Culinária Russa: Delícias Que Não Podem Faltar em Sua Viagem

culinaria russa

Nos mais de 2 meses que passamos viajando pela Rússia nós nos fartamos com a culinária russa, que nos surpreendeu muito com seus sabores variados.

A culinária russa é bem pesada e gordurosa. Muitos pratos tem como base uma espécie de creme de leite típico do país, além de a quantidade de carne e óleo ser surpreendente. Até quando o assunto é salada, lá vai maionese ou mais creme de leite.

Em algum ponto da viagem nós percebemos que o gostoso na culinária russa não era só a comida típica de lá, mas sim as inúmeras influências que o país sofreu dos seus vizinhos e companheiros da época de União Soviética.

E numa viagem pela Rússia você certamente vai se deparar com tantos pratos uzbeques, georgianos, cazaques e da culinária eslava que nem vai saber diferenciar um do outro.

Aqui citaremos todos eles, já que ir pra Rússia e não se fartar dessas delícias seria um pecado. Mas não se preocupe, a gente vai dizer a origem dos pratos, quando for fácil apontar de onde ele veio.

Ingredientes da Culinária Russa

Smetana (Сметана)

Poucas coisas são mais típicas da culinária russa e soviética do que a smetana. É o tal creme de leite que falamos no começo do post.

A diferença da smetana pro creme de leite que a gente usa no Brasil é uma leve fermentação, que lhe deixa com um gostinho meio azedo.

Certamente nosso ingrediente favorito na Rússia. A smetana vai com batata, com salada, com pão, com tudo.

culinaria russa
Note que há smetana por cima de tudo

Endro

Essa erva vai em quase todos os pratos na culinária russa. Se eu sinto o cheirinho do endro, já me teletransporto pra Rússia imediatamente.

Não é uma erva tão popular no Brasil, mas depois de uns dias na Rússia, você também vai querer botar endro por cima de tudo.

culinaria russa
Endro

Batata (картошка ou картофель)

Não tem muito arroz na Rússia. A base de tudo é a batata. Mais um fator pra deixar a culinária típica russa bem pesadona.

culinaria russa
Batata sempre presente na culinária russa

No passado, em tempos que não havia dinheiro no país, só frio mesmo, a batata salvou muita gente da inanição.

Repolho-do-mar (морская капуста)

O repolho-do-mar (tradução livre minha), também chamado laminaria, é uma alga que está presente em várias saladas na Rússia.

Tem um gostinho levemente azedo e normalmente vem numa conserva. Muito gostoso.

culinaria russa
Foto: Loyna [CC BY-SA 2.5], via Wikimedia Commons

Fígado (печень)

Se você resolver comprar um salgado recheado aleatório da vitrine, as chances de ser de fígado são muito grandes. Tudo que é barato é recheado com fígado na Rússia.

Por isso aqui a gente deixa bem claro que a palavra pra fígado em russo é печень. Esteja atento a ela. Porém, se a palavra for печенье, significa biscoito, e nada tem a ver com fígado.

Salame (салам)

Na Rússia não tem presunto! Sério, você procura, procura, e não acha. O que tem muito por lá é salame, comida que além de muito típica na Rússia, é até folclórica.

Na época da crise econômica, antes do fim da União Soviética, o salame foi usado como símbolo da retomada, de um futuro melhor.

Caviar (икра)

O caviar na Rússia é baratíssimo. O mais comum e barato é o vermelho, mas também é possível encontrar o preto por um preço razoável.

Caviar com smetana e pão preto é uma das combinações mais perfeitas que existem.

culinaria russa

Sopas

Já que estamos falando de um país onde faz tão frio, é claro que as sopas tem um papel importante na culinária típica.

Borsch ou borscht (борщ)

Com certeza a melhor sopa que você vai tomar pelas bandas da Rússia.

Muito comum também nos países eslavos, como Bielorrússia, Polônia e Ucrânia (aliás, a sopa é orginal de lá), o borsch é uma basicamente uma sopa de beterraba.

