Comida Coreana: O Que Provar em Sua Viagem à Coreia do Sul (Com Preços e Nomes!)

comida coreia do sul

Frutos do mar, carnes e temperos super saborosos dominam a comida coreana, e isso foi algo que nos surpreendeu desde que chegamos à Coreia do Sul.

Nesse post reunimos os pratos imperdíveis para provar em uma viagem, seus preços e quais são os tipos de comida que você encontra na Coreia do Sul.

A primeira coisa que causa estranhamento quando você vai a um restaurante na Coreia do Sul é a quantidade de acompanhamentos que é servida, mesmo antes da sua comida chegar.

Várias saladinhas, temperos, água, chá, sopinha… no começo a gente ficava com medo de cobrarem por aquilo tudo, mas na verdade esses acompanhamentos fazem parte de praticamente todas as refeições na Coreia do Sul. Essa é a marca registrada da comida coreana!

comida coreana
Muitos acompanhamentos!

E se o garçom não trouxer na sua mesa, é só olhar em volta que provavelmente vai ter um balcão com várias coisinhas para você se servir!

Outra coisa muita legal na Coreia do Sul é o quanto eles gostam de comida de rua! Nós viajamos no inverno e ficamos com um pouco de receio de as feirinhas de comida não estarem funcionando, mas encontramos muita gente nas ruas o tempo todo.

A comida coreana de rua é gostosa e bem servida, porém tem um grande problema para nós mochileiros: o preço!

A Coreia do Sul foi um dos países mais caros que já visitamos, e alimentação é algo que pode pesar bastante no orçamento da viagem. Mesmo os supermercados são extremamente caros.

Agora vamos falar das comidas mais comuns no país, seus preços, onde comer e algumas dicas para economizar em uma ou outra refeição.

Churrasco Coreano (고기구이)

Depois de meses viajando por países onde não encontramos muita carne, chegar na Coreia do Sul e nos depararmos com várias churrascarias foi maravilhoso.

Os coreanos comem bastante carne, e as churrascarias coreanas são parte do cenário em todas as cidades pelas quais passamos.

O que o churrasco coreano tem de especial? Bem, ele é totalmente diferente do brasileiro, com várias coisas que só a comida coreana tem.

Para começar, não tem pagode! Tá, agora sério: pra começar, em uma churrascaria coreana você prepara sua própria carne. No meio da mesa fica uma chapa elétrica ou mesmo uma grelha com carvão por baixo.

comida coreana
Comida coreana: churrasco!

Junto com a carne você irá receber todooos aqueles acompanhamentos que já explicamos no começo do texto, incluindo vários temperinhos, já que a carne é assada sem nada.

O jeito tradicional de comer a carne em um churrasco coreano é com uma folha (geralmente de alface), dentro da qual você coloca um pedaço de carne, pastinhas e alguns vegetais em conserva. Aí é só fazer uma trouxinha e comer.

Na maioria dos restaurantes você compra porções de carne a partir de 10.000 won por 200g, o que nós achamos caro demais.

Em Bucheon (cidade vizinha à capital Seul) nós comemos em uma churrascaria à vontade por 13.000 won, mas nunca mais vimos nenhuma por esse preço. Mostramos esse churrasquinho nesse vídeo aqui.

Na Ilha de Jeju nós provamos o tradicional churrasquinho de carne de porco preto (espécie que só existe por lá) e pagamos 28.000 por 600g de carne, o que foi suficiente para os dois gordinhos aqui ficarem felizes e satisfeitos.

Também fizemos um vídeo dessa experiência deliciosa, é claro:

Bibimbap (비빔밥)

Bibimbap é uma comida típica coreana com mais de 20 ingredientes. Historicamente era comida de gente sem dinheiro, mas hoje em dia é servido nos restaurantes mais requintados.

bibimbap jeonju coreia do sul comida coreana
Bibimbap

Jeonju é a cidade mais famosa por ter um dos melhores bibimbaps da península da Coreia, junto com Pyonyang, na Coreia do Norte.

No Bibimbap, cuja base é arroz cozido, você vai encontrar muitos vegetais e temperos. No Bibimbap tradicional de Jeonju o ingrediente principal é a carne crua, às vezes com uma gema de ovo cru no topo.

