Comida da Mongólia – O Que Provar e o Que Evitar

comida mongolia

Passamos quase 3 meses em Ulan Bator, a capital da Mongólia, e provamos um monte de comida típica. Algumas coisas foram muito ruins e nós não recomendamos, mas também achamos muita coisa gostosa.

A primeira coisa a saber sobre a comida típica da Mongólia é que ela não é boa. Os ingredientes mais consumidos são carne e leite, mas não são gostosos como a gente espera.

As carnes geralmente não são temperadas nem mesmo com sal, e tem muita gordura. Já o leite muitas vezes é fermentado e levemente azedo. Às vezes o leite tem sal, mas a carne não. Vai entender.

O que nos salvou nesses quase 3 meses em Ulan Bator foram as comidas coreanas. A Mongólia tem uma relação forte com a Coréia, então há muitos produtos coreanos nos mercados e restaurantes especializados na culinária do país.

A seguir vamos falar um pouco sobre a comida da Mongólia, também sobre outras comidas que são encontradas na capital e, ao final do post, deixamos nossas recomendações de bares e restaurantes em Ulan Bator.

E se você ainda não leu, confira também:

Comida Típica da Mongólia

Buuz (Бууз)

É um bolinho de massa cozida no vapor, recheado com carne. O mais tradicional é com carne de vaca, mas também é possível encontrar com carne de porco ou vegetariano.

comida mongolia
Buuz de carne (tradicional)

Nós gostamos bastante do buuz. Provamos ele em duas versões: com a massa mais fofinha e com a massa mais fina e molhadinha. Os dois são bons, mas não sabemos o nome de cada um para colocar aqui.

comida mongolia
Os dois tipos de buuz que provamos

Sopa de Leite

Lembra que nós falamos de uma comida não tão gostosa na Mongólia? Essa sopa de leite é uma delas. No fundo a gente sabia que não seria gostoso, mas somos aventureiros e pedimos para provar.

Bem, a sopa tem realmente muito gosto de leite. Ela vem com muitas carnes e cheia de gordura. As carnes não são gostosas e nada tem muito tempero. Nem sal, nem pimenta, nem nada.

comida mongólia
Sopa de leite

O que salvou foram umas massinhas recheadas que vieram no meio da sopa e estavam mais gostosinhas. Mesmo assim, não recomendamos essa “iguaria” mongol.

Khuushuur (xуушуур)

É o pastelzinho da Mongólia. Embora por fora seja igual ao nosso pastel, o recheio de carne tem um tempero bem diferente. Na verdade, a mesma falta de tempero de toda comida da Mongólia. Mas não chega a ser ruim. Pelo menos é uma massa frita né.

comida mongolia

Tsuivan (Цуйван)

É uma massa típica da Mongólia. O macarrão é frito e misturado com carnes e vegetais. Quando nós provamos o tsuivan, embora estivesse bem temperado, nós achamos gorduroso demais.

comida mongolia
Tsuivan
Foto: Brücke-Osteuropa [Public domain], via Wikimedia Commons

Como se não bastasse a gordura da carne, a massa é frita. Não é um prato horrível, mas dá pra conseguir comida muito melhor na Mongólia.

Airag (Айраг)

O Airag é um dos produtos mais típicos da Mongólia. Trata-se de leite de égua fermentado, levemente azedo e com grau alcoólico bem baixo.

Quem viaja pelo interior do país e se hospeda com famílias nômades no Deserto de Gobi acaba tomando muito Airag, pois é o que essas pessoas mais consomem.

comida mongolia
Airag
Foto: Jpatokal [CC BY-SA 4.0], via Wikimedia Commons

Nós só ficamos na capital e não tivemos vontade de provar o Airag dessa vez. Mesmo porque o Airag é comum em toda a região da Ásia Central e parte do Oriente Médio, onde nós já tínhamos sido apresentados a essa bebida tão estranha.

Vodka

A vodka mongol é surpreendentemente boa. Inclusive, quando estávamos na Rússia, muitas pessoas nos alertaram para não esperar muito das vodkas de lá, e se preparar pra qualidade que encontraríamos na Mongólia. Não deu outra: enchemos a cara bastante.

Além da Chinggis, a Evok e a Eden, principais marcas do país, há muitas outras vodkas por preços bem convidativos nos supermercados. Já nos bares, não é tão barato beber.

