O Que é Hostel? Como Funciona e Como Escolher o Melhor?

o que é hostel, como funciona e dicas para se hospedar

Muita gente tem dúvidas sobre o que é um hostel, como funciona, se vale a pena e se combina com seu estilo de viagem ou não. Nesse texto falamos tudo que conseguimos pensar sobre o assunto “como é ficar em hostel”, incluindo muitas dicas para escolher o melhor e se hospedar.

Em mais de 5 anos de volta ao mundo, nós já nos hospedamos em todo tipo de lugar. O que a gente sempre prioriza num hostel é: preço baixo, conforto e segurança. E tudo isso a gente encontra, na maioria das vezes que funciona, em um hostel.

O Que é Hostel e Como Funciona (E Qual a Diferença de um Hotel)

Quando se fala em hoste e em como funciona o conceito fundamental em que temos que pensar é “compartilhar”.

Em hostel tudo funciona de maneira coletiva: o quarto onde você dorme, o banheiro que você usa, a cozinha onde você prepara aquela macarronada, a varanda onde você se senta pra ler um livro…

Quando você está hospedado em um hostel e para pra prestar atenção, já conheceu gente de 5 países diferentes, está abrindo a segunda cerveja e planejando um passeio pro dia seguinte. E essa é a melhor parte! Aliás, esse é o grande motivo pra ficar em um hostel: conhecer outros viajantes!

A maioria das pessoas que se hospedam em hostels são mochileiros. Tem os que viajam sozinhos, os que só estão ali porque é mais barato que um hotel, tem casais, tem grupos de amigos, tem famílias… Fato é que você vai conhecer todo tipo de gente num hostel, e isso funciona muito bem para fazer amigos.

Se você está lendo esse texto e lembrando de alguma vez que já se hospedou em um hotel, as diferenças já ficaram claras, né? Hotéis são muito mais “privados” e “certinhos” que hostels.

A seguir vamos listar algumas características que você deve levar em conta na hora de escolher um hostel para ficar – preste atenção, pois funciona muito bem para escolher o melhor hostel!.

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Dormitório (Misto, Feminino, Masculino) x Quarto Privado

Boa parte dos hostels pelo mundo funciona basicamente com 2 opções de acomodação: quarto coletivo (que a gente chama de dormitório) e quarto privado.

Os dormitórios podem ser mistos, femininos ou masculinos, mas nem todo hostel funciona com essas opções. Como a gente viaja em casal, sempre que ficamos em dormitórios escolhemos os mistos, para podermos ficar no mesmo quarto.

o que é hostel, como funciona e dicas para se hospedar
 Hostel Strawberry Duck em Moscou – Rússia

Quanto aos quartos privados, nós estamos percebendo que eles são cada vez mais comuns (e mais confortáveis) nos hostels. Isso porque muita gente viaja querendo um pouco de privacidade, mas sem perder a atmosfera de socialização de um hostel. Essa é sempre nossa opção favorita de hospedagem.

o que é hostel, como funciona e dicas para se hospedar
Quarto Privado no Hostel Le Village Montmartre em Paris – França

Especialmente depois da pandemia do COVID-19, nós achamos que muitos hostels vão investir cada vez mais em quartos privados, para garantir a segurança dos hóspedes.

Número de Camas no Dormitório

Uma coisa que impacta bastante no preço da hospedagem em hostel é o número de camas que o quarto tem. É bem comum encontrar dormitórios com 10, 15, 20 camas. Ou até mais.

Quanto mais gente no quarto, maiores as chances de barulho, luz acesa e congestionamento pra usar o banheiro.

Mas atenção: não escolha direto um quarto com menos camas pensando que sempre vai ser melhor. Às vezes o hostel tem um quarto muito pequeno e coloca 2 beliches lá dentro. Vai ter menos gente, mas também vai ter bem pouco espaço, o que acaba sendo ruim e piorando sua experiência no hostel – ou seja, não funciona bem.