Claro que se trata de um chamariz pra turistas, já que é possível comer esse tipo de bibimbap em Seoul, em Busan ou em muitas outras cidades.

Mas já que é um prato meio caro, deixe pra comer na cidade onde ele é típico né… Sair da Coreia do Sul sem provar um bibimbap é que você não vai.

Até mesmo os coreanos vão para Jeonju comer bibimbap. Não se sinta mal achando que só você vai entrar nessa. Os restaurantes estão sempre com bastante gente.

Nós pesquisamos um pouco sobre onde comer o Bibimbap, já que tem muitos restaurantes pega-turistas, e não queríamos nos decepcionar.

Escolhemos o restaurante Hanguk Jip, que prepara o prato desde 1952. Além do Bibimbap foram servidos vários acompanhamentos, como sempre acontece nos restaurantes de comida coreana.

bibimbap jeonju coreia do sul comida coreana
Bibimbap com acompanhamentos

Estava muito gostoso, apesar de termos sentido falta da gema de ovo.

Pagamos 13.000 won por cada Bibimbap em Jeonju.

Em Seul nós comemos um Bibimbap de atum cru, que estava delicioso também, e foi bem mais barato: 9.000 won cada um.

Mostramos nossa experiência comendo Bibimbap em Jeonju nesse vídeo aqui:

Cold Noodle (물냉면)

Uma comida coreana super tradicional na Coreia do Sul é o Cold Noodle, uma sopinha gelada com macarrão de arroz.

Nós já provamos sopa fria em vários países, mas só na Coreia do Sul encontramos restaurantes vendendo essa iguaria mesmo em dias bem frios de inverno.

O Cold Noodle coreano é um caldo gelado com macarrão fininho de arroz, carne, ovo cozido, pepino e outros vegetais, além de molho de pimenta, é claro.

À princípio ele é servido com pouco tempero, porque a ideia é que você faça conforme seu gosto. O tradicional é usar mostarda com wasabi, sal, pimenta do reino e vinagre. Fica forte e refrescante!

Nós comemos Cold Noodle num restaurantezinho de bairro em Busan e pagamos 5.000 won cada um. A tigela é imensa!

comida coreana
Essa versão com melancia nós provamos na China, fronteira com a Coreia do Norte

Quer ver como é o Cold Noodle? Assista esse vídeo:

ORGANIZE SUA VIAGEM:

CHIP INTERNACIONAL

CÂMBIO

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Kimbap (김밥)

Kimbap ou Gimbap é uma comida rápida, barata e gostosinha da Coreia do Sul.

O jeito mais fácil de explicar o que é o Kimbap é bem estranho: é um sushi de carne. Pronto!

comida coreana
Kimbap de carne

Imagine um roll com alga por fora, arroz por dentro e recheio de vegetais, mas onde você esperaria peixe cru, encontrará uma carninha. Ou um kani. Ou um patê de atum.

Quando se trata de recheio de kimbap o céu é o limite. Até recheio doce você encontra.

O mais comum nos restaurantes é encontrar o kimbap em formato de roll, mas nas lojinhas de conveniência (falaremos mais delas adiante) o kimbap vem em um formato triangular, mais prático para fazer um lanchinho rápido.

O preço desse triângulo é geralmente por volta de 1.000 won, enquanto o roll em restaurantes varia conforme o tamanho, a partir de 2.500 won.

Bulgogi (불고기)

Bulgogi é o nome dado à carne (de vaca ou de porco) marinada num molho de shoyu, gergelim e alho.

A carne fica bem molinha e com o sabor delicioso.

Bulgogi

Na Coreia do Sul o “beef bulgogi” é uma comida coreana super comum, podendo ser encontrada no recheio de kimbap ou em pratos com arroz e salada.

Nesse vídeo mostramos um bulgogi:

Frango Frito Com Cerveja (Chimaek) (치맥)

Na Coreia do Sul é bem normal encontrar bares cheios de jovens bebendo e falando alto (coisa que a gente não viu muito pela China, por exemplo).

Um tipo de bar que é muito comum são os “Fried Chicken & Beer”, que quer dizer “Frango Frito com Cerveja”.