Curiosamente, o preço de comprar uma garrafa ou uma dose no bar é o mesmo. Então comprar a garrafa serve só para tirar onda mesmo.

comida mongólia
Garrafa de vodka em formate de ger (casinha típica da Mongólia)

Falando em garrafas de vodka, destaque total para a beleza delas na Mongólia. No supermercado mesmo já dá pra encontrar várias garrafas lindas, como essa aí da foto e a da marca Bolor.

Comida Asiática na Mongólia

Como vocês podem ver, não dá para comer comida mongol todo dia e ficar bem. Como nós passamos bastante tempo em Ulan Bator, nossa salvação foram as outras comidas asiáticas.

Hot Pot

O hot pot foi uma das nossas primeiras refeições na Mongólia. É um prato típico da China, mas super comum em Ulan Bator.

Para quem nunca comeu, como nós, é uma aventura. A mesa do restaurante tem pequenas placas ou mesmo um fogareirozinho para aquecer uma panelinha. Nela está um caldo bem aguado, podendo ser tradicional ou picante, com sabores ou sem.

Aí o garçom traz na sua mesa um monte de carne, vegetais e massas cruas. Você é quem tem que colocar isso tudo na sua panelinha e ir comendo aos poucos, junto com o arroz e os molhos de acompanhamento.

comida mongolia
Hot Pot

O resultado é delicioso! Nós ainda não provamos hot pot na China, mas na Mongólia sempre foi bom. E é bem divertido de comer.

Sushi

O sushi não é tão comum e barato na Mongólia quanto era na Rússia, país onde estávamos antes. Mas o pouco sushi que você encontra em Ulan Bator é delicioso, pode ter certeza!

Além das peças de sempre, parecidas com as que temos no Brasil, na Mongólia comemos sushi com peixes exóticos, como enguia e outros que não lembro o nome, mas que caíram todos bem.

Sopas

Em Ulan Bator você encontra muitas sopas asiáticas, como Rámen, Tom Yam, Pho, Udon, entre outras mais. Cada uma tem ingredientes e sabores especiais, então não vou fazer uma descrição de suas receitas aqui. Basta saber que, querendo fugir da comida da Mongólia, há sempre ótimas opções.

Kimbab e Comida Coreana

Provavelmente o que mais comemos em Ulan Bator foi kimbab. Trata-se de uma espécie de sushi coreano, só que no lugar dos peixes, você encontra carne ou frango, mas sem estar cru. Há várias versões, com temperos e tipos de carnes diferentes. Uma delícia.

comida mongolia
Kimbab

Além do kimbab, também tem muita comida coreana em Ulan Bator. Quando você quiser fazer uma refeição mais “normal”, é uma boa pedida.

Supermercado em Ulan Bator – Mongólia

Os principais supermercados nas proximidades do centro são o Nomin (tem um dentro da State Department Store) e o Sansar (dentro da Ulaanbaatar Department Store), sendo o Sansar mais bonitinho, arrumadinho e com bem menos gente, apesar de os preços serem parecidos aos do Nomin.

Além dos supermercados, tem duas lojas de conveniência 24h espalhadas por toda a Ulan Bator que tem ótimos preços e comidinhas prontas.

State Department Store

Nós adoramos os kimbabs e os buuz, sobre o qual já falamos ali em cima. Os nomes delas são CU e Circle K. Uma visita ao CU sempre rende boas piadas.

Bares em Ulan Bator – Mongólia

Se há algo em que Ulan Bator não se destaca é nos bares. Não encontramos nenhum bom de verdade. E olha que a gente gosta de bar simples e baratinho.

Bar Hashtag

Nosso bar predileto, entre os poucos. Os preços são bons, a comida gostosa, tem pratos típicos mongóis e o serviço é decente. Bem pertinho da Beatles Statue. O problema é que fecha cedo, em torno de meia-noite.

O hashtag vende várias cervejas nacionais e drinks gostosinhos.

RePUBlik

Bar na Seoul Street onde se encontram os turistas com os jovens de Ulan Bator. O RePUBlik tem um clima mais underground, apesar de a música ser majoritariamente eletrônica.

Os preços são bons, mas as opções de comida são poucas. Tem pizza e hambúrguer que matam bem a fome, mas não é nada gourmet. Ao menos fica aberto até tarde.

Great Mongol (Их Монгол Ресторан Паб)

Não foi dos nossos prediletos, mas é um bar bem grande, com comida típica da Mongólia e cerveja de litro. Na frente dele há um grande jardim, bom para tomar umas ao ar livre. Fecha à meia-noite.