O segredo é dar uma olhada nas fotos dos quartos e ver qual parece ter mais espaço em volta da cama, qual tem camas simples ao invés de beliche, qual tem cortinas em volta da cama… cada detalhe conta pra você ter um pouco mais de conforto.

o que é hostel, como funciona e dicas para se hospedar
Factory Hostel em Barcelona – Espanha

Banheiros (Tema Polêmico!)

Um dos problemas que muita gente enfrenta na hora de ficar em hostel é usar banheiros compartilhados. Depois de tanto tempo vivendo na estrada a gente já se acostumou, mas mesmo assim ficamos de olho em algumas coisas que garantem um pouco mais de conforto nesse aspecto.

Então se ligar nessas dicas para se hospedar em hostel com banheiro compartilhado sem sofrimento, de um jeito que funciona:

Há hostel que tem banheiros individuais para cada quarto, o que é bem legal. Imagine que você está num dormitório feminino só com mais 3 mulheres. Tranquilo, né?

o que é hostel, como funciona e dicas para se hospedar
Stayokay Hostel em Amsterdam – Holanda

Muitos hostels, principalmente os grandes na Europa, costumam ter banheiros imensos, com muitas cabines individuais, separados por sexo ou não. Algo parecido com um vestiário grandão. Nesse caso, o banheiro é para todos os hóspedes, mas por ser grande acaba sendo de boa pra usar e quase nunca fica congestionado.

Os piores são aqueles que só tem um ou dois banheiros para os hóspedes todos. Depois de ficar em alguns que eram assim, nós começamos a prestar mais atenção para evitar ao máximo essa situação.

Dicas Para Escolher e se Hospedar em Hostel

Tem algumas coisas que a gente sempre busca em um hostel que funciona bem e que faz parte do pacote “conforto, economia e segurança”. Vamos falar de uma a uma pra ficar mais fácil:

Hostel com Cozinha Compartilhada

Esse é um item bem básico e essencial pra gente. Imagine estar numa viagem com o orçamento apertado e ter que fazer todas as suas refeições em restaurantes. Não rola.

Se o hostel tem uma cozinha que funciona, por mais básica que seja, você vai conseguir preparar ao menos um sanduíche gostosinho no café-da-manhã e uma macarronada pro jantar. Sem falar no inseparável miojo!

o que é hostel, como funciona e dicas para se hospedar
New Hostel Mitte em Berlim – Alemanha

Uma coisa que também rola muito em hostel é de uma galera se reunir e cozinhar junto. A comida acaba saindo ainda mais barata e você tem a chance de comer algo preparado por alguém de um país totalmente diferente. Legal, né?

Para saber se o hostel tem cozinha você pode: 1) olhar as fotos ou 2) procurar na seção de “comodidades” da descrição do hostel no site em que você está fazendo a reserva.

Geralmente nas referências do hostel as pessoas comentam sobre o quão equipada é a cozinha.

Hostel Com Café-da-manhã

Isso varia muito de acordo com a cultura do país. No Brasil, por exemplo, é bem comum os hostels terem um bom café-da-manhã, com pães, frios e frutas.

Hostel Pontal do Duque no Rio de Janeiro

Em muitos países da Europa você só vai encontrar pão com manteiga e café. Na Bolívia eu me lembro que o mais comum era pão com geleia e chá. Na Colômbia a maioria dos hostel dava a opção de café-da-manhã completo pagando um pouco a mais, o que sempre acabava sendo mais barato que comer na rua.

Então preste atenção na descrição do hostel que você escolher para saber exatamente o que esperar.

Não é porque o café-da-manhã oferecido é meio miserável que você deve descartar o hostel. Se ele for bom e muito mais barato que as outras opções, você pode comprar uns ingredientes pra incrementar sua refeição matinal e ainda assim vai valer a pena.

Na Europa a gente comprava uns frios no mercado pra colocar no pão com manteiga e um leite pra tomar com o café. Perfeito!

O Que Fazer Com a Mochila no Hostel?

A maioria dos hostels (os bons, pelo menos) possuem armários para os hóspedes trancarem suas mochilas. Esses armários são quase sempre chamados de lockers.