Frango frito coreano

Essa combinação maravilhosa é tão normal que até recebeu um nome: Chimaek. “Chi” vem de “chicken” (os coreanos falam “chicken” pra frango mesmo) e “Maek” (fala-se “mek”) vem de “maekju”, que é como se pronuncia “cerveja” em coreano.

Preste atenção quando for pedir seu frango para ter certeza de que está pedindo o coreano, pois os bares também servem frango frito americano, japonês, taiwanês e outros.

A diferença? Não sabemos ao certo. O americano é igual o do KFC, mas diferenciar os asiáticos já é bem complicado. É certo que o melhor que nós comemos foi numa rede chamada Kyochon, reconhecidamente a mais querida pelos sul-coreanos. O Kyochon está por todas as cidades e custa a partir de 17.000 uma porção que dá pra 2.

Comida Coreana: Tteokbokki (떡볶이)

Tteokbokki é uma massinha feita de arroz aglutinado, em formato de bastões, servida com molho picante.

comida coreia do sul
Tteokbokki

É uma comida de rua muito comum na Coreia do Sul, ou também em bares e restaurantes, servida com mais coisas (vegetais e carnes).

Sundae (Linguiça de Sangue) (순대)

Soondae ou Sundae é a versão coreana do chouriço, ou linguiça de sangue. É bem comum de se encontrar nas barraquinhas de comida de rua também.

Geralmente a Sundae é recheada com sangue, carne de porco, temperos e arroz.

Kimchi (김치)

Um dos principais acompanhamentos da comida coreana. É quase impossível fazer uma refeição sem Kimchi. Ele vai aparecer no seu café-da-manhã, almoço, janta, lanchinho da tarde, e por aí vai…

Kimchi é uma conserva feita com acelga (e às vezes outros vegetais) e molho picante.

comida coreia do sul
Kimchi

Embora seja bem vermelhão, na maioria das vezes o sabor é suave, sem ser picante demais.

O Kimchi é normalmente servido num pratinho como acompanhamento, mas você também encontra ensopado de kimchi e outros pratos que levam a conserva como ingrediente principal.

Dizem que é super saudável, apesar de ter tanto tempero que a gente duvide um pouco.

Fish Cake (Odeng (오뎅))

Fish cake é uma das comidas de rua mais baratinhas da Coreia do Sul: uma espécie de nugget de peixe, sem ser empanado e nem frito.

Quase sempre o fish cake é cozido num ensopado e servido em espetinhos. Parece estranho, mas é bem saboroso.

comida coreia do sul
Esses espetinhos são fish cake!

O preço varia bastante: os mais baratinhos custam 3 espetinhos por 1.000 won.

Frutos do Mar

A Coreia do Sul tem muitos frutos do mar! Nós não comemos muitos porque o preço realmente era impeditivo, mas é normal encontrar muitos pratos com polvo, lula, peixes de todo tipo, lagosta, camarão e mariscos.

comida coreia do sul
Frutos de mar no churrasquinho coreano

Em feiras de comida de rua (os “night markets”) também tem muita gente fatiando o peixe fresco e preparando bandejas de sashimi de vários peixes.

Os preços começam em 10.000 won para uma bandeja pequenininha e passam com facilidade dos 50.000 won.

Enguias também são muito comuns por lá. Em Busan é comum ver nos night markets o povo comendo polvo, enguia e outros bichos ainda se mexendo. Tem risco de entupir a garganta, mas vale tudo pela aventura (exceto pra gente, que ficamos com medo mesmo…).

Nesse vídeo mostramos:

Gochujang (고추장)

Gochujang é um dos temperos mais comuns da comida da Coreia do Sul.

Trata-se de uma pastinha feita com soja, arroz e pimenta. Nós comemos bastante e encontramos versões mais e menos picantes.

comida coreia do Sul
Gochujang

Hoddeok (호떡)

Hoddeok é mais uma comida de rua coreana. Nada mais é que uma massinha frita, parecida com panqueca, servida com uma calda doce e algumas sementes por cima.

comida coreia do Sul
Hoddeok

Não é incrível nem imperdível, mas por ser tão comum e baratinha a gente acabou provando e gostou.