Porém, em cada lugar ele é preparado de modo diferente. Alguns enchem a sopa de carne, outros põem cogumelo, repolho, e por aí vai. Pra nós, a melhor versão do borsch é com salame e smetana.

Nós já provamos borsch em vários países, e o que comemos na Rússia foi o mais sem graça. O melhor sem dúvidas foi esse da Bielorrússia:

comidas bebidas tipicas bielorrussia
Borsch

Leia mais: Comidas e Bebidas Típicas da Bielorrússia

Okroshka (окрошка)

Uma coisa que os eslavos manjam muito é de sopa. A okroshka é uma sopa fria feita com kefir e kvass (falaremos dele mais abaixo), lembrando um pouco a textura do iogurte, mas azedo.

Jogue por cima um pouco de endro, bastante pepino e cogumelo, batata, claro, e ovo e você vai provar uma das coisas mais deliciosas da sua vida.

culinaria russa
Foto: Fraxinus Croat [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Apesar de típica da culinária russa, na nossa experiência, todos os outros países eslavos conseguem prepará-la melhor do que a mãe Rússia.

Shshi (щи)

O shshi, ou só shi pra ficar mais fácil de ler e falar, é uma sopa de vegetais extremamente popular na Rússia, que tem o repolho cozido como base.

Na verdade, ela não tem nada demais, mas provavelmente será a única comida leve que você vai experimentar no país.

Saladas da Culinária Russa

Mimosa (мимоза)

A mimosa é uma salada fria originária da Rússia, deliciosa, que é preparada com conserva de peixe, normalmente arenque, maionese, cenoura e batata, tudo em andares.

Por não requerer legumes frescos, ficou super popular, inclusive nos meses frios do país, quando é muito difícil fazer um vegetal crescer.

Salada Olivier (Оливье) ou Salada Russa

A nossa salada de maionese que acompanha qualquer churrasco que mereça esse nome é na verdade uma receita russa, e se chama Salada Olivier.

Vinegrete (Винегрет)

Bem diferente do vinagrete no Brasil, o vinegrete russo é uma mistura de beterraba, cenoura e ervilha mergulhados em suco de limão e azeite.

Se você sentar num restaurante e não tiver o vinegrete, provavelmente na Rússia você não está.

Pratos Salgados da Culinária Russa

Pilaf

O pilaf vem do Oriente Médio, mas é extremamente comum na Rússia. Trata-se de um arroz frito refogado na cebola e carne gordurosa com diversas especiarias.

Estrogonofe (бефстроганов)

Pois é, o estrogonofe é um prato russo.

Entretanto, apesar de a ideia ser bem parecida, o befstroganov (é assim que se fala estrogonofe na Rússia) não leva ketchup, mostarda e o creme de leite é só um toquezinho de classe.

O destaque no estrogonofe russo é a carne.

E batata palha não existe na Rússia, então o que acompanha o estrogonofe russo é o purê de batata.

culinaria russa
Estrogonoff russo

Kholodets (Холодец)

Um dos pratos mais polêmicos da culinária russa, o kholodets é uma gelatina de bolo de carne.

O aspecto é horrível, e como não é tão fácil de encontrar em restaurantes, terminamos não comendo.

culinaria russa
Kholodets (Холодец)

Vimos muito no mercado, mas foi difícil criar motivação pra levar aquele treco esquisito pra casa.

Blin (Блин)

O blin é a famosa panqueca russa, extremamente popular no país, especialmente na parte ocidental. Pode ser doce ou salgada.

Draniki (драники)

O draniki é uma panqueca de batata, que na verdade é bielorrusso, mas bem comum de encontrar num café-da-manhã russo.

Normalmente se come essa panqueca de batata com smetana por cima.

Pirozhki (Пирожки)

É o salgado russo, esses de comprar na lojinha da esquina pra comer rapidinho.

