiver ninguém na bilheteria, siga pra plataforma que tem um balcão no caminho onde os motoristas ficam conversando. Aproximadamente 1h de viagem.

Voo Barato Para a Colômbia

Busque preços de voo no Skyscanner. É uma ferramenta ótima e com a possibilidade de procurar com datas flexíveis. Mas lembre-se: em geral o preço das passagens é mais barato comprando direto no site da companhia aérea.

Eu costumo comprar passagens internacionais com antecedência de mais ou menos 3 meses, a não ser que apareça alguma promoção bombástica antes disso.

Aproveite e faça uma pesquisa para ter ideia dos valores. Use datas diferentes e tente entender se os preços estão subindo ou baixando:

Moeda Usada na Colômbia

Nome da moeda: peso colombiano (COP)

Cotação (maio/2023): 1000 pesos colombianos = R$ 1,11

Em qualquer cidade média ou grande da Colômbia, o cartão de crédito é um meio bem comum de pagamento.

É bom sempre ter um pouco de peso em mãos para comprar coisas pequenas e de vendedores informais.

Para fazer saques, procure um caixa eletrônico e fique atento às taxas cobradas. O Colpatria é um banco que não cobra taxa e que dá um limite alto de saque.

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%!

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Leia nosso post completo sobre qual moeda levar para a Colômbia clicando aqui.

Chip Internacional Para a Colômbia

Para facilitar sua viagem, é possível embarcar já com um chip funcionando para usar sem limite de dados na Colômbia (e em outros países que você vá visitar na mesma viagem).

É muito prático poder usar mapas para se guiar pelas cidades, tradutores para conversar com as pessoas locais e também apps de transporte, como o Uber.

Uma excelente opção é O Meu Chip, que tem ampla cobertura e preços ótimos para receber em casa.

Clique aqui para ver preços e pacotes para a Colômbia.

Seguro Viagem Para a América do Sul

É sempre essencial contratar um seguro viagem, mesmo para os países onde isso não é obrigatório. Pense assim: em caso de necessidade você terá que:

  1. Procurar um médico particular, que vai te custar caro, ou
  2. Procurar assistência em um grande hospital (em caso de emergência, por exemplo), e dependendo do sistema de saúde do país, também sairá muito caro!

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

O preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem, e vale demais pelo sossego de ter cobertura de bagagem perdida e reembolso de despesas médicas.

O melhor é que os seguros cobrem vários países de uma só vez, então se você vai fazer um roteiro mais longo, um único seguro será o suficiente.

Lembrando que tem como contratar um seguro com cobertura COVID-19, já que muitos países estão exigindo esse requisito.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a América do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COLÔMBIA

Booking.com

SALENTO COLOMBIA

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

15 comentários em “Conheça Salento e o Vale de Cocora na Colômbia”

  1. Pingback: Filmes incríveis para matar a saudades de viajar e sair do tédio

  2. Fabio Gondim Palazzo

    Olá!
    Tirei muito boas informações da sua publicação, mas me restou pedir uma informação
    Quanto tempo é necessário para fazer a Trilha das Palmas pelo caminho menos íngrime e voltar à entrada do vale?
    Agradeço desde já.
    Abraço

  3. Como a Colômbia é uma desconhecida para mim – e como voces estão apresentando tantos lugares legais! Esta Salento parece uma cidade feita para criança brincar, toda colorida, e seu entorno é lindo!

  4. Expectativa x Realidade é uma experiência muito pessoal né, eu já me frustrei com alguns lugares que eu tinha uma expectativa muito alto, e fiquei maravilhado com outros que tinha uma expectativa baixa, com seu dicas de Salento e o Vale do Cocora, é bom que já sabemos o que vamos encontrar.

  5. A Colômbia se mostrou um país lindo, com suas casinhas coloridas e essa beleza natural que causa um grande impacto! Por acaso é perigoso andar nas ruas ou é tranquilo? Nunca tinha ouvido falar nessa região!

  6. Nunca tinha ouvido falar, mas já amei Salento! Confesso que tenho uma queda por casinhas coloridas, sendo assim a cidade me conquistou logo de cara, foi falar em doce de leite de macadâmia que meu coração explodiu (o melhor sorvete do mundo rs). Embora eu também não curta muito a ideia de lugares “turistões”, sempre pago pra ver, é a vida né? Eu adorei esse parque e me pareceu um lugar muito bonito, um dia vou pagar pra ver e assim como vocês se não rolar uma afinidade com os coqueiros gigantes com certeza rolará com as casinhas coloridas.

  7. Inicialmente, estava com ‘receio’ que não tivessem gostado. Que os “gringos” tivessem estragado Salento. Felizmente que os encantos superam, em muito, o problema do turismo, que quando é excessivo acaba por ‘matar’ os destinos. Gostei particularmente das fotos, excelentes! Meti na must-visit list para o meu regresso à fantástica Colômbia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share