Pizza Coreana (호떡)

A pizza coreana está aqui mais como um alerta do que por merecer destaque.

Enquanto a pizza de redes como a Pizza Hut é normal, em pizzarias locais você corre o risco de perceber que a massa da sua pizza foi trocada por uma massaroca de batata doce!

Nada contra batata doce (gosto, inclusive), mas na pizza ela não combinou nadinha!

Soju (소주)

Agora chegamos na parte das bebidas coreanas! Embora não haja uma grande variedade, saiba que os coreanos bebem MUITO! (Sim, o alcolismo na Coreia do Sul é um baita problema social)

A principal bebida, quase tão consumida quanto a cerveja (e talvez até mais) é o Soju, um destilado de cereais.

O Soju é consumido puro e nós nunca vimos ele ser usado em drinks.

O grau alcoólico varia de 13% até 21%. Os mais fraquinhos geralmente são com sabor de frutas, como grapefruit, ameixa, uva e outras. Os mais fortes não tem sabor.

comida coreia do Sul
Soju de grapefruit

Existe também uma versão fresh que os coreanos gostam muito, mas que nós achamos horrível.

Nos bares e lojas de conveniência o Soju é vendido em garrafinhas tipo longneck. O preço é por volta de 1.500 won nas lojinhas e à partir de 3.500 won nos bares.

Na Coreia do Norte nós tomamos algumas versões com mais de 40%, e eu aposto que na Coreia do Sul também dá pra encontrar.

Em poucos países a gente encontra uma bebida tão suave com esse teor alcólico. O que talvez explique o alcolismo ser um problema tão grande na Coreia do Sul.

Makgeolli (막걸리)

Outra bebida bem comum na Coreia do Sul é o Makgeolli, um fermentado de arroz com grau alcoólico de 5% a 7%.

O Makgeolli é branco, meio leitoso, e tem um cheiro forte. Não dá pra beber em grandes quantidades, mas é um bom acompanhamento para alguns pratos específicos, como o Bibimbap. E se prepare, porque os coreanos vão dizer que makgeolli é essencial pra TODOS os pratos deles.

comida coreia do Sul
Makgeolli

Cerveja Coreana – Maekju (맥주)

A cerveja coreana não tem nada de especial. Eu amo cerveja artesanal, mas além de não ter visto muitos pubs na Coreia do Sul, acho que o preço seria impeditivo.

As cervejas mais comuns são a Terra (a melhorzinha) e a Cass.

Nos bares uma cerveja (500ml) custa a partir de 4.000 won, e nas lojinhas de conveniência por volta de 2.500 won.

Uma curiosidade é que o preço das cervejas nas lojinhas de conveniência e nos mercados é sempre o mesmo (ou muito parecido) para as cervejas locais e as cervejas importadas, como Heineken e Guiness.

Supermercado na Coreia do Sul: E-Mart e Lotte

Falando em supermercado, os maiores da Coreia do Sul são o E-mart e o Lotte. E eles são imensos!

Nós passamos bastante tempo na Coreia do Sul e fizemos compras algumas vezes. Os preços são de assustar! Comer na rua é caro, mas cozinhar também não sai muito mais barato.

Alguns dos preços mais bizzaros são: 5.000 won o quilo de arroz, 7.000 won o quilo do tomate (e de basicamente qualquer vegetal). Não é raro ver carnes que custam mais de 30.000 o quilo. Muito caro mesmo!

Para quem vai passar pouco tempo no país, é interessante andar por um desses mercado e ver os promotores das marcas que ficam preparando a comida e oferecendo para os clientes no meio dos corredores. São muitos e ficam gritando em coreano, bem engraçado.

Mostramos nossa indignação com os preços do supermercado na Coreia do Sul nesses dois vídeos:

Lojas de Conveniência na Coreia do Sul – CU, 7-11 e GS 25

Já que nós falamos tanto das lojas de conveniência, achei melhor explicar aqui quem elas são.

As mais comuns são a CU (sim, dá pra fazer muita piada, mas se pronuncia Si Yu em coreano), o Seven-Eleven e a GS 25 (piorzinha), além de uma versão express do E-mart, o E-mart 24, esse sim com preços ótimos e uns produtos que só vimos lá.