Pra gente esse é um item obrigatório em hostel, principalmente quando nos hospedamos em dormitório. Afinal, se você está hospedado num quarto com outras pessoas, precisa ter onde deixar suas coisas de valor.

A realidade é que a maioria dos hostels tem locker, mas temos sempre que ficar ligados em alguns detalhes.

É bem comum o hostel ter lockers pequenos, só para as coisas de valor, enquanto o resto da sua bagagem fica embaixo da cama mesmo.

Outros (os melhores) tem lockers grandões, que acomodam a mala inteira. Os mais sofisticados (adoro esses) tem até tomadas lá dentro pra você deixar seus eletrônicos carregando com segurança.

Muitas vezes o locker é um gavetão embaixo da cama que você consegue trancar, como esse:

Agora anote essa dica importantíssima: 90% dos lockers que você vai encontrar em hostels não tem chave ou cadeado – você tem que ter o seu próprio! Isso é ótimo, pois só aumenta a segurança, já que você tem certeza de que ninguém mais (nem mesmo um funcionário) tem uma cópia da chave.

Então lembre-se disso: leve seu próprio cadeado!

Como é Internet em Hostel

Ter internet no hostel é absolutamente essencial pra gente, já que precisamos dela pra trabalhar. Mas mesmo pros que estão só a passeio, ter internet no hostel é algo bem básico.

O que a gente sempre considera pra escolher um hostel com boa internet são as avaliações dos outros hóspedes. E quando a internet não presta você pode ter certeza de que vai ter um monte de referência negativa nesse sentido.

Então veja bem se a internet do hostel vai atender suas necessidades: pega no quarto ou só na área comum? Tem que pagar algo a mais pra usar? Tem horário limitado? É rápida? Isso tudo o povo comenta nas avaliações mesmo.

Hostel Com Lavanderia

Não é algo tão essencial, já que é fácil encontrar uma lavanderia na rua mesmo, mas muitos hostels oferecem serviço de lavanderia.

O mais comum é que o preço seja por quilo de roupa. Alguns até pegam sua roupa e mandam pra lavanderia do lado. Veja antes se não é mais barato você ir direto na lavanderia em si.

Hostel Com Bar e/ou Restaurante

A princípio parece legal, mas a gente não gosta muito de hostel que tem bar ou restaurante.

O principal motivo é: se eles vendem comida, isso significa (muitas vezes) que a cozinha não fica disponível para os hóspedes, justamente para te induzir a consumir no restaurante deles.

Se eles tem um bar é quase certeza que você não vai poder comprar aquela cerveja baratinha do mercado pra tomar na área comum do hostel, porque eles é quem vendem bebida lá.

o que é hostel, como funciona e dicas para se hospedar
Playground Hostel em Bangkok – Tailândia

É claro que fica a critério de cada um se vale a pena ou não. Hostels que tem bar costumam ser animados e ótimos lugares pra conhecer gente (porque o bendito álcool facilita tudo, né?). Muitos tem até música ao vivo.

Mas preste atenção nas avaliações para saber se o barulho é incômodo demais para dormir. Isso não estará descrito no perfil do hostel, claro! Só lendo as avaliações mesmo.

Localização do Hostel

Algo bem óbvio ao qual você deve prestar atenção antes de fazer uma reserva. Pesquise bem qual a melhor parte da cidade para ficar e procure hostels por lá.

Às vezes a gente se empolga com um hostel muito barato e lindo, mas quando vai ver ele fica fora da cidade. Na maioria das vezes não vale a pena.

Um critério que a gente sempre usa na hora de escolher a localização é a facilidade de locomoção.

Durante o dia, a gente quer poder pegar ônibus/metrô para os locais turísticos.

À noite a gente quer sair a pé pra comer e dar uma voltinha sem depender de transporte. Então a nossa preferência é sempre ficar perto de onde rola o agito noturno na cidade.

Sempre que a gente escreve sobre um destino aqui no Caminhos Me Levem a gente dá a dica certa nessa questão!

O Que Mais Tem em Hostel

Nessa altura você já sacou o que é e como funciona um hostel. Pesquise bem, leia bem a descrição do hostel para saber se ele atenderá suas expectativas.