São recheados normalmente com repolho, ovo ou batata, mas às vezes você dá sorte de encontrar um com queijo ou mesmo carne.

culinaria russa
Salgado russo

Pozi (позы)

Muito parecido com a guyoza, o pozi é uma massa recheada típica da região da Sibéria, especialmente do Lago Baikal.

A massa é molhadinha, cozida no vapor, e normalmente é recheada com carne.

culinaria russa
Pozi do Lago Baikal

Katchapuri (хачапури)

O katchapuri é tipo uma pizza recheada com queijo e gema de ovo crua, típico da Geórgia, país vizinho da Rússia e ex-camarada de União Soviética.

Principalmente em cidades grandes como Moscou e São Petersburgo, restaurantes de culinária georgiana são extremamente populares.

Katchapuri (хачапури)

Sushi (суши)

Certamente o sushi não é comida típica da Rússia, mas é tão barato e popular no país que você seria louco de não comer pelo menos uma vez na sua viagem por lá.

Existem muitas casas de sushi no estilo fast-food no país, e essas casas normalmente colocam camadas e camadas de maionese e queijo por cima dos sushis.

sushi russo
Sushi russo

Os russos gostam assim, e mesmo em restaurantes mais caros, se você escolher errado, vai receber um sushi-monstro no seu prato.

Shawarma (шаурма)

Mais uma comida que de russa não tem nada, mas está por todo lado. O shawarma é um sanduíche de carne, mas a carne é tirada direto do rolete.

Normalmente a carne que fica girando ali é nojenta, uma espécie de frankestein de carnes, mas o sabor do shawarma é delicioso.

Na Rússia, é comum encontrar pessoas da Ásia Central vendendo-os, como uzbeques e tadjiques.

Mas o que torna o shawarma russo digno de constar dessa lista é que os pães são coloridos. Supostamente, cada cor tem um sabor: alguns com sabor alho (o azul), outros com sabor queijo (o amarelo) e tem um cor-de-rosa que não consegui identificar.

culinaria russa
Shawarma azul

Shashlik (шашлык)

Mais uma das comidas não-russas, o shashlik, ou kebab, é o bom e velho espetinho de carne.

Popular lá pras bandas da Turquia e Uzbequistão, na Rússia encontra-se shashlik em qualquer esquina. Geralmente leva legumes, como pimentão e tomate.

Doces Russos

Tchak-tchak (чак-чак)

Doce típico da cozinha tártara, mas que é possível de encontrar em muitos supermercados e restaurantes do país.

A receita do Tchak-tchak é basicamente massa frita embebida em mel. Cuidado, porque dá pra passar facilmente um dia inteiro comendo o tchak-tchak.

culinaria russa
Tchak-tchak com café

Cedro e Pinheiro

Na região da Sibéria é muito popular usar a semente de cedro ou pinhas para preparar doces e saladas, como o varênie, espécie de geleia com um monte de pinhas dentro.

Cheesecake de pinha

Se você estiver passando pela República do Altai ou pelos lados do Lago Baikal, não deixe de experimentar esses doces. Nós tentamos comer a pinha cozida, mas não deu muito certo. Deixe pra quem sabe.

Bebidas da Rússia

Primeiro vamos falar dos suquinhos e bebidas não alcoólicas, e logo em seguida a gente chega na parte boa!

Mors (морс)

Provavelmente o mors foi a bebida que a gente mais viu na Rússia. É um suco feito de frutas silvestres, mas que envolve também a fervura da casca dessas frutas.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Kompot (компот)

Onde tem mors, tem kompot. Outra espécie de suco, mas dessa vez ferve-se a fruta seca por 20 minutos.

A versão mais comum do kompot é com ameixas secas, mas tem também com pera ou maçã.

Kvass (квас)

Falei que o mors foi a bebida que mais vimos na Rússia, mas eu tinha me esquecido do kvass. O kvass é uma bebida levemente alcoólica, mas liberada pra todo mundo tomar na rua.