LERK [CC BY-SA]

Elas vendem bebidas e comidas prontas, com destaque para o kimbab e os sanduíches, além de refeições prontas que podem valer a pena na hora de economizar na sua viagem pelo país. Quase todas as conveniências tem microondas para esquentar a comida e mesinhas com cadeiras, às vezes até do lado de fora.

Dinheiro na Coreia do Sul

Nome da moeda: Won Sul-Coreano (KRW)

Cotação (setembro/2022): 1000 won = R$3,67

Lembrando que ao usar seu cartão no exterior (para fazer compras ou saques) você paga um imposto (IOF) de 6,38%.

Já ao comprar a moeda estrangeira no Brasil e viajar com ela em mãos, esse valor cai para 1,10%! Caso você não encontre Won a um bom preço para comprar antes de viajar, leve dólar e troque o dinheiro lá.

Para facilitar sua vida, na Confidence dá para comprar on line e escolher sacar em um caixa eletrônico ou receber na sua casa.

Consulte os valores atualizados e faça uma cotação sem compromisso clicando aqui.

Além de dinheiro vivo, o que nós mais usamos em nossas viagens para outros países é o cartão internacional da Wise, com o qual o IOF é mais baixo.

Nós achamos que essa é uma das melhores opções, principalmente porque você consegue ter várias moedas em um mesmo cartão.

Clique aqui para usar nosso link promocional e fazer sua primeira transferência sem pagar taxa.

Como o Won é uma moeda cheia de zeros, para facilitar as contas nós considerávamos 1.000 KRW como 1 dólar. Até mesmo os coreanos falam em dólar usando essa conversão.

Importante saber: na Coreia do Sul todos os caixas eletrônicos que usamos cobraram taxa para sacar. Alguns cobravam em torno de 1,5%, outros tinham taxa fixa. Na dúvida, o KB (que tá por todo lado) e o Busan Bank (na cidade de Busan) cobram taxa fixa de R$12, então vá lá e saque o máximo possível.

Seguro Viagem Para a Coreia do Sul

Embora a Coreia do Sul seja um país muito seguro, imprevistos acontecem. O grande problema é que a Coreia do Sul é um país super caro, e uma conta de hospital por lá deve levar qualquer um à falência.

Um seguro viagem na Coreia do Sul irá te ajudar a transpor a barreira linguística em situações de necessidade. E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19.

Nas nossas viagens nós sempre comparamos os preços e vantagens de cada operadora em sites diferentes, de modo a encontrar o melhor custo/benefício. Os melhores são a Seguros Promo e a Real Seguro.

Na Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom CAMINHOSMELEVEM, e mais 5% se pagar no boleto ou PIX. Clique aqui para consultar os planos disponíveis para a Coreia do Sul.

Na Real Seguro você ganha 5% se pagar no boleto ou PIX + 5% usando nosso link clicando aqui.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A COREIA DO SUL

Booking.com

comida coreana coreia do sul com nomes e preços

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

52 comentários em “Comida Coreana: O Que Provar em Sua Viagem à Coreia do Sul (Com Preços e Nomes!)”

  1. Seu post sobre comidas da Coréia do Sul me deixou com água na boca! Eu simplesmente adoro comidas exóticas asiáticas! Espero um dia poder provar estas daí.

  2. Eu me diverti muito lendo o post de vocês sobre a comida coreana! Confesso que eu teria alguma dificuldade em experimentar, mas experimentaria cada opção, cada bebida, cada cerveja, cada sobremesa…mas o meu marido… absolutamente nada! kkkkkk Mas adorei o post, parabens por tantos detalhes importantes!!!!

    1. Oi Sonia! Aqui quem sofre sou eu, meu marido come de tudo rsrs sofri principalmente com a pimenta, mas de modo geral a comida coreana é bem gostosa!

  3. Como é rica em variedade e cores, a comida sulcoreana. Não sabia que existiam tantos pratos. Adorei suposto, Marcella. Um dia vou provar algumas iguarias destas.