Outras coisas às quais você pode querer ficar atento são:

  • Ar condicionado, ventilador ou aquecedor, dependendo da temperatura que você vai enfrentar;
  • Piscina, que é um excelente bônus em cidades quentes;
  • Área comum ampla, pra ter um lugarzinho pra relaxar no fim do dia que não seja necessariamente sua cama;
  • Se o hostel tem animais de estimação (algo bem comum), caso você tenha alergia ou algo do tipo.

Tipos de Hostel

O que a gente vê muito hoje em dia é que o nome “hostel” ficou popular com o aumento do número de mochileiros pelo mundo. Então às vezes você reserva um hostel e quando chega lá se depara com algo muito diferente.

Hostel Boutique

Uma vez nós ficamos num “Hostel Boutique” e foi uma experiência bem estranha. Eles tinham 2 dormitórios e um montão de quartos privados bem luxuozinhos.

Não dava pra usar a cozinha, porque era parte do restaurante gourmet deles. O ambiente todo era meio calmo demais. Os hóspedes eram pessoas mais fechadas de um modo geral.

Eu acho que foi um azar nosso de ter sido uma experiência tão estranha, mas que serve pra exemplificar o que é um hostel boutique: é basicamente um hotelzinho/pousada que oferece a opção de dormitório, porém sem todas as outras coisas que caracterizam um hostel.

Para quem gosta, existe uma rede de hostels bem famosa que é a Selina e que tem hostel boutique no mundo todo.

o que é hostel, como funciona e dicas para se hospedar
Hostel Selina em Florianópolis

Party Hostel

Uma outra vez eu fiquei num “Party Hostel”. Esses são muito populares principalmente entre a galera jovem, que viaja sozinha e solteira. Afinal o nome já diz: é um hostel de festa!

Num típico party hostel você vai encontrar: música alta, gente bebendo, piscina, balada, drink games, e por aí vai… tudo para que a atmosfera seja louca 24h por dia.

o que é hostel, como funciona e dicas para se hospedar
Wild Rover em Máncora – Peru

Hoje em dia a gente não fica mais em party hostel (acho que estamos velhos), mas mesmo que você esteja nessa vibe de piração, pense bem se vai ser bom pra você.

Digo isso porque uma vez eu fiz a reserva de um party hostel em La Paz, Bolívia, com 2 semanas de antecedência: estava animadíssima pra minha viagem!

Mas quando cheguei lá, depois de ter feito o passeio de 3 dias pelo Salar de Uyuni, comendo mal e dormindo pouco, e ainda ter enfrentado horas e horas num ônibus ruim até a capital, eu só queria paz e descanso – e obviamente não consegui!

Que erro! Então que sirva de exemplo pra você não fazer o mesmo.

Hostel Cápsula

Na verdade esse é um tipo de hostel muito legal e que a gente espere que se popularize cada vez mais. Nós já ficamos em alguns hostel cápsula e achamos a experiência sensacional.

O primeiro foi em Kazan, na Rússia, onde os quartos eram cápsulas modernas e a estrutura do local era incrível, inclusive com um cinema e uma sala de videogame. Leia sobre essa experiência clicando aqui.

O segundo era totalmente diferente do que a gente espera quando se fala em hostel cápsula: era um local rústico de frente para a lindíssima Praia de Namwan, em Taiwan!

Hostel & Camping

Também é bastante comum encontrar hostel que tem área de camping, ou barracas prontas para você dormir, com cama e tudo. Essa geralmente é uma opção econômica e que acaba sendo bem privativa e divertida, para quem curte.

Mapache Camping em Holbox – México

Apesar de ficar na barraca, você tem direito a usar todas as áreas de quem fica nos quartos, tais como a cozinha, os banheiros e as áreas de lazer.

Hostel Container

Mais um tipo que te dá muita privacidade, porém sem deixar de aproveitar a estrutura e atmosfera do lugar. As hospedagem em container se popularizaram bastante nos últimos anos, inclusive no Brasil.

Hostel Falso

Um terceiro tipo que eu consigo pensar aqui é o “Hostel Falso”. A gente já se hospedou em muitos desses. No fim das contas a única coisa que eles tem de hostel é o preço e o nome.