É basicamente um chá de pão: pega-se o pão de centeio, coloca na água fervente por algumas horas, e mistura-se açúcar, hortelã e outras especiarias para dar gosto. Deixe fermentar um pouco e está pronto.

O gosto? Não é dos melhores. Ainda assim, é campeão de vendas na Rússia.

culinaria russa
Foto: Spaceboyjosh [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Vodka Russa

A vodka russa é surpreendentemente pior do que as dos países vizinhos. De sabor mais rascante, menos límpido, a russa perde fácil pra polonesa ou pra mongol em termos de qualidade.

Por sinal, mesmo as pessoas com quem conversamos na Rússia diziam que a vodka lá não era grande coisa. Pra se encontrar uma boa de fato, tem que pagar muito caro. Raramente se vê um bar com mais de 4 opções de vodka no cardápio.

culinaria russa
Vodka russa

Ainda assim nos mercados elas podem ser bem baratas. Existem até “porções individuais” de vodka sendo vendidas nas prateleiras, que vem dentro de um copinho tipo esses pequenos de geleia que existem no Brasil.

E o mais curioso: não vimos quase ninguém bebendo vodka na Rússia. O negócio que está bombando por lá é cerveja artesanal.

Medovukha

A medovukha (se pronuncia miêdovurra) é como se fosse um hidromel, mas bem fraquinho.

Bebida mais comum na parte ocidental da Rússia, nos arredores de Moscou, tem um percentual alcoólico entre a cerveja e o vinho.

Medovukha

Cervejas Russas

Ta aí um negócio que me surpreendeu! A Rússia tem muitas cervejas gostosas e baratas. Nos bares é possível encontrar artesanais de altíssima qualidade, tanto nacionais quanto marcas consagradas, como a Guiness.

Seguro Viagem Para a Rússia

A Rússia é sim um país muito seguro, mas isso não significa que você não deva ser precavido.

Um seguro viagem na Rússia irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Rússia.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A RÚSSIA

culinaria russa

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

13 comentários em “Culinária Russa: Delícias Que Não Podem Faltar em Sua Viagem”

    1. Se a culinária russa se tornar popular aqui no Brasil será um sucesso,e ele há de acontecer,como já aconteceu com várias culinárias internacionais por todo o Brasil.

  1. Amei o post q já salvei aqui. Quero muuuito ir pra Rússia e tem chances d ser minha 1a viagem pós-vacina aiaiai Seeempre faço questão de experimentar comidas típicas quando viajo e claro que na Russia não seria diferente.

  2. Que delicia! Já bateu aquela saudade! O que a gente odiou foi o caviar, ruim pra caraca, mas a gente não comeu com smetana não, acho que ficaria bom, porque tudo fica bom com smetana! haha!

  3. A culinária russa é uma junção de vários sabores e é extremamente deliciosa. Em nossa viagem pela Rússia experimentamos cada dia uma coisa nova e que variedade! Adorei a lista e de ver que experimentamos quase tudo de bastante diferente 🙂

  4. Passamos dois meses no país e também nos apaixonamos pela culinária russa! Cada prato local foi uma descoberta, um sabor e uma surpresa incrível. Adorei ver a lista dos principais e alguns que quero provar na próxima viagem.

  5. Apesar de ter me interessado por vários pratos da culinária russa que vocês mencionaram aqui, eu confesso que a minha maior curiosidade é em relação a ao estrogonofe hahaha… já ouvi algumas pessoas falarem que é infinitamente melhor que o nosso. E aí? O que vocês me dizem? E o Endro se parece com algumas de nossas ervas daqui?

  6. Caramba, eu não sabia que a culinária russa é tão diversa!

    Eu moooorro de vontade de provar o katchapuri. Tenho um amigo que experimentou na Geórgia e sempre fala da maravilha que é esse prato! hahaha

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share