Grand Khaan Irish Pub

Certamente o bar preferido dos turistas. Preços altíssimos, mas a comida é ótima, a cerveja é bem servida e tem muitas TVs passando esporte internacional.

Fica no fim da Seoul Street, perto da Sukhbaatar Square.

Dublin Irish Pub

Na mesma onda do Grand Khaan, porém mais barato um pouco. Esse fica bem no final da alameda da Beatles Statue, na esquina com a Seoul Street.

Tem um tucano na fachada, algo que a gente não conseguiu entender mesmo.

Na questão dos bares, se você estiver buscando algo mais com a cara dos locais, vá à rua Baga Toiruu (Бага тойруу).

É uma região mais afastada do centro turístico, então nos bares não há estrangeiros. No entanto, algumas vezes fomos lá e estavam todos os bares vazios. É um tiro no escuro.

Restaurantes em Ulan Bator – Mongólia

Nagomi (Нагоми)

Nosso restaurante predileto. A especialidade deles é o sushi e o hot pot.

O Nagomi fica na Seoul Street, meio escondido, embaixo do prédio do Khaan Bank (Хаан банк). O sushi é meio carinho, porém sensacional. O hot pot tem um preço bem justo para duas pessoas e foi o melhor que comemos na cidade.

comida mongolia
Hot pot no Nagomi

Вабисаби (lê-se Vabissabi)

Um restaurante de sushi e comida japonesa no prédio da State Department Store, que fica junto com o café Shokoladinitsa (Шоколадиница).

Um pouco mais caro que o padrão de Ulan Bator, mas com muita qualidade. Nós comemos o sushi de lá e estava bom, embora não tão delicioso quanto o do Nagomi. Também provamos algumas comidas asiáticas, com sopas, arroz e massas, e estava tudo gostoso.

comida mongolia
Pato com laranja

Eles também tem uma seleção grande de sobremesas e bebidas quentes, então parar lá para um café e comer alguma coisinha é uma boa pedida. O cheesecake é divino.

comida mongolia
Cheesecake maravilhoso

Khaan Buuz (Хаан бууз)

Se você quer comida barata e mais com a cara da Mongólia, o Khaan Buuz é uma rede espalhada pela capital com preços baixíssimos.

Fica muito cheia na hora do almoço e a comida é simples, porém bem servida.

Oriental Express

Esse restaurante asiático fica ao lado da State Department Store, na Bauruun Selbe Street (Баруун Сэлбийн гудамж) e tem um pouquinho de cada país da Ásia. Até comida mexicana eles tem, na verdade.

Os preços são um pouco mais altos do que o padrão de Ulan Bator, mas ainda dentro do padrão brasileiro. Nessa rua tem uma porção de outros restaurantes de comida coreana e asiática em geral.

Gusto

Esse restaurante tem comida mongol, várias opções de carnes e massas italianas. Muito bom e com preço razoável. Fica perto do Beatles Monument.

Nós fomos lá provar carne de cavalo e a sopa de leite. O preparo da comida estava impecável, embora a receita da sopa não ajude.

comida mongolia
Carne de cavalo com massa frita

Modern Nomads

Aqui deixamos também uma menção negativa ao Modern Nomads, que é uma rede de restaurantes de comida mongol. Apesar de alguns guias citarem essa rede, o restaurante é bem ruim e mais caro do que o normal na cidade.

Nós pedimos uma tábua de comida típica mongol e tudo veio gelado, seco e com cara de velho. Muito ruim mesmo.

comida mongolia
Modern Nomads

ORGANIZE SUA VIAGEM:

+++ VER CUPONS DE DESCONTO +++

Booking.com

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS POSTS SOBRE A MONGÓLIA

mongolia comida

Ao reservar um passeio, hospedagem ou adquirir qualquer serviço através de um dos links afiliados nesse post, nós podemos receber uma pequena comissão, e você não paga nada a mais por isso. É uma maneira de apoiar nossa viagem e nos ajudar a continuar trazendo bom conteúdo para o blog 🙂

Compartilhar
Share

4 comentários em “Comida da Mongólia – O Que Provar e o Que Evitar”

  1. Avemaria… acho que vou me lenhar com essa comida na Mongólia: não como carnes, leite (nada de origem animal) e nem fritura! Já estava desanimando quando fui lendo e vi que tem opções de outras nacionalidades. Tomara que tenham versões vegetarianas! rsrs Gostei muito da experiência do hot pot. Deve mesmo ter sido divertido. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share
Share