Quando você chega lá é só um ambiente mais ou menos parecido com um hotel, motel ou até casa de família – eles se chamam de “hostel” porque sabem que isso atrai mochileiros, mas não tem nada daquilo que caracteriza um.

Como eu disse, já ficamos em muitos desses. Somos um casal que viaja o tempo todo, então às vezes a gente só quer isso – preço baixo e um quartinho pra dormir.

Não vou falar de mais tipos de hostel, porque nem consigo imaginar quantos são.  A realidade é que na maioria das vezes você vai encontrar hostels normais, com tudo que eu descrevi no começo do texto.

O Que Levar na Mochila Para Ficar num Hostel

Além do coração aberto, tem algumas coisas que aumentam muito seu conforto num hostel, principalmente em dormitório.

  • Ao contrário de hotéis, muitos não oferecem toalha, então leve a sua. O mesmo vale para sabonete e demais artigos de banho.
  • Na hora de dormir você pode ter problemas com luz e barulho, mas é bem simples de resolver isso com um tapa-olho (esses que algumas companhias aéreas distribuem na viagem) e protetores auriculares ou fones de ouvido.
  • Algo bem útil é uma canga, lençol ou sua própria toalha: se você estiver em um beliche dá pra improvisar uma “cortina” em volta de você pra ter mais privacidade.
  • Já falamos lá em cima mas vamos te lembrar de novo: leve seu próprio cadeado para trancar o locker!

E sobre bagagem, veja as dicas do blog Apure Guria: Viajar com bagagem de mão: tudo o que você precisa saber

Leia as Avaliações de Outros Hóspedes do Hostel

Já falamos da importância de ler as avaliações de outros hóspedes no que se trata de várias comodidades, então aproveite também para ver o que eles dizem sobre segurança, barulho, limpeza, atmosfera e por aí vai.

Às vezes as fotos do hostel são lindas, mas as avaliações não mentem.

Como Reservar Hostel Pela Internet

Nós usamos basicamente duas ferramentas para reservar hostel pela internet: o booking.com e o site próprio/página do facebook.

Booking.com

Eu me lembro de uma época em que o booking.com era um site de reserva de hotéis, e para encontrar hostels era preciso usar um site específico (como o hostelworld, por exemplo).

como e ficar hostel
Filtros para pesquisa

Hoje em dia isso mudou bastante e basicamente todo hostel está no booking.com. As vantagens de reservar através desse site são:

  • Ler as avaliações dos outros hóspedes;
  • Filtrar de acordo com o que você quer (exemplo: cozinha, internet, locker, etc);
  • Ver a localização em um mapa;
  • Não precisa pagar nada antes de chegar no local (na maioria das vezes);
  • O comprovante de reserva vem com o valor final a ser pago na moeda do local.

Algumas dicas extras são:

  • Às vezes o valor final não inclui algumas taxas, então fique de olho nisso;
  • Nem sempre vai ter avaliações em português, então selecione para ver todos os idiomas e use o google tradutor para ler;
  • Desconfie de fotos bonitas demais – as avaliações são sempre a melhor fonte de informação sobre o hostel!
  • Embora o booking.com permita fazer reserva sem login, ao usar sempre o mesmo e-mail você passa a ter status genius e recebe descontos especiais. Funciona mesmo, já consegui vários.
como e ficar hostel
Ver avaliações em outros idiomas
como e ficar hostel
Descontos com Genius (booking.com)

Site do Próprio Hostel

A gente tem percebido que é cada vez mais difícil fazer reserva diretamente pelo site. Às vezes é mais fácil até mesmo pela página do facebook da hospedagem do que por um site.

Nós acabamos usando essa opção só quando não encontramos o local no booking.com, ou quando o preço varia muito.

Outros Tipos de Hospedagem Econômica

Além de hostel, em nossas viagens também experimentamos várias opções econômicas de hospedagem.

  • Couchsurfing

O Projeto Couchsurfing (em inglês, algo parecido com “Surfe de Sofá”), ou simplesmente CS, é uma comunidade de troca de experiências entre viajantes existente desde 2003.