  4. Eu sou gulosa e adoro experimentar novos sabores, não tenho problemas em comer coisas que muitos acham estranhas, então acho que me daria muito bem com a comida coreana. Fiquei curiosíssima em saber o sabor do sushi de carne.

    1. Ahh o kimbab é uma delícia! Acaba não tendo muito a ver com sushi, o sabor é bem diferente. Só a aparência que lembra mesmo rsrs

  5. Eu estou completamente encantada com a Comida Coreana! Não imaginava a diversidade que teria essa gastronomia e estou doida para provar diversas coisas.

  6. Acho que conhecer um pouco da comida local é fundamental quando se vai para um país muito diferente… confesso que a comida coreana não me apeteceu muito não, não sou muito fã de comida asiática nem de pimenta, apesar de gostar de experimentar as comidas dos lugares que visito. E adoro os comentários que vcs fazem, fiquei rindo aqui da pizza kkk

      1. Eu acho fundamental provar as comidas nos locais que visitamos.
        Adorei seu post sobre as comidas da Core3is do Sul. Eu gosto muito de comida asiática, acho que vou curtir.

  7. O conceito do Bibimbap é o mesmo da paella: jogar arroz e tudo o que se encontra por cima. Achei a cozinha coreana bem variada e com muitas verduras, o que para mim é essencial.

  8. Eu amo fazer viagens gastronômicas e conhecer a culinária local! Mas nem sempre experimento de tudo, mas um pouco! Ainda não conheço o tempero coreano, quero conhecer!

  9. Eu adoro comida coreana, mas já fu pega mais de uma vez com o picante e olha que adoro comida picante, já provei alguns desses pratos em restaurantes coreanos aqui em São Paulo mas fiquei com vontade de muitos que ainda não comi.

  10. Ameeeei saber mais sobre a comida da Coréia. É um país que tenho muita curiosidade de visitar e espero que ano que vem a gente consiga seguir as suas dicas. Fiquei feliz de saber que as barraquinhas de rua funcionam até no inverno. 🙏

  11. Gabriela Torrezani

    Nossa, esse post deu água na boca! Eu AMOOO Churrasco Coreano, nossa, que coisa deliciosa. Mas quero agora provar todo o resto, como faz? hehehe

  12. aehauehaeu pra começar não tem pagode
    como assim churrascaria com pagode hauehauea no sul nunca vi tocando aheuaheua
    q judiaçao esses polvinhos pequenos, é meu animal favorito e eu gosto de comer tb mas da uma dozinha ahaha

    eh bem provavel q vamos pra coreia esse ano e o post vai ajudar, principalmente pq eu não consigo comer coisa picante (trauma de 50 dias na asia em 2013). vc recomenda sempre evitar os molhos vermelhos ne:

    1. Caminhos me Levem

      Hahaha menina, pra quem é carioca churrasco tem que ter pagode! Vai na fé pra Coreia do Sul e toma cuidado com as pimentas rsrs

  13. Eita, será que noodle gelado é bom? rs Quanta coisa diferente na culinária da Coreia! Mas sinceramente, nada me apeteceu muito não… Mas fiquei curiosa com a massa de pizza de batata doce apesar de vcs dizerem q eh estranha hehehe

  14. To aqui salivando. Eu AMO comida coreana!! É uma mistura de adocicado com apimentado.
    Eu tive bastante dificuldade para comer na Coréia por não conseguir me comunicar direito com as pessoas.

    1. Caminhos me Levem

      A gente também gosta muito da comida coreana! Realmente a comunicação é um problema, tem que ter um tradutor aberto no celular o tempo todo rsrs

    1. Caminhos me Levem

      Ahh o sushi de carne, que é o kimbab, na verdade é uma delícia! É só não pensar que é sushi, porque é bem diferente mesmo rsrs

  15. Não tinha ideia que a Coreia do Sul era tão cara. Eu teria muito receio de provar qualquer coisa por não poder comer picante. Já salvei esse post que quando eu for já tenho pelo menos a descrição de tudo.

    1. Caminhos me Levem

      A Coreia do Sul é MUITO cara! É bom mesmo saber os nomes para não gastar dinheiro com comida que não dá pra comer por causa da pimenta rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share