Seu propósito inicial era de você poder hospedar e se hospedar com “estranhos” ao redor do mundo, baseado somente na confiança e troca, sem envolver dinheiro.

Nós já usamos muito o Couchsurfing e escrevemos um texto bem completinho aqui no blog sobre o assunto, não deixe de ler.

  • Work Exchange

O Work Exchange é uma ferramenta paga, mas o dinheiro gasto se paga rapidinho. Basicamente é um site onde você troca sua força de trabalho por hospedagem, comida e outras comodidades, a combinar.

Há trabalhos em todos os lugares do mundo, ou seja, você pode passar um mês de graça trabalhando algumas horas por dia num hostel em Bariloche ou numa fazenda em algum paraíso escondido na Irlanda.

Fizemos um post específico sobre o WorkAway especificamente aqui no blog, que foi o site que sempre utilizamos. Clique aqui para ler.

Esperamos que tenha ficado claro com esse texto o que é um hostel e como funciona, além de todas as dicas para se hospedar em um. Se você tem mais alguma dica esperta, compartilhe com a gente comentando ali embaixo!

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS COM DICAS DE VIAGEM

Booking.com

Quer mais dicas para uma viagem incrível? Veja esse post do blog Passaporte com Pimenta: Vamos cair na estrada? Como planejar uma road trip

o que é hostel como funciona dicas para se hospedar

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

19 comentários em “O Que é Hostel? Como Funciona e Como Escolher o Melhor?”

  1. Amei seu post, supre completo. para mim foi perfeito pois nunca me hospedei em hostel, e agora já sei o que encontrar caso venha ficar algum dia. Obrigada pelas dicas.

    1. Muita gente não sabe o que é hostel nem como funciona, mas pra gente é a melhor maneira de hospedagem! Que bom que curtiu nossas dicas

  2. Pingback: Dicas para economizar na viagem - Além da Curva

  3. Olha que interessante, quando a gente era mais novo, nós íamos com mais frequencia para Hostel, hoje com filha, preferimos ir para hotel. Poooorém, já fomos para hostel com mãe, sogra, filha etc. mas para quarto fechadinho com banheiro et al.

    1. Eu também já arrastei meus pais pra ficar em hostel e eles amaram 😀 desde que saiba o que é que como funciona, dá tudo certo

  4. Não costumo ficar em hostel, mas já me hospedei em um em Lisboa e foi uma experiência bem legal, porque tinham várias atividades para integrar os hóspedes e conhecer a cidade.

    1. Isso que a gente acha legal em hostel! Muita gente não sabe o que é e tem preconceito, mas hostel é bom demais (sabendo como funciona!)

  5. Muito bacana o seu post!! Nunca fiquei em um hostel mais imaginava que era assim. Poder interagir com os outros hóspedes é um ponto super positivo, especialmente se você estiver viajando sozinho.

  6. Muito bom esse seu post dizendo como é ficar em hostel. Eu confesso que nunca me hospedei em hostel, principalmente pela questão do banheiro. Só de pensar em compartilhar já me dá arrepio. Rs. Mas já vi muita opção super legal e é bem mais em conta geralmente.

    1. O banheiro é o maior problema pra muita gente, mas tem bastante hostel com suítes privadas hoje em dia. Sabendo o que é e como funciona um hostel, vale tentar 😀

  7. O Berço do Mundo

    A minha única experiência num hostel não foi muito boa, porque tenho o sono muito leve. O entra e sai de um hostel atrapalhou muito o meu sono. Mas entendo que seja apelativo para as gerações mais novas

  8. Post sensacional! Eu sou uma pessoa que ama ficar em hostéis. Pra falar a verdade acabei me hospedando em um hotel na minha última viagem e senti muita falta do clima de um hostel. Achei os seus pontos para escolher o hostel ideal excelentes! Para mim os pontos mais importantes são: armário e tomada perto da cama e se tem cortina melhor ainda. Também sempre prefiro os que tem banheiro estilo vestiário pois sei que não terá congestionamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share